O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Celeste.Vasconcelo 29/08/2021

O guardião de memórias!
No meio de uma nevasca, Norah entra em trabalho de parto e seu marido, se vê obrigado a realizar o parto dos gêmeos, o que ele não esperava é que um dos gêmeos nasceria com síndrome de down. Temendo pelo sofrimento da criança e de sua esposa, já que a sua irmã também tinha essa doença e ele presenciou toda a dor da mãe, resolveu entregar a criança para a enfermeira, pedindo para a mesma leva-lá para uma instituição onde cuidariam dela. Mas Caroline, a enfermeira, não conseguiu se desfazer da criança e resolveu cuidar dela por conta própria.
Com passar dos anos a culpa, fez com que David se afastasse de sua família, ele não sabia como contar a esposa o que tinha feito, sabia que isso a deixaria arrasada. Então resolveu guardar o segredo, mas será que esse segredo seria mantido para sempre? Ou em algum momento a verdade viria a tona?

Ayumi.kimura 24/08/2021

Mamãozinho
Esperei algo que não teve, revelou bem fraco. Não achei a leitura cansativa, porém faltou mais emoção

Rafaelbing 12/08/2021minha estante
? ou se não, e ?sim? ?perdoar? ?

José Vinícius 31/07/2021

Muito bom.
Ganhei de presente de uma amiga há muitos anos, e guardo a história com carinho. A história é interessante, os personagens são complexos e um dos melhores núcleos a se acompanhar é o secundário. No mais, recomendo a leitura, pois a cada capítulo a narração mexe com os sentimentos do leitor. Li enquanto ouvia "Circle", do Slipknot, uma música que para mim se encaixou perfeitamente ao livro em algum nível.

Camila.Poleci 07/07/2021

Triste!
Acho que esse foi o livro mais triste e mais sofrido que li na vida.
O protagonista sofre muito, a vida toda, com as decisões que toma. Quando terminei de ler e fechei o livro, senti uma tristeza sem fim e os ombros pesados.
Lembro que parti diretamente para algum livro com uma história leve e feliz, para poder tirar essa sensação.
É uma história boa, mas pesada!

Ricardo LaOch 05/07/2021

Bom livro, vale a pena entrar nesse drama
É um ótimo livro, com uma história bem intrigante. O livro lhe prende no inicio ate o momento da escolha de David em dar sua filha com síndrome de down, e lhe prende ate o fim ate o momento em que Norah descubra que sua filha esta viva, porem ate o fim a muita enrolação em grande parte, muitas descrições exageradas fazendo a leitura ficar cansativa. Mas contudo toda a história e drama vale a pena vivenciar isso através da leitura.

-natalia 04/07/2021

O Guardião de Memórias
Acho que esperei algo de O Guardião de Memórias bastante diferente do que o livro trouxe, e talvez o erro tenha sido meu mesmo. Fiquei na expectativa de algo e nem sei exatamente o que era; acho que só esperei que o tema fosse ser trabalhado de outra forma, e que (quem sabe) fosse me fazer chorar. Ele trata muito mais da questão do drama familiar em todos os anos subsequentes e de como o fato principal afetou a todos do que do fato em si. Achei bem cansativo acompanhar os personagens durante tanto tempo em suas vidas, poucos momentos me prendiam de verdade. Nem é um livro grande, mas demorei muito pra conseguir acabar tanto pela faculdade quanto por estar sem muito ânimo para prosseguir. Estava curiosa com o final, mas também me decepcionou um pouco a forma rápida com que tudo aconteceu nas últimas 30 páginas. Ao menos a Síndrome de Down foi um tema bem legal a ser tratado, especialmente agora que estou fazendo uma disciplina sobre deficiência e lendo bastante a respeito (o que me animou com o livro). Vou tentar assistir ao filme em breve de qualquer forma hehehe

John 01/07/2021

Péssimo
Acho que eu nunca tinha dado uma nota tão baixa para um livro. Li este apenas pois sou determinado a terminar todas as leituras que um dia iniciei, mas foi um sofrimento terminar. Me arrastei por meses, e só terminei pois nos últimos dias, como que para ?me livrar?, forcei-me a ler muitas páginas desse livro. A única parte boa desse livro são Al, Carol e Phoebe, que é fofíssima. De resto, tudo descartável.
Stefany Santos 01/07/2021minha estante
É sobre o que a história? kkkk

Mylena.Lima 01/07/2021minha estante
Vou passar longe desse livro aakakakaka

John 01/07/2021minha estante
O livro se passa em 1964. Um médico é obrigado a fazer o parto dos seus filhos por conta de uma nevasca. A menina, segunda a nascer, tem síndrome de Down. Ele lembra de sua irmã que morreu ainda jovem e do sofrimento que a mãe passou e decide abandonar a criança, pedindo que a enfermeira a leve a um abrigo, e diz pra esposa que a menina morreu no parto. A enfermeira fica tocada pela menina, e decide se mudar e criar ela sozinha.
Parece bom, mas a história é extremamente travada, não desenvolve direito, cheia de idas e vindas confusas, com personagens que não te fazem apegar?
Se surgir curiosidade um dia, mais vale ver o filme, de 2008; que também é bem ruim?

Mylena.Lima 01/07/2021minha estante
O melhor é ele falando o filme e dizendo q é ruim do mesmo jeito kakakakakak

Stefany Santos 01/07/2021minha estante
Sim kkkk e pensar que já coloquei ele na minha lista de leitura só por causa do título e da capa.

Mylena.Lima 01/07/2021minha estante
O melhor é q eu tbm kakakakakak

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

As nossas decisões podem impactar nossas vidas para sempre...
Um livro que me surpreendeu demais! A obra trata de como nossas decisões podem impactar nossas vidas para sempre. Em "O guardião de memórias" o Dr. David Harry, numa noite de tempestade de neve em 1964, é obrigado a fazer o parto de sua esposa, porém para a surpresa do casal são gêmeos. Porém, enquanto o menino nasceu perfeitamente saudável, a menina não estava bem e logo o médico percebeu que ela tinha Síndrome de Down. O Dr. David pede à enfermeira que o auxiliava no parto para levar a bebê para a adoção e diz a esposa que a menina não sobreviveu. Entretanto, Caroline, a enfermeira, decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. Norah, a esposa do Dr. David jamais se recupera da perda de sua filha e o casamento deles entra numa grande crise. Os anos se passam e uma grande trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, mostrando como nossas escolhas podem trazer efeitos devastadores as nossas vidas. Eu gostei bastante do livro, por tratar de um tema tão importante como a Síndrome de Down, a força do amor e o poder das decisões. Achei encantador acompanhar o desenvolvimento de Phoebe e muito bela a forma como a autora trata do preconceito existente com estas pessoas tão especiais. A autora Kim Edwards é bastante descritiva, o que em certos momentos torna a leitura um pouco arrastada, porém como a trama realmente prende o leitor, isso acaba não prejudicando o resultado da leitura. Um livro que sem dúvidas vai impactar você e a sua visão do mundo.

Vany 07/06/2021

Esperava mais do livro por ser famoso..
Confesso que li rápido, mas mais por curiosidade de saber o que acontecia depois de fato (como um filme de ritmo e narrativa que você não curte, mas agora que tu começou a assistir e viu o começo da trama ou o problema, tu quer saber se as coisas se resolvem no final..pelo menos eu sou assim).

Achei que o livro falaria de outros assuntos, que tivesse uma narrativa mais envolvente e fluida..

Mas tem hora que trava e você se força a lembrar do motivo do interesse em terminar de ler o livro..

Não curti muito o desfecho da história.. achei que poderia ter terminado melhor depois de tanto drama rs

E nossa senhora que enrolação pras coisas acontecerem..

Um misto de romance das antigas que descreve cada pedaço de vento que tem no cenário e tipo de luz que acontece mas em horas que não faz sentido ficar descrevendo no MEIO da narrativa da cena, que pode até confundir alguns leitores.

Enfim..

Eu esperava mais do livro, achei que fosse um romance mais contação de histórias e menos "detalhes da história que não agregam na história", mas pra quem curte romance, tá sem livros disponíveis, quer um livro "tipo filme de sessão da tarde" pra passar o tempo, pode valer a pena...

Teté 06/06/2021

Finalmente acabei
Essa foi uma das leituras mais arrastadas que eu li ultimamente.
Demorei muito pra conseguir terminar, apesar de querer saber o final, além disso o livro tem uma carga emocional bem pesada, o que não me agrada tanto.
Mas tem muitos pontos positivos que eu não poderia deixar de mencionar e foram a razão das 3 estrelas que eu dei: ele trata a Síndrome de Down de um modo incrível, levando qualquer um ao respeito e à aceitação e trás muitos outros ensinamentos para a vida.

Karoline 27/05/2021

Tristeza
A premissa do livro é boa, parece que vai ser uma história que vai te emocionar, mas não rolou. A narrativa é muito arrastada, cheia de detalhes desnecessários que tiraram o meu foco para o drama pesado dos personagens, mesmo querendo abandonar a leitura toda hora, fui até o fim (não valeu a pena btw)
Helen Lima 27/05/2021minha estante
Tentei sair do primeiro capítulo em várias ocasiões mas não rolou.. Desisti

Mauricio109 11/05/2021

Interessante
Li faz muito tempo, mas lembro como a leitura me prendeu. Esse livro é um exercício de empatia, pois acabamos nos afeiçoando por personagens que não são necessariamente livres de defeitos.

A leitura não é cansativa e a história se passa através de anos de forma que não é corrida para fins narrativos. Gostei demais.

fefashelf 29/04/2021

a definição de médio
esse livro não é ruim, mas ele também não é bom. todos os personagens tem daddy issues, e acho que isso define o livro basicamente. eu não gostei especialmente das muitas descrições que ele faz de coisas inúteis pra história como por exemplo ?a neve branca como um pedaço de papel sobre a luz do luar?, sabe? as palavras difíceis usadas eu simplesmente pulava pois preguiça. única parte legal foram os momentos da Phoebe com a Caroline, porque me lembraram a minha vizinha que também é síndrome de down e com quem convivi toda minha infância. é exatamente como descrito no livro, até fiquei chocada com a semelhança.
enfim, daddy issues
é isto
fefashelf 29/04/2021minha estante
as últimas duas páginas são as únicas boas do livro. se ele tivesse publicado só elas, teria sido uma escolha mais feliz