Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Su Martins 26/02/2021

Maravilhoso
Que leitura espetacular, ler, sentir e se emocionar com este livro foi totalmente diferente de todas as experiências literárias que tive até hoje, o livro não é escrito de forma apelativa, muito menos política, você não se emociona pela forma como a história foi contada, mais realmente pela história em si.

Barbis 24/02/2021

Livro que merece muito mais que 5 estrelas. Trevor usa o bom humor pra tratar de assuntos pesados. Virou um dos favoritos da vida :)

Giu Ventura 22/02/2021

Um dos favoritos do ano
Trevor Noah escreve de forma bem simples e fluída, mesmo quando tem temas mais pesados para abordar, como a violência doméstica sofrida e a pobreza, o livro trás vários alívios cômicos (pois o autor é apresentador e humorista), além de ser bem didático, sobre a cultura e religião na África do Sul e como se desenrolou o Apartheid.

Livro maravilhoso e super recomendado.

Bensi 20/02/2021

Nascido do Crime - Trevor Noah
Biografia extremamente peculiar. A escrita tem tanto um lado cômico quanto um pesado e impactante. Trevor Noah soube contar sobre sua infância e adolescência contextualizando muito bem com a história da Africa do Sul, o fim do apartheid e as consequências que ele deixou na sociedade. Senti falta do autor falar um pouco de sua trajetória de carreira, mas acredito que não era o foco principal do livro. Indico fortemente.

Carol Barbosa 19/02/2021

Um livro rico em ensinamentos
Um livro ao mesmo tempo emocionante e divertido que nos convida a enxergar uma realidade de um passado não tão distante. Os fatos são descritos com tanta realidade que é possível imaginar e sentir cada trecho.

cadelinha do rhysand 17/02/2021

"— Porque — respondia ela —, mesmo que nunca saia do gueto, ele vai saber que o gueto não é o mundo. Se eu conseguir pelo menos isso, já terei feito o suficiente"
Uma biografia não linear, educativa, dinâmica e, principalmente, uma homenagem à uma mulher forte. A maneira com que Trevor consegue trazer certos temas de maneira leve e descontraída, revela seu talento nato para comédia. Já gostava do talk show, agora gosto do ser humano por trás. A história de Hitler é hilária.
Fui capaz de me aprofundar em questões importantíssimas como colorismo, desigualdade e violência doméstica.
Não pude deixar de traçar similaridades entre a sociedade brasileira e a sul africana, principalmente na cultura das favelas: "A periferia me fez
perceber que o crime prevalece porque faz a única coisa que o
governo não faz: o crime cuida dos seus. O crime é uma
organização. O crime cuida dos jovens que precisam de apoio e
uma mão amiga. O crime oferece programas de estágio, trabalhos
de verão e oportunidades de promoção. O crime se envolve com a
comunidade. O crime não discrimina."
Além disso, ao entender como o regime do apartheid foi desenhado, é impossivel não notar as similaridades com o regime colonial português no Brasil: a maneira com que o governo utilizou das diferentes crenças, línguas e culturas para promover discórdia e guerra entre as tribos africanas, voltando a própria comunidade contra si mesma, foi a mesma feita pelos portugueses no Brasil colônia, com as tribos indígenas.
Foi apenas a segunda biografia que li e veleu muito a pena!

Renata 14/02/2021

Me trouxe de volta ao mundo da leitura!
Um dos livros mais lindos que já li... Chorei, gargalhei, aprendi, amei demais. Recomendo muito.
Beto Bavutti 17/02/2021minha estante
Minha melhor leitura do ano passado.

Sandra Silva 14/02/2021

Eu ri muito.. mas também chorei...
O que posso dizer? O título da resenha já diz tudo..
O livro é muito bom. Tem episódios muito engraçados, que me fizeram rir até chorar... mas conta a história triste de um menino que não se encontrava por ser diferente dos outros. Nascido de um relacionamento entre uma negra sul africana e um branco suíço, na época do apartheid, Trevor era um registro vivo de um crime, já que o tipo de relacionamento dia pais era ilegal. Por ser a prova viva de uma transgressão, ele era privado de muitas coisas, brincar na rua com seus primos, por exemplo; o que pra uma criança não fazia o menor sentido.
Apesar do fim do apartheid, a chegada da democracia na África do Sul e a representatividade e presidência de Nelson Mandela, a vida de um ?coloured? (como eram chamados) não foi fácil, porque para ele era difícil se encaixar: ele se considera negro, mas tem a pele muito clara, e também não está no padrão branco.
O livro traz um relato surpreendente de quem viveu esse período histórico na pele, de um jeito leve e divertido, o que era de se esperar de um comediante.
Mas é acima de tudo um presente e reconhecimento de uma guerreira, uma mãe que fez de tudo para que o filho tivesse outras oportunidades na vida.
Fantástico!

Gabriela 06/02/2021

O preço do preconceito...
O Livro é sensacional, empolgante, daqueles que não dá vontade de parar de ler, e ficamos tristes quando acaba...
Trevor Noah nos descreve um mundo inimaginável, mas ao mesmo tempo tão próximo da nossa realidade...nos mostra o poder do amor e da educação na transformação de uma vida e da sociedade!

Ecris 03/02/2021

Divertido e realista
Nunca li uma biografia escrita dessa forma antes. Embora explore fatos tristes e pesados, o faz com leveza e graça. Um dos poucos livros que me fez rir. Pena ser tão curto...

Lu Colorada 02/02/2021

Todos deveriam ler
Uma história em que você ri, chora, lamenta, sente ódio, desprezo, volta a rir e a chorar, pensa na vida... Enfim...
Trevor narra histórias da vida dele e nós mostra d eum jeito cômico, mas que nos mostra problemas da sociedade de uma forma tão simples, misturando no meio da história de uma criança até a fase adulta.
Me identifiquei em algumas histórias da vida dele, claro, em suas devidas proporções.
Mas cada capítulo me fez pensar em muitas coisas.
Espero que todos leiam.
Recomendo. Se a minha recomendação servir de algo ?

brenda 30/01/2021

Não pensei que iria gostar tanto desse livro como eu gostei.
Incrível a forma como o Trevor conta a sua história, mesmo nos momentos mais difíceis (que foram muitos), ele consegue nos arrancar umas risadas.
Foi muito interessante saber mais sobre o apartheid também.
Perfeito!

Lu @disse_umlivro 27/01/2021

Nascido do crome
Não sei porque demorei tanto pra ler esse livro!
Trevor traz sua biografia de forma sutil, fluida, engraçada, mesmo com momentos delicados.

Ele conta sua vida, as dificuldades, preconceitos e mais que isso, costumes da África, desconhecidos por mim até então.

Nunca pensei que uma biografia poderia ser devorada como fiz com esse livro. Favoritado ??

Quérol 26/01/2021

Sobre culturas que tentam apagar as outras (e conseguem)
Ano passado ouvi falar tão bem desse livro que precisava ler ele logo no começo de 2021. Terminei ele no final de semana e só consigo pensar que queria ler mais uma vez, refletir sobre tudo o que o Trevor nos apresenta mais uma vez. Eu não fazia ideia da realidade da África do Sul, como foi o período do Apartheid. E meu deus, que injusto, que absurdo. São tantos sentimentos que não consigo nem explicar. Só me vejo na posição de alguém que precisa aprender muito sobre racismo, sobre meu papel na batalha contra ele e sobre a importância de discutirmos essa problemática todos os dias das nossas vidas.

Karol 24/01/2021

Engraçado é reflexivo
O livro trata com leveza de assuntos tensos como racismo, machismo, violência policial e miséria. Traz uma visao da África do Sul estranhamente semelhante ao que vemos nas periferias brasileiras, gerando facilmente aquela empatia de "eu já vivi isso". Tem uma mensagem tocante de afeto às suas raízes e força feminina. É uma excelente leitura e foi uma tacada perfeita da TAG inéditos.