O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Jécyka 23/08/2020

Já perdi as contas de quantas vezes li esse livro. Eu realmente gosto dele. O tipo de leitura que te desperta: amor, raiva, tristeza, alegria. Vale a pena a leitura!

Lindsey.Pohlmann 01/08/2020

Achei a proposta do livro muito boa porém ele possuí muitos detalhes desnecessário, tornando a leitura chata e cansativa, não me dando muita vontade de continuar.

Leuza 30/07/2020

Drama
Minha espectativa para esse livro foi grande demais e esperava algumas reviravoltas na trama e com um final surpreendente.
A história é bacana, com pontos de reflexão sobre a vida e o mundo em que vivemos, mas a descrição é muito detalhista, cansa o leitor e dá vontade de desistir de ler, mas fui até o fim por teimosia (kkk), os personagens vivem muito nos seus pensamentos do passado, tudo se parece resolver quando o grande segredo é revelado, mas o final me deu a impressão de que algumas questões ficaram em aberto e terminou sem graça, poderia ser melhor na minha humilde opinião.

samir27 21/07/2020

O Guardião de Memórias
Cara, que livro cansativo! Odeio dar esses feedbacks sobre qualquer que seja o livro, mas achei a leitura desse maçante. A história tem uma ideia legal, mas tem pontos que não era preciso chegar.

Gisele231 16/07/2020

Guardião de memórias
Como o próprio título diz guardar memórias é de fato algo muito importante mas também perigoso já que que algumas lembranças podem mudar todo uma vida.

LPHanna182 14/07/2020

Uma boa história se tiver paciência haha
O livro é um tanto enfadonho em alguns momentos com excessos de descrições, mas vale a pena. Deve-se ter paciência e insistir um pouquinho para concluir a história belíssima e com um excelente desfecho.

Edivani 08/07/2020

O segredo de uma vida revelado em 5 minutos, apesar disso gostei

Camila.Alcantara 01/07/2020

O guardião de memorias
É um livro com uma excelente história, um pouco cansativo de ler pelas longas e intermináveis descrições, mas que mesmo assim acabou me envolvendo e gostei bastante.
O livro conta a história de um casal que teve gêmeos, mas que uma das crianças nasceu com síndrome de Down. Sem que a mãe soubesse, o pai entregou a filha para uma enfermeira, para que ela a deixasse em uma dessas instituições especiais, e falou para a esposa que a filha havia nascido morte. A história envolve bastante mentiras, revoltadas e a gente acompanha duas famílias tentando se adaptar as suas realidades.

Keite 25/06/2020

A história em si é muito boa, mas esperava um pouco do final.

@zurcenila 20/06/2020

Resenha (Livro) - O Guardião de Memórias - Kim Edwards
Quem conhece bem meus gostos literários sabe que além de um bom thriller sou apaixonada por dramas e esse aqui foi uma escolha excelente do Clube do Livro. A história nos traz vários assuntos importantes para discussão, mas principalmente o preconceito e a luta pela aceitação de pessoas portadoras da Síndrome de Down. Caso não tenha lido, dê uma oportunidade a esse livro maravilhoso e se não curte muito ler, assista o filme lançado em 2008 estrelado por Dermot Mulroney e Emily Watson.
?O Guardião de Memórias
??Kim Edwards
??Editora: Sextante
?Drama/Romance
??361 páginas
?LC Ago/2019
O casal David e Norah tem uma bonita história de amor. O ano é 1964 e Norah está prestes a dar à luz aos gêmeos que tanto desejava. As contrações começaram durante uma forte nevasca e apesar de David conseguir levá-la ao hospital, não havia a equipe de obstetras para fazer o parto. Ele que era médico o fez com o auxílio da enfermeira Caroline.
No momento do parto o pai identifica imediatamente na filha, o segundo bebe a nascer, sinais claros de Síndrome de Down. David pede a Caroline que leve a menina para um abrigo psiquiátrico para crianças e informa para sua esposa que a menina nasceu morta.
O motivo do impulso para não criar a filha foi o trauma que conduziu sua vida por ter uma irmã deficiente mental. Depois do dia do parto Caroline não voltou a aparecer no hospital e não custou a ele descobrir que ela não teve coragem de deixar a criança naquele lugar deplorável.
Caroline teve tanto amor pela bebe Phoebe que, com medo de perdê-la, mudou de cidade para criá-la. Em casa, David não foi mais o mesmo com sua esposa e com o tempo viu seu casamento desmoronar. Começou uma busca por sua filha, apesar de receber fotos da menina... o peso na consciência e da mentira sempre o perseguiram.
O título do livro faz referência a uma câmera fotográfica que David ganha de presente e a partir de então começa a registrar tudo e a passar muito tempo em seu estúdio fotográfico.
Durante todo o livro a gente vai se perguntando se ele continuará a conviver com aquela mentira, se contará pra esposa, se encontrará Caroline... as reviravoltas ao longo do livro são muitas e muito angustiantes.
Além de muitos outros pontos de discussão, acho inevitável comentar sobre a luta de Caroline pra inserir Phoebe na sociedade, em uma escola. A sagacidade desta personagem que nos traz uma bandeira contra o preconceito que ?o cromossomo do amor? carrega.
Costumo dizer ?o cromossomo do amor?, já que os portadores da síndrome possuem um cromossomo a mais e quem convive ou já conviveu com alguém especial portador da síndrome sabe que eles são o significado da palavra amor. Queria ainda ressaltar a importância desta discussão na semana que foi aprovado pelo senado o Dia Nacional do Orgulho Autista (18 de junho).
Nota: 4/5
*Foto da internet

Rainbow 20/06/2020

Guardião
Leitura rápida e fácil.
Indico para quem gosta de drama. Porém achei parada a drama.

flaviamaria 19/06/2020

Uma história linda, mas...
O livro apresenta uma história belíssima, porém, é bastante cansativo de se ler, a narrativa é bem longa. Na minha opinião, poderia ter sido resumida em menos capítulos.
Apesar disso, foi gostoso de ler o guardião de memórias e admirar a coragem de Caroline, que ao fazer certa escolha muda sua vida por completo. O livro nos ensina muito sobre recomeço e perdão, apesar de um final que eu não esperava para David, acho que ele alcançou a remissão pelo seus erros. Bom, é isso.

Bianca 17/06/2020

História bonita e interessante, porém achei a leitura um pouco cansativa.

Leitora estranha 21/05/2020

Impressionante
Eu comecei esse livro com uma expectativa q foi totalmente diferente da minha experiência.

No início, nas primeiras 60 páginas eu pensei seriamente em desistir, mas q bom q eu continuei.

Os personagens me irritaram na maior parte do tempo, e mostrava muito pouco a perspectiva da vida da Phoebe.

Mas esse livro mudou totalmente minha percepção da síndrome de Down.

Super recomendo.

Juuu 17/05/2020

Confesso que demorei a gostar do enredo, acredito que seja pelo fato do autor detalhar muito as situações.
Mas é um livro com enredo bem agradável e que lhe desperta curiosidade para saber como o segredo é desvendado.
Kiki 17/05/2020minha estante
Gostei muito qdo li...