O eterno marido

O eterno marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

Michele Soares 06/02/2024

F. dostoievski in his very prime - ou: um amor incômodo.
Estranhíssimo. mas essa talvez não seja ao certo a palavra. talvez a palavra ideal para essa história seja surpresa. e tensão. como se a comunicação entre o protagonista e seu amigo-rival-inimigo nunca alcançasse seu termo. algo paira no ar, inaudito até o final (talvez replicado pelo fato de - mini spoiler - a história terminar com uma pergunta, sem resposta).

no final das contas, é uma história de pessoas que estão, para o bem ou para o mal, indefinidamente ligadas uma a outra pelos meios mais plausíveis e também pelos meios mais improváveis, você se pergunta quem é o encosto de quem nessa história, quem é obcecado por quem, quem persegue quem, e por que raios esses personagens ainda estão juntos, ainda dividem a mesma cena. nem os próprios personagens sabem o porquê, ao menos é o que o protagonista percebe. pode não ter motivo, e ainda sim é uma ligação incontornável.

e angustiante

e uma prova de como a literatura antecipou em anos luz a psicologia. stendhal e dostoievski foram os grandes psicólogos e, um com o vermelho e o negro, e dostoiévski com essa obra principalmente dão a ver personagens tão psicologicamente nuançados que num primeiro momento você se pergunta se eles são malucos. mas, isso é o pior: passada a primeira impressão, você percebe que eles são só humanos. tão humanos quanto um corpo de palavras dispostas em papel podem ser. tão complexos quanto.

no limite entre o amor e o ódio e a inveja e o ciúme. a linha tênue. a perturbação. impossível conhecer o outro até o final. terminei esse livro e não sei mais sobre seus protagonistas do que no começo. o que sei do eterno marido é o que o protagonista vê e interpreta (passagens surpreendentes pra mim, que me sinto uma leitora desatenta quando o personagem crê desvendar na minúcia as intenções do outro. o que eu dou, a um e a outro, é o benefício da dúvida. princípio jurídico: inocente até que se prove o contrário. embora inocente não queira significar bonzinho. não existe um personagem bonzinho em dostô). não sei nada sobre eles. vou mandar e-mail: dostoievski não entendi. porém, não entender faz parte da graça dessa história grave demais para ser cômica, apalhaçada demais para ser trágica. impressionante. inquietante. e mortalmente ambíguo. uma faca de dois gumes disfarçada de história de c0rno.

Luiza.MarAal 01/02/2024

Gostei das reviravoltas e como o livro trabalha muito em cima dos diversos conflitos da vida dos personagens, representando muitas contradições e confusões internas que temos, mas achei meio arrastado algumas partes, gostei dos diálogos em um geral, e estou numa fase engajada na leitura, mas talvez se não estivesse assim, possível que deixaria essa leitura de lado e demoraria pra acabar. Porém, ainda acho que vale a pena ler.

Danilo 30/01/2024

Para mim é sempre difícil classificar uma primeira leitura de qualquer obra de Dostoievski. O eterno marido não é bem um triangulo amoroso, é muito mais sobre vaidade, tristeza e solidão.

hemily 27/01/2024

?não sei nem mesmo libertar-me de mim no presente?
Um indivíduo um tanto desequilibrado e de saúde questionável, é confrontado pelo seu passado por uma pessoa na sua porta que se trata nada menos nada mais do que o marido da sua ex amante (que àquele ponto, já estava em outro plano) então acompanhamos Talaricov (Veltchaninov) e Cornovitch (Pavlovitch) ao longo de uma história relativamente simples e psicológica, mas em que tudo pode acontecer

Sobre opiniões pessoais agora, eu sinceramente não consegui um ritmo esperado e a leitura não foi muito fluída, me fazendo quase largar em algumas partes. Na verdade, a parte mais divertida do livro para mim foi a sinceridade do protagonista, afinal, "O que que eu tenho a ver com isso?"

Pode ser um começo interessante para quem vai ler o autor pela primeira vez, por se tratar de uma obra menos densa. (Por mais que eu ainda prefira a leveza profunda poética em noites brancas!)

Leticia2513 23/01/2024

Romance sobre um triângulo amoroso, com foco no marido e no amante. Enredo forte, que te prende do início ao fim, com um toque de curiosidade de saber o que vai acontecer em seguida.

jo ^^ 22/01/2024

A escrita de Dostoiévski sempre é viciante. Em seus livros sempre escreve os traços psicológicos de uma forma tão profunda que as vezes chego a ter empatia pelos personagens.
Ao decorrer do livro tive tanta raiva e compreensão pelo mesmo personagem, me deixando até confusa!
Indico muito (lembrando que não é para todo mundo os livros dele).

Amanda2480 16/01/2024

Babado, confusão e gritaria ??
Isso aqui é entretenimento de qualidade!
Basicamente uma novela com trisal, confusão, muito drama e humor na medida certa ( me diverti demais kkkk)
Terminei a leitura antes es do progamado pois não conseguia largar.

Leitura de Janeiro do Clube Litterae ?

Raquel 14/01/2024

Uma obra-prima que desvenda as complexidades emocionais e psicológicas das relações matrimoniais. A trama, permeada por um intenso jogo de ciúmes e redenção, revela a genialidade do autor em explorar as profundezas da psique humana.

Dostoiévski tece uma narrativa intrigada, onde o personagem principal, Ivánovitch, é confrontado com seu próprio passado quando um misterioso homem, Dmitri Pávlovitch, alega ser o eterno marido de sua falecida esposa. Essa premissa instigante é habilmente desenvolvida, mergulhando o leitor em um turbilhão de emoções e reflexões.

A força do livro reside na análise perspicaz do autor sobre as fraquezas humanas, especialmente no contexto do casamento. Dostoiévski desafia as convenções sociais da época, expondo as inseguranças e os tormentos emocionais que permeiam as relações íntimas. A prosa densa e filosófica do autor contribui para a profundidade da narrativa, provocando uma reflexão sobre a natureza da culpa, do arrependimento e da busca pela redenção.

No entanto, a densidade da trama e a complexidade dos personagens podem alienar alguns leitores que buscam uma leitura mais leve. Além disso, a extensa introspecção dos personagens pode tornar a narrativa lenta em alguns momentos.

Em suma, "O Eterno Marido" é uma obra desafiadora e recompensadora que oferece uma visão penetrante das relações conjugais e da psique humana. Dostoiévski, mais uma vez, demonstra sua maestria em explorar as nuances mais profundas da condição humana, proporcionando uma leitura que permanece relevante e intrigante ao longo do tempo.

clara! 13/01/2024

O Cornocov e o Talaricov
Mais uma vez Dostoiévski nos entrega intriga familiar e uma profunda exploração do sofrimento humano. Muito gostosinho de ler, eu não conseguia parar, e acredito que seja uma boa opção para quem quer começar a ler russos. Não vai transformar completamente sua vida ou teu ser, mas com certeza vai te servir entretenimento de qualidade.
Yasmin 26/01/2024minha estante
Cornocov e talaricov hahahaha

clara! 26/01/2024minha estante
Apenas a verdade! Hehe

Carolina 11/01/2024

Um misto de mts coisas
Acho que foi um livro um tanto rápido, muitas coisas doídas aconteceram e o plot twist do final me deixou boquiaberta ???

Larissa3666 05/01/2024

Esse foi o meu primeiro contato com a literatura russa e realmente como são dramáticos não é mesmo? Isso não me desfez desgostar do livro porquê é uma característica que amo, mas aqui também não fui especialmente cativada. A escrita é realmente diferente, talvez por ser um clássico, talvez a tradução mas fiquei curiosa para ler mais do autor e ter uma opinião mais formada dos seus livros. Quanto a história em si, teve minha atenção por alguns momentos mas nem tantos, os personagens no geral sendo bem desinteressantes na minha opinião. Talvez nas obras-primas do autor eu consiga me conectar mais com suas histórias já essa aqui realmente foi mediana pra mim.

Tatið 03/01/2024

"Sim, ele me amava com maldade"

?O monstro mais monstruoso é um monstro com sentimentos nobres; eu sei disso por experiência própria, Pável Pávlovitch! Para o monstro, a natureza não é mãe carinhosa, mas sim madrasta. A natureza cria monstros, mas não para ter pena, e sim para dar cabo deles? e com razão. Hoje em dia, abraços e lágrimas de perdão não saem barato nem para pessoas decentes, quanto mais para gente como eu e você, Pável Pávlovitch!?

Mariana Rodrigues 02/12/2023

O Eterno Marido
No meio da noite, um homem atende a uma batida na porta. O marido de uma antiga amante o espera na soleira, mas ele ainda não sabe se o romance foi descoberto. A partir dessa premissa, se estabelece um intenso debate intelectual, que levará os dois homens a conclusões devastadoras.
Em O eterno marido, Dostoiévski destila toda a sua capacidade de construir enredos arrebatadores e ao mesmo tempo filosoficamente profundos. Ao revisitar temas caros ao autor, esta narrativa madura se revela um de seus romances curtos mais bem-acabados e uma das mais sensatas reflexões sobre a dualidade do amor.

Alex 02/12/2023

Casos de família russo antigo.
"Tem c0rn0 , tem p?t4, tem v14do .."
Isso tava melhor que novela das nove, eu simplesmente ADOREI, além de prender muito, ter um enredo cheio de reviravolta e intriga, tem oque o povo gosta né. Tem umas partes que achei bem lgtv né, mas talvez seja esquizofrênico.