Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

João Paulo 11/07/2022

Perfeito
Apesar de não conhecer nada da vida do autor, fiquei muito envolvido por toda sua história. Principalmente pela força e fé da sua mãe. Esse é o tipo de história que eu amo ler, pois além de todo drama real, existe humor em meio a toda dor. E sem falar que é uma história real. E além de tudo o livro traz uma parte importante da história da África. Se tornou um dos meus favoritos de 2022!

Caetano.Fernandes 08/07/2022

é uma leitura leve, tranquila. ele adiciona humor em quase tudo. também é muito direto no que fala, contextualizando o momento histórico e nos informando sobre o que ele sentiu.
mt bom.
leria de novo.
sou filho da mãe dele.

Nathalia 28/06/2022

jurídico patricia noah
"RESENHA 1 (janeiro de 2021)

Trevor Noah tem sido meu crush famoso por um pouco mais de um ano e queria ler esse livro desde que eu soube que ele existia, então minha expectativas tavam bem altas. E eu sai daqui mais fã desse cara do que eu entrei. Eu acho tão lindo o quão claro ele tem as coisas da vida dele, como ele enxerga com clareza as coisas, sei lá, acho que eu queria ter essa clareza sobre as coisas da minha vida. Talvez com o tempo. Pra explicar melhor, eu sinto que por mais que a vida dele tenha sido difícil e que ele mesmo tenha feito escolhas questionáveis, o jeito como ele aborda os temas faz parecer que ele está muito em paz com o que aconteceu, e que ele realmente consegue ter uma distância da situação na qual ele consegue explorar a situação por uma visão meio sociológica, o que sem dúvidas é muito enriquecedor pro livro.

E sem dúvida eu passei a admirar muito mais ele pela relação dele com a mãe. Sou uma pessoa bem familiar então ver ele falar sobre a relação dele com a mãe foi bem emocionante, sem dúvidas também me tornei fã da Patricia Noah, ela é uma personagem incrivelmente interessante e o mais legal é: ela não é uma personagem (!). Ela é foda, não tem outra maneira de descrever, e preciso dizer que estou ansiosa pela adaptação cinematográfica por que a "jornada" dela é incrível, real e crua (e sem dúvida muito dolorosa), mas ver tudo do ponto de vista do Trevor é lindo. Ela deve ser uma mulher maravilhosa e eu sinto tanta admiração nas palavras dele que já tá me dando vontade de chorar.

Gosto de como cada capítulo funciona, com a primeira página preta meio que introduzindo o tema e dai ele conta uma história da vida dele que acaba por explicitar alguma coisa sobre a cultura sul-africana. É interessante porque não é sociológico usar a si mesmo como exemplo, mas ao mesmo tempo ele atinge objetivos sociológicos (ao meu ver pelo menos). O capítulo sobre o Teddy (acho que o nome é Daltonismo) faz isso brilhantemente - conta toda a história de uma amizade pra no final chegar no ponto que ele queria fazer e abordar a questão da cor ou do colorismo - ou seja aquele capítulo que ele conta toda a história do amigo trambiqueiro que achou uma menina bonita pra no baile com ele e no fim ela não falava a mesma língua que ele pra explicitar como a África do Sul é um país multicultural e com um monte de línguas diferentes. É brilhante porque ele "ensina" (talvez a palavra seja um pouco forte, mas acredito que para todo mundo que não viveu nesse contexto dele aprende com esse livro, porque ele é incrivelmente rico, ainda mais por além de trazer a experiência negra na África do Sul também traz a visão de uma pessoa miscigenada).

Como o Trevor tinha dificuldade pra se encaixar, mas ao mesmo tempo usava isso ao seu favor, isso tem a ver com o jeito que você encara a vida. Ele era um camaleão, se fosse eu no lugar dele eu ficaria desolada, mas acho que foi algo que ele teve que aprender a lidar também, e sem dúvida o jeito em como ele respondia a isso também. A mãe dele foi deixada pelo pai pra trabalhar numa fazenda longe de qualquer pessoa que ela conhecesse, mas eu sinto que ela criou ele com o intuito de quebrar ciclos e isso é muito lindo.

Resumindo aqui então, sou fã do Trevor, tô aqui pra tudo o que ele fizer, acho foda como ele usa humor pra abordar assuntos sérios e importantes, acho lindo ver a admiração dele pela mãe é incrivelmente emocionante. Acho um pouco cedo pra dizer que é o melhor livro do ano, mas os outros livro vão ter que correr pra ganhar desse aqui.

RESENHA 2 (junho de 2022)

Esse parágrafo, não faz parte da resenha. Ele existe porque existem coisas que eu preciso dizer antes de começar minha resenha. Essa é a primeira vez que eu re-resenho um livro. Eu li Nascido no Crime pela primeira vez um ano atrás e bem, basicamente, semana passada, na aula de inglês, a gente fez um teste vocacional do buzzfeed e o resultado do meu teste foi que eu deveria ser comediante. Eu não tenho nenhuma pretensão de ser comediante, até porque eu não tenho capacidade de me apresentar pra um grupo de 10 pessoas ou mais e acredito que isso possa ser um empecilho nesse tipo de carreira e eu também acho que eu tenho um pouco de orgulho demais pra conseguir fazer piada comigo mesma. Enfim, como eu tinha que fazer uma apresentação final pro inglês, eu decidi que eu iria fazer minha apresentação sobre um comediante. Eu tava com dificuldade de encontrar um tema pra a apresentação porque não queria babar ovo de estado-unidense, e daí falar do Trevor Noah serviu como uma luva. A partir daqui segue-se uma resenha que tem como intuito me ajudar a produzir minha apresentação sobre esse livro.

Segunda tentativa de fazer essa resenha porque na primeira eu devaneei demais sobre mim mesma e esqueci de falar sobre o livro. Basicamente eu tava falando sobre como ler sobre a experiência do Trevor me faz mais consciência sobre a minha própria… pele? raça? realidade? identidade? Talvez todos. Basicamente eu comecei falando sobre o dia em que eu me dei conta de que eu não era branca, mas daí eu me distraí a partir daí bastante.

O que a gente passa aqui no Brasil é muito diferente da África do Sul, Trevor é a falha do sistema por ser miscigenado enquanto no Brasil toda a política racial pós-escravidão girou em torno disso. Num mundo ideal, eu e o Trevor estamos na mesma posição, porque somos duas pessoas miscigenadas "na primeira geração" (filhos de pais de etnias diferentes é o que eu quero dizer), mas no mundo real, isso infere em situações bem diferentes.

Na primeira vez que eu li esse livro eu dei 5 estrelas e favoritei. O Trevor tem uma capacidade de contar uma história da vida dele com humor e verdade, ao mesmo tempo que consegue se distanciar suficientemente do acontecimento pra fazer inferências sobre como aquela situação se insere na cultura sócio-histórica da África do Sul. Acho esse movimento algo tão "elevado". Por isso eu dei 5 estrelas. O fato de eu não conseguir ligar nenhum acontecimento da minha vida em qualquer teia maior do que o arcabouço sociocultural da minha família me faz pensar que eu sou alguém muito privilegiada e que viveu a vida toda numa torre de marfim. E também me faz pensar que eu não reflito suficientemente sobre os acontecimentos da minha vida porque pensar sobre qualquer coisa da minha por mais de três minutos me dá uma crise de ansiedade a essa altura.

Mas tirando isso, eu vim aqui falar que minha avaliação desse livro caiu. Ele ainda tem um coraçãozinho porque eu ainda amo esse livro e o Trevor Noah é uma das poucas pessoas vivas que eu tenho a capacidade de falar que eu sou fã, mas acho que hoje eu daria 4 de 5 pro livro.

A primeira parte é exemplar, acho que tudo o que ele aborda ele faz excepcionalmente bem e tudo mais, mas na segunda parte eu sinto como se os pontos importantes de serem feitos já foram feitos e ele tá repetindo com uma roupagem adolescente. Talvez eu tenha essa visão porque eu romantize a infância e esteja pouco me lixando pra adolescência. Não é como se fosse de todo ruim também o capítulo da amoreira é ótimo, mas eu sinto que, por conta dele ter segurado tudo sobre a mãe dele pro último capítulo do livro, a segunda parte do livro ficou vazia… dela. Patricia Nombuyiselo Noah. Até porque eu disse isso ano passado e digo de novo agora: a principal personagem desse livro é a Patricia. Privar a gente dela é desapontante. Faz sentido, porque a figura de um pai é muito mais importante quando você é criança, mas acho que é algo pelo qual a gente passa por conta do livro ser de não-ficção.

Por conta do jeito que o Trevor escolheu estruturar os capítulos nas últimas duas partes, também achei que algumas coisas ficaram repetitivas.
Mas ainda amo o livro e super indico pra todo mundo que quer entender mais sobre a África do Sul, sem grandes pretensões - lembro que quando li pela primeira vez minha irmã tinha acabado de fazer um trabalho sobre urbanismo na África do Sul e muitas coisas que ela tava vendo tão presentes no livro também - principalmente sobre backyard dwellers."
Fabiana.Ayumi 29/06/2022minha estante
kween d+ ? queria saber resenhar assim

soutatyrs 21/06/2022

5 estrelas
Se conseguíssemos enxergar a dor do outro e ter mais empatia, nunca valeria a pena cometer um crime, para início de conversa.?

Trevor Noah o famoso comediante nos leva para a África do Sul, e nos leva a conhecer o apartheid, toda a confusão de línguas, o que é ser negro, mestiço, branco nesse sistema! Conhecemos a periferia e suas estratégias de sobrevivência!

A relação dele com a mãe, uma mulher de fé, mas mais q isso uma mulher desafiadora, que apesar de toda sua garra, cai nas garras de um relacionamento abusivo!

Um livro para se questionar sobre muitas coisas? uma leitura envolvente? um livro digno de 5 estrelas!

Paula 18/06/2022

Contundente e... Engraçado!
Trevor Noah é um gênio! Ele consegue mostrar a realidade crua e incoerente do racismo e suas consequências. E ele consegue fazer isso de forma, ao mesmo tempo, leve e sem diafarces! Perfeito! Um livro importante que deveria ser lido por todos!

Junior Rodrigues 02/06/2022

Belo, engraçado e triste...
Nascido do Crime é uma biografia que traz muitas sensações ao leitor, pois é um drama, mas com toques de comédia, aventura e infelizmente muito preconceito racial, ainda mais que toda a história se passa no período obscuro do apartheid em um país com imenso potencial que é a África do Sul. É um relato latente, bem humorado e que me remeteu à algumas situações que passei na infância, gerando pelo menos no meu caso, uma aproximação maior, afinal com tantas histórias é normal acontecer, pelo menos uma identificação em alguma delas. Além disso, há algo interessante nesses relatos, já que ele traz o apartheid na visão de uma criança que vai crescendo em meio a mudança que ocorre com a libertação de Nelson Mandela e o fim (na teoria) dessa cruel e injusta separação.

É triste, mesmo sendo um relato que remete a uma piada, a naturalidade que ele encarou todas as situações que apareceu em sua trajetória e é interessante perceber que em cada uma, mesmo as mais graves, ele conseguiu tirar um aprendizado para conseguir alcançar o ser humano que é atualmente.
Recomendo!

Andresa16 29/05/2022

Que livro!!
Cheio de lições, histórias engraçadas e histórias de lutas.
Foi muito bom conhecer um pouco da história de Trevor, com as histórias dele conheci um pouco da cultura africana, me senti nas ruas dos lugares mais pobres dos quais ele viveu e aprendi que devemos agarrar as oportunidades que nos aparecem pra conquistar o que almejamos, sem falar dessa mãe maravilhosa que ele tem, que o ensinou a ser um Homem, essa mulher se tornou uma inspiração de mãe pra mim depois de ler esse livro.

Mari 27/05/2022

Trevor
Que história mais linda!!!

O autor nos conta da sua vida, que foi tão sofrida, com muito humor e lucidez total dos tristes fatos que foi o apartheid.
Você vai ri muito e chorar na mesma proporção.

Leitura mais que necessária!
Recomendo demais!!!

Priscylla 04/05/2022

Memórias de uma vida regada de violência e injustiças
Essa leitura foi muito interessante, pq ao mesmo tempo em que ria das situações contadas pelo autor eu tb queria sentar e chorar por tudo o que ele passou.É um relato forte cheio de reflexões necessárias sobre o racismo, o preconceito, a violência contra a mulher e o papel da religião na nossa vida.

Paula 28/04/2022

Uma das melhores auto biografias que já li
O livro é de uma sensibilidade, leveza, ao mesmo tempo que trata temas tão delicados, que chega impressiona. Ao mesmo tempo diverte e narra os fatos de uma maneira muito rica e bem ilustrada. Esse me livro foi uma ótima companhia ?

Amanda 22/04/2022

Sem dúvida um dos meus favoritos. Cômico, divertido, realista e certeiro! Amei acompanhar a vida de Trevor, sua infância e adolescência, e termino o livro encantada com a potência que é a mãe dele. Uma autobiografia incrível!

Tami 14/04/2022

Nascido do crime
Uma história impactante, muito forte, de grande superação. Não é um livro que vamos ler rápido, essa história tem que ser absorvida ao pouco, temos que analisar os fatos ocorridos e os motivos que levaram a acontecer.

LairJr 12/04/2022

Uma leitura bem fluida e inspiradora. Aborda, com bom humor, a história da infância e juventude do comediante Trevor Noah.

Ina 28/03/2022

Estou a tempo pensando em algumas palavras para descrever esse livro. Apenas n existe, por ele apresentar uma cultura, dinâmica e realidade totalmente diferente que estamos acostumados a ver e ler sobre.
Só que ao mesmo tempo esta mesma cultura sociedade sofre dos mesmos asseios que sofremos, temos as mesmas lutas e as mesmas reedificações.