Os presidentes

Os presidentes Rodrigo Vizeu
Rodrigo Vizeu

Resenhas -

rfalessandra 10/12/2022

Como relembrar é viver, esse resumão foi tudo.
Aqui o autor, Rodrigo Vizeu, consegue narrar como ninguém a história dos nossos presidentes e construir perfis biográficos com maestria e com responsabilidade de historiador que não toma partidos na história.
Indico a leitura desde que seja feita com cuidado e bastante senso crítico.
Agora eu quero ouvir os podcasts que deram origem à obra!

Soliguetti 02/04/2020

História nada entediante
Rodrigo Vizeu é um excelente contador de histórias. A trajetória dos presidentes da República brasileira, repleta de momentos marcantes e nada entediantes, fica ainda melhor na narrativa desse livro, que vai direto ao ponto, sem deixar de se ater a detalhes bastante importantes ou curiosos. Talvez o único defeito do livro seja que, sempre muito direto e com essa ótima narrativa, o leitor fique com a sensação de que algumas situações poderiam ser um pouco mais detalhadas e exploradas. Para ficar em um único exemplo, a carta de Michel Temer a Dilma, pouco antes do impeachment da presidente, é reproduzido apenas parcialmente, quando o documento inteiro poderia ter sido exposto. No mais, é um livro excelente, um ótimo complemento para os livros de Laurentino Gomes, que tratam do período monárquico.

Leandro 28/01/2024

História dos presidentes
Livro baseado em um podcast que narra um pequeno Resumo da história de todos os presidentes que ja passaram pelo Brasil.

A experiência de leitura foi muito boa

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 20/10/2022

Um leitura interessante nas atuais circunstâncias
Durante a Book Friday, algumas semanas atrás, vários livros interessantes foram disponibilizados gratuitamente por suas editoras na Amazon, Os Presidentes foi um deles.

Sendo honesta, eu nem conhecia esse livro antes de ver as divulgações, mas como uma grande admiradora de história, que pretende fazer faculdade disso no futuro, esse tipo de assunto me atrai muito.

Eu pretendia ler ano que vem, porque minhas leituras de 2022 já estavam fechadas, mas decidi adicionar esse de última hora, afinal, estamos num ano eleitoral, o qual é interessante alimentar o cérebro com conhecimento, história, não Fake News. Pelo exato mesmo motivo, decidi soltar esse post extra antes do segundo turno para fazer essa indicação.

E preciso começar a resenha exaltando a escrita do autor Rodrigo Vizeu, que é bem direta e fácil de ler. Livros históricos costumam ser um pouco mais difíceis de ler, porém, achei que o autor soube levar tudo de uma forma bem leve. Teria lido mais rápido, se não estivesse em um período tão conturbado (tem TCC, OAB, estágios, tudo que vocês possam imaginar dessa reta final).

Nós tivemos 33 presidentes, é um e-book de pouco mais de 400 páginas, então abordagem em cima de cada uma dessas figuras é deveras breve, especialmente se tratando das primeiras, no entanto, aborda de uma forma sintética e satisfatória os feitos bons e ruins de cada presidente que tivemos. Não é muito profundo, mas dá pra aprender alguma coisa, é basicamente isso.

Particularmente, na época de escola, eu não gostava muito de estudar história do Brasil, preferia estudar sobre a Europa, então existiram vários detalhes que descobri nesse livro, como o fato de já termos tido um presidente negro, Nilo Peçanha. Na verdade, há controvérsias, parece que ele era pardo, enfim, de qualquer forma, eu não sabia e fiquei bastante intrigada com isso, tanto que fui pesquisar mais a fundo sua história.

Outra coisa que não sabia, era o fato da possibilidade de um segundo mandato ter sido implantada no governo FHC, achei que já era aceito desde que saímos da Ditadura.

Acredito que, no fim das contas, os únicos presidentes que realmente marcam nossa cabeça são os mais recentes, e aqueles que causaram uma grande mudança na história, né? Tipo Getúlio (o mais óbvio), Deodoro da Fonseca, entre outros. Então, foi uma experiência agregadora para mim conhecer todos os presidentes, até mesmo aqueles que tiveram um governo breve e inesperado (como o próprio Nilo, citado anteriormente)

Só um adendo, vale dizer que os presidentes atuais têm bem mais espaço no livro. O capítulo do Michel Temer, por exemplo, me surpreendeu bastante por ser mais extenso do que eu imaginava, considerando seus menos de dois anos de governo. Senti que outras figuras poderiam ser melhor exploradas, sendo honesta.

[?]
CONTINUA NO LINK

Giu 04/02/2021

Ótimo trabalho
Este não é um livro para quem queira se aprofundar na história do Brasil - na verdade, me senti fazendo uma revisão dos conteúdos de história do Ensino Médio. Isso definitivamente não é ruim, porque a proposta do livro não é mesmo aprofundar, mas construir a cara da República Federativa do Brasil através dos mandatários que passaram por ela.

O mais interessante, para mim, foram os comentários e análises dos especialistas e historiadores em cada capítulo, que enriquecem bastante a compreensão dos eventos.

Quero agora ouvir os podcasts que deram origem à obra!
Giselle.Pessoa 18/05/2021minha estante
Voce já consegui ouvir o podscast? meu caminho foi o contrário de voce. descobri primeiro o podcast e depois o livro. Ainda nao comecei a leitura mas espero que seja bom como eu achei que os episodios foram. Nao muito longos, nem muito curtos. Com a quantidade certa de informação sem muita enrolação.

bruno.barreto 11/05/2021

incrível
Ler esse livro foi como colocar uma lente nos meus olhos e me fez enxergar muitas coisas do país que vivemos. Ele me ajudou a contextualizar melhor muita coisa que quero estudar, perfeito.
E TAMBÉM MEU DEUS QUE ÓDIO DE TODO MUNDO

Cortina 29/03/2021

Excelente para revisitar e entender um pouco mais sobre a história do nosso Brasil!

marimoraesol 08/10/2023

Despertou interesse no assunto
Eu sempre tinha costume de abandonar livros na metade ou então ficar pulando as páginas porque não tinha paciência para terminar, mas esse livro conseguiu abordar o tema de forma acessível para minha idade, tenho 16 anos, sem deixar de passar informações. Confesso que teve partes do livro que li de forma rápida e sem prestar atenção, mas em grande parte o autor me prendeu e me fez parar em muitos momentos para pesquisar mais a fundo sobre o assunto. Além disso, acredito que a história foi contada de forma consideravelmente imparcial, o que é sempre meu maior "medo" quando estou comprando livros sobre assuntos relativamente "polêmicos", os quais geralmente são abordados de forma parcial e distorcida.

Não tenho muita experiência no meio da leitura, nem na área de ciências políticas, mas como leiga, recomendo muito esse livro, principalmente para adolescentes que assim como eu estão no ensino médio e buscam leituras que abordam temas "esquecidos" ou desvalorizados pelo sistema educacional brasileiro.

Ps: amei o design da capa kkkkk

Gaby358 02/03/2023

Os Presidentes
Um livro muito interessante que conta a história política do Brasil por meio de seus 33 principais presidentes , passando por diversas fases da história. Um livro enriquedor independente da sua posição política.

leitorcallado 17/01/2023

O autor tem a capacidade esplêndida de mesclar a formalidade com informalidade, transformando a leitura desta obra como algo dinâmico e sério, sem se desprender do objetivo que é informar a história dos mandatos e mandatários. Nosso passado é recheado de pontos-chave que ajudaram a estruturar nosso sistema hoje para além da política, enraizando socialmente e sendo reformulados com posturas radicais de regimes ou presidentes, cujas atitudes quase por unanimidade renderam resultados em discussão até hoje, a exemplo de Vargas, 1964 e Jair Bolsonaro.
É ótimo para quem almeja, rapidamente, saber importantes passagens e fatos que levam à compreensão do Brasil contemporâneo; outrossim, comprovadamente, desilude e indaga reflexões sobre eles, desconstruindo ideais éticos e "a salvação da Pátria" creditados nas figuras por vezes pitorescas. Sutilmente, as semelhantes entre os chefes do Executivo aparecem, especialmente no regime democrático. Não é apenas um livro de história, como um bom alento a quem busca perpassar posteriormente entre as minúcias da história da política nacional.

Sobral 03/08/2020

Razoável.
Vizeu não inventou a roda nesse livro! Segue o senso comum da historiografia regular. Porém, as vezes abre mão do academicismo pra aparentar um bom contador de histórias que se aproxima do público. Comete anacronismos fazendo comparações entre presidentes de momentos totalmente distintos da história e não desenvolve coisa alguma. Falar de um presidente da república e seu governo em 3 folhas é quase impossível.

O livro cumpre o que propõe: Um resumão de cada presidente e governo. Indico a leitura desde que seja feita com cuidado e bastante senso crítico.

@zurcenila 06/08/2020

Resenha (Livro) - Os Presidentes: A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil - Rodrigo Vizeu
Mais um livro de uma Leitura Coletiva! Aqui o objetivo é lermos conteúdos históricos e biografias, conhecer melhor a história do Brasil e do mundo para tentar entender o nosso presente.
📖 Os Presidentes: A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil
✏️Rodrigo Vizeu
▪️Editora Harpercollins
🗣 Política
▫️336 páginas
📆 LC Mai/2019
🇧🇷O primeiro livro escolhido foi este, escrito pelo jornalista Rodrigo Vizeu. Esta obra nasceu a partir de um programa de podcasts que foi ao ar antes das eleições de 2018 onde cada episódio trazia a história de um presidente do Brasil, de Deodoro da Fonseca à Jair Bolsonaro (eleito em 2018), de forma imparcial, mostrando os prós e os contras de nossa história, lançado pela Folha de São Paulo com o título “Presidentes da Semana”.
🇧🇷O programa teve seu formato e criação inspirados na série “Presidential” do jornal americano The Washington Post que antecedeu a eleição que elegeu Trump.
🇧🇷Neste livro, Rodrigo não está sozinho, em cada episódio ele fundamenta os assuntos abordados com a participação de grandes historiadores, economistas, jornalistas e advogados quando os temas exigiram.
🇧🇷Política é um tema polêmico em nosso país, quase tanto quanto futebol. Muitos dizem que o brasileiro não tem memória e como consequência faz escolhas ruins, outros que não há renovação política e partidária. Nesse livro, Rodrigo resgata toda a nossa história política contextualizada, mostra nuances de cada época que eram desconhecidas (pelo menos para mim).
🇧🇷Minha formação é na área de exatas, então tive história na escola só até o fim do ensino médio e (pelo menos na minha época) a história nos era apresentada de uma forma muito “romântica”, sem revelar os jogos de interesse que envolviam cada episódio.
🇧🇷Acredito que esse livro seja necessário (para não dizer obrigatório!) como uma revisita à nossa história ou descoberta de vários fatores que justificaram acontecimentos importantíssimos para o nosso país e alguma base para percebermos com outros olhos o país que vivemos.
Nota: 5/5

Alexandre 12/12/2022

Vale tanto quanto o podcast
Com quatro anos de atraso, decidi ouvir o podcast Presidente da Semana. Já tinha comprado o livro Os Presidentes num lançamento de livraria, com a presença do Rodrigo Vizeu.

Fui ouvindo o podcast e lendo o capítulo do presidente respectivo, como se um fosse a revisão/reforço do outro. Foi muito bom. Rodrigo nos oferece um panorama geral da nossa história republicana de uma forma muito eficaz e interessante. Apresenta muitas curiosidades, aspectos da personalidade de cada presidente e o mais importante: a análise das forças em jogo em cada mandato. Recomendo a todos que queiram entender melhor como chegamos até aqui.

Por mim, o livro merece nova edição com um capítulo sobre o que foi o governo Bolsonaro.

Gabrielle454 15/07/2023

Necessário
Um livro necessário que relata as várias fases políticas do Brasil. Independente da sua posição política é um livro fundamental para entender a política

Maísa 01/12/2021

Comentários
Na espiral de projetos pessoais, circulam o de conhecer melhor a história do Brasil e o de conhecer melhor os autores paraenses que por acaso convergiram na indicação do @igordinizk para o trabalho de Vizeu. Reunindo anedotas, dados e o contexto de cada eleição e de cada mandato, Vizeu não quer te convencer de nada, mas vai te guiando desde Deodoro até Bolsonaro numa "conversa de bar" de rápidas e tranquilas 330 páginas, amparadas da opinião de historiadores (com visões antagônicas muitas vezes) e dos registros históricos, para não te deixar esquecer.

Ao fim, clareado o caminho, bate aquele calorzinho de orgulho.

Vai! Lê Vizeu! O cara não decepciona.