Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Paulyne 26/05/2021

Autobiografia cômica, mas dramática e em certo ponto traumática
Nascido do crime é uma autobiografia comovente de um comediante que consegue narrar sua história de forma cômica, mesmo tratando de situações desastrosas e até mesmo traumáticas.

Costumo resenhar os livros focando mais na história do que em que eu costumo sentir no decorrer do livro. Como livreira, acredito que dessa forma o leitor ou leitora irá se interessar pelo o que de fato o livro se trata e não porque alguém “amou” o livro ou porque foi “o melhor livro em que ela já leu na vida”. Nesse livro não quero resenhar como livreira, quero resenhar como leitora. Não foi o melhor livro da minha vida, mas certamente foi um dos livros que eu tive mais acesso a reflexões e emoções de forma sincera e espontânea.

Para começar, eu descobri que o livro era uma biografia no meio dele. Eu já tinha me conectado tanto ao personagem que a minha vontade foi recomeçar o livro e ler com a consciência de que o Noah era de fato alguém que decidiu compartilhar sua história com o mundo.

Como o livro é narrado em primeira pessoa, as vezes eu tive a impressão de estar presenciando as cenas narradas no decorrer do livro, até me lembrei em alguns momentos de alguns episódios e falas da série “Todo mundo odeia o Chris”. Porém, no livro os assuntos são bem mais complexos, além de racismo, tem muita violência, homicídio e abuso psicológico. Na maior parte da sua história Noah relata experiências vividas com sua mãe, como eles eram muito pobres e sua mãe “quis” ter o filho sozinha, Noah precisou amadurecer muito jovem para lidar com as situações, com a fome, com o abandono.

Por mais que ele tenha vivido situações horríveis, ele se tornou comediante e compartilhou sua história com clareza e honestidade. Pude conectar a sua história com realidades próximas e perceber que as vezes o futuro pode sim ser uma porcaria e que qualquer esperança num mundo melhor pode ser uma perda de tempo, mas que o que temos é o presente e que podemos fazer o melhor que podemos com ele.

Mariana 20/05/2021

Que história.
Me diverti, chorei e aprendi muito lendo esse livro.
A história de vida de Trevor é inspiradora.
E a mãe dele? Mulher incrível.

Anne 11/05/2021

Autobiografia que vale a pena
Trevor Noah detalha sua infância em meio aos anos finais do Apartheid e as dificuldades de ser filho de uma mãe negra e um pai branco, união que não era permitida na época. O garoto busca se encontrar no âmbito social em que vive, cercado de criminalidade, preconceito, abuso policial e doméstico.
O autor relata tudo de maneira descontraída e cômica, que além de nos fazer refletir, pode nos proporcionar boas risadas.
E deixa como mensagem de que o elo e o amor entre mãe e filho é maior que tudo, ultrapassando as dificuldades financeiras e padrões estabelecidos pela sociedade.
Confesso que de início a leitura não me cativou muito, mas o final foi surpreendente e emocionante, de fato valendo a pena.

Luciana 11/05/2021

Foi interessante conhecer algumas coisas sobre a África do Sul.
No mais tem algumas coisas bem forçadas...

Artur 29/04/2021

Sensacional
Como eu me diverti lendo esse livro, indico para todos que posso. Um sul-africano contando sobre a sua vida no meio da efervescência que o país se encontrava. Trevor é um conhecido comediante hoje, e consegue passar esse seu bom humor com facilidade nos livros. Já na expectativa para a adaptação para os cinemas desse livro.

Eliane.Lima 22/04/2021

Extraordinário
Difícil descrever a excelência desta experiência de leitura. Ri, aprendi um pouco sobre cultura sul africana, me emocionei, me apaixonei pela figura de Patricia Noah e sigo adiante mais esperançosa de um mundo melhor.

Malu.Oréfice 21/04/2021

Uma história tão triste, contatada com tanto humor
Simplesmente apaixonada!

Como uma época tão dura vivida consegue ser retratada com um humor tão delicado, sem perder o respeito e a essência da história?

Se você está na dúvida sobre ler ou não, de uma chance! Esse foi o melhor livro do ano!

Thais.Cristine 20/04/2021

Leiam vale a pena
Um livro que fala sobre cultura, medos e as dificuldades enfrentadas pelo povo africano durante o apartheid mas de um jeito leve e bem humorado

camerighi 19/04/2021

Uma autobiografia engraçada
Tremor Noah é um cara espirituoso. Ele teve uma vida difícil. Com uma infância dentro do apartheid. O livro é leve e cheio de histórias engraçadas.

Hangla 16/04/2021

Nascido do crime
Esse é um livro que eu estava bem ansiosa para ler e a espera não decepcionou. O autor escreve de uma forma irônica que consegue fazer o leitor rir mesmo com assuntos tão pesados e tristes. Indico muito esse livro e pretendo aproveitar a oportunidade para assistir aos filmes do Trevor Noah.

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 15/04/2021

Primeiro favorito do ano!
Na adolescência, Trevor ganhava dinheiro pirateando CDs. Ele tinha talento pra isso: baixava álbuns que tinham acabado de ser lançados, criava coletâneas com as preferidas dos clientes e mixava músicas para serem tocadas nas festas. Mas de nada adiantaria ter talento e trabalhar duro nessas vendas - ainda que ilegais - se um amigo branco não tivesse lhe dado um gravador de CD, algo que ele não conseguiria sozinho.??
Com essa história, Trevor nos ensina que ?é importante dar autonomia aos desprovidos e necessitados após um período de opressão?, como foi o apartheid na África do Sul, onde ele nasceu. Não me venha com esse papo de ?não dê o peixe, ensine a pescar?. De nada vai adiantar esse ensinamento se a pessoa não tiver como pescar. Então dê a vara de pesca a quem precisa. A pessoa terá que trabalhar da mesma forma, mas ela terá ferramenta para isso.??
O que mais gostei nesse livro é que Trevor Noah usa suas experiências pessoais para nos ensinar sobre a estrutura do racismo e algumas formas de combatê-lo. Ele é ?nascido do crime? porque, durante o regime sul-africano de segregação racial, era punível com prisão a conjunção carnal entre europeus e nativos. Trevor é filho de pai branco, de origem suíça, e mãe negra, uma prova viva do desrespeito à lei de imoralidade.??
Naquela época, a sociedade sul-africana era dividida pelo governo em grupos: brancos, negros, indianos e coloured. Como mestiço, Trevor sofreu muito preconceito e rejeição, pois não era suficientemente branco ou preto para se encaixar em lugar algum.

Os ?coloured? eram mesmo usados pra semear ódio e desconfiança entre os grupos. Ensinavam a eles que a culpa por não ascenderem era dos negros, então eles batalhavam para se tornar brancos. Acredite ou não, era possível pedir uma reclassificação para o governo, que usava características como o ângulo da maçã do rosto ou a largura do nariz para determinar onde você podia morar, com quem podia casar, no que podia trabalhar e assim por diante.
Mas Trevor Noah foi criado por uma mãe negra rebelde e subversiva, um espírito livre que questionava o sistema e lhe ensinava a não aceitar as regras quando elas fossem absurdas. Como um dos maiores comediantes da atualidade, o modo como ele relata algumas passagens da sua vida nos fazem gargalhar - mas é inevitável chorar também.

Juliana.Toledo 12/04/2021

Viver na África do Sul
Nesta autobiografia Travor Noah conta de forma bem humorada como foi sua infância em meio ao Apartheid, apresenta a visão de alguém que viveu dentro da coisa toda.
Mesmo com a pobreza, percebe-se que ele foi uma criança feliz, sua mãe mulher forte e com uma fé incrível, ensinou ao filho o valor de ser honesto e temente a Deus.

Bru 11/04/2021

Eu não conhecia o Trevor Noah antes do livro. Eu o vi algumas vezes assim por cima na Internet, sabia apenas que ele era um comediante. Não imaginei que a história dele seria tão impactante quanto a que eu acabei de ler.

Trevor e sua família, principalmente sua mãe, são de uma força extraordinária. Foi muito interessante saber mais sobre a África do Sul e seus anos sombrios de apartheid. Foi uma leitura muito enriquecedora, fácil demais e muito prazerosa.

Recomendo demais!

Jaqueline Lima 06/04/2021

Amei a experiência de ler esse livro.
É primeira AUTObiografia que leio.
Como sou acostumada com ficção, achei que seria mais sofrido, mas na verdade não foi.
A história trata de tema super importantes, porém, ao mesmo tempo, tem um clima super descontraído.
Quando a autor aborda sua relação com a mãe... olha, é sem palavras.
Super recomendo esse livro.

Gé.siqueira 02/04/2021

Um menino, sua mãe e o amor!
Por indicação de um grande amiga, comecei a ler esse livro.

Trevor Noah você me trouxe, conhecimento, risadas, lágrimas, reflexões e admiração!!!

A história da vida dele é, além de divertida inspiradora, fascinante..........
O modo como ele se relaciona com a mãe, o amor, cumplicidade, fica tão nítido que parece que sai do livro e acerta em cheio seu coração.
Patrícia uma mulher forte, que saiu da favela, se fez , se tornou independente, mãe e criou um filho SOZINHA , em meio ao TERROR que foi o Apartheid. Sou mega fã dela !
Noah um garoto, espevitado, um terror por onde passava, NOSSA SENHORA, chegava a me dar uma agonia quando ele ia relatando as 'arte' que aprontava.
Mas, mesmo com esse jeito meio torto e maluco, sempre foi um garoto que batalhou pelo que quis, pelo que achava certo, muitas vezes do jeito errado, mas lá estava ele, não desistindo.

O amor é um ato de criação. Quando ama alguém, você cria um novo mundo para essa pessoa. Minha mãe fez isso por mim, e, com o progresso que tive e as lições que aprendi, criei um novo mundo pra ela!
Anne 02/04/2021minha estante
Quero ler!!