A Última Palavra

A Última Palavra Tamara Ireland Stone

Resenhas - A Última Palavra

Clara 13/10/2023

Uau
Só posso dizer que esse livro não tem o hype que merece, um plot twist que REALMENTE te surpreende, um romance bem construído, e estou morrendo de amores por esse livro

Sabrina.Oliveira 03/10/2023

Favoritado
5 estrelas e favoritado. De longe um dos melhores livros que li nos ultimos tempos. Fiquei obcecada pela Sam, eu amei a construção de personagem e toda a evolução dela ao longo da hsitoria.
Fiquei com os olhos marejados diversos momentos e senti a agonia da personagem principal.
Shippei muito o casal principal, mesmo a hostoria nao sendo um romance propriamente dito. E pra mim é ainda melhor tudo se passar no cenário de colegial, eu amo!!!

Suelen 25/08/2023

SE VOCÊ PUDESSE LER A MINHA MENTE, NÃO ESTARIA SORRINDO.
Estava vagando pela minha lista de "preciso ler" e esse livro foi um dos primeiros que adicionei nela a muito tempo, e resolvi lê-lo. E eu estou tão contente de ter entrado nessa história. Desde o primeiro capítulo até o ultimo, não consegui largar.
Sam, como ela gosta que todos a chamem, é uma garota incrível, que esconde de todos o que se passa na sua cabeça, sofre de transtorno obsessivo compulsivo caracterizado por pensamentos. A cabeça dela não para um segundo, e isso faz com que ela viva com medo.

Amizades tóxicas, problemas com o numero três, obsessão... São algumas das coisas que assombram Sam. Mas tudo muda quando um dia Caroline mostra a ela o canto da poesia, eu me apaixonei por esse cantinho, fiquei tão apegada que gostaria de fazer parte de algo assim.

Lá ela faz amizades novas e lindas, bem diferente da que ela tinha com "as oito", e também se apaixona por Aj, e tudo começa a fazer sentido, é lindo ver a forma que ela começa a se aceitar e perceber que não é ruim ou vergonhoso ser quem ela é.

Os personagens são perfeitos, fiquei apegada em todos, com vontade de abraçar cada um.

E QUE PLOT TWIST FOI ESSE???? Me pegou super de surpresa, fiquei sem ação, e tentando entender todos os momentos, e foi um choque quando a verdade veio a tona pra mim e muito mais para Sam.

Mais uma leitura concluída que me deixou com o coração quentinho, fiquei feliz por ver a evolução de Sam, e como ela conseguiu enfrentar e superar os problemas

d.zeee 19/08/2023

Achei bem ruim, o final da história estragou tudo, tava muito esperançoso, meu primeiro livro lendo oficialmente, faz um tempo, gostei de como as coisas fluíram, apesar de ter muita enrolação. Amei os personagens o envolvimento com a poesia, faz um tempão que eu não li então algumas coisas podem estar distorcidas (espero que não)

Ju 12/07/2023

Até a última palavra esse livro tocou meu coração, acho que falar que tem sua vibe ?sociedade dos poetas mortos? é justíssimo e muito disso de lidar com temas importantes e sensíveis de forma tão bonita, poética e real de uma forma que te prende, te faz sorrir, refletir e chorar me lembrou de um dos meus filmes preferidos

sweetjuu. 06/07/2023

Eu estou em prantos!!!
Sei que a resenha não tem essa finalidade, mas eu preciso deixar registrado o quão esse livro impactou minha vida nesse momento. Não sou a pessoa mais saudável do mundo e acabo de subir esse queridinho na minha lista, não sei se foi a maneira como tudo foi descrito ou a representatividade do TOC da personagem ? mas não tem uma página nesse livro que não tenha me comovido, eu realmente me senti pertencente, esse livro aqueceu meu coração de verdade. Eu amei. Definitivamente foi a leitura mais importante desse ano.

diro336 03/07/2023

_"Você está aqui
ainda costurada em mim, como fios em um suéter.
Me dando palavras
que me quebram e me consertam,
tudo ao mesmo tempo.
Apertando o abraço,
me lembrando que não estou só.
Nunca estive só.
Nenhum de nós está.
Você está aqui
ainda costurada nas palavras desta parede.
Até a última."_

Esse é o tipo de livro que você não percebe o quanto precisava ler, até você ler. É profundo, ver pelos olhos da protagonista que sofre o transtorno, é diferente de ver de fora, uma perspectiva totalmente nova.

Lucas 27/06/2023

Sem palavras pra descrever esse livro. Tem o que toda pessoa que gosta de escrever gosta, poesia e muita, cada uma delas tocando do seu próprio jeito. Esse plot no final me pegou bem desprevenido kkkk, não espera descobrir aquilo sobre a minha personagem favorita(admito, chorei muito depois que eu li). Acho q eu vou levar um tempo pra me recuperar desse livro kkkk

Nathaly97 23/06/2023

Esse livro pode ser classificado como ?acolhedor? é uma leitura leve que te ensina a priorizar as pessoas que demonstram satisfação em te ter por perto principalmente nessa fase onde estamos nos construindo que é a adolescência.

A personagem principal não é apaixonante mas é necessária para mostrar como o TOC pode influenciar a vida de um adolescente.

O mais interessante desse livro é o plot?.

EvelynSLG 04/06/2023

Lindo
Esse livro é lindo é extremamente acolhedor para qualquer pessoa que possui uma mente com um funcionamento que não se encaixa no ?normal?. Eu amei cada página e a experiência completa é incrível. Recomendo muito a leitura.

Khryka 21/05/2023

Não é o que você está pensando!
Uma leitura rápida, e dinâmica. Acontecem muitas coisas em pouco tempo, então por isso é nescessário prestar atenção.
Os personagens principais são bem construídos.
Um livro que sobre aceitação, novas amizades, coragem para mudar, onde não é necessário ir longe e sim mudar de atitude!
Um cérebro que funciona, não está quebrado, vocês só precisa aprender a ver todas as coisas incríveis que só a sua mente pode oferecer.
Ver cores com sons, um turbilhão de pensamentos ou um alto nível de concentração, só são problemas se você decidi vê-los dessa forma.
Um livro que parece bem tranquilo, mas com grandes reviravoltas.

biabibs 09/04/2023

O livro é bom, não lembro muito, mas é bem envolvente e o plottwist é maravilhoso, é uma leitura bem leve tb.

Malu 08/04/2023

Acho que me ajudou um pouco ver ela lidando com situações que eu também estava tendo que lidar, mas o ?plot? foi simplesmente bizarro, eu tava muito satisfeita lendo a vida simples e monótona de uma adolescente comum, então não achei que precisava daquilo, depois que eu cheguei no plot perdi um pouco do interesse no livro.
A história é mediana, não achei nada extraordinário, não sei se a representatividade foi tão boa quanto poderia ter sido, mas não me arrependi.

the books on the table 06/04/2023

Até a última palavra.
Desde o início a historia me prendeu. A cada página que lia minha ansiedade para continuar crescia.
Pensei que seria só mais um livro, mas acabou sendo uma trama muito envolvente, merece mais reconhecimento!!

Confesso que nas primeiras cenas achava a Sam insuportável, entretanto, ela foi me conquistando.
A evolução dela é linda de ver! A autora retratou muito bem os problemas com o TOC e o dilema entre escolher ser ela mesma ou estar com as amigas. A gente sente de verdade como se estivesse vivendo essa espécie de "vida dupla" com a protagonista.
A cada crise da Sam com o transtorno você se conecta com ela. Com certeza a espiral de pensamentos foi representada com fidelidade e emoção. Para conscientizar a muita gente que problemas com saúde mental são sérios, e que não é uma escolha da pessoa.

A conexão da Sam com as palavras e com o nado na minha opinião foi a parte mais bonita da história! A maneira como ela se prende as pequenas coisas que as fazem feliz na esperança de se encontrar nelas. E a forma como ela se aceita e percebe que não é ruim ou vergonhoso ser quem ela é.

A relação da Sam com a Sue é linda demais?? todas as cenas delas juntas aqueceram meu coração. Esse é o primeiro livro que vejo a conexão entre terapeuta e paciente sendo explorada, com certeza amei!!

Os personagens são cativantes, amei cada um e entendi seus conflitos! Mesmo os que quase não aparecem você consegue vizualizar exatamente a aparência e personalidade deles, se apegar a suas histórias e individualidades!

E ela e o AJ, simplesmente eles dois!!!!!!!!

O plot twist foi a cereja do bolo! Já estava achando a história ótima, mas isso foi o complemento. Me pegou desprevenida demais, mas amei kkkkkkkkkk

Só não dou 5 estrelas totais porque acho que a questão do bullying poderia ter sido mais explorada, pois acabou ficando algo meio superficial, mesmo não sendo a intenção da autora, acredito eu.

O livro fala muito sobre o emocional e sobre sermos verdadeiros com nós mesmos! O que é uma bomba na atualidade, já que a maioria das pessoas hoje em dia vive de máscaras e cópias, ao invés de explorar sua subjetividade.

Não sei muito bem como falar dele sem dar spoilers, só posso dizer que recomendo muitíssimo!

Maria Laura 02/04/2023

Essa foi aquela leitura rápida, mas surpreendente! Me prendi desde o começo a personagem e seus sentimentos, foi tudo muito cativante. Ponto importante para a autora que teve muito cuidado e responsabilidade ao falar sobre saúde mental, de diversas maneiras.