A máquina de fazer espanhóis

A máquina de fazer espanhóis Valter Hugo Mãe

Resenhas - A Máquina de Fazer Espanhóis

paraondealeiturameleva 13/01/2021

A dura realidade vivida na velhice com o olhar e sensibilidade sempre presentes nas obras de Valter Hugo Mae

Ká - @shotdaspalavras 27/09/2022

Você já parou para pensar que um dia todos nós chegaremos na velhice e como será difícil vivê-la com todas as suas limitações?

É esse tema sensível que Valter Hugo Mãe aborda em seu livro, e o faz com maestria, pois nos envolvemos com o protagonista deste livro já desde o início.

O Sr. Silva passa a viver em um asilo logo após perder sua esposa e se acostumar com essa nova vida não é fácil.

Ele se vê cercado pela solidão, mas precisa aprender a seguir, considerando o tempo que ainda lhe pertence e os pacientes e funcionários do asilo.

Lilian.Araujo 29/01/2022

?Esse livro foi um dos melhores que li em 2021. Belíssimo! Uma ode à velhice, ao amor, à amizade, ao tempo?

??O amor podia ser outra coisa, como uma energia entre pessoas, indistintamente, um respeito e um cuidado pelas pessoas todas.?

??que se fodam os discursos de falsa preocupação dessa gente que sorri diante de nós mas que pensa que é assim mesmo, afinal, estamos velhos e temos de morrer, um primeiro e o outro depois e está tudo muito bem.?

Eme Pê 02/04/2022

Além do que me permito
Meu maior desejo quando eu escrevo resenhas, é escrever sobre como eu me senti lendo o livro, muito mais do que escrever sobre o que eu li. E é por isso que mesmo e tendendo a complexidade e os assuntos e os personagens e sendo tudo tudo muito bom, eu achei tão cansativo ler?. Acho que é bom a gente se testar e ler diferentes estilos, mas acho que foi demais pra mim?

Pri 12/01/2021

Leia antes de envelhecer
Adoro a forma com Valter Hugo mãe escreve. Esse foi meu primeiro livro dele e fiquei totalmente encantada. Impressionante os sentimentos que esse livro traz à tona no leitor. De certa forma ambivalente, ao passo que traz desconforto e satisfação. Lindo e poético. Minha primeira recomendação dos últimos tempos.

Mariana 22/07/2022

A dureza de envelhecer
O livro conta a história de Antônio da Silva, um idoso que após a perda da esposa Laura, passa a residir em uma casa de repouso chamada Feliz Idade. A obra retrata as reflexões do personagem sobre seu processo de luto, de envelhecimento e suas respectivas perdas (de independência, de vínculos, de capacidades físicas e mentais), além de reflexões também sobre sua história de vida, seu passado e ligações com o contexto político português, e sobre as novas relações construídas dentro do seu novo lar. As partes que mais me impactaram foram aquelas referentes ao sofrimento da perda da esposa, ao relacionamento com a filha e ao fato dela tê-lo levado para a residência, e ao relacionamento do personagem com os funcionários doutor Bernardo e o cuidador Américo, os quais construíram vínculos e afeto entre si. O livro trágico aos poucos vai se tornando cômico, ao retratar o dia a dia da casa e alguns comportamentos bizarros do personagem.
A escrita do autor, no entanto, possui um estilo o qual não estou acostumada e, por isso, em alguns momentos foi difícil acompanhar, seja pela falta de letras maíusculas, parágrafos, recuos, entre outros exemplos. Porém, conforme dito, as reflexões que me impactaram foram sobre o envelhecimento, perdas e afetividades. Bom!

Renata 17/01/2021

Aih, o que dizer de VHM?!
Lindo, né, gente! Este é o terceiro livro que leio do autor e a beleza da escrita de cada um desses livros é impressionante!
"A máquina de fazer espanhóis" conta a história de António Silva que, após perder a esposa, passa a viver em um lar de idosos. É o próprio senhor Silva quem nos conta sua história. De forma não linear vamos conhecendo a vida dele no lar de idosos e anteriormente a isso, especialmente com sua amada Laura.
No início o livro é um pouco difícil de ler, visto que o autor usa apenas ponto final e vírgula, não fazendo demarcações dos diálogos, perguntas e etc. Mas logo a gente se acostuma e é conduzido pela lindeza da escrita do autor ao tratar os temas da velhice e da morte com muita sensibilidade.
Amei e super recomendo! Mas meu preferido do autor segue sendo "O filho de mil homens".

Sayuri 01/02/2021

Sensacional
Livro perfeito que retrata questões de terminalidade da vida dentro do contexto de uma casa de repouso. Interessante ver como é o viver idoso, de ser encarado como incapaz, de ver o corpo falhando e mesmo assim tentando se afirmar e manter uma dignidade ao fim da vida.

Gabriel 16/02/2021

O livro narra a história do senhor Silva e seus companheiros em um asilo, nos mostrando as nuances e questões envolvidas durante a velhice. Achei a escrita de uma sensibilidade ímpar, mas por vezes a mesma me desprendida da história...

Edianne.Novaes 11/04/2020

Finitude
Mais difícil do que lidar com a partida de nossos entes queridos, é o próprio idoso lidar com seu fim iminente...
Terminei esse romance ontem a noite, ainda estou digerindo. Não consigo ainda escrever minhas impressões à altura desse texto tão lindo e sensível de VHM.
Espero retornar com melhores comentários...

Gabi Sagaz 01/05/2020

Bom mas não essencial
Gostei muito mas não achei tudo que indicaram. Claro, faz pensar sobre a questão do envelhecimento. Até pq dificilmente pensamos sobre isso antes de envelhecer, eu acho. Mas para mim é um 8.5. ( o cara tem uma escrita fenomenal que merece 10 mas a história em si não me marcou como ouço tanta gente anunciando.)

Ludgargano 20/04/2021

Um livro sensível e tocante
O livro trata de um idoso que vai para um pra de repouso após a morte da esposa, e começa a refletir sobre a vida, os relacionamentos e suas certezas.
Um livro que faz rir, chorar e refletir. Muito bonito.

Bairral 22/04/2023

Esse livro de V.H.M captura o leitor desde o início, transportando-o por uma mistura de emoções. Me capturou pela solidão, dores, medos e reflexões da personagem principal.
A vida de Silva nos remete ao nosso tempo e dramas do fascismo que deve ser combatido todos os dias. As memórias do amor, da família, dos amigos que o sustenta e do enfrentar dos seus medos nos prende o livro todo. Uma das obras do autor que mais me tocou.

Marilia 10/05/2021

Poesia pura
Um livro que me fez refletir a velhice, os fardos, remorsos e saudades que carregamos no fim da vida.
Narrado em um fluxo quase que constante em primeira pessoa não faz do livro "fácil" de ler. Mas vale a pena, é um olhar para dentro de nós pelos olhos do autor.

Luciana.Lopes 23/05/2020

a máquina de fazer espanhóis
Que dizer desse livro, cheio de sabedoria, picardias, tristezas?
Rimos e choramos, como na vida. Desvenda nossa alma, nossos fascismos, nossas ações autolimitantes.
Mais do que um "nos revelar" é um convite a sermos mais! Sermos por inteiro, mais humanos e cidadãos, agigantando nossa família, para além dos laços sanguíneos, agigantando-nos para além dos papéis impostos e dos medos que cultivamos num quintal pequenino do conforto e do silêncio.
É bem mais que isso, só lendo...relendo, chorando e rindo...só vivendo-o em suas páginas e para além delas.