Minimalismo Digital

Minimalismo Digital Cal Newport

Resenhas - Minimalismo digital

Patty 27/04/2021

Importante reflexões
O livro me fez refletir sobre uso das redes sociais e do smartphone. Apesar de não concordar com autor em alguns momentos acredito que seja uma leitura obrigatória.

Rafael.Honorato 30/04/2021

Uso consciente das tecnologias
Minimalismo digital é um livro que mostra como as tecnologias digitais, devido ao excesso de informação que proporcionam e dos seus mecanismos de absorção de atenção do usuário tem trazido mudanças negativas no comportamento humano.

O livro apresenta a como elas tem impactado na nossa atenção, relacionamentos, tempo sozinho, foco no trabalho e lazer de qualidade.

O autor apresenta diversas sugestões muito interessantes de práticas simples de como recuperar a qualidade desses âmbitos da vida sem descartar os infinitos benefícios que as tecnologias proporcionam, muitas vezes até os potencializando.

Sugestões que podem contribuir imensamente na qualidade dos nossos relacionamentos, produtividade e bem estar. Achei que vale muito a pena conhecer essas técnicas e sugestões apresentadas no livro e tentarei aos poucos aplicar as que mais fizerem sentido pra mim.

E você o que pensa sobre esse assunto?

Adiene 08/11/2021

Minimalismo digital (4,12)
Escrita 4/5 - A escrita é muito boa, prende a gente, envolve situações diversas e não é tão complexa (exceto quando retrata pesquisas científicas)
Didática 5/5 - O livro tem um sistema que eu achei muito eficiente que consiste hein falar o intuito de cada capítulo ao final dos mesmos, colocar práticas acessíveis e também apresentar dados científicos e contextuais para reafirmar a opinião sobre o tema. O autor apresenta também dois lados da mesma moeda, mostrando como pensam as pessoas que não conseguem perceber o malefício das redes. O autor também apresenta formas de utilizar a tecnologia de maneira eficiente.

Entretenimento 3.5/5 - No geral, o livro não é chato. Mas é preciso ter bastante atenção nos seus ensinamentos e na linha de raciocínio para não perder o conhecimento oferecido. Em partes de contextualização, sinto é claro que a força necessária para ler é maior. Porém, isso é compreensível já que trata de questões mais complexas

Aprofundamento no assunto 4/5 - Ao meu ver, o livro não precisa de mais aprofundamento, já que seu público alvo é a população em geral, e nesse quesito, ele convence bem com a apresentação de suas ideias. O livro conseguiu abordar diversas facetas da vida humana e como diminuir o uso da tecnologia tóxica em cada uma delas. Falou sobre solidão, lazer, abstinência completa de redes e smartphones, como conciliar uma profissão majoritariamente tecnológica com o minimalismo digital e etc. Mas senti falta de algo, não sei o que, mas senti.

evyfreitas 05/06/2021

Interessante e necessário
No mundo tecnológico e repleto de mídias sociais que frequentemente consumimos é necessário questionar o quanto de mídias sociais usamos e a motivação.
Livro traz informações importantes sobre o assunto além de experiências de pessoas que adotaram o minimalismo digital. Leitura leve e fácil.

bianca 08/06/2021

Impactante e realista, acho que todos deveriam ter uma leitura como essa antes de ingressarem no mundo digital, para ter uma noção do quão prejudicial pode ser, mas também como pode ser benéfico se usado da forma correta.

Paula1735 17/06/2021

Estudo científico sobre tecnologia e qualidade de vida
Cal Newport ficou conhecido após o sucesso de seu livro "Trabalho Focado". Ele percebeu que precisaria escrever mais um livro porque muitas pessoas o questionavam: como fazer um trabalho focado se não consigo parar de usar meu celular? Então, "Minimalismo Digital" foi preparado e publicado, apresentando confirmações para suspeitas que todos nós temos, como: será que o uso que faço das redes sociais é saudável? Provavelmente, a resposta é não.

Dentro das justificativas cientificamente comprovadas e embasadas em artigos acadêmicos, Newport esclarece os inúmeros malefícios que um uso compulsivo das tecnologias pode nos trazer, incluindo danos à nossa saúde mental (depressão, ansiedade..) quanto à nossa saúde física. Atenção: não é o uso em si das mídias tecnológicas, mas seu uso compulsivo, passivo e irracional (o que representa os hábitos de 99% dos adultos)

A parte mais radical do livro é a proposta de implementar a faxina digital. Durante 30 dias, você não fará uso de nenhuma tecnologia opcional, mas ocupará seu tempo com lazer de verdade, estruturado, planejado, e ficará sozinho com seus próprios pensamentos. Segundo ele, ao final desse período, você acabará percebendo que não precisa usar tanto o celular quanto estava acostumado.

Achei uma obra muito pertinente, com muitas informações claras e urgentes, mas dei 4 estrelas porque por vezes o autor se estende demais com exemplos e casos reais antes de ir direto ao ponto.
Recomendo a quem gosta de pensar fora da caixinha.

Day 17/06/2021

pensando pensamentos
Gostei muito da proposta do livro e de como o autor desenvolveu isso. Foram pensamentos importantes que me ajudaram a entender de forma mais sólida o porquê de eu querer diminuir o uso das redes sociais. Antes eu tentava e em 2 dias voltava por puro tédio, mas com as dicas ao longo do livro foi ficando mais claro que na verdade eu não preciso estar online o tempo todo.
Tirei 0,5 estrela por um detalhe, porque em um dos capítulos ele bate muito na tecla de que você precisa estar sempre fazendo algo de útil, e não concordo tanto. Acho que deve ter momentos em que a pessoa pode só olhar o gato se lambendo por 40 minutos e não fazer mais nada além disso, e tudo bem. Essa ideia de estar sempre sendo produtivo, pra mim, é coisa de quem fala "trabalhe enquanto eles dormem", o que eu discordo completamente.
Achei legal também comparar as dicas com os dias atuais na pandemia, pois atualmente é simplesmente impossível ligar pra um amigo e sair com ele pra tomar um café.
Enfim, acredito que é uma boa leitura pra quem tem esse desejo de se desconectar um pouco.

Andre.Arruda 22/06/2021

Desconecte para se conectar
De ensinamento, mostrou que precisamos desligar o celular para escutar nossa voz interior. Recomendo.

Beto 13/07/2021

Abre teus olhos sobre o uso das tecnologias
Livro muito bom e bem viciante sobre como podemos reduzir a nossa presença e ansiedade por estar sempre on-line. Me ajudou a reduzir o vício nas redes e ficar mais tempo off-line na vida real

sara.fonsecc 26/07/2021

a internet ainda vai nos matar
achei bom os vários choques de realidade que o livro trouxe, principalmente pelo fato de eu ter crescido no meio tecnológico e realmente não me ver sem um aparelho eletrônico ou internet.

gostei de como o autor deixou o "soco no estômago" muito sutil e simples, ao nos declarar praticamente viciados e manipulados, e acho que todos deveriam dar uma chance pra esse livro e perceber o quão alienados estamos ao meio digital. ?

Elisio Rebouças 28/07/2021

Como manejar as redes
Sabemos que as redes sociais viraram um mal social. Além do que perdemos muito tempo por sermos submetidos a propagandas e manipulações de algoritmos que nos torna viciados. Minimalismo Digital não é um manifesto contra as redes, mas sim um alerta a todos os perigos e como mitiga-los, saber usar seu tempo de forma produtiva e até mesmo ter tempos de calmaria total, sem nenhum tipo de estímulo (acreditem, isso também é essencial). Essencialismo digital, me perdoem o trocadilho, é um livro essencial nos dias de hoje, mesmo por que, você já parou pra pensar que nós trocamos a nossa quantidade de vida pelo tempo que dedicamos a certas atividades? Aproveite a vida e use seu celular com moderação. Ah, e leia esse livro.

leleka 26/08/2021

Você é viciado em rede social?
O livro trás importantes reflexões sobre o nosso relacionamento com a tecnologia, principalmente com as redes sociais.
Meu vício no twitter e instagram sempre me incomodaram muito, e esse livro trouxe dicas bastante práticas de como lidar com isso. Algumas um pouco difíceis de colocar em prática, mas totalmente possíveis.
Recomendo demais essa obra pra todos aqueles que estão preocupados com o tempo que gastam nas mídias sociais e querem mudar seu relacionamento com a internet.

Karol 31/08/2021

Super recomendo para quem se interessa pelo assunto
"Adotar o minimalismo digital não é um processo concluído no dia seguinte à sua faxina digital; em vez disso, requer ajustes contínuos."

O livro trata de um tema que eu me interesso bastante. Gostei das reflexões e exemplos que o autor trouxe. Ele ensina como se tornar um minimalista digital e ter uma maior qualidade de vida. O autor traz o conceito de ter um lazer de alta qualidade que é longe das redes sociais. Também traz a faxina digital de 30 dias e aos poucos introduzir outras tarefas como algum hobby. Ao voltar as redes sociais, é importante refletir a sua utilidade e qual seria a melhor forma de utilizá-la. Enfim, gostei bastante do livro, o assunto foi bem abordado e foi o livro mais completo que já li sobre isso.

Kamila With K 17/09/2021

Já fui um ser humano...
Com a era tecnológica que nós vivemos, é fácil nos conectarmos com milhares de pessoas e ao mesmo tempo não ter conexões reais, as mídias sociais hoje em dia são o palco da vida aparentemente perfeita das pessoas, um fato comprovado no livro é que desde o surgimento delas os índices de ansiedade e depressão aumentaram drasticamente, devido a comparação que elas causam. Será que nós precisamos mesmo passar no mínimo 2, 3 horas verificando a vida de pessoas que se quer conhecemos? O que isso edifica na nossa vida? Precisamos mesmo verificar as mensagens, no meio do trânsito, no trabalho e até mesmo enquanto conversamos com alguém? O uso compulsivo dessas mídias sociais nos tornou impacientes e intolerantes com interações primitivas, olho a olho, toques, substituídos cada vez mais por emojis e like.
Já fui um ser humano, hoje não sou mais... Leiam o livro para ter um consumo mais consciente de mídias sociais.