O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Moisés C. 04/07/2010

Muito chato!
Honestamente, esse livro é muito chato. A narrativa é muito maçante, só mesmo para aqueles que gostam de um bom drama psicológico.
Adriane 04/07/2010minha estante
Pelo contrário, achei um ótimo livro.

Cinthia 08/07/2010minha estante
vc que é chato!!! só gosta de ler sempre a mesma coisa... templário's maniac!!! urrrrgh

Deza Farias 25/12/2017

"HUUUMMM NÃO SEI"
Eu pensei que realmente essa seria uma boa estória. Afinal tinha o drama que eu tanto gosto e uma pintada de romance , isso sem fala do apelo que ele tem .

Porém eu não curti muito , não foi aquele livro que despertou emoções .
Os personagens na minha opinião foram mal desenvolvidos , e a estória em sim é um pouco corrida , não tem nenhuma ação que desperte as emoções do leitor .

O autor não entra muito em detalhes na trama , sobre a síndrome de dawn. Mesmo assim ele trouxe muitas informações em como a doença era vista e em como as pessoas que tinham necessidades especias eram tratadas.

Uma das personagens que eu mais gostei foi a Caroline , a enfermeira que cria Phoebe , ela me cativou pela forma que ela amou e lutou pela menina .Também me apaixonei por "Al" a forma como ele ama elas é inscritível

Os outros personagens não despertaram quase nenhuma reação em mim. Principalmente a Norah a mulezinha chata viuu , sem sal , sem vida . Eu não sei se foi o fato de ela ter perdido uma filha que a deixou amargurada , mais não curti muito ela , não.
Quanto ao Dr David achei ele muito mal resolvido , o cara passa a trama todo se sentindo culpado , nan ninguem merece isso não.

A minha nota para o livro é 3 porque mesmo o livro não sendo , aquele livro arrebatador , ele também não é péssimo.
Dar para dar uma boa distraída com ele , sem fala que cada pessoa tem um gosto literário e uma percepção bem diferente da minha , então eu acho que independente da minha opção , leia o livro e tire suas próprias conclusões.

Ps : Sobre o "FILME" , como sempre assim que termino um livro eu gosto de ver a adaptação , e filme é bem fiel ao livro , e eu daria 3 1/2 ao filme. ( leiam o livro e vejam o filme ).
Uma das coisas que eu mais amo em ver as adaptações , é em como é os nomes dos personagem kkkkk ( eu sempre leio errado )
Tipo nesse livro eu lia Phoebe assim "Poebe" e no filme se lê com o som de "Fibe". Então acho muito divertido .

Boa leitura a Todos :)

Mariana Santos 24/10/2020

Lento
O livro é muito lento e chato,demorei uns 4 messes para terminar de ler ele. Porém achei ele bem dividido durante os anos.

Landerson 16/02/2022

Não rolou.
Gente... Tentei ler esse livro em 2009, mas não consegui.
Agora, 13 anos depois fui dar uma chance e não rolou de novo.
A história não me prendeu, não consegui desenvolver e estava quase entrando em ressaca literária por causa dele. Então, abandonei de vez agora.

Ju 05/05/2011

O guardião de memórias
David Henry, médico ortopedista, avistou uma bela moça [Norah] subindo as escadas rolantes de uma loja de departamento no centro da cidade, se apaixonou e foi atrás dela. E em um pouco mais de um ano estavam casados e aguardando um belo bebê.

A noite do parto, foi fria, a neve alta impedindo a passagem. Mas David e Caroline Gill conseguiram chegar ao consultório e como o médico que iria fazer o parto ficou preso na nevasca, foi David mesmo quem o fez. Nessa hora, uma surpresa! Não era apenas um bebê, eram dois, eram gêmeos.
O Primeiro bebê Paul, nasceu belo e saudável e o segundo, Phoebe, uma menina, nasceu com as características da Síndrome de Down.

Neste momento veio as recordações de um passado doloroso para ele e para sua mãe, sua irmã June era deficiente, tinha problemas cardíacos e morreu muito jovem deixando um imenso vazio no coração da mãe. Um enorme ressentimento e uma vontade de consertar o mundo no coração de David.
Com isso ele teve de tomar a decisão que mudaria sua vida para sempre. Entregou a menina a Caroline e pediu que ela a deixasse em uma Instituição Especializada.
Mas Caroline, ao conhecer o local e percebendo a fragilidade da menina, não conseguiu deixa-lá. Deixou a cidade e decidiu criar Phoebe como sua filha.
David, não sabendo o que fazer diante do que já havia feito, falou para a esposa que sua filha havia morrido. E Norah, sentiu um aperto tão profundo dentro do peito, uma sensação imensa de perda, que não conseguiu ser completa por ainda ter um filho saudável.

Os anos se passam, Paul e Phoebe se tornam adolescentes e depois adultos mas David nunca conseguiu contar o segredo que guardava e que desestabilizou sua família. Até que chega o dia de sua morte...

Hummm, ficaram curiosos? Bom, mas para saber como termina... Só lendo mesmo =]. Eu não vou contar!

Gostei muito da história, mas achei ela um pouco cansativa, pois se trata de uma narrativa com muitos detalhes, nos deixando com aquela sensação de interrogação algumas vezes =]. Vocês podem entender o que digo nas citações que fiz.
O final do livro é imprevisível, não é nada do que esperamos - Pelo menos, não do que eu esperava =] - Mas é bem legal.

No geral eu gostei. É um livro que vale a pena ler!

Endara 15/01/2023

O Guardião de Memórias
A história nos trás a vida completa de uma família e todos os caminhos que ela toma após a decisão do pai, que no momento do parto da esposa decidiu entregar a filha dele que nasceu com Síndrome de Down a sua enfermeira e para a esposa disse que a filha havia falecido.
A escrita densa, com descrição do clima a todo o instante o que tornou cansativo, descrições das árvores, folhas e rios de forma insistente.
É uma história sobre escolhas e como elas nos afetam mas a sinopse é exatamente o livro,não acontece nada!
Nenhum acontecimento marcante a não ser a entrega da filha e algo que ocorre nas 30 últimas páginas, que poderia ter ocorrido antes e talvez ter sido mais explorado.
A alguns caminhos que a vida deles tomam que achei que poderiam ter sido abreviados ou nem acontecido porque não agregaram em muita coisa.
Leitura cansativa,com uma história simples que não teve muitas reviravoltas.

Shirlei 08/11/2020

Esse livro e lindo! E triste e ao mesmk tempo tocante.
Tinha lido a uns anos atras, emprestado, quando ganhei este mês e tive que reler.
Novamente me apaixonei.

As escolhas que fazem por medo do que vao falar, por medo do desconhecido, por qualquer que seja a razao, sao as mesmas escolhas que vao acompanhar durante toda a vida, e em alguns casos não tem como escapar.
Recomendo que leiam!

Isadorarte 28/03/2021

Ótimo livro para você saber o que não fazer com seus filhos
O livro é bom, a quantidade de detalhes não me incomou, o problema é que na matade começou a focar demais na Norah que tava enchendo a porra do meu saco. Todavia, o final valeu super a pena, chorei demais, amo a Phoebe, bjos.
Vitor.Augusto 28/03/2021minha estante
Chorou mesmo que eu vi

Camila 29/09/2023

O guardião da minha preguiça de ler
Eu esperava muito mais desse livro porque imaginei que a abordagem sobre a síndrome de down seria mais aprofundada. Demorei muito pra ler pq não me cativei com a leitura. No início até que é bom, mas depois o livro se arrasta sem nenhuma necessidade, e finalmente no fim consegui um último suspiro de interesse.
*Obs.:
David Henry é um sem noção, apático e egoísta.

Deise 05/01/2021

O Guardião de Memórias
Gostei, mas esse livro não é daqueles que prende a gente; não é uma leitura empolgante. A narrativa com excesso de detalhes, torna a leitura um pouco cansativa e lenta. O final também me decepcionou, esperava mais.

Diana Vila 21/01/2021

Temos livre arbítrio
Temos livre arbítrio, e as nossas escolhas afetam não só a nossa vida, mas também a vida daquelas que nos cercam. E uma decisão precipitada traz consequências destruidoras.

No ano de 1964 os recém casados David e Norah Henry estão a espera do 1° filho. Ela entra em tabalho de parto durante uma inesperada e terrível nevasca. David é ortopedista, mas na impossibilidade de chegar ao hospital, precisará realizar o parto em seu próprio consultório, com o auxílio de Caroline Gil, a enfermeira que trabalha no consultório há alguns anos e é apaixonada por ele desde que o conheceu.

O parto acontece e nasce um menino lindo e forte. Em seguida a espesa perde os sentido e ele percebe que há mais um bebê a caminho, uma menininha...mas ele nota que ela tem algumas características, ela tem síndrome de down. E é nessa fração de tempo que ele, assombrado por lembranças doloroas do passado, toma uma decisão que vai mudar pra sempre, não só a sua própria vida, mas também a vida dos filhos, da esposa e da enfermeira Caroline, a única que sabe da verdade.

Uma história emocionante e que poderia facilmente ter sido baseada em fatos reais.
Maria Cleusa 26/01/2021minha estante
Já li há algum tempo, mas me lembro do drama de preconceitos como era tratada uma criança que nascia com alguma deficiência, eram como um objeto que podia ser descartada, mesmo sendo o pai um homem de conhecimento da ciência. Chorei muito durante essa leitura, mas gostei muito.

Liz 03/04/2011

A vida...
o guardião de memórias é um livro fantástico. Traz nitidamente para o leitor a realidade e os preconceitos que existem no mundo. Também nos mostra como a vida nos prega peças e sempre se faz certa, mesmo que por caminhos tortos. Um pai e uma mãe, à espera de um filho (nesse caso, dois filhos, gêmeos) que se veem em meio a uma tempestade de neve. O pai, médico, faz o parto e percebe-se diante de um casal de bebês, o meinino forte e saudável, a menina com síndrome de down. Resultado: pede à enfermeira para levar a menina para longe dali e decide dá-la como morta, criando apenas o menino. A vida, o tempo sempre resolvem tudo, e a história toda é esclarecida. Então, estamos claramente diante de um fato social, muitas pessoas têm esse preconceito quanto ao padrão de 'perfeito' que o homem introduziu na sociedade. Mas pensemos, quantas famílias desejam filhos e nem sempre os deixam por não serem esses 'perfeitos'. O fato é que ninguém é perfeito. Temos sempre que respeitar o próximo, não importando os seu problemas ou as suas imperfeições. Afinal, por que não poderia ser com você?

Márcia 20/07/2009

Uma incógnita!
No começo achei o livro fantastico; fiquei impressionada com a história, com a tematica da história. Mas no decorrer da leitura fui reparando em algumas "falhas" do autor; como por exemplo, ele faz muitas comparações à coisas relacionadas à natureza. Isso enche o saco! E outro "defeito" do autor é que ele tende a detalhar demais os lugares do livro. Em situações que a história teria de ser dinâmica ele se prende em coisas sem a menor importância , isso faz com que a leitura se torne cansativa.
Craig 11/08/2009minha estante
A, o livro é bom , eu gostei é bem complicado, acho que levei uns 5 dias para ler, mas para mim valeu a pensa . Algumas coisas que vc abordou como as falhas do autor tem tudo a ver, mas para mim não foram motivo para não dar 5 estrelas

Mih Alves 09/10/2009minha estante
que falta de sensibilidade !

Rafa 19/03/2010minha estante
Eu concordo plenamente com vc!!!Estou praticamente no meio do livro mas penso em abndona-lo porque achei cansativo,a única coisa que ainda me prende a ele é o fato de saber se Phoebe vai ficar com Carolina ou se vai voltar para a mãe!

May 23/06/2011minha estante
Eu achei o final dele muito sem sal =/

31/08/2011

Decepcionante!
Lendo a sinopse do livro, fiquei empolgadíssima. Mas quando comecei a ler, logo percebi que seriam aqueles leituras eternas. Muito cansativo, a leitura não desenvolve bem. Putz, esse livro foi o remédio para as minhas insônias pois cada vez que eu começava a ler acabava dormindo!

Nada recomendável

Rafael Oliveira 23/03/2021

FINAL DE LEITURA
Pra mim foi um livro maravilhoso, muito profundo. Os acontecimentos ricos em detalhes, alguns desfechos inesperados, tensão em certos momentos.
Me emocionei com a Phoebe e toda a situação que à envolvia, me fez lembrar de sentimentos que passei na minha vida, coisas tristes e boas também... Nota 10
Indico esta leitura