A Máquina de Fazer Espanhóis

A Máquina de Fazer Espanhóis Valter Hugo Mãe

Resenhas - A Máquina de Fazer Espanhóis

Mc Brendinha Carvalhão 28/08/2022

E que venham mais livro de VHM
Foi minha segunda leitura de Valter Hugo Mãe, o primeiro dele que li foi A desumanização, que amei, achei perfeito e talvez por isso tenha ido com muita expectativa para esse outro, que gostei, mas não tanto, ainda assim me emocionei, lembrei muitas vezes de meu avô e refleti sobre como será a minha própria velhice. Vale a pena.

tbbrgs 11/08/2022

Valter Hugo Mãe sabe as manhas de ser um escritor
Em A máquina de fazer espanhóis, o personagem principal, o barbeiro António Jorge da Silva, de 84 anos, perde a mulher com quem conviveu por cinquenta anos e passa a morar no Lar da Feliz Idade. Valter Hugo Mãe desenvolveu brilhantemente, neste romance, os traços e a evolução desse personagem, desde os primeiros capítulos, quando ele ainda está lidando com o luto, casmurro, solitário e egoísta, aos seus episódios finais, onde ele passa a ter que se defrontar com sua própria mortalidade, ao mesmo tempo em que observa as vidas (ou seriam as mortes???) de seus colegas que também vivem no lar. Defronte de sua mortalidade, António Jorge da Silva, ou o "colega Silva", como é chamado por seus amigos do lar, começa a se sentir frágil e impotente. Perde suas parcas crenças religiosas, se vê abalado ao perceber que não há mais nada para que possa sustentar-se e que, depois de sua morte, ele simplesmente retornará ao pó, sete palmos abaixo da terra, sendo carcomido pelos vermes. A consciência deste fato, junto da proximidade cada vez mais iminente de sua própria morte, deixa-o cada vez mais depressivo e debilitado, o que o faz ter pesadelos que terminam em acontecimentos impensáveis. Grande parte das ações do protagonista parecem ser justificadas pelo nível de debilidade psicológica e emocional em que ele se encontra. Mas há também, no decorrer da história, muitas discussões acaloradas entre o grupo principal de amigos acerca de temas como a pátria, a religião, a política, a família e a passagem do tempo, muitas das quais ressoam ainda na minha memória e me fazem questionar e criticar um ou outro ponto. Além disso, senti falta de alguma personagem feminina marcante, que não estivesse ali para sofrer, para morrer, para ser alvo de piada ou pano de fundo. A súbita aparição da Dona Glória do Linho, nas trinta páginas finais da história, foi forçada demais para ser considerada, ao mesmo tempo em que o Esteves foi provavelmente um dos melhores personagens já criados (ou, melhor dizendo, recriados). Enfim, esse livro tem erros e tem acertos. As próprias contradições nas quais o personagem principal entra enriquecem a narrativa, pois mostram como o personagem evolui, muda de ideia, para logo depois desdizer o que antes havia dito. Isso realmente mostra um primor estilístico, narrativo e linguístico por parte do autor, pois as contradições são acima de tudo humanas. Valter Hugo Mãe sabe as manhas de ser um escritor.

Luiza Carvalho 08/08/2022

que livro lindoooo, meu deus, tô apaixonada
eu amei a forma q o silva fala da laura, é lindo, n tem outra palavra

pra começar que já começa com uma "metáfora" (n sei se essa é a melhor palavra, mas enfim) sobre ter vários silvas e pessoas iguais, já me deixou mal kkkkk
além disso, a forma que foi retratado o passado do silva, sobre o que aconteceu durante o período de Salazar em Portugal, é algo tão pesado mas que foi retratado de uma forma impecável, me pegou de jeito essa parte
sem palavras pro final, apesar de triste tudo se encaixou perfeitamente

achei genial a forma de escrita, por ser por fluxo de pensamento deu um ritmo muito bom pra leitura e eu adorei

Mariana 22/07/2022

A dureza de envelhecer
O livro conta a história de Antônio da Silva, um idoso que após a perda da esposa Laura, passa a residir em uma casa de repouso chamada Feliz Idade. A obra retrata as reflexões do personagem sobre seu processo de luto, de envelhecimento e suas respectivas perdas (de independência, de vínculos, de capacidades físicas e mentais), além de reflexões também sobre sua história de vida, seu passado e ligações com o contexto político português, e sobre as novas relações construídas dentro do seu novo lar. As partes que mais me impactaram foram aquelas referentes ao sofrimento da perda da esposa, ao relacionamento com a filha e ao fato dela tê-lo levado para a residência, e ao relacionamento do personagem com os funcionários doutor Bernardo e o cuidador Américo, os quais construíram vínculos e afeto entre si. O livro trágico aos poucos vai se tornando cômico, ao retratar o dia a dia da casa e alguns comportamentos bizarros do personagem.
A escrita do autor, no entanto, possui um estilo o qual não estou acostumada e, por isso, em alguns momentos foi difícil acompanhar, seja pela falta de letras maíusculas, parágrafos, recuos, entre outros exemplos. Porém, conforme dito, as reflexões que me impactaram foram sobre o envelhecimento, perdas e afetividades. Bom!

oimandys 15/07/2022

A morte assusta...
Esse é meu terceiro VHM. Confesso que em alguns pontos achei a leitura um pouco mais lenta e arrastada em comparação com os outros que li, poremmm, o autor tem uma escrita maravilhosa demais. Poética, delicada...fico apaixonada!

Em A Máquina de fazer espanhóis, vamos acompanhar Antônio Jorge da Silva em um casa para idosos, junto com outros idosos e o fantasma da morte.

Vemos como o morrer assusta, como é angustiante sentir que há um "pássaro negro" rondando e esperando a próxima vítima. Como a morte assombra mesmo quem já "viveu demais" mas espera viver mais coisas.

É lindíssimo, profundo, com passagens belíssimas! Sigo amando a escrita do autor

gi leite 13/07/2022

Nesse livro, Valter Hugo Mãe aborda a solidão, medo e todos sentimentos conflitantes que podem acompanhar o ser durante a velhice, em especial na vivência em um asilo. Ao mesmo tempo, Valter Hugo não cansa de trazer, junto à angústia, a esperança, o que é uma característica marcante do autor. As amizades construidas pelo senhor Silva durante o livro marcam e trazem uma certa leveza para o livro ao mesmo tempo que não deixam de serem profundas e nos fazerem refletir. Além disso, o livro traz profundos pensamentos acerca do fascismo português, da condição submissa do país à união europeia e até ao desejo de retornarem a serem parte do reino espanhol. Uma travessia pela história e sentimento português unida a velhice e as dores e alegrias que acompanham essa fase.

mclaport 26/06/2022

Simplesmente Valter Hugo Mãe
O que esse homem é capaz de fazer com as palavras é um presente. Foi o único livro que já me fez chorar. Lindo, lindo.
Um olhar realista e poético sobre a velhice e tudo que ela traz, recomendo de olhos fechados.

Lido em: 01/2021

Yentl 18/06/2022

Relatos da velhice por Silva
Gostei das partes que pude aprender com Silva sobre a velhice e os sentimentos conflitantes que ela lhe trouxe. Acredito que algumas partes do livro não me acrescentaram por não ter a vivência necessária para entender os pormenores (questões políticas).
O balanço final é positivo!

Thaís 06/06/2022

A máquina de fazer espanhóis
O livro traz diversas reflexoes sobre a velhice.
É escrito com uma autenticidade ímpar do VHM. Aquele tipo de livro que eu facilmente leria outra vez, em outro momento na vida e idade.

Vic 26/05/2022

A maquina de roubar a metafísica dos homens
Livro incrível! Valter Hugo sempre impressionando com suas narrativas extremamente sensíveis e até mesmo palpáveis!

Vinder 14/05/2022

Talvez o melhor livro que tenha lido di Valter Hugo Mãe. Nao gostei do último que ele lançou. Esse consegue ser sensível, mas com humor. E um tema tão importante, o envelhecimento.

Gabriela.Frossard 09/05/2022

meu primeiro "valter hugo mãe"
li no ritmo de sentir cada um dos capítulos. a máquina de fazer espanhóis (e cada um dos personagens) são como um reencontro, desses que chamam a gente pro abraço. essa edição é uma coisa linda... das ilustrações ao uso das minúsculas por todo correr da leitura. termino entre a paixão e a angústia, com o livro e, também, com a vida.

Aguirre.Natalia 28/04/2022

Maravilhoso
O Valter entrega tudo nesse livro. É um romance porém tem muita poesia. O livro proporciona muita reflexão, suspiros e emoção ??. O protagonista é muito sincero e apaixonante por vezes também é cômico. O autor dedica o livro ao seu pai que não chegou a terceira idade, essa dedicatória já é um indício da sensibilidade do livro.

Monique355 27/04/2022

Um livro cheio de reflexões muito importantes e com personagens muito intrigantes. Valter Hugo Mãe tem um escrita única e que me levar a pensar em coisas que antes eu não pensava. Acompanhar os idosos do Feliz idade me fez refletir muitas coisas sobre a velhice e sobre como será o meu próprio processo de envelhecimento. Vale a pena a leitura, indico muito!