Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Andrea 15/12/2020

História de vida
Conforme a Lei da Moralidade de 1927, na África do Sul era proibido a junção carnal ilícita entre europeus e nativos. Trevor Noah é resultado do crime cometido por Patricia Noah, que é negra, juntamente com o suíço/alemão Robert, que é branco. Ambos pais do menino em pleno regime de apartheid.

Em uma escrita fluída, o comediante, apresentador, ator e sim, escritor, conta a história da sua infância, ao mesmo tempo que explica a divisão racial, as diferentes tribos e como isso enfraquece um povo. Além disso aborda de forma direta as relações do dia-a-dia, a forma como foi criado e até as diferenças de surra entre as que ele levava e a de seus primos.

Durante a leitura muitas vezes me senti sentada em algum lugar ouvindo as suas histórias, que em alguns momentos se assemelham a contos, já que possuem início, meio e fim, embora elas se alimentem com nomes e situações com ligações tanto em fatos passados quanto nos futuros que ainda vamos ler. A narrativa cria uma grande proximidade com Trevor e as pessoas as suas voltas, o que faz com que se compartilhe impressões e questionamentos no decorrer das páginas.

Não foram raras as vezes que eu gargalhei, que me choquei, ou simplesmente li mais um capítulo para saber as consequências de determinado ato. Ao mesmo tempo que acelerar a leitura era reduzir o tempo junto a história.

Um livro que mistura história pessoal e de um país, que fala de racismo, laços familiares e oportunidades. Com uma escrita que te permite aprender, se divertir e se emocionar. Um livro para ler, curtir e depois recomendar.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2020/12/nascido-do-crime.html?m=0

Daiane TO 15/12/2020

Uau
Um dos melhores livros que ja li. Agradeço a TAG por isso, pois não costumo ler livros desse tipo.
Trevor Noah nos conta sua história, vivida em tempos de apartheid e pós, de forma leve, nos leva a importantes reflexões e também faz rir em alguns momentos, e isso é o que deixa a leitura tão interessante.
Uma boa surpresa!

edoppler 13/12/2020

Uma lição sobre o racismo.
Trevor conta sobre a sua infância e juventude com bom humor e muita emoção, aprendi muito sobre como o racismo age na África do Sul. A maneira como a mãe dele influenciou sua vida foi formidável.

Vívian 10/12/2020

Encantada
Livro muito divertido, mas sem deixar de tratar assuntos muito sérios. A parte histórica foi surpreendente pois conhecia muito pouco da África do Sul e os detalhes do apartheid. Terminei a leitura louca para repassar o livro para minha mãe, outra mulher forte como a mãe de Trevor!

Cris @cristinadaitx 10/12/2020

Trevor Noah é um comediante, apresentador, locutor e ator sul-africano. É o atual apresentador do programa The Daily Show, tendo sucedido a Jon Stewart em 2015. Nesse livro, ele conta a sua história. Um menino que nasceu na África do Sul, durante o Apartheid. Filho de uma mãe negra e um pai branco, nasceu de um crime, ou seja, uma relação inter-racial, o que era extremamente proibido na época. Passou boa parte da primeira infância escondido, pois não era nem negro e nem branco, e sim o que chamavam de "coloured". Viveu o melhor e o pior dos dois mundos, o mundo dos negros e o mundo dos brancos. Viveu sozinho com a mãe, depois com um padrasto alcoólatra e violento. Tentou ganhar a vida de maneira fácil, mas aprendeu que nada vem fácil para um negro, principalmente quando tem que encarar a polícia e o fato de que ser negro é ser culpado antes de qualquer coisa. Mas, felizmente, usou a sua inteligência e facilidade comunicativa para perseverar. Posso afirmar, sem dúvidas, que essa não é uma história comum, mas um relato emocionante de uma pessoa que superou todas as piores adversidades, errando muito, como qualquer pessoa, e que superou de forma espetacular todas essas adversidades, com muita sabedoria e consciência.

Julinhafox 05/12/2020

Trevor. Que livro!
"Para conseguir comprar comida e livros, não se gastava com absolutamente nada mais."

Trevor escreve um relato de parte de sua vida, com um texto direto, claro e envolvente. Seu olhar sobre o mundo - muito graças à figura incrível da sua mãe - é único e especial.
O mundo precisa de mais Trevors.
É um livro profundo, divertido e sensível.

"Você não pode culpar ninguém pelo que você faz. Não pode culpar seu passado por quem você é. Você é o responsável pela sua vida. Você faz suas próprias escolhas". Patricia Nombuyiselo Noah, mãe de Trevor.

"Na sociedade, fazemos coisas horríveis ao próximo porque não enxergamos aqueles que são afetados. Não olhamos na cara deles. Não os enxergamos como pessoas. E esse era o principal motivo de as periferias existirem: para manter as vítimas do apartheid longe dos olhos e do coração. Afinal, se o branco enxergasse o negro como humano, perceberia que a escravidão é inconcebível. Vivemos em um mundo onde não enxergamos os desdobramentos dos nossos atos pois não convivemos com o outro. (...) Se conseguíssemos enxergar a dor do outro e ter mais empatia, nunca valeria a pena cometer um crime, para início de conversa."

Tati Vizú 04/12/2020

Ótimo!!!
Um livro que aborda temas essenciais a serem refletidos e discutidos. Hilário, profundo e envolvente ao mesmo tempo.

Tha 04/12/2020

Uma mudança de perspectiva
Esse livro tem uma perspectiva histórica incrível. Por mais que conheçamos o regime do apartheid, não podemos imaginar o que é tê-lo vivido e muito menos as consequencias decorrentes do período.
A narrativa é leve, engraçada e envolvente. Sinceramente, não dá nem a impressão que se trata de uma biografia. Ainda assim, é possível apreender a seriedade dos acontecimentos e de como há marcas na História em decorrência não apenas do apartheid, como também da colonização do continente africano.
É um livro que recomendo a todos, tanto para entender um pouco como foi o pós-apartheid, mas também para entender como funciona o controle da sociedade com base na identidade do indivíduo.

Amanda Salomone 01/12/2020

Perfeito
Que livro maravilhoso, recomendo pra todo mundo. Escrito de forma gostosa, muito divertido, engraçado, sensível e profundo, mesmo sendo leve. Ele consegue ser tudo isso ao mesmo tempo. Agradeço ao Trevor por esse presente!

Patricia 29/11/2020

Nesse livro somos conduzidos a refletir sobre o Apartheid e os danos que o racismo e a discriminação causam a uma sociedade.
Trevor Noah nos conduz de uma maneira muito leve e bem humorada a conhecer sua infância na África do Sul.
Filho de uma mãe negra e um pai branco, Trevor viverá nas bordas da sociedade e usará do seu carisma para vencer as adversidades e alcançar seu lugar ao Sol.
Sua narrativa, recheada de lembranças do lugar onde nasceu e viveu até a vida adulta, nos mostrará o preconceito, a violência e a injustiça social.

Carla.Cerqueira 28/11/2020

Gostei!
Trevor Noah traz histórias da África do Sul com bom humor, sem deixar de ser crítico.

Larissa 27/11/2020

Indico
Uma leitura muito fluida, e que me trouxe uma nova cultura, uma das coisas que mais amo em um livro, uma história de dificuldades e escolhas que geram consequências.

bluesargent 24/11/2020

Uma biografia extremamente didática
Por ser uma biografia, é praticamente impossível avaliar a história, mas posso dizer com todas as letras que esse livro é incrível. Ele nos mostra e explica detalhadamente de forma bem didática uma realidade tão distante da nossa, além de ser ótimo para reflexão. Me demorei nesse livro justamente por isso.

Outra coisa que me prendeu muito foi a linguagem do autor. Muitos dos temas vivenciados pelo Trevor são barra pesada mesmo, coisas como todo o regime do apartheid, racismo, segregação, bullying, violência doméstica... mas ele conseguiu transmitir um clima de leveza e as vezes ironia nesses assuntos que me encantou de verdade. Não o conhecia muito bem, só de nome, mas após a leitura passei a procurar mais do seu trabalho!

Sem contar que, apesar das histórias pesadas, a maioria das passagens é divertidíssima. A forma como ele descreve sua relação com a mãe é emocionante, bonito mesmo de se ver. E depois que eu soube que a história ganhará um filme, fiquei mais animada ainda. Esse livro é extremamente necessário, eu recomendo MUITO!

HoneyBookss 24/11/2020

Um dos melhores livros do ano
Esse livro é fabuloso. Biografia de uma apresentador e humorista africano, aqui entendemos mais sobre a realidade do povo africano, a vida pré e pós o Apartheid.
Super recomendo.

Daniela.Carvalho 24/11/2020

Trevor Noah consegue falar com leveza de temas densos como apartheid, preconceito e identidade, bem assim da importância de sua mãe na construção do homem que se tornou.