Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho Chico Xavier

Resenhas - Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivi.Montarde 01/08/2021

Trata-se de uma obra significativa escrita em 1938. E vejo que muita gente ainda não consegue entendê-la. Para alguns, o Brasil seria a melhor nação do planeta. A obra não propõe isso, não propõe que o Brasil seria um modelo em termos econômicos, políticos e sociais.

O Brasil é a pátria do evangelho, coração do mundo, porque é a nação com maior capacidade de acolher os sofridos e fragilizados. Com capacidade de mesclar e integrar, não segregar. Não é uma sociedade de conto de fadas. Mas é o melhor país para fazer o evangelho se multiplicar, acolhendo e demonstrando amor.

Assisti uma palestra do Haroldo Dutra Dias em que ele diz que vieram encarnar no Brasil os espíritos infelizes, aqueles que faliram nas cruzadas, na inquisição, que foram políticos corruptos, ditadores assassinos, religiosos que se desvirtuaram. O Brasil é hospital, é para regenerar seres. Como disse Jesus, Ele não veio para os sãos, mas para os doentes.
Marisa 02/08/2021minha estante
Este livro deve ser muito bom!!!!

Vivi.Montarde 02/08/2021minha estante
É sim, Marisa. Gostei bastante. Mas precisa gostar de história do Brasil, porque resgata os acontecimentos históricos. Quem não gosta pode achar um pouco maçante.

Marisa 02/08/2021minha estante
Eu gosto muito de História do Brasil.

Vivi.Montarde 02/08/2021minha estante
Então pra vc vai ser tranquilo rs

Fabricio268 03/08/2021minha estante
Virgínia, ótima resenha.

Vivi.Montarde 03/08/2021minha estante
Obrigada, Fabrício. ?

adriano.romao 15/11/2021

Pena que não tem como dar 0 estrelas
Pensa num livro ruim. Eu ganhei esse livro na FEB quando participei da CONBRAJE nacional. Já tinha ouvido boatos do quando poderia ser ruim mas achei que tivesse alguma salvação... enfim, não tem.

Várias coisas são questionáveis, a primeira delas é o fato de Jesus ser colocado como perdidão. O cara fez a Terra mas não sabia onde ficava o Brasil, E MAIS, ele ficou chocado com a beleza daqui. Além de ter ficado angustiado com o rumo que estávamos tomando. Depois tem toda a questão de passar pano pra colonizador, os espíritos que são evoluídos falam com uma naturalidade que um cada se desviou do caminho e simplesmente "teve" que matar o filho pra dar certo. Umas histórias sem pé nem cabeça. Queria muito que um bom professor de história ou conhecedor profundo da história do Brasil lesse esse livro e esmiuçasse tim-tim por tim-tim cada referência histórica que o livro traz.
Enfim, fiquei muito decepcionado que essa obra é bastante difundida mas pouco discutida e questionada.
Lorenza 15/11/2021minha estante
Não casei com você a toa.

Amanda.Pagung.Casotto 22/04/2022minha estante
Ave Maria, achei que só eu tivesse pensado isso, e olha que só li o primeiro capítulo ?

Lorenza 22/04/2022minha estante
É horroroso. Uma bizarrice a FEB liberar um negócio desse.

Elaine P. 30/11/2009

Nunca li tanta bobagem junta.
Maraysa 25/07/2013minha estante
Respeito sua opinião, mas cometi o equívoco de clicar em gostei, foi acidental..rs. Enfim, eu não considero q são bobagens, pois sou espírita. Porém, isso é fato, é preciso muita disposição para crer em tudo. Gosto de pensar o Brasil como Pátria do Evangelho, pra mim faz muito sentido. Paz e Luz!

Conceicao.Nunes 05/07/2017minha estante
Li e gostei muito, não achei nenhuma bobagem, como espírita, acredito que cada pessoa coloca sua opinião de acordo com a visão que tem e nem todos nós estamos com a espiritualidade já elevada para um olhar mais correto das coisas. Mas, vamos estudar mais, vivenciar melhor e agradecermos a DEUS por ter reencarnado neste país tão lindo e próspero, infelizmente mal administrado e roubado desde os tempos remotos. Que a luz do entendimento se faça presente a todos nós. Muita Paz!

Neusa Hélia 19/08/2020minha estante
Não deve te lido e caso tenha feito certamente foi por curiosidade.

Valério 05/06/2019

Esperava mais
Li este livro com grande expectativa.
Mas ficou um pouco aquém do que eu esperava. É quase uma história espiritual do Brasil e como vem sendo preparado para ser o Coração do mundo.
Mas a abordagem espírita ficou algo a dever.
Não deixa de ser interessante. Mas não tem a força de várias outras obras espíritas que já li.
Flávia 05/06/2019minha estante
saindo um pouco fora: gosto de como vc sapateia nos rótulos que nos colocam eqto leitores, tais como, não se pode ler autoajuda ou não se é leitor. não se pode ler guerra dos tronos ou não se é leitor. ao contrário do q parece pela minha estante, leio bastante autoajuda. mas não adiciono pq raramente concluo. é o tipo de livro que costumo só fazer uma dinâmica e tal.

Valério 06/06/2019minha estante
Interessante seu ponto de vista. Gosto muito de receber análises do Valerio vindas de fora. Vou me atentar para essa característica minha. Minhas maiores buscas são pela verdade. E essa busca passa pelo auto conhecimento. E não posso, sozinho, me conhecer plenamente, pois minha ótica sempre será favorável a mim mesmo. Sempre que tiver alguma observação a meu respeito, por favor, me diga. Mesmo que eu possa não gostar muito de início.
Te contrato como minha psicóloga/analista. :)

Flávia 06/06/2019minha estante
hahaha lisonjeada! tb gostei da sua colocação sobre o autoconhecimento. e pode sempre me falar tb. juro fazer controle de ph e controlar minha acidez.

Lorenza 04/11/2021

Uma decepção
O livro promete trazer a visão espiritual da História do Brasil.

Confesso que fiquei profundamente decepcionada com a leitura.

Essa foi a minha leitura e do meu esposo no mês de Setembro, mas conseguimos acabar apenas hoje (4 de novembro) os últimos capítulos, porque foi difícil, decepcionante e doloroso a cada virada de página.

Muitas coisas nos decpcionaram, mas três pontos, resumidamente, foram chave para lermos o livro com ainda mais crítica:

1. Jesus com ações inferiores e desconhecendo regiões do planeta (inclusive o Brasil) - Jesus amargurado e DESCENDO À TERRA para conseguir observá-la e por aí vai;

2. Romantização da violência (incluindo massacres e guerras);

3. Romantização dos violentadores. Literalmente, tem um cara que mata o filho (Cap 10) e é recebido por Ismael de braços abertos no plano espiritual (???????), outro (Cap 4) justifica que um cara foi OBRIGADO a assumir atitudes corretivas no seio das tribos (????).

Infelizmente, consigo observar um padrão nos companheiros de doutrina que são bem afeiçoado a esse livro. São irmãos que tem posicionamentos políticos que, pra mim, são errados e destoam imensamente dos ensinamentos do Cristo, como esse livro.

Opto por fazer como Kardec precisou ao codificar a doutrina, descartar ali possíveis verdades, por haver possíveis mentiras, tendo em vista que muitos dos ensinamentos do livro são completamente destoantes de todos os livros espíritas que já li e já ouvi falar, incluindo as obras básicas.
Alexandre 11/11/2021minha estante
Lorenza, compartilho da sua visão sobre o livro. Me surpreende e me entristece ver que outros espíritas não se choquem e nem por um momento questionem o conteúdo do livro. Esta obra provocou um "chacoalhão" na minha maneira de olhar o espiritismo, na forma como ele é praticado pela maioria dos espíritas. Estou num processo de conhecer alternativas. Senso crítico sempre. Não podemos perder de vista isso. Se fosse para sermos dogmáticos, estaríamos em outra religião, não é mesmo? Grande abraço.

Lorenza 12/05/2022minha estante
Alexandre, infelizmente, demorei para ver seu comentário. Saiba que fico muito feliz em ver companheiros espíritas que pensam assim, que analisam possibilidades e utilizam do que Kardec utilizou: ciência, filosofia e, portanto, senso crítico.
Apesar da decepção com a obra e com a forte aceitação dela no movimento, me alegra encontrar companheiros como você.
Fato que dói, mas não deixa de ser fato: espírita não é Espiritismo.
Assim vamos seguindo nos melhorando e tentando ter empatia com a galera que não consegue ainda raciocinar por si...
Grande abraço.

Alexandre 07/09/2021

MUITAS reservas quanto a este livro; esta obra me deixou bem triste
Este livro me surpreeendeu muito - e infelizmente pelo lado negativo. É o primeiro livro espírita que me provocou sentimentos contrários aos dos outros que já li.

Antes de tudo, quero frisar que esta é a MINHA EXPERIÊNCIA e que RESPEITO quem acredita no que diz este livro. Não, não sou o dono da verdade. Sou só um aprendiz desta doutrina maravilhosa. Mas, como ensinou o próprio Kardec, "a fé inabalável é aquela que pode enfrentar sem temor a razão, em todas as épocas da Humanidade".

Logo nos primeiros capítulos:

- a forma de retratar Jesus (alguém que nem sabia onde ficava o Brasil);

- o apego a símbolos externos e alegorias (exemplo: "transplantar a árvore do Evangelho"), ou seja, coisas que o Espiritismo inovou deixando em nosso passado católico e judeu;

- a romantização excessiva de fatos e personagens brutais da nossa história, sempre do ponto de vista do colonizador;

...tudo isso foi me fazendo mal quanto mais eu lia. Mas eu decidi ir até o fim para poder falar do livro com propriedade de causa. Acredite, eu gostaria muito que a minha reação tivesse sido boa a este livro. Mas o caso é que sobre vários personagens relatados eu li livros de historiadores muito gabaritados, que com pesquisa historiográfica séria, com documentação histórica, mostram que esses personagens não eram seres bonzinhos nem iluminados como quer fazer crer esta obra.

Uma preocupação extra me surgiu com o texto recheado de ufanismo, talhado para higienizar nossa história - que é muito feia, de muita exploração, mortes e maldades, infelizmente.

Parece um texto perfeito para os ufanistas que hoje tentam reescrever nossa história, visando justificar e naturalizar desigualdades do nosso país e manter privilégios.

Não à toa depois da leitura passei a perceber que existe uma parcela de espíritas que adora este livro para justificar posições políticas que acho equivocadas, porque tentam exatamente desconsiderar a complexidade da nossa história.

Acho realmente perigoso que esse livro caia nas mãos de quem não tenha alguma bagagem histórica.

E escrevo isso com dor no coração. Sofri muito ao sentir o livro me causar toda essa estupefação, surpresa e, por que não dizer, decepção. Me senti menos espírita. Jamais gostaria de ter esses sentimentos em relação a um texto psicografado pelo grande Chico, digno dos maiores elogios. Eu não sou nada perto dele e sou um bebê na doutrina espírita. Mas, se quero uma fé raciocinada, preciso colocar a verdade que está em meu coração.

Acredito que outros espíritas tenham sentido o mesmo que eu em relação a essa obra. Se fosse para continuar acreditando no dogma de que algumas pessoas são absolutamente inquestionáveis, eu teria continuado católico. Mas o fato de também já ter me deparado com textos questionáveis do próprio Kardec me fez pensar que ele e Chico, apesar da grandiosa missão que cumpriram, foram antes de tudo homens. E, como homens, podem ter se equivocado. Eu posso estar equivocado em todo este texto, inclusive.

Só que o direito de questionar respeitosamente deve ser assegurado a todo aquele que se pretender um verdadeiro espírita. Isso que Kardec sempre esperou de nós. Senso crítico. Fé raciocinada.
Senão vira seita, cegueira. Se um dia eu me flagrar equivocado e mudar de opinião, farei questão de voltar aqui e escrever uma nova resenha relatando esse novo entendimento. Por enquanto, fico, HUMILDEMENTE, com esses questionamentos.

Não quis entrar nos detalhes de cada coisa que achei questionável no livro, pois daria outro livro, eu acho. Mas nos dias em que me sentia "o pior espírita do mundo", achei um texto muito bom do Leonardo Marmo Moreira, palestrante espírita, dissecando capítulo por capítulo do livro e, felizmente, vi que os questionamentos não eram só meus. Tem gente boa e pensante comigo.

Basta dar um google com o nome do livro e do Leonardo ou clicar direto neste link:

Abraços fraternos.
Lorenza 04/11/2021minha estante
A primeira resenha e comentário sincero sobre o livro que me senti abraçada e acolhida lendo. É exatamente isso! Também fiquei profundamente decepcionada com o livro e bem chocada com a repercussão que ele tem no movimento espírita. Fica bem claro que temos muito a aprender.

Larissa2518 19/10/2010

Foi muito válido conhecer como se deu o processo de implantação da "árvore" do Evangelho do Cristo em nossa pátria. Outro fato que me chamou atenção foi a participação direta de Jesus, este foi o primeiro livro espírita em que tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre suas atitudes, tomadas de decisões. Com lindas palavras, ele sempre dizia o que era necessário para Ismael, o diretor espiritual do Brasil, ouvir quando Nele procurava ajuda/conselho em momentos de desespero. Pois a causa não foi apenas bela, foi difícil e cheia de obstáculo, que acabaram sempre vencidos ao longo do tempo por esse espírito de amor, Ismael, e toda sua falange de trabalhadores do bem.
E mais uma vez digo, foi muito interessante acompanhar o descobrimento do Brasil, toda sua caminhada pela independência, a implantação da República pelo lado espiritural, pelas questões e decisões regidas pela espiritualidade maior.
Karina Wolf 21/12/2019minha estante
verdade. O livro é muito esclarecedor acerca do início e do objetivo do nosso país.

Lê_Fox 28/03/2021

Um sopro de esperança
Um aprendizado renovador quando se lê a história do nosso país sob a narrativa espírita, acompanhando cada movimento histórico a luz do esclarecimento do que o plano espiritual maior já havia organizado para suceder no Brasil.
Tudo planejado para a nossa pátria deste plano ser a pátria-mãe que acolheria o espiritismo e o cultivaria, desde semente até seus frutos pelos largos anos que resplandecem muito à frente.
A esperança mora em saber que nada foi em vão, nenhuma gota de sangue, nenhuma luta ou vitória.
Hoje, se por vezes vemos nosso país com olhos de desespero pelas violências, desigualdades sociais e ignorância generalizada que, em primeiro lugar, estes fatos sirvam para que queiramos nos munir de conhecimento e coragem para contribuir com o avanço do crescimento moral que ainda há muito que prosperar e, em segundo plano, que compreendamos que estamos aqui e nesta situação porque é exatamente onde a nossa capacidade e necessidade tanto coletiva quanto individual se encontra, tanto no que diz respeito a escolhas quanto a aprendizado.

Grata pela maravilhosa leitura. Grata por estar no Brasil.
Lip | @phillip.pinheiro 29/03/2021minha estante
Grande Chico! ??????????

Maraysa 24/09/2013

A responsabilidade dos espíritas brasileiros
Um livro muito interessante, respondeu muitas de minhas indagações acerca da chegada dos portugueses ao nosso país. Há muitos anos sou espírita e sempre escutava falarem que o Brasil era um país muito espiritualizado, que aqui era realmente a pátria do evangelho, e não entendia o motivo. Agora tudo faz sentido e hoje já não me queixo de ter nascido aqui, sinto que é uma honra - e uma grande responsabilidade também.

A linguagem não é difícil, porém a leitura nem sempre flui rapidamente. Embora o livro seja relativamente curto, não é algo que você consegue ler numa tarde, pois muito do que é revelado precisa ser relido várias vezes até que seja internalizado. Há muita riqueza de informações e detalhes, então eu considero um livro de estudo e não de entretenimento.

site: http://coisasdamara.blogspot.com
Wagner 03/02/2021minha estante
Sim, você tem razão sobre a responsabilidade e estudo da obra.

Bella 20/01/2022

Brasil: coração do mundo, pátria do evangelho
Achei o livro bastante histórico (não gosto muito de História), mas o li mais rápido do que imaginei. Interessante.
Rafael Kerr 20/01/2022minha estante

Alexandre 07/09/2021minha estante
Luiza, acabei de postar minha resenha sobre o livro e concordo com TUDO que você disse. Tudo!

anjapsi 09/09/2009

precisei ler para...
complementar minhas idéias trans...
meu tcc foi sobre identidade...
identidade brasileira...
foi necesário desopilar um pouco...

hop3rs 25/04/2024

Assim, não sei muito bem o que pensar, foi leitura coletiva e é isso, legal ter outra visão dos acontecimentos que vemos nas aulas de história

Ricardo 31/10/2014

Loucura de livro; Muito bom; Revelador. Conta u Fim pouco dos bastidores do plano espiritual e seu esforço para direcionar os líderes políticos no Brasil, desde a época colonial até o início da República. E o marxismo, hein? Sobrou até pra ele...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6