Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

João 01/09/2022

Ficção histórica com terror/suspense
O livro funciona como uma coletânea de contos que formam um todo linear e convergem em um final único.
Curti muito a história da Hipolytta e a da Ruby e queria que elas fossem mais longas.
No geral, gostei do livro, achei bem divertido e interessante.

Rafa569 25/06/2023

Não é ruim, mas também não é 5 estrelas
A minha história com esse livro começa em 2020 ou um ano depois com a série de mesmo nome que, inclusive, é comentada na capa. Quando eu vi Território Lovecraft, a adaptação da HBO, eu admito que gostei bastante, mas depois de ler esse livro eu tenha que rever pra ver se até ela é tudo aquilo que eu imaginava.

Achou confuso? Eu também, mas não consigo pensar em outra maneira de descrever esse misto de emoções que eu senti comparando série e livro.

Primeiro que os personagens são extremamente mal aprofundados, você sente que poderia conhecê-los muito melhor se a história não tivesse apenas 350 páginas. Eu entendo que a ideia era talvez criar um livro de contos que se interliga-se no final e até faria sentindo se, de novo, o livro fosse maior. As narrativas parecem muito rápidas, sem tempo para os personagens e sem tempo para o próprio enredo. Eu senti bastante aquele gostinho de quero mais mas o "mais" nunca vinha, tudo simplesmente acabava e se deixava por isso mesmo.

Sobre o Lovecraft no livro? Temos uma pincelada do que poderia ter sido. Os contos não são horríveis, mas é aquilo, da pra sentir que seriam muito melhores se o autor tivesse se deixado levar pelo próprio universo que estava escrevendo.

Não tira, mas também não coloca ninguém em ressaca literária. Acho que vale dar uma chance para a leitura pra ver se você se interessaria nessa ambientação de terror.

Isabela 06/09/2022

Bem bom, mas minhas expectativas eram altas demais
O livro me deixou um tanto a desejar em comparação com a série que assisti antes, o carisma dos personagens não é tão grande quanto na série mas a história é ótima e nos transporta por aí pelas aventuras dessa família. Narração dos acontecimentos e cenários de forma ótima!

André Fiamoncini 11/02/2020

Fantasia e Realidade
Um livro que trás uma aventura fantástica de ficção ao mesmo tempo que mostra um passado cheios de preconceitos que insiste em continuar até hoje em vários lugares. Personagens cativantes.

leaoliterario 12/02/2020

Não sou muito fan de contos, por tanto a leitura não me cativou tanto quanto eu pensei que fosse.

Jamayra Greyce 17/02/2020

Bom trabalho Matt Ruff
Território Lovecraft: um bom trabalho

"Território Lovecraft" é uma coletânea de oito contos do autor nova iorquino Matt Ruff (1965). Publicada no Brasil pela editora Intrínseca, ela flerta com obras consagradas e caminha entre ficção científica, fantasia e terror. Ademais, pretende ter ritmo cinematográfico: a intensão do autor é que ela seja lida da mesma forma que se maratona uma série. Tanto é que um seriado de fato está previsto para ser exibido pela HBO ainda esse ano, inspirado nessas histórias.

Os contos são ambientados nos anos 50 dos Estados Unidos, época da segregação racial institucionalizada; e protagonizados por personagens majoritariamente negros, embora o autor seja branco. Por conta disso, em minha opinião, o que prestou mais foi a intenção da obra; o resto não tinha como dar muito certo. Vivência não se aprende, se vive. Um leitor branco não vai reparar no quão longe essas narrativas passaram dos sentimentos gerais das pessoas negras ao redor do mundo, mas para mim esse aspecto pesou durante a leitura inteira. Nesse livro, Matt Ruff tratou de tópicos num tom que considerei insensível, de uma forma que, acredito, um autor negro não faria. Além disso, a crítica social prometida me pareceu panfletagem rasa. Enfim, isso tudo são apenas fatos a serem ressaltados; não estava esperando nada diferente, desde o início eu já desconfiava que seria como foi, afinal, ele nasceu branco e morrerá assim, sem saber o que é ser negro - seja lá em qual país ou época. Não sou boba de esperar que um branco produza uma obra esplêndida a respeito de negros algum dia.

De volta à intenção. Acredito que situações como essas, do autor branco etc, são uma espécie de mal necessário. Até que tenhamos autores negros o suficiente contando histórias a partir de seu lugar de fala, alguém tem que fazer alguma coisa. E Matt Ruff fez. Graças a ele esse livro existe e chegou até aqui. Assim, leitores brancos vão saber pelo menos um pouco a respeito da ponta do iceberg. Além disso, essa é a única história desse estilo, com personagens afrodescendentes, que tenho ciência. Sem falar na série! Nela os negros envolvidos poderão, espero, ajustar o que for necessário. Essas coisas são muito mais do que os meus tiveram a vida toda, a pouquíssimo tempo atrás, e reconheço isso. Para nós as coisas são péssimas hoje, mas já foram inacreditavelmente piores, como é relembrado em "Território Lovecraft".

Agora sobre os contos mesmo, real oficial. Matt Ruff realmente tem bom humor; eu sorri e ri e gargalhei várias vezes! Em contrapartida, houveram os momentos terríveis: teve uma hora, por exemplo, que tive que parar de ler pra chorar, chorei TANTO, pq o lance foi muito pesado mesmo, vcs não estão ENTENDENDO.

O cerne da trama toda me satisfez. Gostei de como os elementos se conectam entre uma história e outra e como o mistério só aumenta a cada uma. Ao meu ver, Ruff realmente domina esse lance de conto; as coisas começam, seguem e terminam nos limites breves desse gênero, mas de um jeito redondinho que me causaram bastante admiração. Queria escrever do jeito dele!! Kkkkk

Dois contos me impressionaram demais, no bom sentido: o protagonizado por Ruby e outro por Horace. [Calma, não vou dar spolier]. No primeiro eu adorei a obra relacionada (não posso contar qual!). Já no segundo, foi impactada emocionalmente: fiquei nervosa, com o coração palpitando e senti medo, pq o trem pegou no jeito viu kkkkk. Por fim, apenas um final, de uma personagem, me deixou putassa, não gostei mesmo mano! Meu deus, a raiva. Fora isso, curti todas as demais conclusões.

Essa foi uma leitura difícil, por conta da temática, que é especialmente dolorosa pra mim; do gênero, que eu não curto; da ressaca que estava me consumindo desde "Dom Casmurro"; enfim, nada fácil. Mas por final o saldo foi positivo e esse é um livro que eu recomendaria a muitos leitores em várias ocasiões.

Jamayra Greyce 17/02/2020

Bom trabalho Matt Ruff
Território Lovecraft: um bom trabalho

Paula Motta | @pareinapagina 23/02/2020

Mediano
Foi uma leitura agradavel, muitos altos e baixos, contos bons e uns beeem chatos .. No geral gostei da temática ligação entre os contos e a participação de alguns personagens não tão obvios.

Diego 12/06/2020

Bom. O livro tem várias histórias, que poderiam ser independentes mas estão em um mesmo universo.

Dry 13/06/2020

Fantasia e realidade juntos no mesmo livro, uma surpresa atrás da outra. Uma história que relata, com fatos verídicos, sobre como era e é ser negro, mas que ao mesmo tempo contém uma dose alta de ficção. Esse é um daqueles livros que você torce para ter continuação para saber o destino dos personagens.

Marcela.Moraes 01/11/2020

Meio termo
O livro território lovecraft, é uma leitura rápida, fácil e gostosa. Ela te faz questionar e sentir raiva da violência e preconceito existentes naquele período, e q até hj se fazem presentes.
Ademais, em minha opinião faltou aprofundamento nas histórias; quando vc começava a se apegar, e ficar interessada pelo enredo q estava sendo desenvolvido, a história simplesmente acabava, isso fez com q eu não me apegasse a nenhuma das personagens.
Esse fato faz com q, apesar dos pontos positivos o livro seja esquecível.

vasilisamorozko 15/12/2020

Momentos Indicação: Se Gostou Desse Vai Gostar De Black Tom
“De onde você vem é parte de quem você é. Como pode permitir que isso seja roubado de você?”

#140 - Eu adorei!!!
Quando eu vi que a série ia sair eu corri pra poder ler e Deus me surpreendi!
Adorei todos os personagens principalmente a Letitia e Ruby/Hilary (Mr. Hyde tendo meu favoritismo em todo lugar) gostei ate o safado do Caleb Braithwaite (tenho que dizer que adorei o final que o escritor deu pra ele, dou risada toda vez que lembro). Todos os momentos que eu fiquei com o coração na mão valeram a pena.
Mas admito o que eu mais gostei foi do fato de ter personagens negros como principais, espero que HP Lovecraft tenha se revirado em seu túmulo por que isso me faria muito feliz.

Janaina.Clara 18/12/2020

A história é até interessante mas o livro é muito arrastado e demora ir para frente eu pessoalmente amei bem mais a série da HBO

Barbara 27/12/2020

Foi o primeiro livro que li desse gênero, é uma leitura fácil e divertida. Apesar de falar sobre racismo e segregação racial, a história tem muita ação e lições de vida.

Sarah 14/07/2022

Me aventurando em novos temas
Encontrei este livro em uma feirinha de livros e decidi decidi me aventurar neste tema de sociedades secretas e rituais macabros, confesso que no início achei um pouco arrastado a leitura, mas após algumas páginas, a leitura realmente me prendeu. E por ser um livro onde conta a perspectiva de vários personagens, me peguei apressando a leitura para chegar nos meus personagens favoritos.
É um livro que trás aventuras e suspenses em um ambiente de segregação racial, sendo a minha primeira leitura com esse tema!
Posso dizer que aprendi muito com essa leitura e percebi como li pouquíssimos livros com protagonistas negros.
Além de que as situações em que os personagens passavam no decorrer da história foram muito mais marcantes do que o próprio enredo do livro.