Minimalismo Digital

Minimalismo Digital Cal Newport

Resenhas - Minimalismo digital

lcsvini.rods 04/02/2023

A meu ver, começa muito bem, deixa de te "prender" no meio, mas tem um bom encerramento com os capítulos finais. Carece um pouco de profundidade nas razões para o minimalismo digital, já que não é um livro científico (e nem pretende ser); então, para aqueles que ainda estão céticos quanto a essa filosofia, pode não convencer, já que os argumentos para adotá-la são pouco embasados em pesquisas científicas. Esse "defeito" é compensado com os diversos exemplos de pessoas que passaram a ter uma relação mais inteligente com as tecnologias. Ainda assim, para quem já reconhece o excesso de tecnologia como problema (como foi meu caso), este livro é um bom manual para colocar em prática o minimalismo digital, já que as dicas do autor são ótimas e levam a insights interessantes de como colocar essa filosofia em prática.

Nanda 18/01/2023

Simples e direto
Ótimo livro para quem está tentando ter uma relação melhor com a internet e com as redes sociais, em uma geração que não consegue viver mais sem o mundo digital, o livro da várias dicas que inclusive vou incluir no meu dia-a-dia.

Aylla.Cardoso 17/01/2023

Uma leitura que aborda diversas facetas na perspectiva do minimalismo, foge da regra que te obriga a aplicar regras solidas para vivenciar essa experiência na vida, se propondo então a agir de forma mais metodológica, já que o mesmo faz uma pesquisa de campo com pessoas distintas e bem diversas, para assim, com base nessas experiência, sugerir possibilidades diferentes para o mesmo tópico.

Maurício 23/12/2022

Minimalismo Digital
O livro é bem atual e tentar expor os malefícios do uso das mídias sociais de forma irracional. Carl tenta expor sua ?tese? sobre minimalismo digital com fundamento em vários recortes feito de diversas fontes como: jornais, notícias, artigos e afins. Muito do que fora exposto pelo autor não tinha ouvido se quer falar, (e já sei o porquê) a economia da atenção é um termo novo para mim, que durante a leitura pude entender mais sobre de forma resumida, o que me fez ampliar a percepção sobre como é gerada a economia e extraída pelo meio digital.
Muitos vão achar que ser um minimalista digital hoje é ruim, ideia de louco ou qualquer outra definição que usem para camuflar sua dependência digital, (já fui assim), as técnicas propostas por Carl são bem radicais, o que pode causar bastante desconforto para aqueles que possuem uma certa dependência (vício) nas redes, mas durante o livro você vai conhecer diversas sugestões para tal prática, mas o que pude perceber com os relatos de seus leitores e fontes, é que você tem autonomia de adapta-las de acordo com a necessidade de cada um, mas sempre ter cuidado com as armadilhas que você mesmo pode cair no seu método. Outro ponto que me interessou e me fez dá mais créditos ao livro são as citações das fontes pesquisadas pelo autor no decorrer do livro, isso dá mais seriedade e credibilidade ao que está sendo exposto, até porque como descrito pelo mesmo, ele não usa redes sociais, mas isso você vai entender no decorrer da leitura.
Este livro é indispensável para refletirmos sobre como funciona os bastidores das mídias sociais e como elas se alimentam da sua atenção (verdadeira maquina de caça níquel), ser minimalista digital é ser consciente nas suas escolhas e modo como usa os meios digitais para consumo de conteúdo ou socialização, é ser pragmático, mas sem perder foco e objetivo, é avaliar o que as mídias sociais tem de fato para oferecer e não cair nas armadilhas da economia da atenção.

Geovanna.Holanda 26/11/2022

interessante
O livro fala sobre a filosofia minimalista aplicada a tecnologia e me lembrou muito o livro "10 motivos pra apagar suas redes sociais" (não tenho certeza se esse é o nome), mas os argumentos sobre a economia da atenção são semelhantes, mesmo que aqui mais profundos. Acho interessante sempre trazer essa discussão a respeito da forma como utilizamos nosso tempo. Sempre importante ressaltar isso.
É um livro interessante para mim que me interesso pelo assunto.

LeticiaChandler 19/11/2022

Bom ponto de partida para auto-reflexão com a tecnologia
Sou formada em Publicidade e Propaganda e assuntos referentes a comunicação sempre me despertam curiosidade. Esse livro me ajudou a criar reflexões ativas na minha relação com as Redes Sociais e o smartphone, me levando a questionar "por que estou fazendo isso?" Depois de passar algumas horas no instagram sem nem perceber. Lógico que a questão vai mundo mais fundo, mas desenvolver senso crítico no meio de conglomerados de empresas na era da Economia da Atenção, em dispositivos aparentemente inofensivos, ou seja, empresas que LUCRAM e CONTRARAM PESSOAS para que passassemos mais tempo online, não é facil. O livro tem MUITOS vieses que me incomodaram, como certos extremismos (e não minimalismos) e principalmente uma obsessão em "otimizar a vida" e até seus momentos de lazer. É uma leitura que recomendo, mas com as ressalvas de que, assim como temos que ter senso crítico pras mídias, também precisamos ter ao ler o livro tendo consciência do viés "analógico" do autor.

amotsix 19/11/2022

leitura pragmática e complexa, mas boa
esse livro veio como recomendação dentro de outro livro e, pelo gênero em que ele se enquadra, a fórmula costuma ser mais ou menos isso: teoria > encaixe no comportamento humano > prática. esse livro vai na contrapartida, analisando o comportamento humano com bastante teoria e uma prática mais rasa no final.

é uma leitura mais demorada, cheia de contexto, teorias e atualidades, o que não me agradou tanto, mas pode agradar outras pessoas que conheçam menos o assunto.

é muito bom, mesmo assim, e me deu uma noção mais ampla do minimalismo digital em relação à base que eu tinha antes :)

Jairla 12/11/2022

Super recomendo!
Ótimo livro para quem deseja entender o que o mundo virtual de fato oferece e se tornar um minimalista digital. O autor foi simples e direto, trouxe exemplos concretos dos efeitos do uso demasiado das mídias sociais e que apesar de haver pessoas que não utilizam mais desses recursos, há também a possibilidade de utilizar essas mídias de maneira mais inteligente sem a necessidade de extinguir o seu uso por completo.

Meikson 02/11/2022

Ótimo livro para refletir sobre o uso das redes sociais
É um livro muito mais aconchegante de se ler do que o dez motivos para você deletar suas redes sociais. Aqui é falando sobre o como o capitalismo de economia da atenção nos afeta e dicas e reflexões muito valiosas de porque nós não precisamos estar online 100% do tempo. Se você quer dar uma leitura para te mandar a real e o empurrãozinho que você precisa para mudar o jeito (leia-se frequência) que usa as redes sociais, esse é o livro.

Larissa 19/09/2022

Livro pros incomodados com as redes sociais
Leitura complementar àqueles que estão sempre se questionando sobre sua utilização de dispositivos e telas. Autor trata muito da satisfação humana de construir e fazer e de como nos afastamos deste tipo de lazer saudável cada dia mais.

Canteli Marcio 28/08/2022

Excelente alerta do quanto as Redes Sociais estão mudando nosso relacionamento com os outros e consigo mesmo.
Ter amigos de verdade é bem diferente de ter pessoas com quem você estabelece uma conexão virtual.
DANILÃO1505 28/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Bárbara 19/08/2022

Livro prático e objetivo sobre os males das redes sociais
Sabe aquela sensação de não conseguir mais se concentrar em nada? Ler tá difícil, assistir a um filme também... Provavelmente ela vem do uso excessivo das redes sociais. Gostei que o livro demonstra que nosso vício não é resultante da nossa ausente força de vontade, mas de uma indústria gigante que lucra desenvolvendo mecanismos de captura da nossa atenção: a chamada economia da atenção.

O autor traz um passo a passo de como se desvencilhar dessas artimanhas das redes sociais. Ele não propõe um distanciamento radical da tecnologia, mas sim um uso mais consciente dela. Gostei, achei as dicas super aplicáveis, resta pô-las em prática. haha

Fabi Luques 05/08/2022

Leitura essencial
Carl apresentou o tema de uma forma que eu não havia visto antes. É um livro denso em informações, mas muito mais inspirador do que qualquer outro que já tenha lido sobre o tema. Li o mais devagar possível pra não acabar logo, mas foi muito bom.
Essencial para todos!