The Lost Hero

The Lost Hero Rick Riordan

Resenhas - The Lost Hero

Lívia 14/01/2022

Valeu a pena esperar
Para iniciar a série Heróis do Olimpo, em minha opinião esse primeiro livro me deixou confusa e com a falta daquela sensação quentinha no coração até a metade do livro.
Percy Jackson virou aquela série conforto para mim, principalmente o primeiro livro onde o acampamento nos é apresentado. Levando em consideração que essa seria uma segunda série e que o leitor já estaria ambientado com o cenário, os novos personagens que narram o livro não descrevem muito o local e não passam muito tempo lá como campistas. Isso me deixou muito triste pois para mim é uma das melhores partes da experiência do acampamento.
No começo até o meio, para mim foi bem arrastado, mas além do que já disse, não sei explicar muito bem o porquê. Mas, falando do meio para o final, eu não tenho nenhuma reclamação. Os capítulos passavam rápido de tanto que eu queria descobrir o que irá acontecer. E o final, MUITO BOM. Me fez ficar com muita vontade de ler o segundo.
Sobre esse modelo de mais de uma pessoa narrar o livro, achei bem interessante nesse caso pois, mesmo o enredo sendo muito mais para o lado do Jason, a Piper e o Leo têm um passado muito interessante e uma participação muito grande em tudo. Com isso eu percebo que teria sido muito legal em Percy Jackson o autor ter feito alguns capítulos da Annabeth e do Grover, mas levando em consideração que a primeira série é muito mais sobre o personagem principal de qualquer maneira, acho que foi melhor a maneira em que aconteceu a narração.
Definitivamente um livro que se inicia um pouco confuso, mas o desenrolar e o desfecho são excepcionais e a trama e as profecias são incríveis, valeu a pena esperar.

_.evequeiroz 30/12/2021

???
Assim, a história tem muito potencial e o livro é bom, mas ele também é muito arrastado e massante sozinho, e eu ainda li em inglês o que foi ainda mais difícil. Chegou na parte do castelo de gelo e eu já estava meio agoniada, estava tendo muito para la e para cá, não chegavam no final em si, por mais que eu saiba q os livros do Rick tenham essa pegada, esse n deu certo. Dá saga anterior a essa, esse foi o livro mais arrastado e difícil de ler. No começo eu já estava odiando por conta do plot de esquecimento, mas como o Percy tbm teve sua memória apagada e vms ver o desempenho dele, acredito que posso não ser tão ruim assim. O que me frustrou mais foi q msm que o Jason tenha feito a missão com êxito ele n recuperou a memória toda e só fragmentos dela.
Sobre a Piper achei os capítulos dela os mais chatos, os piores era quando voltados a Jason. Química cuja qual não chega aos pés da Annabeth e do Percy. A ascendência indígena dela foi muito mal explorada, Rick poderia ter feito tanto com isso, contando histórias do passado dela envolvidas a isso e dar uma representatividade descente. Só simpatizei com ela nos momentos finais de luta e a volta ao acampamento.
Achei que o Leo carregou o livro nas costas, com suas falas icônicas e humor, ele sim é um personagem complexo com uma história repleta de traumas e, de fato, interessante.
E o Jason, achei bem mais ou menos. A história dele é muito interessante, seu envolvimento com a Thalia e afins--- fantástico MAS a personalidade nele.... é muito sem sal. Ñ tem nada de espetacular, n tem metade do carisma do Percy, não deu para criar um vínculo ou um apego com ele (assim com a Piper), é o típico herói perfeito sem falhas que só está tentando salvar todo mundo. Pode ser que conhecemos ele (e talvez até a Piper) melhor nos próximos livros, mas nesse foi decepcionante.

Em contrapartida partida, achei fantástica a ideia do Rick em criar duas perspectivas da história e dividindo os semideuses em gregos e romanos.

Resumidamente, fiquei decepcionada em relação ao Jason e a Piper, estava esperando muito deles e isso n me satisfazeu. Acredito que os próximos serão melhores.
E Leo, meu amor, amo vc? n fica tiste

menegaz 12/12/2021

Esse livro é mto bomm, já tinha lido em português e agr tô lendo em inglês para ampliar o vocabulário, indico mto fazer isso pra qm já tem um nível de inglês mais avançado e quer aprender mais!
me ajudou mto, e não tive mta dificuldade para ler

Igor 30/11/2021

Aproveitei muito mais essa leitura sendo agora uma releitura, por mais que a maioria dos acontecimentos me fujam à memória. O método de escrita do Rick continua o mesmo, por vezes cansa um pouco, por isso não o considero um livro excelente.

debbsmachado 26/11/2021

Leo Valdez
O herói perdido é um livro muito introdutório e por isso em alguns momentos se torna um pouco cansativo. O livro é narrado pelos três protagonistas Jason, Piper e Leo, mas confesso que aguardava ansiosa pelos momentos barrados por Leo, que não minha opinião, carregou o livro nas costas sendo de longe o mais carismático do trio. Apesar de ter passado a simpatizar um pouco mais com a Piper nos capítulos finais.
Lendo esse livro tive um sentimento parecido com o que tive quando li o mar de monstros, no sentido de que haviam conflitos demais acontecendo sem objetivo. Isso me deu a impressão de que o autor estava só dando aquela bela enrolada antes de entregar o que a gente realmente queria saber, talvez se o livro fosse um pouco mais curto eu daria 5 estrelas.
Alguns dos aspectos muito positivos do livro foram sem dúvida a presença de Leo Valdez, a maneira como são introduzidas as nomenclaturas romanas e o final que me surpreendeu de uma maneira extraordinária.
Wadsonvictor2.0 26/11/2021minha estante
Eu comprei esse livro quarta, e estou muito ansioso pra ler, porém vou ler dps das provas

Mar 24/10/2021

Novo trio não carrega saga com a força do anterior
Meu primeiro contato com o Herói Perdido foi logo depois que saiu no Brasil. Tendo um carinho muito grande pela série original, peguei pra ler depressa; e larguei tão depressa quanto.

Em 2020, amigues organizaram um clube do livro e decidimos ler todos os livros com o Percy. Isso significou então me arrastar pelas páginas de Herói Perdido.

Isso porque aqui a escolha de Riordan do clichê protagonista amnésico segura o freio da narrativa durante todo o livro. Jason é um espaço em branco de valores americanos, um bom-rapaz completamente oco. Seus capítulos lêem como reclamações infinitas sobre Leo, confusão calculada de drama adolescente sobre Piper, e dúvidas sobre o mundo ao seu redor não só porque o mundo em si é novo e fantástico, mas porque, mais uma vez, Jason é um oco.
E se você for narrar o ponto de vista em primeira pessoa de um oco, é melhor que ele tenham pensamentos mais interessantes do que Jason Grace.

Piper é uma adolescente apaixonada costurada ao modelo de plot "revelação do mentiroso". Ela tem um segredo que acredita que lhe trará raiva e desconfiança se revelar, então esconde, e o drama barato vem de se vão descobrir e o que vai acontecer quando ela contar ou descobrirem. O segredo de Piper é que seu pai foi capturado pelo inimigo e pode morrer à qualquer instante se ela não obedecer certas ordens. E é por isso que Piper passa muitos capítulos narrando a beleza de Jason e se ela gosta dele ou não, se ele gosta dela ou não, etc. Enquanto ambas as preocupações são genuínas e poderiam coexistir, Piper é narrada com toda a consideração que um escritor homem daria à uma deuteragonista de 16 anos - ela não é como as outras garotas, e para por aí.

E por fim, temos Leo. Leo, com um trauma interessante de ser explorado, complexo de inadequação e as demonstrações mais óbvias de TDAH-Hiperativo, além de algumas do tipo Inatento. Leo carrega o livro nas costas com seu humor disfarçante e paixão mesclada à raiva de suas habilidades. Ele também é resumido depressa à alguém que acredita que apenas o amor vai consertar como se sente e frequentemente dado como irritante por amigos que deveriam ser tão neurodivergentes quanto ele, porém se comportam como se os sintomas de Leo fossem só dele e inexplicáveis.

Para Riordan, que apoia tanto de suas histórias nas dinâmicas de grupo e narração em primeira pessoa, a completa falta de química desse trio torna O Herói Perdido uma leitura infinita, no pior dos sentidos.

Vinijgc12 18/10/2021

lembro que quando tava lendo a saga esse foi o que mais demorei a ler (principalmente por ser um introdutório e cheio de novas informações e dúvidas)
relendo percebi que não lembrava muito da história do livro e foi bom ver as aventuras de Leo, Jason e Piper

gab 08/10/2021

tem que ler né
Comparado com os outros livros realmente esse é o mais fraco, mas é uma ótima apresentação dos personagens novos. Não tem o Percy, mas pelo menos tem o Leo po.

bella 21/09/2021

herói perdido
pra falar a verdade eu gostei de herói perdido.
mas não por conta da história e sim dos personagens, mesmo assim eu não me apeguei tanto a eles.
é um livro bem grande (pelo menos pra mim) e é bem arrastado em várias partes.
tem muita coisa que eu não entendi porque tava ali sendo que literalmente não precisava.
eu gostei do Jason, mesmo que eu odeie esse plot de esquecimento.
também gostei da piper achei a construção dela impecável e tem várias partes que eu fiquei SIM PIPER!!!!
o leo foi meu favorito (sim eu tenho uma quedinha por morenos sarcásticos) é claro que teve muita coisa esteriótipada nele (culpa total do riordan).
enfim eu gostei do livro mas achei que poderia ser bem menor pq uma história longa dessa te cansa mt e acaba perdendo um pouco a vontade de ler.

teix 18/07/2021

Achei uma boa introdução para um novo arco narrativo, e os personagens novos têm sua graça. No início, estranhei um pouco ter vários pontos de vista, pois já estava acostumada em ver tudo aos olhos do Percy, mas não foi nada que atrapalhou a experiência no geral. [Spoilers] O plot final da existência de um acampamento romano - para mim - foi o ponto alto do livro, me instigou a querer ler o próximo para saber mais sobre.

bi4zinha 14/07/2021

relendo :)
eu li esse livro alguns anos atrás e gostei muito, e como ano passado eu reli percy jackson eu decidi reler heróis do olimpo também (tava com saudade dos meus semideuses)

fiquei com medo de estragar a minha visão desse livro mas na verdade acho que foi até mais legal ler dessa vez porque eu já tenho um certo carinho pelos personagens e não tive aquele problema de ficar com saudade do percy (desculpa gente mas antes eu era obcecada por ele, quase n aguentei um livro inteiro sem ele)

eduardaalvesz 08/05/2021

Resenha: The Lost Hero
Extremamente maçante. Eu lembro de ter gostado do livro quando li a primeira vez, com 12/13 anos, mas essa releitura foi uma tortura. Sei que o problema não é ser um livro voltado para o público mais jovem, até porque também reli Percy Jackson recentemente e adorei. É simplesmente um livro maçante, com protagonistas que não possuem metade do carisma do Percy; se eu não tivesse conseguido um audiobook, provavelmente teria abandonado. E além de maçante, também é bastante ofensivo em relação a latinidade do Leo e a Piper, que é indígena.

yasmin 25/03/2021

eu ja tinha lido em português e ja tinha amado de maisss, quando eu li da primeira vez senti falta dos personagens que costumava a ver, mas como dessa vez eu já conheço os 3 foi bem melhor
esse foi meu 2 livro em ingles e achei uma leitura bem facil

Mariana 19/03/2021

Minha infância acabou e eu não sei como superar isso.
Você sabe que a sua infância acabou quando os livros do Percy Jackson não tem mais nomes nos capítulos (que são marcados, aliás, por números romanos... nunca me senti tão burra), são narrados na terceira pessoa e quando o Percy só é citado no livro.
Não me entenda mal, esse livro é muito bom. Maravilhoso. Perfeito. Sem defeitos.
Eu amo os novos personagens muiiiito (como não amar o Leo?) e já estou super animada para o próximo livro.
Nesse livro nós vamos seguir Jason, Leo e Pipper até o campo meio sangue, MAS a grande questão do livro é que Jason não se lembra de nada. Ele simplesmente acordou em um ônibus escolar ao lado dos outros dois semideuses sem saber o que estava acontecendo. Segundo Leo e Pipper, Jason esteve lá desde sempre, mas as poucas coisas que o herói vai se lembrando deixa claro que eles estavam sobre o efeito da névoa.
Jason chega no campo meio-sangue com a impressão de que nao deveria estar ali.
Annabeth está louca atrás do Percy, que desapareceu alguns dias atrás.
Sobre o final desse livro (sem spoilers): quando teve a grande revelação e plot twist, eu já tinha descoberto algumas páginas atrás. Honestamente, uma frase de um personagem deixa bem óbvio, mas o susto de EITA E AGORA? foi igual.
Leiam, vale super a pena.

dandgrandi 26/02/2021

? O Herói Perdido
Eu estava bem apreensiva pra ler esse livro pq muita gente dizia que era lento e a questão é, sim, tem muitas partes que são lentas e vc fica com preguiça de ler mas não acho que isso estraga o livro. Os novos personagens são incríveis eu gostei de cada um deles.

Da história em si não tenho muito oq dizer, é aquela simples estrutura Rick Riordan que conhecemos em Percy Jackson.

Fiquei na dúvida entre dar 3,5 ou 4,0, oq sinceramente não faz muita diferença. Pode ser que eu mude essa nota depois.

Sobre ter lido em inglês: foi o meu primeiro livro em inglês. Eu particularmente achei fácil, não é uma escrita cheia de tchans e não sei oq lá, tive dificuldade só com algumas palavras o que não interfere em nada.

Enfim, é um livro bom e divertido :)