Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

eu eu 18/01/2021

Não sou muito de ler histórias de pessoas reais, biografias e afins. Mas "Nascido do Crime" tem uma escrita bem leve, apesar de possuir vários assuntos importantes e sérios, que você nem percebe o tempo passando. Dei risada, chorei, sorri, depois chorei mais um pouco.

Angelita 17/01/2021

Uma biografia de amor por sua mãe incrivel
"? Por que tudo isso? Por que mostrar ao Trevor o mundo se ele nunca vai sair do gueto?
? Porque - Respondia minha mãe -, mesmo que ele nunca saia do gueto, ele vai saber que o gueto não é o mundo. Se eu conseguir pelo menos isso, já terei feito o suficiente."

Uma obra autobiográfica do comediante Trevor Noah onde, em três partes, ele discorre sobre sua infância em uma África do Sul durante os anos finais do Apartheid, assim como sua percepção dos anos após a queda do sistema de segregação de raças no país.
Trevor nos conta sobre como sua mãe Patrícia Nombuyiselo Noah o criou para não enxergar limites em sua capacidade, com isso podemos rir e chorar diante das desventuras que os Noah passam, sendo suas histórias marcadas pelo sistema de cores que institucionalizou o racismo e a segregação de pessoas na África do Sul.
Trevor nos presenteia com sua visão nua e crua sobre a vida nas periferias, sobre família, crescimento pessoal e profissional, oportunidades, amizades, solidão e sobre como a violência doméstica pode escalar e tornar uma família refém do medo e da falta de proteção das instituições. Mas acima de tudo, esse livro nos fala sobre religiosidade com apelos culturais próprios dos negros da África do Sul.
Graças às maneira cativante de escrita do Trevor tive crises de riso em alguns trechos, assim como adorei saber mais sobre o Apartheid de alguém que cresceu nesse sistema infeliz, fora as outras ricas contribuições culturais. Chorei um pouco no final com as reviravoltas de tudo, mas o humor ácido de Patrícia e Trevor deram um final incrível pra tudo. Vale demais a leitura, o aprendizado e as risadas.

"Nada de lutar contra o sistema. Melhor tirar sarro dele."
Matheus Silveira 21/01/2021minha estante
Preciso ler esse!

Angelita 21/01/2021minha estante
To com o livro da Brenda, se quiseres levo pra ti na reunião, sla

Kira 14/01/2021

Esplêndido e divertido
Eu não sei se este livro será o melhor do ano, mas tenho certeza que se tornou um dos favoritos da vida.

Então vamos lá, tenho dois critérios para avaliar a qualidade de um livro:

-Ele tem que me entreter/ me divertir
Ou
-Ele tem que me fazer refletir/ pensar

Muitos que são 5 estrelas, são excelentes como um todo, mas é extremamente raro ao meu ver conseguir se encaixar em ambas as categorias.

Pois bem Trevor Noah conseguiu essa proeza, esta é uma obra muito divertida e extremamente reflexiva.
Não teve um capítulo que não me emocionei de alguma forma, que não ri de alguma forma.
Trata de assuntos tão pesados como o Apartheid e toda a sua segregação racial, desigualdade social, relacionamentos destrutivos e etc de um jeito descomplicado e leve, o que não torna as coisas menos pesadas.
Também trata do amor, fiquei tão emocionada com o relacionamento que ele tem com a mãe e até mesmo com o pai, que não foi maior por causa de todo o contexto da situação.
Que o amor é uma escolha e que "ser escolhido é o maior presente que você pode dar a qualquer ser humano".

Chorei de tristeza, dor e revolta, mas também chorei de felicidade, de amor e de gratidão, senti cada capítulo da história. É uma obra sensível e tocante e extremamente bela.

Rolou também muita identificação como cria da favela que sou, tendo passado toda a minha infância e boa parte da minha adolescência vivendo em favelas, tem muita coisa pra se identificar com este livro, você olha algumas coisas e pensa "é infelizmente é assim mesmo que as coisas funcionam, mas olha tem isso aqui também de bom". Você percebe também o quanto nós somos iguais na desigualdade, que Brasil e África do Sul são muito ligados em suas mazelas.

Não poderia deixar de falar também da Patrícia, mãe do Trevor, uma das grandes protagonistas da história, mulher forte e incrível.
"Aprenda com o passado e seja uma pessoa melhor por conta disso, mas não chore pelo que passou. A vida é cheia de dor. Permita que a dor o fortaleça, mas não se apegue a ela. Não seja amargo"

E é isso, poderia passar horas só falando de quão perfeito é, mas posso resumir assim: você termina o livro e pensa "poxa não teve um capitulo ruim, que incrível".
Davyd 22/02/2021minha estante
Excelente sua resenha, suas palavras me tocaram. Deu muita vontade de lê-lo. Parabéns, é obrigado.

Kira 22/02/2021minha estante
Ah muito obrigada Davyd fico feliz que tenha gostado e espero que goste deste livro, eu achei incrível ?? hahaha

CLAUDIA 09/01/2021

Nascido do crime
Primeiro livro do ano ????? muito bom! Nascido do crime porque é filho de uma mulher negra com um homem branco, na época do apartheid na África do Sul. São histórias engraçadas, tristes e tocantes.

Maria1524 09/01/2021

QUE LIVRAÇO!!
Completamente apaixonada por essa biografia, chorei e ri o livro inteiro. O Trevor me parece ser um ser humano incrível e a sua mãe, nem se fala. Personagens e histórias fortes, com verdadeiras lições de vida.
É uma obra para entrar na lista dos livros da vida.

Calíope 06/01/2021

Nada de lutar contra o sistema. Melhor tirar sarro dele
Cinco estrelas. A nota ma?xima estipuladas por no?s, editoras da Cali?ope, quando vamos resenhar um livro. Parece eufemismo - um pouco violento - resumir a obra prima de Trevor Noah a cinco estrelas quando, na verdade, Nascido do Crime merece o mundo inteiro.

O comediante sul-africano Trevor Noah nos apresenta sua infa?ncia e juventude como mestic?o (ou coloured, como dizem na A?frica do Sul) nos anos finais do Apartheid e a conturbada democracia que instaurou-se depois disso.

Com ironia e um humor a?cido particular, o autor retrata a construc?a?o racista de seu pai?s e os desdobramentos dessa cruel realidade em sua vida. Filho de pai branco e ma?e negra, Noah passou seus primeiros anos escondido, ja? que sua pro?pria existe?ncia era considerada um crime segundo a Lei da Imoralidade do Apartheid que proibia relac?o?es sexuais e ou afetivas interraciais.

A narrativa e? extremamente envolvente. Trata-se de um livro na?o linear, desse modo, Trevor Noah opta por contar sua histo?ria a? medida em que contextualiza o pano de fundo poli?tico e histo?rico em diferentes anos.

Ainda que trate de uma realidade triste, brutal, violenta, permeada pelos sofrimentos dia?rios, absurdos e limitac?o?es, a leitura de Nascido do Crime e? leve. Essa leveza e? decorrente do bom humor que acompanha boa parte da narrativa. A voz de Trevor Noah e? potente, mas anda junto com a sutileza, o que o torna uma figura u?nica.

Noah diz em uma das passagens mais emblema?ticas do livro: ??Nada de lutar contra o sistema. Melhor tirar sarro dele??. Talvez o pro?prio autor na?o tenha percebido que, atrave?s de suas palavras muitas vezes co?micas, ele tece elaboradas cri?ticas sociais.

Uma infa?ncia marcada pela Igreja, pelo medo e uma vida marcada pela presenc?a inesqueci?vel de sua ma?e, Patri?cia. Uma ana?lise antropolo?gica da existe?ncia, das cicatrizes deixadas pelo colorismo e o apagamento - forc?ado - da negritude.
Leia a resenha completa em @revistacaliope no Instagram

Rodrigo Celestino Menezes 31/12/2020

Engraçado, triste e supreendente!
O livro é tão bem escrito, hilário, mas com trechos também tristes, que quase não dá para acreditar que foi escrito por quem não tem por ofício a arte de escrever, mas de apresentar um programa de TV, o que torna tanto mais surpreendente. Além de proporcionar uma leitura distrativa, também não deixa de ser instruir, com passagens e explicações históricas e jurídicas acerca do regime do apartheid na África do Sul. Daria de presente o livro a alguém que quisesse surpreender!

Danilo546 30/12/2020

A história de Trevor é muito bonita e comovente, mas não gostei da forma como ele apresenta determinados temas, como o da criminalidade, bem como o da religião. Livro bom, mas longe de ser excelente.
JaakSean 08/01/2021minha estante
Ola. Você tem interesse em trocar?

Danilo546 08/01/2021minha estante
Tenho não, desculpa :(

Debora 26/12/2020

Aprendi coisas sobre o apartheid que eu nem imaginava
Vocês sabiam que, na classificação um tanto quanto arbitrária das leis do apartheid, os chineses eram considerados negros e os japoneses, brancos? Essa é uma das coisas que aprendi neste livro. Escolhi a que me fez rir para exemplificar aqui, mas a maior parte delas me fez chorar, isso sim. Trevor Noah, depois de uma infância e adolescência bem complicada, tornou-se um comediante de sucesso e, neste livro, ele conta sua história nesse período.
O título "Nascido do Crime" refere-se ao fato dele ser filho de mãe negra e pai branco, um crime na África do Sul do apartheid. Na sua adolescência, Mandela ascende ao poder e as coisas mudam um pouco, mas nem assim as coisas ficaram mais fáceis para um menino coloured pobre. É esta história que ele nos conta.

Yasmin Ramos 26/12/2020

Emocionante e divertido!
"Nascido do Crime" foi o primeiro livro do ano de 2020 do clube TAG Inéditos. Confesso que quando recebi, fiquei um pouco receosa por ser um livro com um estilo diferete do que eu estava acostumada a ler. Foi a partir dele que me abri para ler outros estilos, tentar novas leituras que não estavam na minha "zona de conforto".

O livro é escrito por Trevor Noah, comediante, apresentador de TV e ator sul-africano. A narrativa é envolvente e em forma de contos não lineares. Trevor conta suas histórias de uma maneira cômica e leve, mesmo mostrando a realidade pobre e cheia de dificuldades na qual vivia.

O título do livro se deve ao fato de que Trevor, em meio ao período do Aparthaid na África do Sul, ter nascido de uma mãe negra e um pai branco. Naquele contexto, ainda estava em voga a Lei da Imoralidade, que consistia na proibição da conjunção carnal entre europeus e nativos. Sendo assim, Trevor era o fruto de um crime.

Apesar do pano de fundo político-histórico conturbado, Trevor consegue nos fazer rir com seus casos e situações em que se envolvia, principalmente por não se encaixar em nenhum lugar, já que não era considerado branco nem negro. O livro parece ser uma carta aberta à sua mãe, guerreira, corajosa, e incrível. Ela quis educar seu filho não com a visão fechada daqueles que estavam à sua volta, mas com uma visão ampla de um mundo que ele podia conquistar, e que de fato conquistou.

Se você está a fim de uma leitura leve, mas engajada; se quer rir, mas também se emocionar, pode apostar nesse livro!

Mundoliterariodarose 23/12/2020

Nascido do crime
Para mim foi uma volta ao ensino médio.
Muito aprendizado com essa história de vida do Trevor Noar.
* lindo as duas cachorras se comunicando, sendo que Fufi eta surda e a pantera quem ajudava ela a conviver entre os humanos. Kkkk a parte em que ele fala da Fufi foi hilariante.
* Para Trevor a periferia cuida melhor dos moradores que o próprio governo.
Gostei muito da forma como a mãe dele criou ele. " como quem diga, melhor apanhar em casa do que na rua "
Também teve alguns castigos que ela dava nele que se tornava Hilário.

Carol 21/12/2020

Encontrar a comidade na dor da realidade diária não é fácil, mas Trevor o faz com maestria - e nos deixa um sabor amargo ao rirmos de tais relatos.

Ao longo de toda obra, o autor nos apresenta a dura realidade sul-africana durante e pós-apartheid do seu lugar de pária, afinal, era "nascido do crime" e, por isso, mestiço. A maneira com que relata, entrelaçando sua veia cômica à crítica social, apresenta observações estruturadas que servem à realidade brasileira - e, da mesma forma que já haviam passado por minha mente, imagino que outros leitores puderam se sentir próximos dessas discussões.

O amargor, para mim, intensificou ao tempo que a família do biografado desenvolveu feições abusivas, em contraponto ao furacão que sua mãe parece - aos olhos de seu abençoado filho. Mas isso é por saber que a realidade racista e abusiva ainda é contemporânea, seja no Brasil ou na África do Sul. Ou em qualquer outro lugar.

Esta foi uma grande leitura, a qual recomendarei a muitas pessoas!

lillimarlene 17/12/2020

Noah por Noah
Uma biografia contada de uma maneira simples, completa e emocionante.

bruna.diska 16/12/2020

Simplesmente Incrivel!
Amei demais tudo neste livro. Confesso que quando recebi ele pela tag ineditos, não achei que ia me identificar por conta do estilo, uma auto biografia, o que comumente não é o tipo de livro que me interessa, mas me surpreendi demais! Simplesmente entrou na minha lista de favoritos da vidaaa... Eu não conhecia o trabalho dele, mas me encantei demais pela historia dele e a forma que ele aborda situações e temas pesados, de maneira leve e cômica, sempre olhando pelo lado bom, pelo que ele deve aprender com aquela situação, principalmente pelos ensinamentos da mãe dele, uma mulher forte e determinada. Enfim, é um livro maravilhoso, para refletir e ao mesmo tempo pra se divertir. A lição central desse livro pra mim é: nunca desista!

site: https://www.instagram.com/bru.leituras/?hl=pt-br

Nathália 16/12/2020

Que livro!! Eu escutei o áudiobook e isso fez tudo ficar ainda mais emocionante ou até engraçado em muitas partes.