O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Luis.Felipe 23/02/2022

Primeiro Livro que LI
Quando comecei a ler fui em uma Livraria Cultura situada na avenida paulista em São Paulo, nunca tinha entrado em uma livraria com a intenção de comprar um livro, isso em meados de 2011.

Eu trabalhava próximo e fui até lá na esperança de encontrar um bom livro, mas haviam dezenas de milhares deles, eu não tinha nenhuma recomendação e nem tinha referência de autores bons, então comecei a fazer uma coisa que fiz por muito tempo, comprar um livro do qual a capa e o título me agradassem, confesso que em meio a tantos livros foi uma tarefa árdua.

O Guardião de memórias foi o primeiro livro que eu realmente quis ler, os demais li porque fui obrigado, no ensino médio ou cursinhos pré-vestibular.

O Guardião de memorias conta uma história bem triste, Dr. David Henry diante de uma gigantesca nevasca, fica preso dentro de sua casa e é obrigado a fazer o parto de seus filhos gêmeos, mas logo percebe que um deles, uma menina, nascera com traços de síndrome de down e pede para que sua empregada a leve para um lar de adoção, com o desenrolar da história, sua esposa nunca se recuperou dessa decepção causando assim uma depressão profunda, mas ao se passar muitos anos, David descobre que sua empregada nunca levou a criança para um lar de adoção mas sim, criou a criança como sua filha, no meio disso há uma gigantesca trama de segredos que te prendem do início ao fim do livro, é um livro que emociona bastante e também nos faz refletir sobre escolhas irreversíveis que as vezes tomamos em nossas vidas.

Landerson 16/02/2022

Não rolou.
Gente... Tentei ler esse livro em 2009, mas não consegui.
Agora, 13 anos depois fui dar uma chance e não rolou de novo.
A história não me prendeu, não consegui desenvolver e estava quase entrando em ressaca literária por causa dele. Então, abandonei de vez agora.

Fejuka 03/06/2022

Bem ruim
Achei o livro bem ruim, mas bem ruim mesmo!
A autora descreve detalhes desnecessário na minha opinião, o que acaba tornou o livro enfadonho

Mariana Santos 24/10/2020

Lento
O livro é muito lento e chato,demorei uns 4 messes para terminar de ler ele. Porém achei ele bem dividido durante os anos.

Ju 05/05/2011

O guardião de memórias
David Henry, médico ortopedista, avistou uma bela moça [Norah] subindo as escadas rolantes de uma loja de departamento no centro da cidade, se apaixonou e foi atrás dela. E em um pouco mais de um ano estavam casados e aguardando um belo bebê.

A noite do parto, foi fria, a neve alta impedindo a passagem. Mas David e Caroline Gill conseguiram chegar ao consultório e como o médico que iria fazer o parto ficou preso na nevasca, foi David mesmo quem o fez. Nessa hora, uma surpresa! Não era apenas um bebê, eram dois, eram gêmeos.
O Primeiro bebê Paul, nasceu belo e saudável e o segundo, Phoebe, uma menina, nasceu com as características da Síndrome de Down.

Neste momento veio as recordações de um passado doloroso para ele e para sua mãe, sua irmã June era deficiente, tinha problemas cardíacos e morreu muito jovem deixando um imenso vazio no coração da mãe. Um enorme ressentimento e uma vontade de consertar o mundo no coração de David.
Com isso ele teve de tomar a decisão que mudaria sua vida para sempre. Entregou a menina a Caroline e pediu que ela a deixasse em uma Instituição Especializada.
Mas Caroline, ao conhecer o local e percebendo a fragilidade da menina, não conseguiu deixa-lá. Deixou a cidade e decidiu criar Phoebe como sua filha.
David, não sabendo o que fazer diante do que já havia feito, falou para a esposa que sua filha havia morrido. E Norah, sentiu um aperto tão profundo dentro do peito, uma sensação imensa de perda, que não conseguiu ser completa por ainda ter um filho saudável.

Os anos se passam, Paul e Phoebe se tornam adolescentes e depois adultos mas David nunca conseguiu contar o segredo que guardava e que desestabilizou sua família. Até que chega o dia de sua morte...

Hummm, ficaram curiosos? Bom, mas para saber como termina... Só lendo mesmo =]. Eu não vou contar!

Gostei muito da história, mas achei ela um pouco cansativa, pois se trata de uma narrativa com muitos detalhes, nos deixando com aquela sensação de interrogação algumas vezes =]. Vocês podem entender o que digo nas citações que fiz.
O final do livro é imprevisível, não é nada do que esperamos - Pelo menos, não do que eu esperava =] - Mas é bem legal.

No geral eu gostei. É um livro que vale a pena ler!

Deza Farias 25/12/2017

"HUUUMMM NÃO SEI"
Eu pensei que realmente essa seria uma boa estória. Afinal tinha o drama que eu tanto gosto e uma pintada de romance , isso sem fala do apelo que ele tem .

Porém eu não curti muito , não foi aquele livro que despertou emoções .
Os personagens na minha opinião foram mal desenvolvidos , e a estória em sim é um pouco corrida , não tem nenhuma ação que desperte as emoções do leitor .

O autor não entra muito em detalhes na trama , sobre a síndrome de dawn. Mesmo assim ele trouxe muitas informações em como a doença era vista e em como as pessoas que tinham necessidades especias eram tratadas.

Uma das personagens que eu mais gostei foi a Caroline , a enfermeira que cria Phoebe , ela me cativou pela forma que ela amou e lutou pela menina .Também me apaixonei por "Al" a forma como ele ama elas é inscritível

Os outros personagens não despertaram quase nenhuma reação em mim. Principalmente a Norah a mulezinha chata viuu , sem sal , sem vida . Eu não sei se foi o fato de ela ter perdido uma filha que a deixou amargurada , mais não curti muito ela , não.
Quanto ao Dr David achei ele muito mal resolvido , o cara passa a trama todo se sentindo culpado , nan ninguem merece isso não.

A minha nota para o livro é 3 porque mesmo o livro não sendo , aquele livro arrebatador , ele também não é péssimo.
Dar para dar uma boa distraída com ele , sem fala que cada pessoa tem um gosto literário e uma percepção bem diferente da minha , então eu acho que independente da minha opção , leia o livro e tire suas próprias conclusões.

Ps : Sobre o "FILME" , como sempre assim que termino um livro eu gosto de ver a adaptação , e filme é bem fiel ao livro , e eu daria 3 1/2 ao filme. ( leiam o livro e vejam o filme ).
Uma das coisas que eu mais amo em ver as adaptações , é em como é os nomes dos personagem kkkkk ( eu sempre leio errado )
Tipo nesse livro eu lia Phoebe assim "Poebe" e no filme se lê com o som de "Fibe". Então acho muito divertido .

Boa leitura a Todos :)

Moisés C. 04/07/2010

Muito chato!
Honestamente, esse livro é muito chato. A narrativa é muito maçante, só mesmo para aqueles que gostam de um bom drama psicológico.
Adriane 04/07/2010minha estante
Pelo contrário, achei um ótimo livro.

Cinthia 08/07/2010minha estante
vc que é chato!!! só gosta de ler sempre a mesma coisa... templário's maniac!!! urrrrgh

Márcia Andréa 09/02/2010

Escolhas
Nos faz pensar nas ações, nas escolhas, que fazemos na vida. O que, por um momento, pode parecer a decisão mais acertada, segundo nossas próprias teorias e emoções, pode não ser a melhor alternativa para nosso futuro e de outros seres.

alissonferreira.c1 18/06/2022

Finalmente acabou!
Não vou prolongar muito a resenha porque de demorada já basta essa leitura.

O enredo tinha um imenso potencial para ser algo incrível, que prende o leitor e cria aquela necessidade de saber o que vem depois, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Kim Edwards se perde muito na dinâmica dos acontecimentos.

Em minha opinião, alguns fatos importantes foram abordados de forma breve, superficial e sem emoção, enquanto outras coisas mais banais eram meticulosamente detalhadas, o que só tornou a leitura cansativa.

O ponto chave, que é a vida de uma pessoa com síndrome de down, é tocado de forma superficial também. O fato de ser um livro de época trás um vislumbre de como as coisas eram antigamente, mas a Phoebe tinha potencial para ser uma personagem muito mais completa e complexa do que foi.

Angelo Yue 25/10/2009

¬¬
cara esse livro começa legal, mas o autor se atem a detalhes que realmenete nao importam ao enredo!!
Ai ele se torna chato...acabei abandonando!!
Guilherme 27/10/2009minha estante
Por que não pulou esses detalhes?

Leuza 30/07/2020

Drama
Minha espectativa para esse livro foi grande demais e esperava algumas reviravoltas na trama e com um final surpreendente.
A história é bacana, com pontos de reflexão sobre a vida e o mundo em que vivemos, mas a descrição é muito detalhista, cansa o leitor e dá vontade de desistir de ler, mas fui até o fim por teimosia (kkk), os personagens vivem muito nos seus pensamentos do passado, tudo se parece resolver quando o grande segredo é revelado, mas o final me deu a impressão de que algumas questões ficaram em aberto e terminou sem graça, poderia ser melhor na minha humilde opinião.

Joao366 04/05/2020

Um livro sobre consequências, e o que elas causam na nossa vida e na vida de quem amamos
Escrito por Kim Edwards, O Guardião de Memórias conta a história de como uma escolha pode assolar não só a vida de quem a realizou, mas também a de quem está envolvido direta ou indiretamente a ela.

Em 1964, durante uma nevasca, Dr. David Henry realiza o parto de sua esposa, Norah Henry, com a ajuda de uma enfermeira, Caroline Gil, dando luz a gêmeos: Paul, que nasce em condições típicas, saudável e "perfeito", e Phoebe, que nasce com leves traços de Síndrome de Down, caracterizando-a como "imperfeita" e "doente".
Atordoado por lembranças de seu passado, David pede para a Caroline levar Phoebe a uma instituição que cuida de pessoas como ela, matando assim a existência de sua filha para Norah e lacrando um segredo entre o médico e a enfermeira.
Após o acontecido, Norah e Paul seguem suas vidas com a sombra de uma irmã supostamente morta pairando o tempo todo sob suas cabeças, enquanto David tentava lutar contra as consequências de sua escolha.
A condição de saúde de Phoebe foi um disparador para que David Henry retratasse um pensamento retrógrado, mesmo no âmbito profissional, referente às capacidades que a menina pudesse ter ao longo de sua vida, afirmando inconscientemente que doença é sinônimo de incapacidade.

"A expressão de Phoebe ganhou um toque de decepção tão intenso quanto a alegria anterior. Volátil como o mercúrio - o que quer que ela sentisse a cada momento era o mundo inteiro."

Kim Edwards traz, em sua escrita, traços extremamente detalhados e perfeccionistas sobre as cenas que acontecem diante dos personagens que, por muitas vezes, soaram cansativas, mas que ao mesmo tempo trazia um toque mais íntimo e acolhedor sobre como cada personagem se sentia no momento do contexto.
É uma leitura que flui em certos momentos, principalmente quando Bree, irmã de Norah, está interagindo com ela, e esses são alguns dos momentos que nos trazem a carga familiar que tanto é exposta nesse livro, e nos tantos conceitos existentes de amor que podem ser até maiores do que o significado da palavra em si, seja por uma filha que a mãe nunca viu, por um gatinho que entrou dentro de um cano de esgoto ou por um pai que pensou ter feito o melhor por sua esposa, ao poupá-la da dor de ver a mesma cuidar de uma filha "retardada".

Sabrina 15/05/2020

O Dr. David Henry e sua esposa, Norah Henry, se conheceram em uma loja de departamentos, e em pouco tempo estavam casados. Durante uma tempestade de neve, em março, de 1964, Norah entrou em trabalho de parto e, devido a tempestade, o Dr. Henry teve que fazer o parto da esposa, com a ajuda de uma enfermeira, Caroline Gill.
Norah deu a luz a um menino, bonito e saudável, chamado Paul. Após o nascimento de Paul, Norah voltou a ter contrações e nasceu o segundo bebê, uma menina, chamada Phoebe. Ao pegar a filha nos braços, David analisou os traços de seu rostinho, e constatou que a criança era portadora da Síndrome de Down. Diante das lembranças que tinha em relação a irmã que morrerá precocemente, com problemas no coração, David teve medo de passar novamente pelo mesmo sofrimento, e na tentativa de poupar a esposa e o filho, decidiu entregar a filha em uma instituição. Para levar a criança, pediu ajuda de Caroline Gill.
Contudo, Caroline decide não prosseguir com o plano do doutor, e passa a cuidar da menina como se fosse sua filha.
Com medo que a esposa e o filho sofressem com uma perda precoce, David não tem coragem de contar a verdade para a esposa, e diz a Norah que a criança havia morrido.
A partir desse segredo, a vida de todos os envolvidos muda completamente. Enquanto, Phoebe cresce feliz, junto a Caroline. A vida da família Henry vai sendo moldada por meio de segredos e mentiras, o que torna difícil a convivência de David e Norah, e o relacionamento entre pai e filho.

Mystical 06/01/2022

Me lembrei recentemente que havia lido esse livro um bom tempo atrás, em 2016, da biblioteca da escola ainda.

Lembro de senas que ficaram na minha memória até hoje e sensações que nunca pude esquecer.

Pretendo reler futuramente. E indico a leitura àqueles que ainda não leram.