Convite para um homicídio

Resenhas - Convite Para um Homicídio

Isabela1339 21/11/2022minha estante
Vai ler qual agora?

Bellaa0509 22/11/2022minha estante
Tartarugas até lá embaixo, provavelmente

Isabela1339 22/11/2022minha estante
Dps do tartarugas, tem outro na tua estante pra ler?

Bellaa0509 22/11/2022minha estante
Simm, sem coração. Aquele da rainha de copas, sabe?

Isabela1339 23/11/2022minha estante
Sei, nunca tive vontade de ler

Bellaa0509 23/11/2022minha estante
Vi o povo se matando de tanto chorar quando acabou de ler e daí quis ler tbm?

Craotchky 08/02/2020

Sobre romances policiais
(O que se segue são apenas divagações sobre romances policiais.)

Dizem por aí que os romances policiais podem ser comparados com um jogo. Dois jogadores participam: o(a) autor(a) e o(a) leitor(a). O(A) autor(a) vencerá se conseguir manter velada a solução do mistério até o momento da revelação, enquanto o(a) leitor(a) triunfará se solucionar o caso antes de sua elucidação. O que acontece comigo é que me eximo de tomar parte neste game e talvez por isso não aprecio tanto livros desse gênero. Neste contexto...

acho que há dois tipos de leitores de romances policiais: o tipo que adora tentar desvendar o mistério antes da revelação e se empenha mentalmente para isso desde o início da leitura (caso de minha mãe que praticamente só lê esse gênero de literatura), e o outro tipo que não tem como objetivo desvendar o mistério e lê o livro pela história em si (meu caso). Será por isso que romances policiais não me apetecem muito? O gênero não exerce grande atração em mim. Ao menos não lembro de já ter achado um romance policial ruim. Nem amo nem odeio, em suma.

Entretanto, entre setembro de 2018 e setembro de 2019 acabei lendo a obra completa de Sherlock Holmes e gostei muito (Há anos eu tinha fácil acesso aos livros pois minha mãe possui o box da Nova Fronteira. Box muito bom, aliás). Simplesmente acho difícil não gostar de alguma história de Holmes. De Agatha Christie já havia lido dois livros embora vários anos já tenham virado passado de lá pra cá: O assassinato no expresso do oriente e O natal de Poirot. Portanto, Convite para um homicídio foi o terceiro da autora que li e o primeiro protagonizado por Miss Marple.

O livro traz um plot muito instigante: Certa manhã, no jornal local Gazette, um estranho anúncio pega de surpresa os moradores: trata-se de um convite para um homicídio. Muitos comparecem curiosos achando tratar-se de alguma brincadeira. Porém um homicídio de fato acontece. A partir disso desenrola-se toda a obra. Os personagens (suspeitos) são muitos e a trama fica cada vez mais robusta à medida que o livro avança, de modo tal que eu jamais tive a mínima ideia da solução do crime, pois, como já disse, sequer entro na leitura pensando em desvendar o mistério.

O livro realmente é intrigante e o enredo se torna bem volumoso conforme avança. O desfecho é um tanto inesperado. Fico sempre bastante impressionado com a criatividade dos(as) autores(as) deste gênero. Haja raciocínio para tecer essas tramas extremamente elaboradas! Esta obra é muito bem tramada e dificilmente o leitor não ficará preso em suas teias.

Miss Marple se mostrou uma velhinha bastante simpática e sagaz, entretanto penso que Hércule Poirot é bem mais cativante modus operandi; além disso gosto mais das histórias de Sir Conan Doyle do que de Agatha Christie. Sei lá, não sei bem explicar, mas acho as histórias de Holmes mais elegantes, sobretudo quanto a escrita mesmo.

CURIOSIDADES
Em 2015 o site oficial da escritora promoveu uma pesquisa mundial onde os(as) fãs de Agatha podiam escolher seu livro favorito. Contando com mais de 15 mil votos de leitores de mais de 100 países os três livros mais votados foram: Terceiro lugar: O assassinato de Roger Ackroyd (8% dos votos), segundo lugar: Assassinato no expresso do oriente (16% dos votos), e primeiro lugar: E não sobrou nenhum (21%dos votos). (O link para a fonte e a lista dos dez mais votados estará no final da resenha.)

Tal pesquisa me faz desejar algum dia desses ler O assassinato de Roger Ackroyd e E não sobrou nenhum. Quero ler ainda a autobiografia da escritora.

site: https://www.taglivros.com/blog/os-10-melhores-livros-de-agatha-christie-segundo-seus-fas/
Tulio Costa 08/02/2020minha estante
Nunca fui muito fã de romances policiais, muito pela falta de naturalidade dos acontecimentos, tudo depende muito do acaso para dar certo. Da Agatha Christie já li justamente os que você tem vontade de ler, O assassinato de Roger Ackroyd e E não sobrou nenhum. O primeiro, admito que me surpreendeu bastante, já o segundo só reforçou o porque não gosto do gênero.

Craotchky 08/02/2020minha estante
Também nunca fui fã mas não chego a achar os enredos muito forçados. Antes de conhecer a pesquisa eu tinha esse E não sobrou nenhum como a melhor obra dela com base nos comentários que via por aí. Tendo em vista que a resposta à pesquisa poderia ser de qualquer livro, acho os percentuais destes três primeiros bem elevados. Vamos ver o que acharei deles quando os ler.

Tayriny 11/02/2020minha estante
Acho que me identifiquei com sua mãe, apesar de não ter lido muitos.

Craotchky 11/02/2020minha estante
Ela ama. Deve ter uns 30 livros da Agatha e o citado box de Sherlock Holmes.

Márcio_MX 12/02/2020minha estante
Eu li tantos romances policiais na minha adolescência que enjoei, rs.

Craotchky 12/02/2020minha estante
Mesmo até hoje nunca li muitos.

Michela Wakami 15/11/2022

Infelizmente esse livro, deixou muito a desejar.
Não gostei da construção do enredo, achei confuso, cheio de falhas.
Demorei para entender quem era quem.
E o final não me convenceu.
Karol Alencar 15/11/2022minha estante
Infelizmente não rolou né amiga ? ??

Michela Wakami 15/11/2022minha estante
Não mesmo.?

Jóice D. 23/11/2022minha estante
Nossa! Eu com 30 anos de leitura, nunca li nada de Agatha Christie.
Se fosse para você recomendar algum dela, qual seria Michela?

Michela Wakami 23/11/2022minha estante
Joice, eu recomendaria:
O assassinato de Roger
Ackroyd.

Jóice D. 24/11/2022minha estante
Ah, vou anotar Michela. Obrigada! ??

Michela Wakami 24/11/2022minha estante
Por nada, Joice.???

Gabi Fernandes 04/05/2020

Convite para um Homicídio
Apesar de ser bem falado, o livro não é tão fluido e os personagens são todos muito parecidos. Além disso, a heroína da história é a doce velhinha Miss Murple, e já sabemos que assim como os outros livros que ela aparece, tudo indica ser um caso sem solução, até ela narrar exatamente o que aconteceu. A história começa com um anúncio de homicídio no jornal. A elite da sociedade pensa não passar de uma brincadeira e entra no jogo, mas o que acontece é que uma arma foi disparada e há um corpo na sala. A polícia é acionada, mas quem morreu foi o suposto assassino. Nada se encaixa e muitas histórias se contradizem. Quem está falando a verdade e quem não está? Quem é vítima e quem é assassino? Não foi o melhor livro dela, mas sem dúvida não foi o pior.
Ique 04/05/2020minha estante
Li e tbm não achei que eh tudo isso que falm

Gabi Fernandes 04/05/2020minha estante
Achei decepcionante

poplosers 14/08/2020minha estante
Já li e consegui adivinhar o final HAHAHAH! o que você achou dele?

Gabi Fernandes 14/08/2020minha estante
Não gostei muito não. Achei tão arrastado kkk

poplosers 14/08/2020minha estante
Eu achei até meio previsível... Mas o clima de mistério foi legal

Xuneor 26/12/2023

Pessoas c| ressentimento contra o mundo são sempre perigosas
Sem dúvidas, um dos melhores da Agatha que li até agora.

O livro começa com uma premissa um tanto quanto curiosa: literalmente, um convite para um homicídio.

O que começa como uma brincadeira se torna um fato consumado que desencadeia ainda mais sofrimento e horror pros personagens, juro.

O desfecho é surpreendente e não é "incabível" como vi algumas pessoas comentando; os sinais estavam ali o tempo todo, só você não viu ;)

Não posso falar mais muita coisa pra não estragar a experiência de ninguém, apenas que é surpreendente e vale muito a pena.
Caroline Gonçalves 26/12/2023minha estante
Eu comecei a ler esse livro. Tenho ele. Parei na página 41. Não sei, mas não consigo avançar tanto nele. Assim que ele terminar de ler os mais legais que tenho, irei retornar a ele.

Eu"

Xuneor 26/12/2023minha estante
aaa eu achei que valeu super a pena. vão acontecendo muitas coisas e achei o desenrolar e o final surpreendentes

Caroline Gonçalves 26/12/2023minha estante
Eu imagino que ele não deva ser ruim, mas tenho tantos outros livros pra ler que sempre acabo deixando esse pra depois. Mas eu 2024 eu lerei com certeza hahaha

Maria.Julia 17/10/2022

Não vi nada de mais
Sinceramente peguei esse livro várias vezes, e me forcei a terminar, foi um leitura cansativa e arrastada ao máximo, tinha grandes expectativas sobre ele por ser meu primeiro livro da Agatha Cristhie, mas foi só decepção, com isso não sinto nenhuma vontade de ler outros da autora, mas na opinião de vocês, os livros são realmente mais lentos, ou esse é uma exessão?
QueciaC 17/10/2022minha estante
Os livros dela em geral são bem detalhados (às vezes detalhes desnecessários), o que leva à uma leitura mais lenta, é claro. Eu já estou acostumada com a escrita dela então isso não me afeta tanto, mas eu entendo que possa ser cansativo.

Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Obrigado meu bem, de verdade pelo hipe que ela tem queria mesmo gostar, mas leituras muito descritivas não são muito pra mim não skksksk

QueciaC 17/10/2022minha estante
Por nada. Não se force a ler só porque os livros dela são famosos, eu já cometi esse erro com os livros de outros escritores. Leia oq vc gosta e dane-se quem achar ruim kk

Incompreendide 17/10/2022minha estante
Eu achei "Um corpo na biblioteca" mais fluido que esse, a questão de quem matou é bem mais instigante e divertida do que esse.

Leitorina 25/08/2021

AGATHA VC ME MATOU
gente, foi o primeiro livro da agatha christie que eu li na vida

Tudo começa com um anúncio super estranho no jornal, literalmente um convite para um homicídio tal horário e em tal lugar, TODO MUNDO acha que é uma brincadeirinha tipo detetive, sabe? Até a dona da casa, que não tava sabendo de nada até ver o anúncio, acha que é uma brincadeira. Os vizinhos aparecem curiosos pra saber o que vai acontecer, e às 18:30 -
- PUM
- luz apaga
- porta abre
- MÃOS AO ALTO
- dois tiros
- mas como assim o assaltante que morreu? ele se matou?

MEUS AMIGOS, vcs não sabem o que espera vcs nessa história chocante.
Edson 25/08/2021minha estante
Nunca consegui descobrir nenhum assassino, a leitura prende e eu me perdia em tantas suposições

Leitorina 25/08/2021minha estante
Eu não desconfiava de nadinha, sou muito tapada pra essas coisas

Edson 25/08/2021minha estante
Então somos dois! Mas acredite, a trama é muito bem montada, é realmente bem difícil descobrir, a alguns dias estive manifestando desejo de reler os livros que tenho

Vincento Hughes 14/12/2017

Um convite para vários homicídios
Eu li a sinopse deste livro por acaso enquanto disfarçava o empréstimo temporário da senha do wi-fi da livraria. Foi o meu primeiro livro (de muitos) da rainha do crime. Virei fã de Miss Marple, a vovó favorita da ficção, bem como do estilo literário intrigante e envolvente da autora. Ao me surpreender com o sensacional desfecho de "Convite para um homicídio", Agatha Christie me convidou para vários "homicídios" ficcionais de sua extenso e prolífico acervo.
José Igor 15/12/2017minha estante
VC acredita que encabecei no mundo dos romances policiais com este livro???

Vincento Hughes 15/12/2017minha estante
Uma feliz coincidência! Eu li duas vezes. Rs.

José Igor 19/12/2017minha estante

Manuelle.Brandine 06/11/2023minha estante
Onde vc ouviu??

Jackie! 07/11/2023minha estante
No Audible*

Manuelle.Brandine 08/11/2023minha estante
Obg

Tiago 16/11/2009

Primeiro livro com a Miss Marple!
Tinha uma enorme curiosidade de ler um livro com a Miss Marple,até então só tinha lido livros com Poirot e tc... Me falavam que a Miss Marple tinha um "jeitinho" de conseguir desvendar o caso, e tem mesmo. O que todos pensava que seria mais uma velhinha gagá se trasformou em uma velhinha bastante esperta. O lirvo começou um pouco confuso com aqueles nomes todos (realmente tenho sério problemas em decorar os nomes dos livros da Agatha) Mas é questão de costume. Achei meio sem sentido o convite para um homícideo no jornal, mas depois eu entendi melhor. Foi simplesmente emocionante quando deu 18:30 no relógio e as luzes se pagaram, fantástico. Ao todo foram 4 assassinatos (adoro quando tem mais de 1 assassinato). No final, como sempre foi surpreendente, e como sempre eu não adivinhei o assassino. É revoltante como eu nunca adivinhei nenhum assassino mas se descobrisse antes qual graça teria? Recomendo para quem quer um bom suspense. Mas eu teria gostado mais se a Miss Marple tivesse aparecido mais. Partindo para o próximo livro da tia Agatha.
Rebeca 16/01/2010minha estante
Esse também foi meu primeiro da Miss Marple!

Frank 13/09/2012minha estante
vai ser o meu primeiro com a Miss Marple, já li vários com o Poirot, tô super curioso pra ver esse "jeitinho" dela que todo mundo fala! Os finais são sempre incríveis, e eu já consegui descobrir alguns assassinos!

Rodriguinho @literario.rojo 04/11/2016minha estante
Confesso que o nome dos personagens estava complicado de pronunciar hahaha
Miss Marple magistral novamente no desenlace da história e esperta

Manu 31/01/2024minha estante
Eh bem a representação da sociedade atual né amg, o povo fazendo tudo por dinheiro e o preconceito com estrangeiros

aajoris. 31/01/2024minha estante
juro ela fez por dinheiro,
as outras duas fingiram ser outras pessoas
por dinheiro
mas o alvo de piadoca era
sempre a mitzi

Manu 01/02/2024minha estante
Sim sim tudo por dinheiro, basicamente o livro eh voltado pra mostrar o q as pessoas fariam por dinheiro
No caso da Mitzi foi pura xenofobia e preconceito msm q eles tentavam fingir q não, uma palhaçada com a coitada

leticia 01/08/2020

meu primeiro da miss marple! achei que ela fosse ter mais participação. esse foi o primeiro livro da agatha que eu descobri a assassina ? mas não era bem como eu pensava.
Helena.Merces 01/08/2020minha estante
Um muito bom com Miss Marple é Mistério no Caribe, eu fiquei muito surpresa ao descobrir o assassino.

leticia 01/08/2020minha estante
todos os livros da agatha que eu li eu sempre ficava surpresa com o final. mas só li os do poirot até esse

Helena.Merces 01/08/2020minha estante
Eu também sempre fico surpresa. Mas a maioria que eu li tb foi de Poirot

NayPampolini 30/07/2021

Poderia ser melhor...
O livro é bom, a leitura é fluída e o plot inesperado, estamos falando da rainha, mas mesmo com todos esses elementos acho q falta carisma pelos personagens e algo ali com os personagens q nn são tão interessantes assim.
Ale 01/08/2021minha estante
Esse é surpreendente, achei q tu daria 5/5

NayPampolini 01/08/2021minha estante
Jsksksldk falta carisma

Ale 01/08/2021minha estante
Tadinho?

Bruna 17/09/2020

Bom desde o título
Primeira vez que leio uma história de Miss Marple e não sei por que demorei tanto pra fazer isso. Tem uma pegada diferente de Poirot, mas com a mesma qualidade.

"Convite para um homicídio" já atrai o leitor pelo título, não é verdade? E logo nas primeiras páginas já compreendemos o que vai acontecer. O que a vizinhança entende como uma brincadeira anunciada no jornal vai se transformar em uma tragédia. Tudo se passa em Little Paddocks, casa de Letitia Blacklock. Às 18h30 em ponto, com todos os convidados para o homicídio presentes no local, as luzes se apagam e alguém entra na sala gritando "mãos ao alto". Depois disso: gritos e tiros. Supostamente, o alvo seria a dona da casa, porém, quem acaba morrendo é o próprio misterioso que invadiu a residência. A partir de então, cabe à polícia e, mesmo que não oficialmente, à Miss Marple, desvendar o crime.

São tantos suspeitos que no começo eu fiquei perdida. Nomes parecidos, descrições também. E muita coisa só a Miss Marple para conseguir descobrir mesmo! Ela é bem mais sutil que Poirot e meio que se infiltra entre os personagens para poder obter informações. Adorei!

1950 / 218 páginas
Rebeca 17/09/2020minha estante
Tenho que acabar com meu preconceito com Miss Marple

NiaraH 17/09/2020minha estante
Comecei a ler "um corpo na biblioteca", também tinha muito preconceito com a miss marple, mas esta muito instigante o livro, estou empolgada e perdendo o preconceito com ela. A autora é sensacional, ja li vários, mas sempre com o Poirot. Mas essa outra escrita esta me surpreendendo.

Bruna 19/09/2020minha estante
Eu tava muito apegada a Poirot kkkk Mas acabei gostando bastante desse tbm!