Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho Chico Xavier

Resenhas - Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

Lua 04/08/2009

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho por Luana
A história brasileira por um prisma espiritual.
Nos chama à responsabilidade enquanto moradores dessa pátria. E nos encoraja bastante.

Carla.Dornelles 23/07/2020

Um livro marcante para a doutrina espírita, tratando sobre temas do descobrimento e como o mundo espiritual influenciou os caminhos do Brasil, desde sempre.

Anny 12/06/2020

Importante
Considero um livro muito importante de ser lido para quem é espírita no Brasil. É uma narrativa histórico-social da formação de nosso país a partir da perspectiva do mundo espiritual. Em momentos políticos como o atual, esse livro nos traz uma visão nova para os acontecimentos. Desgovernos sempre serão desgovernos, mas quando concentramos nossas forças num tempo mais dilatado do que os parcos anos de nossas existências corporais e enxergamos que "isso também passa" o dia fica mais leve.
Agradeço imensamente pelos abnegados amigos de ambos os planos que nos trazem obras como essas e outras que tanto nos ensinam quanto atenuam os nossos dias na Terra.

jumorgensten 27/05/2020

O livro possui 30 capítulos e vai caminhando pela história do Evangelho, do mundo e do Brasil, além de mostrar como as terras brasileiras tornaram-se "capital" do Evangelho de Jesus.

Inicia ainda nos tempos de Jesus, depois chega até as Cruzadas, passando pelas expedições, chegando em Cabral e, consequentemente, na descoberta do Brasil.

Sobre o Brasil fala sobre as questões dos missionários, escravos, a civilização brasileira, os negros do Brasil e a invasão holandesa.

A partir do capítulo 9, vai ocorrendo uma mescla de assuntos sobre o Brasil e Portugal como a restauração do país português, as bandeiras, os movimentos nativistas, nos tempos dos vice-reis, Pombal e os jesuítas, a Inconfidência Mineira, a Revolução Francesa, João VI no Brasil, a emancipação, chega até a Independência, D. Pedro II, fim do primeiro reinado, a guerra do Paraguai, o movimento abolicionista e a República.

A Espiritualidade em si começa a ser abordada a partir do capítulo 22 com Bezerra de Menezes, depois aparece novamente nos capítulos 28 sobre o surgimento da Federação Espírita Brasileira, 29 com o Espiritismo no Brasil e 30 com as terras brasileiras sendo a pátria do Evangelho.

Durante toda a narrativa, são colocadas pitadas espirituais na história, mostrando todo o amparo da Espiritualidades nos fatos históricos do Brasil e do mundo, sempre deixando claro que nunca estamos desamparados.

Além disso, é inacreditável ver como o livro é absolutamente atual. Levei um susto quando li "...Um sopro de reformas se anuncia, impetuoso, no âmago das organizações religiosas da Europa e, em breves dias, Roma conhecerá momentos muitos amargos..." e "....mas temos de aproveitar as possibilidades que seu campo nos oferece para encetar essa obra da edificação da pátria do Cordeiro de Deus". Parece ter sido escrito ontem, não é mesmo!?

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, porém, Chico é Chico e é sempre ótimo ir lendo aos poucos e absorvendo o conteúdo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/05/27/brasil-coracao-do-mundo-patria-do-evangelho-francisco-candido-xavier/

Nani 24/05/2020

Brasil escolhido por Deus
Um livro interessante que mostra a participação de entidades superiores em todos os momentos históricos do Brasil.

Hanna 29/04/2020

A paz que vem de dentro
Ler um livro como esse é cultivar a paz em si em dias de covid-19. Renova as esperanças em um mundo melhor, em um Brasil mais amoroso. Lembrando que as mudanças precisam começar dentro de cada um e não das esferas políticas até nós. Termino minha resenha com dois ensinamentos do nosso amado Mestre Jesus:
"Dai a César o que é de César"
"Bem aventurados os aflitos pois eles serão consolidados"

Thalesito 13/09/2020

Este surpreendente livro vem esclarecer as origens remotas da formação da Pátria do Evangelho, como afirma o Espírito Emmanuel no prefácio. ?Ditado em 1938 a Francisco Cândido Xavier, analisa fatos da História do Brasil, objetivando demonstrar a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus do seu processo evolutivo. A partir de impressionantes dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os movimentos nativistas, a Independência, a Guerra do Paraguai, o Espiritismo e o Movimento Espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como ?coração espiritual da Terra?, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codigo cada por Allan Kardec, teve em nosso país, concitando o povo à prática do Evangelho de Jesus, a fim de irradiar à Humanidade a paz e a fraternidade.

Rafa 31/03/2020

Redescobrindo o Brasil
Nesta obra temos a oportunidade de compreender um pouco da história de nosso país e a sua importância no mundo. Desde os primórdios até a atualidade temos a ação do mundo espiritual na busca de nos intuir a realizar as melhores escolhas, cientes que cabe a nos brasileiros através do nosso livre arbítrio realizar com sabedoria os caminhos que desejamos percorrer.

Vanessa.Bonfa 19/03/2020

É preciso se abrir
Sou historiadora e estudo História das Religiões, me abri para o espiritismo e peguei este livro para as férias. Foi preciso quebrar barreiras e me abrir para a linguagem dos nossos amigos espirituais para enxergar a história do Brasil por outro olhar.
É preciso ter um conhecimento básico da história do Brasil para entender melhor, sugiro a pesquisa paralela enquanto o lê.

Michela.Cantarini 07/03/2020

Interessante
Uma perspectiva espiritual a respeito da história do Brasil.

Mayara.Francine 06/04/2019

Um livro que nos conta a história de nosso Brasil do ponto de vista espiritual, explicando a missão confiada a essa terra. O Brasil é o coração do mundo e a pátria do evangelho por isso, que possamos contribuir com a espiritualidade superior na regeneração das almas em evolução.

Volnei 25/02/2019

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho
Este é um livro que apresenta um pouco da formação do Brasil, do ponto de vista espiritual. São abordados temas que vão desde o descobrimento até a proclamação da Republica, alem de apresentar características antes desconhecidas de alguns personagens da história. O livo mostra também como foi o surgimento do espiritismo no Brasil

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Mark 11/01/2019

"Coração espiritual da Terra"
Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho é uma obra mediúnica, psicografada pelo médium mineiro Francisco Cândido Xavier, assinada pelo espírito Humberto de Campos. A primeira edição foi publicada no ano de 1938 pela Federação Espírita Brasileira, esse livro é muito importante, considerando que fala sobre a história do Brasil, e sobre a missão grandiosa que o Brasil está destinado na evolução espiritual do Planeta. No prefácio do livro, Emmanuel, como mentor do médium Francisco Cândido Xavier assume a responsabilidade de apresentar a obra de Humberto de Campos, falando das fontes de consultas do autor, que são tradicionais do mundo espiritual.
Este livro vem esclarecer as origens remotas da formação da Pátria do Evangelho, como afirma o Espírito Emmanuel no prefácio. Analisa fatos da História do Brasil, objetivando demonstrar a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus do seu processo evolutivo. A partir de dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os movimentos nativistas, a Independência, a Guerra do Paraguai, o Espiritismo e o Movimento Espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como “coração espiritual da Terra”, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve em nosso país, incentivando o povo à prática do Evangelho de Jesus, a fim de irradiar à Humanidade a paz e a fraternidade.

Fco EC Arruda 29/10/2018

Patriota?
Infelizmente a conjuntura a qual li esse livro (eleições de 2018) não foi favorável a uma boa aceitação da obra. Ainda que tenha sido escrita antes da década de 60, não há como relacionar com o período da ditadura militar em que um sentimento ufanista e cego era cultivado nas escolas. A obra retrata a história do Brasil sob o ponto de vista do Mundo Espiritual com vistas a colocar o país em uma posição privilegiada. Ela carece de uma visão crítica. Busquei a leitura como uma forma de recuperar minha esperança quanto a situação atual, mas acabei com dúvidas sobre a doutrina. O lema de Ismael, o espírito responsável pelo Brasil, "Deus, Cristo e Caridade", acaba soando mais excludente hoje que misericordioso, como, provavelmente, tenha sido essa intenção. De qualquer forma, sabendo que cada livro tem seu momento, talvez esse não tenha sido o melhor momento para este livro. Destaque para a história de Dom Pedro II, reencarnação do romano Logino, que nasceu com a missão de elevar o Brasil.