Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Jônatas Iwata 27/01/2023

Gostei muito da estrutura, da apresentação e do tema do livro. Conceitualmente, a ideia de subverter os arquétipos da literatura pulp para o nosso entendimento pós-moderno dos problemas estruturais é muito boa. Uma pena que vai ficando cada vez mais bobo e exagerado, com um humor físico e criação de tensão que funcionam muito melhor em filmes B do que em literatura de terror social.

cpedro697 26/01/2023

Território Lovecraft utiliza a segregação racial dos EUA e os contos de H. P. Lovecraft como alicerces para construir e desenvolver a obra, não é uma história muito cativante mas é de fácil leitura e compreensão, para quem gosta de livros de terror e do próprio Lovecraft é um livro que vale a pena dar uma olhada.

Ane Prado | @leiturane 21/01/2023

Fantástico!

Ainda não li as obras de Lovecraft mas, apesar de não pegar as referências, não foi necessário. A história é muito bem elaborada, envolvente e desenvolvida de um jeito que a jeito incrível. Perspectivas diferentes, com fragmentos de uma história maior que se completa no final.

Muito bom do início ao fim!

Maria 12/01/2023

Se tirassem 50 páginas desse livro não iria fazer diferença, a história é legalzinha mas não me surpreendeu em nada

Joyce Ferreira 11/01/2023

A fantasia ministrado com a realidade se tornou uma das melhores coisas dessa história. Principalmente o fato de amostrar fatos históricos que são desconhecidos por muitas pessoas com personagens bastante queridos.

Lores 10/01/2023

Apesar de algumas partes eu ter achado a leitura um pouco arrastada e ter demorado um poquinho pra ler, o livro é muito bom. Com uma pitada do universo de Lovecraft, cheio de mistérios, um certo tipo de magia, ciência, o livro trás várias histórias que acabam se ligando entre si e prende o leitor que faz com que ele queira saber o desfecho da história.

vitinho 04/01/2023

Um terror interessante, pra dizer o mínimo.
Aqui, Ruff não usa só do terror propriamente dito, com cenas assustadoras em que o personagem corre risco de vida por algo sobrenatural. Essas até aparecem, mas o autor cria um ambiente de terror, aflição e desconforto principalmente com protagosnistas pretos que podem, e vão, sofrer racismo a qualquer momento do livro.

Tem uma parte logo no início do livro, que descreve bem o que eu quero dizer: em dado momento, um personagem tá fugindo de uma suposta criatura enorme em uma floresta que ele entrou pra fazer suas necessidas, e quando chega no carro, encontra o que o narrador descreve com o "verdadeiro monstro", um homem branco com uma espingarda na mão querendo saber o que ele faz ali. O livro todo se desenvolve a partir de sentimentos como esses, aliado, é claro, a bruxos, rituais e monstros.

Em geral, gostei, a maioria dos personagens são interessantes (Gostei especialmente da Hippolyta) e o final, apesar de eu ter achado corrido, foi satisfatório. Uma reclamação, só, que tem haver com esse final que poderia ser mais desenvolido: na minha opinião, o que aconteceu com o Braithwhite foi um desperdício. Em vários momentos o livro tenta deixar implícito que ele é um supervilão, mas o que eu vi foi, apesar do caráter duvidoso e das segundas intenções, um dos pouquíssimos brancos não-racistas que apareceram no livro e que em alguns momentos realmente ajudou os personagens. Enfim, talvez o plano dele realmente não fosse a melhor coisa do mundo, mas queria pelo menos ter visto isso de fato: essa maldade que foi diversas vezes implicitada aparecer antes de fazerem o que fizeram com ele.

Enfim, é isso. 4 estrelas, gostei apesar desses problemas, e recomendo.

Mythens 31/12/2022

O livro apresenta, alem da historia sobre o paranormal, pontos de racismo e preconceito. A escrita é muito boa, gostei bastante e recomendo para quem gosta de autores como H.P. Lovecraft e Stephen King :)

Snow4 31/12/2022

Acho q pode ser considerado um crime oq vou falar, mas eu prefiro a série.
Não que o livro seja ruim, mas achei muito artificial a construção das personagens.
O final foi bom, porém nada surpreende como o final da série.
Acho que o livro deveria ser mais extenso para poder abordar tudo que tinha por completo. E é ai que a série fica superior, por conter mais informações e mais peso para tudo aquilo que queria abordar (racismo, femininos, etc).
Sobre o maior problema que vejo o pessoal falando, que é o incrível dom dos personagens não questionar ou achar algumas coisas esquisitas. Me incomodou um pouco no início, mas depois só fingir que era outro mundo e que eles não tinham o dom do questionamento.
Vale a pena ler para aqueles que querem saber a origem da série, mas tirando isso, é uma série bem mediana

Vinicius 29/12/2022

Fod*
Desde que a série lançou eu tive muita vontade de ver mas como todo bom leitor a gente sempre quer ler antes de ver as adaptações, recentemente eu tenho feito muito isso de ler o livro para ver o conteúdo audiovisual porém tem acontecido muito de eu ler o livro e não ter vontade de ver a adaptação porém nesse caso foi diferente enquanto eu tava lendo o último "conto" eu comecei a ver o primeiro episódio neste momento eu parei nos primeiros 20 minutos para terminar de ler e não voltei ainda mas vou ver o mais rápido possível esse livro é muito bom e é uma pena que a serie tenha sido cancelada porem vasculhando na Amazon eu descobri que vai lançar um segundo livro e estou muito animado e ansioso pois só foi anunciado em inglês por enquanto, fico feliz que apesar do cancelamento da serie o livro terá um continuação porem não sei como ira continuar apartir do final deste livro é um final teoricamente bem aberto porem tenho medo de ser uma continuação medíocre, a seguir eu irei ler a sinopse não li antes por motivos de não quereria levar spoiler desse livro é isso.

Vinicius 27/12/2022

É difícil avaliar um livro que bebe explicitamente da influência de H. P. Lovecraft quando não se conhece nada dele, só posso dizer que o livro não é uma porta de entrada muito convidativa para o gênero pulp.

Da minha perspectiva, ele se aproxima bastante de Watchmen, onde cada capítulo segue um personagem diferente, cada um com seu objetivo dentro da história com um climax que amarra tudo em um nó um tanto frouxo. Se os tropos do pulp fossem dispostos em um buffet, o autor teria o prato mais questionável do local. E é essa falta de seletividade que interrompe o fluxo e a conexão entre os capítulos. Acredito que a ideia era usar a estrutura de um livro de contos, mas a ânsia de usar tudo tornou alguns deles simplesmente desnecessários.

Campos 26/12/2022

Legal..mas
O livro é interessante pelo contexto social, mas a história as vezes cai em lado mais cômico que acho que atrapalhou o ritmo da trama para mim. Isso sem contar como o absurdo vai sendo colocado em cima da trama a cada história e existe uma baixíssima resistência dos personagens em questionar as coisas

Amanda.Carolyne 19/12/2022

Cansativo
A história por mais que seja brilhante, é arrastada, a leitura não flui muito, os personagens não cativam. Mas o conceito geral do livro é muito bom.

Heidi Gisele Borges 30/11/2022

A história é uma homenagem a Lovecraft e, ao mesmo tempo, um puxão de orelhas.

Todos os personagens principais são negros, que lutam contra a supremacia branca americana dos anos 1950.

A ideia da montagem de capítulos ficou muito bem executada. Cada capítulo forma uma espécie de conto, com as visões de personagens distintos que se interligam para contar a história maior, o mistério que envolve, principalmente, Atticus.

Gostei como tudo é conectado, como um detalhe que passa despercebido tem sentido em algum momento.

Achei o fim corrido, partes exageradas para justificar algumas coisas, mas, no geral, é uma boa história.

É interessante perceber a capa. Além da casa e da montanha, que forma o monstro clássico de Lovecraft, notamos em seus tentáculos figuras com capuzes brancos.

Tete 28/11/2022

Uma aventura
No início eu pensei em desistir mas pela temática eu continuei, o livro é bem interessante mescla muito bem os assuntos sem ficar chato ou cansativo. Acredito que os personagens principais não foram bem explicados mas mesmo assim da para entender tudo. Livro bom, temática muito legal.