Psicologia das Multidões

Psicologia das Multidões Gustave Le Bon

Resenhas - Psicologia das Multidões

Icaro 03/12/2023

Futuro desenhado no século XIX
Um livro que deve ser lido com muito cuidado. O autor não deixa de explicitar o elitismo típico europeu com sexismo e racismo, bem como existem historiadores que dizem que ele pode ter dado a base psicológica para o fascismo e o nazismo.

Mas o interessante é observar que no final do século XIX, Le Bon identificou os caminhos que poderiam levar a um movimento de massa descontrolado, extremado e violento. Esse comportamento se mostra muito claro nos últimos anos em vários países, especialmente no Brasil.

Publicado pela Editora WMF Martins Fontes.

Nota 8/10 ???

João Carlos 15/08/2023

"Psicologia das Multidões" de Gustave Le Bon, embora pioneiro no estudo das dinâmicas de grupo, é criticado por sua abordagem simplista e tendenciosa. Ao enfatizar a irracionalidade e a perda de individualidade nas multidões, Le Bon negligencia nuances culturais e sociais, perpetuando estereótipos negativos. Sua análise frequentemente carece de embasamento empírico e desconsidera o papel construtivo das multidões na formação da sociedade. Em vez de oferecer uma visão completa, o livro tende a generalizar, minimizando a complexidade das interações coletivas e subestimando a capacidade das pessoas de agir racionalmente em grupos. No entanto, "Psicologia das Multidões" também merece crédito por ser um marco fundador no estudo das dinâmicas coletivas. Oferece insights intrigantes sobre o comportamento humano em grupos, explorando transformações da psicologia individual na esfera coletiva, destacando a propensão das multidões para a emoção e a ação impulsiva. Suas ideias sobre contágio emocional e sugestão coletiva ainda ressoam em estudos modernos. Embora ressaltem a coesão e a liderança nas massas, é essencial ponderar suas limitações, como a simplificação excessiva e a falta de contexto sociocultural.

Paulo @paulocorrea.br 26/08/2020

Le Bon
Recomendo. Importante leitura na área de psicologia. É um influenciador em seus pensamentos e reflexões sobre importantes assuntos que já estavam sendo abordados em sua época. Conduz seus leitores numa oportunidade de pensar sobre o seu papel no contexto histórico. Dei 3 estrelas, pois acredito que suas abordagens em meu ponto de vista são pressupostos que são apresentados como verdades. Dentro das ciências humanas é possível inferir e apresentar hipóteses, no entanto para mim é uma escrita exploratória que joga na arena política pensamentos e afirmações teóricas e ideias que por vezes são só suas e sem uma comprovação mais aprofundada com provas pesquisáveis até sua época e por vezes apresenta pontos que são influenciadas por outros de sua época sem os citar. Encontrei alguns artigos científicos, europeus, que criticam Le Bon ao que parece por se posicionar como detentor das ideias que apresentou e outros em sua época já detiam importantes reflexões sobre o assunto.

Adriana Scarpin 28/03/2015

Tenho sentimentos díspares quanto a esse livro, ao mesmo tempo que há considerações horripilantes sobre o ser social das quais não concordo, há outras bem embasadas (ao menos considerando minha experiência própria) sobre a irracionalidade do sujeito perante aglomerados de pessoas. Tirando o tom liberal, sexista e racista (esta última talvez mais pelo uso inadequado da palavra raça quando deveria ser dito cultura – o que não é um problema de tradução pois é essa a palavra usada em francês), é um livro passível de ser lido, usando as devidas ressalvas através de um olhar crítico, principalmente porque as considerações que ele faz a respeito das multidões religiosas, eleitorais e parlamentares são especialmente boas e atuais.
Nelson Rodrigues 09/02/2017minha estante
Freud realiza um diálogo crítico muito interessante e produtivo desta obra em sua obra Psicologia das massas e análises do Eu.