O Eterno Marido

O Eterno Marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

Luuizafkr 09/10/2023

Dostoiévski me surpreende sempre
O que eu posso dizer desse Russo que ganhou meu coração?? Cada obra que eu leio eu me admiro mais com as histórias, a narrativa, os personagens. Perfeito!!

elisamadlyreading 02/10/2023

Eterno marido?
Definitivamente, um livro não convencional.
?o eterno marido? tem uma abordagem caricata de uma crônica sobre a qual o leitor não pode pensar por si mesmo: engloba uma abordagem psíquica completamente exposta ao ridículo. um livro que não foi escrito para fazer sentido, mas para expor ao leitor simplesmente o que cabia. a simplicidade com que os fatos são abordados e a experiência de leitura de um livro completamente fora do habitual marcam o que eu defino como definitivamente, uma obra prima.

Mandretty 28/09/2023

Um solteirão convicto acha que está sendo perseguido nas ruas da cidade onde mora. Ao atribuir essa sensação ao seu debilitado estado de saúde percebe que estava errado.
Um encontro com um amigo de outrora e a notícia do falecimento da esposa também sua amiga, faz com que uma série de revelações e acontecimentos do passado tirem Veltchaninoz dos trilhos.
Dostoiévski como sempre genial.

Thais645 26/09/2023

Um triângulo amoroso destrutivo
Neste livro apresentados a um homem que tem uma classe social elevada, porém já é considerado velho (em torno de 40 anos) e está passando por uma crise financeira. Então começa recordar de suas ações da juventude, que incluía humilhar pobres, e ter relacionamentos e abandonar mulheres grávidas, e o principal ? ser amante de mulheres casadas, deste em especial uma se recorda com muito carinho, pois, planejou até uma fuga, contudo nos últimos instantes, a mulher desisti. Passa nove anos, e de uma maneira nada convencional, Reencontrar o marido dessa mulher com a sua filha, a partir daí teremos ?? diversas descobertas e o principal, consequência deste atos entre aspas não pensado
De todos os livros do autor este é o mais leve, porém devo confessar que ele é bom mas não ganhou meu coração, como outros livros como gente pobre e memórias de subsolo, mas vale a pena a leitura.

Daniella.Santos 22/09/2023

Um russo é um russo
Meu segundo Dosto. Foi escrito em uma outra época, por uma pra cultura, então tem bastante coisa que é preciso relevar. Mas ainda assim é possível ver que mesmo para ele tinham coisas que mereciam a crítica mesmo naquela época

v de vanisse 17/09/2023

O eterno marido e o eterno amante
Descanse em paz Fiódor Dostoiévski, você teria amado as minisséries da Globo. Sério, que novelão (e eu falo isso no bom sentido, tá?).
Não acho que seja um dos melhores livros do Dosto, mas vou lembrar desse aqui com carinho? a cena de um certo beijo me pegou de surpresa, sério, não esperava MESMO. Enfim, não vou entrar muito em detalhes aqui, vou apenas pedir para que vocês LEIAM. Gostei bastante.

Diana 09/09/2023

Uma novela Russa
Cheio de drama e reviravolta, em poucas semanas acontecem muitas reviravoltas. A escrita do Dostô impecável. Hilário e reflexivo na medida.

Rafael1906 07/09/2023

Ele é do tipo que nasceu para ser um eterno marido.
Esta novela narra a vida de dois amigos que estavam em traquilidade até o outro descobrir que era traído por ele com a esposa. Depois de se mudar e de alguns anos passarem eles se reencontraram para resolver as contas. Além disso, existe uma criança, provavelmente filha dele. O eterno marido tenta vingar-se de toda a situação mas falha desastrosamente pois é um bêbado, desleixado e enlutado pela morte da esposa traidora. Uma história que aborda a psicologia humana e até onde uma situação confortável pode manter um homem como um eterno marido.

agathatriste 26/08/2023

O que uma mente culpada é capaz de fazer?
Publicado em uma revista em 1870, o livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de um homem que ao atender uma porta no meio da noite, depara-se com o marido de sua ex-amante.

O psicológico da mente culpada é muito bem construído nesse livro. Sentimos as dúvidas dos personagens.

O ciúme, a infidelidade feminina, os conflitos internos do ser humano... Temas atemporais neste livro são apresentados muito bem apesar das poucas páginas.

Não virou um dos meus favoritos, mas esse livro é um bom começo pra quem nunca leu nada do autor. A culpa na mão de Dostô, vira novela.

Fabiana 25/08/2023

Novelão
Um novelão russo, drama, ciúmes, o clássico.
Mas como um bom clássico muito bem escrito, e por se tratar de um russo achei a leitura fácil nem se compara com um Crime e castigo da vida, e não estou falando da quantidade de páginas e sim do tipo de escrita, deu para entender?

Gui 14/08/2023

Dostoievski nunca decepciona né. Personagens perturbados e intrigantes e um suspense que se mantém em cada capítulo. A situação sempre tem como piorar mais um pouco.

tete.taylors 29/07/2023

Se um dia eu ler um livro do Dostoievski e for ruim, saibam que é o fim dos tempos.

Livro curtinho, com um humor muito atual e ácido e do jeitinho que o brasileiro gosta: cheio de traição.

Esse livro consolidou o que eu achei do autor no meu primeiro contato, ele é BRILHANTE.

É isso. Leiam, amores ?

Karime 22/07/2023

Ele amava com maldade, é esse e o amor mais forte.
Veltchaninov é um homem maduro e bem sucedido, dono de boa influência e dinheiro. Ele vê seus dias se atormentarem ao ter lembranças de coisas que fez em seu passado e essas lembranças o deixam irritado, com insônia e ansioso.

Veltchaninov encontra um amigo antigo que agora é o viúvo de uma mulher que ele foi amante, ela que fora uma paixão torrida sua e o afastou sem rodeios o deixando à mercê da culpa pelo seu ato impróprio.

Veltchaninov se vê sendo ainda mais atormentado ao descobrir a existência de Liza, a filha da mulher que ele um dia amou e que agora sofre com a bebedeira de Pável o homem enlutado pela mulher que o traia e " Pai" de uma menina doente e de luto pela mãe.

Veltchaninov e Pável entram em uma dança de desencontros e palavras não ditas sobre o passado que liga os dois.