Os Diários de Carrie

Os Diários de Carrie Candace Bushnell

Resenhas - Os Diários de Carrie

Gio 01/09/2020

Foi uma leitura divertida e gostosinha mas não muito marcante. O livro tem uma escrita fácil com uma ambientação legal e personagens interessantes, porém ele não conquista totalmente, fiquei com a impressão que faltava acontecer alguma coisa realmente boa e não rolou. No geral foi uma leitura interessante.

Pam 05/08/2020

Final cool
Bom, não sei se recomendaria esse livro a alguém que não tenha muita certeza de si. Parece confuso mas as indagações que Carrie tem sobre Sebastian não são digamos, saudáveis. Ainda mais a uma adolescente. Mas para quem já assistiu sex and the city o final é um quentinho ao coração. A última página salva todo o livro, haha :) De qualquer maneira é uma escrita super fluida.

Bella 04/06/2020

3.5 / 5
O livro fala da adolescência da famosa personagem Carrie Bradshaw. Eu não fui com a cara de vários personagens logo de cara. A própria protagonista me pareceu passiva demais, seus amigos são egoístas e parecem sempre estar a diminuindo, isso sem falar do namorado Sebastian, que é extremamente machista.
Ao longo da história ela também conhece George, um cara ótimo, que super respeita a Carrie e é o completo oposto de Sebastian em vários aspectos. Mas Carrie insiste em criticar suas melhores qualidades e enaltecer os piores defeitos de Sebastian. Isso me irritou bastante. De qualquer maneira, depois de um tempo sua ficha cai e ela começa a perceber seus erros. Mas demora, viu?
Mas agora que terminei o livro tive mais tempo - e calma – pra analisar as coisas.
Primeiro, acabei gostando da atitude da autora de construir personagens tão reais, justamente por terem defeitos (às vezes bem irritantes, diga-se de passagem, mas não é exatamente assim na vida real?). Ao contrário de vários outros livros, nos quais os personagens têm aqueles “defeitos” que costumam contar em entrevistas de emprego – perfeccionismo, personalidade “forte”, etc – os personagens de Os diários de Carrie têm defeitos bem realistas, principalmente considerando a idade deles.
Aliás, um pequeno adendo: não gosto dessa expressão, “personalidade forte”. Força tem muito mais a ver com o controle de emoções e atitudes da pessoa madura do que com a grosseria deliberada de quem não sabe controlar a língua. Mas enfim, de volta à resenha.
Outro detalhe interessante é que parece que a autora usa desses absurdos que tanto me irritaram para criticar mesmo. Essa raiva provocada na gente é pra acordar pessoas que ainda não perceberam como certas atitudes e pensamentos são tão descabidos.
Assim que fechei o livro, corri pro Skoob para avaliar em 2.5. Mas me arrependi, e vou mudar para 4.0. Foi um livro que me fez passar raiva, mas super necessário. Estou animada para ler a continuação, O verão e a cidade.

site: https://www.instagram.com/p/CA-_6rEjZRv/

July 17/05/2020

O livro conta a história de uma adolescente dos anos 80 no último ano do ensino médio preocupada em conseguir sair de sua pacata cidade e em lidar com o desenrolar dos acontecimentos da sua vida, seu namorado, amigos, "inimigos" e sua família. "Os diários de Carrie" entrega o que propõe, não é uma obra prima, mas a leitura é fluida, leve e boa para distrair a mente.
O livro ficou uns anos parado na minha estante, tendo sido resultado do tanto que eu gostei da série televisiva homônima quando era adolescente. A atmosfera do livro e da série são muito parecidas e foi gostoso poder reviver essa história. Inclusive, acho que foi até sorte ter esse livre divertido e despretensioso para ler nesse momento.

Lauraa Machado 14/05/2020

Bacana, mas não muito marcante
Confesso que estou surpresa por ter gostado do livro, já que ele não tem charme, os personagens não tem química ou são interessantes o suficiente para você ficar animado quando aparecem. A escrita também não tem nada de especial que realmente movimente a leitura. A única coisa que me atraiu para o livro foi o fato de eu ser uma enorme fã da série Sex and the City e até mesmo gostar bastante do livro de crônicas. Se não fosse por isso, nunca teria dado muita bola para este livro.

Apesar de ser adolescente, acho que ele não funciona tão bem para adolescentes. Tudo que é brilhante e sagaz aqui está nas entrelinhas. São críticas sutis em meio a lições de vida que a protagonista precisa aprender de forma dura. Elas podem só decepcionar leitores mais jovens que não entenderem. É um livro bacana e tem, sim, situações para a Carrie quebrar a cara e crescer a partir de suas suposições e crenças infantis.

Não sei se recomendo exatamente, porque não é um livro fofo, nem é divertido. Essas são as duas características principais que procuro em livros adolescentes. Não é especialmente inteligente ou interessante. É uma boa história, mas deixa a desejar em questão de ser marcante. Carrie é a melhor parte do livro, mas quase todos os outros personagens são bem chatos e imaturos e não há um só que tivesse me animado. O enredo atira para vários lados e faz sentido, mas em nenhum momento me fez querer continuar lendo. Acho também que tudo se movimentou rápido demais, em uma narrativa um pouco superficial.

Aliás, Sebastian Kydd é uma péssima pessoa e eu só tive um sentimento para ele durante toda a leitura: ódio.

É estranho, porque não consigo apontar exatamente o problema do livro. Faltou carisma e interesse, simples assim. Infelizmente, porque poderia ter sido muito bom.

Simone Pagliari 14/04/2020

Adorei
Agora depois de ler, me pergunto " porque não li antes"! Adoro a série e amei conhecer a Carrie quando jovem e ainda mais saber como ela conheceu Samatha.

Stefany* 12/04/2020

Carrie é uma adolescente esperta, inteligente e feminista, ou pelo menos no caminho de se tornar uma.
O que acontece? Um garoto acontece, e o que passa com todas as jovens feminista ou não quando estão na adolescência na descoberta da sexualidade e tal? Elas desejam amar e ser amadas. Mas todos sabemos o que os garotos nessa mesma idade querem, não é mesmo e posso te afirmar que não é romance.
Carrie vai descobrir isso do jeito mais difícil, enquanto tenta ser feminista ao mesmo tempo que pensa não ser capaz de viver sem um garoto alto louro e com belo sorriso.
Somos todos reféns dos nossos sentimentos e da necessidade de ser amados para não percebermos quando uma relação é tóxica ou não?
Um livro fácil e rápido de se ler. É leve também, só que me fez refletir muito sobre a nossa 'inocência' na adolescência.

Patricia 30/03/2020

O livro é leve, divertido e perfeito pra ler nas férias, pois garantes algumas risadas. A narrativa é escrita em primeira pessoa e conta muitos detalhes, como se realmente fosse um diário.

site: https://www.todacharmosa.com/2016/02/resenha-literaria-os-diarios-de-carrie.html

Sâmara 20/07/2019

📖Sinopse:
Os diários de Carrie conta como foi o último ano do ensino médio de Carrie Bradshaw em Castlebury High e a luta incessante em busca do seu sonho de ser escritora. Quando sua mãe falecera há alguns anos atrás, o peso da criação das três filhas - Carrie, Missy e Dorrit - foi transferido para seu pai. Eis que Carrie reencontra Sebastian, o seu crush de infância, e o sentimento volta à tona quando percebe que é correspondida por ele, engatando um (não tão) belo namoro.
💬 A autora Candace Bushnell ganhou bastante popularidade pelo livro e série de TV: Sex and the City. E "Os diários de Carrie" é a estória da protagonista desse best-seller, porém antes da fama.
💬 A capa com essa bolsa escrita "CARRIE" tem um significado, que eu não pensei que existisse, ao longo da leitura mostra-se que ela relação com a mãe de Carrie.
💬✅Pontos positivos: amei o fato de não ofuscarem os personagens secundários, mostrando também as suas dificuldades. O livro aborda temas que muitas garotas passam, é uma crítica ferrenha aos amigos que estão em uma amizade por interesse, namorados que só querem ouvir e ter o que o convém, o quão importante é ter uma boa base educacional. E um dos mais importantes, seguir seu sonho, mesmo quando muitos dizem ser impossível.
💬❎Pontos negativos: não gostei da linha do tempo que o livro segue, muitas vezes o tempo e o ambiente muda sem a menor explicação. Ainda não li "Sex and the city", mas pelo o que sei Carrie é muito independente e segura de si, o que nesse livro é totalmente o oposto. Ela é insegura e não consegue se manter firme em suas próprias vontades, isso me incomodou bastante, mas foi isso que moldou sua personalidade.
💬 O melhor momento sem dúvida foi a vingança de Carrie e a volta por cima que ela dá, conseguindo ser aceita numa escola de literatura, dando o primeiro passo para realização do seu sonho.

amanda cosant 24/12/2018

Passei muita raiva lendo esse livro, mas o final é muito bom!

Beatriz Araujo 25/11/2018

uma montanha russa bem mediana
de início achei q a escrita infantil da autora seria o grande empecilho pra realmente apreciar o livro, mas a trama vai ficando interessante (e bem clichê, diga-se de passagem) e agora posso dizer com certeza que o que mais me irritou foi a mentalidade trouxa da personagem principal. par romântico bem ridículo e as personagens mt dramáticas também MAGGIE!! esse drama infantil para personagens de 18 anos de idade é simplesmente irreal pra mim... até me diverti um pouco lendo, apesar de ter sentido mais raiva, e considero válida a leitura, mas não indico pra ninguém. comprei o livro pq anos atras assisti a série e gostei, mas acho q devo ter esquecido tudo já q não me lembrava dos personagens serem tão fracos...

thais :) 27/09/2018

Maravilhoso
O livro mostra um pouco a vida de Carrie, como ela chegou a nova Iorque e como ela era antes de Sex And The City. Vemos muitas desilusões amorosas, muitas falsas amizades, muitas traições, além de se surpreender com muitos acontecimentos. Achei a leitura super tranquila, rápida e de ótimo entendimento.
O livro te faz enxergar que nem sempre se pode confiar em uma pessoa tão próxima a você. E que namoros não são para sempre e que garotos nem sempre são como gostaríamos que fosse.

Luca 22/05/2018

O passado de Carrie
Vale lembrar que o livro nos apresenta uma Carrie que não conhecemos, e uma Carrie que não se conhecia também. Ela ainda estava em formação. Gostei que apesar de ser ambientado no colegial, e termos nossa personagem principal mais inocente e ainda se descobrindo, consegui notar detalhes da Carrie "original" em sua forma de pensar e enxergar as coisas. E apesar de ser focado para jovens também, o livro tem sua própria voz e nos faz refletir em questões de empoderamento feminino. Pra quem assistiu a série da HBO, ele é um livro muito introdutório. São implantadas milhares de novas informações sobre o passado da Carrie, e ele termina exatamente no ponto em que provavelmente todos os fãs estão querendo saber mais... A ida da Carrie para NY. Ou seja, então somente indo ler o próximo livro. Mas a série TCD também tinha sua própria personalidade, era fofa e gostosinha de assistir. Pra quem gostava, vale a pena ler, para descobrir mais sobre o universo ou mesmo relembrar os personagens.
Nota: 3.7

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Od diários de Carrie
" Ele põe uma das mãos na minha perna. Casualmente. Como se estivéssemos saindo há muito tempo. Se estivéssemos, eu me pergunto se essa mão na minha perna estaria causando a mesma reação que estou tendo agora: uma alegria boba, confusa e divina. Decido que sim. Não consigo imaginar não me sentir assim toda vez que estiver com ele."
Antes de Sex and the City, Carrie era uma simples garota do interior que sabia muito bem aonde queria chegar. O livro conta detalhes sobre a família, primeiros relacionamentos e amigos. Acompanhando suas aventuras, tão audaciosas quanto emocionantes, veremos o que leva Carrie até sua amada Nova York, onde sua vida começa de verdade.
Eu sou fã da Sarah Jessica Parker e amo a Carrie do seriado. O livro mostra como a Carrie começa a se transformar em uma escritora observadora e inteligente.
Com o mesmo tom bem humorado da série. Leitura super agradável.

site: https://www.instagram.com/p/pWx16CGv5g/?taken-by=pomarliterario

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 27/03/2017

Leitura Gostosa e Divertida
"Quem quer que sejamos aqui, podemos muito bem ser princesas em outro lugar. Ou escritoras. Ou cientistas. Ou presidentes. Ou quem diabos queiramos ser que todo mundo diz que não podemos." Pág 15
Os diários de Carrie, conta a vida da Carrie de Sexy and city, antes de conhecer suas amigas de NY. Voltamos pra época dos anos 80, Carrie está com 17 anos, no último ano do ensino médio, e tem a vida cheia de sonhos, uma típica adolescente. Seu maior sonho é ser escritora, seus melhores amigos são, Lali, Mouse, Maggie e o namorado de maggie, Walt. Sua vida estava nos eixos até a chegada do charmoso Sebastian Kydd, um garoto popular, bonito, bad boy e rico. Sebastian é uma antiga paixão de Carrie, mas ele tinha se mudado então logo ela se esqueceu dele, mais lá está ele de volta, e novamente Carrie se vê apaixonada.
Sebastian parece também estar interessado em Carrie, pois ele sempre está a sua volta. É um ano de bastante descobertas, talvez aquela pessoa que sempre foi sua amiga não é tão sua amiga assim, e alguns deles podem guardar muitos segredos.
“O segredo de ser uma abelha rainha não é necessariamente beleza, mas muito trabalho. Beleza ajuda, mas sem a vontade de chegar ao topo e lá permanecer, a beleza só vai fazer com que você seja uma abelha aspirante.” (Pág. 343)

A autora Candace Bushnell tem a escrita divertida e mesmo sendo uma história clichê você acaba envolvido com os personagens e com a história. E não larga enquanto não termina de ler o livro, os personagens secundários são bem construídos e conhecemos a família a e a vida de todos, o que achei um ponto importante. Se quer um livro legal pra ler fim de semana esse é uma boa escolha, recomendo para os fãs de Sexy and city e também pra quem gosta de um romance.