Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Marcelo 14/01/2024

Emocionante!!!
Essa autobiografia é maravilhosa e muito emocionante. As histórias contadas por Trevor têm vários momentos dramáticos e tocantes, no entanto ele consegue conta-las com humor e leveza. Recomendo a leitura.

Dida 09/01/2024

Além de um livro sobre os horrores do apartheid, esse é um livro sobre o amor de uma mãe, e da força dessa mãe, para fazer com que seu filho não seja mais uma vítima dos horrores do racismo e seus aliados. Eu aprendi muito sobre a África do sul nessa leitura, e sobre o apartheid em si, informações que não vemos nos livros da escola, que nao vemos praticamente em lugar nenhum. A escrita do Trevor é fluida, muito tranquila de ler, mas os assuntos nem sempre são fáceis. Entender como foi a construção do país e o que significou para os povos originários de lá e para os cidadãos que se originaram da mistura e tiveram que lidar com as leis absurdas é pesado, triste e te faz refletir muito.

"Cada país acredita que sua história a mais importante, e isso vale especialmente para os ocidentais. Mas, se os negros sul-africanos pudessem voltar no tempo e matar uma pessoa, Cecil Rhodes viria antes de Hitler. Se o povo congolense pudesse voltar no tempo e matar uma pessoa, o rei Leopoldo da Bélgica viria muito antes de Hitler. Se os nativos norte-americanos pudessem voltar no tempo e matar uma pessoa, provavelmente seria Cristóvão- Colombo ou Andrew Jackson.
É comum encontrar ocidentais que insistem que o Holocausto foi, sem sombra de dúvida, a pior atrocidade da história humana. Sim, foi algo terrível mesmo. Mas fico me perguntando: E as atrocidades cometidas na Africa, como as do Congo, também não foram terríveis? O que os africanos não têm, mas os judeus têm, é documentação. Os nazistas mantiveram registros meticulosos, tiraram fotos, fizeram filmes. E aí está a explicação de tudo. As vítimas do Holocausto contam porque Hitler as contou. Seis milhões de mortos. Podemos todos verificar os números e nos horrorizar, com razão. Mas, ao analisar a história das atrocidades contra os africanos, não há números, apenas suposições. Fica mais dificil ficar horrorizado com um palpite. Quando Portugal e a Bélgica estavam saqueando- Angola e o Congo, eles não contaram os negros que foram massacrados. Quantos negros morreram retirando latex das seringueiras no Congo? E nas minas de ouro e diamantes do Transvaal."

Helo 28/12/2023

Acho que quando aprendemos sobre algum evento histórico é fácil acabar caindo num distanciamento emocional sobre o ocorrido. Todas as informações acabam se tornando apenas uma lista de fatos que aconteceram a "alguém", pessoas que viram números descolados da realidade. Este livro faz o contrário. Ao falar do apartheid de uma perspectiva pessoal de quem viveu esse sistema (e os anos seguintes a ele), Trevor nos faz entender, num nível emocional, como essas políticas afetavam o cotidiano das pessoas e impactaram gerações de sul-africanos. Tudo isso de um jeito casual e envolvente, através de histórias da vida dele, de familiares e amigos. E essas histórias me fizeram ver que o apartheid era ainda mais insano, sem sentido e distópico do que eu imaginava.

Joel.Martins 15/12/2023

Sem palavras ?
Esse livro é maravilhoso. Uma verdadeira aula.
Que história fantástica, sobre amor e a dedicação ?

Rafa.Barros 01/12/2023

Fiz uma resenha enorme e o skoob não salvou. ?

Adorei o livro e a forma leve com que Trevor trata um assunto tão difícil como o Apartheid da África do Sul. Vale muito a pena a leitura.

Carol 25/11/2023

Muito bom!
Trevor conta uma história regada de preconceitos e lutas.
Sua infância não foi um mar de rosas e muito menos a vida adulta, mas ele soube dar a volta por cima ???
Ponto alto é sua mãe, que mulher forte em todos os sentidos, enfrentava até a cultura para ter sua liberdade.

Liliane32 10/11/2023

História inspiradora
Muito bem escrita e dividida em capítulos curtos como pequenos contos. O autor vai intercalando sua trajetória com um paralelo da história da África do Sul. Passando pelo apartheit, até a moderna democracia, ele em paralelo, descreve a situação em sua família, sua infância, seus pais, o preconceito sofrido até o atentado a vida da mãe.

mariahmyself 09/11/2023

"Pela primeira vez na vida eu tinha dinheiro, e essa era a sensação mais libertadora do mundo. A primeira coisa que aprendi sobre ter dinheiro é que você tem opções. As pessoas não querem ser ricas. Elas querem poder escolher. Quanto mais rico você for, mais opções terá. Essa é a liberdade que o dinheiro proporciona"

Kendra Quevedo 13/10/2023

Uma lição de vida
Uma leitura muito fluída, conta a história do comediante Trevor, uma rápida lição de história também, sobre o apartheid, inacreditável o quanto foi recente tudo isso, apesar de ter vários pontos trágicos na história, você consegue rir em muitos trechos. Amei esse livro

JAssica260 07/10/2023

Foi minha primeira autobiografia e recomendo muito, Trevor Noah e sua mãe foram verdadeiros guerreiros que ao longo de suas vidas passaram por muitas situações que não sei se qualquer um passaria de uma forma leve como eles passaram , aprendi muito com esse livro que mostra a realidade da vida das pessoas durante e após o apartheid ,dei muitas risadas e tbm me emocionei muito durante o livro todo.

Jeejca 04/10/2023

#32
Da infância no apartheid, na África do Sul, à bancada de um dos mais importantes talk shows dos Estados Unidos. A vida de Trevor Noah começou com um ato criminoso: seu nascimento. Ele nasceu de pai branco e mãe negra, em uma época em que essa união era punível com cinco anos de prisão.

Prova viva de um "crime", Trevor era mantido em segredo durante seus primeiros anos de vida, uma das medidas extremas que sua mãe era obrigada a tomar para escondê-lo do governo. Finalmente livres com o fim do apartheid, Trevor e sua mãe destemida e fervorosamente religiosa passam a abraçar as oportunidades conquistadas após séculos de lutas, determinados a se salvarem do ciclo de pobreza, violência e abusos.

Seja jantando lagartas em tempos difíceis, sendo arremessado de um carro em movimento durante uma tentativa de sequestro, sofrendo com as surras do padrasto abusivo e violento ou apenas tentando sobreviver às armadilhas da vida amorosa no ensino médio, as histórias contadas por Trevor Noah são hilárias, dramáticas e profundamente tocantes.

Antonio Maluco 20/09/2023

Preconceito
O livro conta histórias de vários personagens que são importantes na vida do protagonista do livro...

daniele 07/09/2023

Uma bela surpresa
Resolvi ler o livro por indicação, e até então não conhecia o Trevor Noah.
O livro é uma bela surpresa, e fui presenteada por divertidas e inusitadas histórias de sua infância e juventude.
Mas não se engane: o cenário do Apartheid, a figura de sua mãe e toda a sua dinâmica familiar dão o tom na narrativa. Posso dizer que o último capítulo e o conceito de imposto negro me marcaram bastante.
Recomendo!

Ana Livia 31/08/2023

Nascido do Crime
Eu gostei muito do livro, fácil de ler e intercala momentos engraçados com grandes dramas.
Patrícia, a mãe do Trevor, é apaixonante, muito determinada, uma grande feminista, quebradora de paradigmas e autêntica.
Conheci muito do período do Aparthaid, que ocorreu na África do Sul, Trevor o contextualiza muito bem, com sua vivência.
Outro fato que chama a atenção é o de ele ser mestiço e não se encaixar em nenhuma raça definida na África do Sul, muitas histórias a partir disso.
Recomendo muito.