Maurice

Maurice E. M. Forster

Resenhas - Maurice

Nicolly392 23/08/2023

Uma experiência...
Acabei caindo de paraquedas na adaptação de Maurice, estava achando o filme bom, mas parecia que faltava algo. Então fui pesquisar um pouco sobre e descobri que se baseava no livro, e também achei interessante a história do autor, e o livro só ter sido publicado após sua morte. Então abandonei o filme na metade e fui ler.

Daí a experiência começou, achei a leitura dinâmica, e por ser um livro curto, imaginei que iria terminar super rápido, mas acabou que foi bem mais massante e denso do que eu imaginava.

A grande questão é que por boa parte do livro eu não consegui gostar de nenhum dos personagens, eu odiei Maurice, e odiei Clive, e por mais que quisesse o bem deles(juntos), não conseguia me conectar. Sofrer as dores deles, me importar de verdade. Daí eu passei a dar uma colher de chá para Maurice, e odiar muito o Clive. E em meados de 70% eu já tinha desistido completamente de ter esperanças da leitura ser positiva.

E QUE ERRO! O arco final do livro me empolgou bastante, achei a escolha do autor ótima, e achei a massetada final que o Maurice deu no Clive linda de ver, li umas oito vezes de tanto que gostei(o finalzinho, não o livro todo Deus me livre). No final acabou sendo uma leitura positiva, gostei da experiência e não terminei de ver o filme por pura preguiça.

Andy122 13/08/2023

Definitivamente recomendo. Era para ser apenas uma leitura de madrugada, entretanto, senti um grande mix de emoções e reflexões que acabou se tornando um livro/novel favorito mesmo não sendo 5 estrelas.

Spoiler: se você for sensível como eu concerteza vai chorar.

Denise 11/08/2023

A solidão fora dos bosques
Maurice foi uma das minhas melhores leituras desse ano. A escrita é fluida e facilmente expressa a ideia do autor nos pensamentos e ações dos personagens. Para mim, é inconcebível que esse livro tenha sido escrito na década de 10, levando em conta os temas que o livro aborda, como a homossexualidade, a religião e as desigualdades de classe, e da forma como aborda isso.

A obra contempla a solidão de Maurice em ser um homem gay na sua época, sentindo de fora da "normalidade" que o rodeou a vida. Ele é desenvolvido como um jovem de características comuns a sua época, que foi forçado a aceitar o fato de que seria subjugado em toda a sociedade inglesa por ser gay. Em muitos capítulos dedicado a essa sensação de restrição ou delito, contemplamos a criticidade da situação: Maurice seria considerado um enfermo, um criminoso onde quer que fosse em seu país. E, quanto mais lutava em tentar esconder sua homossexualidade, mais tinha ciência disso.

Além disso, o romance engloba embates religiosos no que diz respeito a relação entre pessoas de mesmo gênero na época. A falha da Inglaterra em oprimir e não aceitar a "natureza humana" e a liberdade romântica e sexual é escancarada na história.O livro encara a rejeição de homossexuais por grupos religiosos como um problema, e mostra como isso afetou na vida de Maurice.

A verdade é que o jovem não escolhera estar contra "toda a sociedade", apenas teve de aceitar essa sua posição, pois se tratava de quem ele era. Teria que destruir suas visões enraizadas sobre si mesmo ou ser destruído por elas. Doravante, Maurice muda e amadurece ao longo do tempo. O coração partido e a esperança de um novo amor as vezes pareceram nebulosas ou tempestuosas em sua vida, fazendo-o a pensar até mesmo em suicídio, tamanha a crueldade de da sua solidão.

A obra termina com um final feliz, o que me surpreendeu muito. Para a época, isso poderia indicar uma maneira de influenciar "crimes ou pornogr4fi4", ou qualquer coisa que sociedade inglesa dissesse, que indicasse a homofobia presente em sua cultura. Ademais, o livro, querendo ou não, é um história de sua época, há muitos comentários que indicassem que a questão do papel da mulher se limitasse à vida caseira e à reprodução.

Essa foi, com certeza, uma das melhores leituras que já fiz, tanto pelo tema abordado, quanto pela maneira como ilustrada ele na época em questão. E.M. Forster foi cirúrgico

fanssilva 08/08/2023

Extremamente a frente do seu tempo
Eu ainda nao consigo conceber que um livro escrito em 1913 consegue trazer de forma tão clara as nuances psicologicas e afetivas de uma pessoa lgbt.

Maurice é um personagem que conversa diretamente com a nossa classe média, tem uma vida normal, frequentou boas escolas e tem um ar esnobe. Descobriu sua homossexualidade na faculdade e se jogou num amor inocente.

Como estudante de psicologia fiquei satisfeito em ver as tecnicas de hipnose para cura gay e feliz por Maurice ter largado o tratamento.

O que mais me choca em tudo isso é quem em mesmo em um pais onde a homossexualidade era crime os personagens conseguiram ter um final feliz.

Dei 5 estrelas não por ser uma obra perfeita, mas pela coragem e delicadeza do autor em escrever uma historia tão verossímil em uma época onde nem se pensavam nessa comunidade.

Barb. 24/07/2023

Uma das melhores coisas que eu fiz foi ler o livro e assistir ao filme simultaneamente
apesar do filme ser mais "visual", é impossível não se transportar pro cenário do livro
eu já tinha assistido o filme (que é um dos favoritos da minha vida), e ler o livro me fez amar ainda mais a história e os personagens
recomendo muito!!!!

NatalNaLua 24/06/2023

Não gostei!
Não irei falar muito, pois sou contra fazer uma resenha só para falar mal do livro, mas resumindo... Achei o livro muito lento e com uma leitura cansativa.

M. S. Rossetti 28/05/2023

Marco da Literatura Mundial
Conforme nota do próprio autor, "na literatura ao menos, dois homens poderiam apaixonar-se e continuar apaixonados para a eternidade permitida pela ficção".
O tema - que continua tabu e alvo de preconceito na atualidade - foi abordado com ousadia nessa obra de 1913.
A primeira edição em português foi publicada no Brasil, em 1990. Ano em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade de sua lista de enfermidades.
Confesso que a trama acionou vários gatilhos durante minha leitura. Porém, o desfecho me emocionou de uma maneira que há anos nenhum outro livro conseguiu.
Minha avaliação é com todas as estrelas disponíveis nesse aplicativo.
Dan 28/05/2023minha estante
Ótimo livro. Pretendo reler no futuro.

M. S. Rossetti 29/05/2023minha estante
Mexeu muito comigo. Eu me identifiquei ora com o protagonista, ora com Alec. Vou reler um dia também. ?

Delma 17/05/2023

Maurice
Levando em conta o tema homossexualidade no princípio do século, o livro narra a história de Maurice, um britânico estudante da Universidade de Cambridge.
Confesso que demorei para engrenar na leitura, mas da metade em diante ficou muito fluido. Recomendo. Agora vou assistir ao filme

Christian Assunção 25/03/2023

Perfeito sem defeito
Meu favorito do ano até agora. Que livro sensível. Entrou para a lista dos melhores da vida! Me tocou profundamente.

Kathleen19 08/03/2023

Se existe uma certeza no mundo é de que Clive morreu virgem
Uma relação de amor e ódio por esses burgueses safados. Acho que Clive usava uma máscara de destemido pra esconder o quão amedrontado ele estava com as consequências de ser quem era, infelizmente ele não conseguiu bancar a própria identidade. Pelo menos isso serviu para acordar Maurice a tempo, antes que ele seguisse uma vida absolutamente infeliz.

Nenhum dos dois é bonzinho, herói e acho que nem tentam ser. Clive era tão profundamente perturbado com a ideia de ser descoberto que se tornou alguém arrogante e hostil, nas condições que vivia, também não posso julgar. Maurice quase viveu da mesma miséria que seu primeiro amante, mas eu gosto de imaginar que o Scooter tenha conseguido mudar sua visão de mundo.

Enfim, no mundo pós-moderno o Clive seria o Eduardo Leite, certeza.

Ps: Maurice teve sua redenção (ou foi só eu implorando por algum final feliz?), não era otário no começo, aprendeu a ser com o Clive ? aquele safado ?, depois voltou a tentar ser quem era antes. Na fanfic da minha cabeça, depois ele se acerta com a mãe e irmãs e deixa de ser otário

Ruan Lipe 05/02/2023

Perfeito.
Maravilhoso em todas as suas propostas, tocante, poético, um esplendor de escrita. Uma verdadeira pena o atraso na sua publicação, já que claramente temos um livro a frente do seu tempo.

Jules 21/12/2022

Simplesmente magnífico
Esse livro é com absoluta certeza um dos meus favoritos, sendo inclusive o livro tema do meu tcc, acredito que pela época em que foi escrito e os temas abordados a história se torna muito mais cativante e tocante. A leitura é rápida e fluida, o livro é pequeno e os capítulos são curtíssimos, um ótimo livro para sair da ressaca literária!

julia 18/12/2022

"Fixando o teto com olhos e boca crispados, nada compreendia, exceto que o homem fora criado para sentir dor e solidão sem dispor da ajuda dos céus."
Para mim, é difícil definir meus sentimentos com relação a Maurice pois eles variaram entre antipatia e raiva até compaixão pelo personagem principal. Mas depois de certa reflexão posso dizer que gostei sim da leitura e Maurice se tornou um dos melhores livros que li esse ano.
A história do próprio Maurice ao longo do livro é interessante e sua trajetória com o passar dos anos é cativante e é possível observar as mudanças que ocorrem em seu ser (que não são fáceis ou rápidas). Não é um livro sobre uma história feliz mas sim um livro sobre uma jornada que leva a uma possível história feliz.
Os preconceitos e as diferenças entre classes são evidentes ao longo do livro e deixam o leitor revoltado e enojado. Ao meu ver, E.M. Foster fez um grande trabalho ao caracterizar os personagem e a época em que o livro se passa e existem várias passagens do livro que são belíssimas. Apesar disso, a escrita do autor não me cativou por inteiro e eu achei que tinha algo estranho durante os primeiros capítulos até conseguir me acostumar com o modo como o autor escreve (mesmo assim, eu ainda acho que falta um trabalho melhor em cenas diálogo).
Gostaria de fazer uma menção especial ao Clive pois simplesmente odeio ele e desejo tudo de ruim pra esse personagem. A cena final onde Maurice fala várias verdades na cara do Clive é a minha favorita do livro.
Em suma, achei Maurice uma história muito bonita que tem a capacidade de despertar os mais diversos sentimentos no leitor atual e com certeza é um livro que eu pretendo reler.