A máquina de fazer espanhóis

A máquina de fazer espanhóis Valter Hugo Mãe

Resenhas - A Máquina de Fazer Espanhóis

Luana 01/09/2021

a poesia encontrada no romance
Sem dúvidas Valter Hugo Mãe sabe utilizar das palavras de uma forma muito poética e certeira. O livro traz a vida do senhor silva, não há como não se emocionar, há muita sensibilidade exposta e muita crítica. É um livro que demanda muito de nós, mas que vale muito a leitura!

Arthur Sanches 25/08/2021

A escrita poética de Valter Hugo Mae por si só poderia ser um convite a este livro, porém este não é, nem de longe, seu único atrativo.
Neste livro Mae estabelece debates sobre velhice, abandono, amor, fascismo, religião, amizades, dentre outros extremamente relevantes e necessários.
Sem dúvidas um passeio obrigatório pela literatura portuguesa.

@umapaixaochamadalivrosblog 19/08/2021

Estilo único
Bom dia, leitores.
Já tinha lido o autor, seu estilo narrativo único impressiona, porém esse meu segundo contato não foi tão arrebatador como o primeiro. Ainda assim, o #livro traz análises do protagonista que são incríveis para quem lê. Além de abordar sobre amizade e família, o fundamental é entender as questões da vida após os 80 anos e suas reflexões políticas, sociais e existenciais. Soube que o livro faz parte de uma tetralogia, este sendo o último, representando o ciclo da vida, mas a #leitura pode ser única, sendo um texto que não interfere nos demais livros. A história começa bastante interessante, mas em alguns momentos perde a fluência e a retoma nas páginas seguintes.

#amaquinadefazerespanhois #valterhugomae #alfaguara #2010 #literaturaportuguesa #notaquatro #leiaautoresclassicos

Beijos e até a próxima.

Bia 07/08/2021

Sensibilidade e reflexão
Todas as palavras neste livro parecem que foram estrategicamente pensadas para estarem ali. tudo se encaixa num ritmo constante, reforçado pelas letras minúsculas e falta de pontuações.
A senilidade, a finitude da vida são assuntos tão tristes e angustiantes e, mesmo entre as peripécias vividas pelo Sr Silva, muitas vezes engraçadas, sentimos constantemente esse sentimento rondando, sempre presente, prestes a nos arrebatar e a nos deixar nesse estado de melancolia.
Livro de uma beleza sem fim e que nos trás reflexões sobre a nossa finitude, o nosso envelhecer e qual o caminho que queremos percorrer até lá.
Recomendo!
Benaia 07/08/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso ??

Alanna Fernandes 24/07/2021

Ler esse livro foi um mix de sentimentos. Em alguns momentos estava completamente entregue e envolvida e em outros eu não suportava o peso das páginas. Apesar do tema genial e da experiência fantástica de imaginar a agonia (como diz silva) da vivência de uma velhice alienada de sua vida prévia e como é o fim da vida em um abrigo para idosos, achei o desenrolar da narrativa muito massante, com introduções de detalhes e personagens desnecessárias que não levam a lugar algum. mas, apesar da decepção quanto a narrativa de modo geral, Valter Hugo Mãe nunca decepciona com a grandeza e humanidade de suas personagens e seu modo de absorver as questões existenciais que nos atravessam. Alguns parágrafos e frases que chegam a ser cortantes feito navalha afiada, te rasgam de fora a fora e te faz repensar toda sua existência e tudo o que te rodeia diante de uma página. Isso é o que me faz ser apaixonada por ele. Sua escrita crua, potente, subversiva e subjetiva, totalmente entregue e transparente, sensível e infinitamente imensa.
Ruan 16/01/2022minha estante
Eu pensei que esses detalhes excessivos e descrições demais fossem propositadamente, já que idosos tendem a divagar bastante antes de chegarem a algum lugar (e se chegarem)

Rayssa ðµ 23/07/2021

Impressionante
O livro começa contando a história de um velho de 84 anos, apaixonado por sua esposa que está no hospital e infelizmente parte dessa vida, ele fica devastado e pra completar, sua família o coloca em um asilo.

A história vai girando em torno dessa sua estadia, onde ele vai contando sua vivência do presente e do passado. É um livro com uma delicadeza e sensibilidade impressionante; o autor consegue descrever tão bem os personagens e como eles se sentem que nós, leitores conseguimos facilmente entrar na cabeça do personagem e sentir tudo com eles, seja dos sentimentos bons ou ruins.

É um enredo que faz você pensar sobre a velhice e como ela é tratada e desprezada, além disso, traz temas importantes como a solidão, a perda, o fascismo, a morte, a dor, a simplicidade e outros. A escrita do autor é muito boa e muito fluída.

Enfim, gostei muito. ?

Victória de Castro 15/07/2021

É um livro cheio de metáforas, e, na busca pelo entendimento da vida ou do que venha a ser a morte, descobrir a metafísica em pequenos detalhes, como escrever cartas de amor para uma velha para reanimar sua ânsia por amor. Ou acolher, num último abraço, o amigo que mais tarde feneceria ao tempo como folhas secas desgarradas no outono.
A máquina de fazer espanhóis é uma obra prima, nos impele para profundas introspecções e a voltar os olhos para um estágio da vida para o qual nunca estamos preparados.

Vladia Castro 10/07/2021

A máquina de fazer espanhóis (Valter Hugo mãe) ****
Mais um romance de Valter Hugo Mãe. Silva, após a morte da esposa Laura, é internado em um lar para idosos, o Feliz Idade. No começo, ele se sente revoltado, abandonado. Mas no desenrolar da história, vários personagens entram na vida de Silva e a rotina no lar se destaca. Da Silva faz amigos e cada um com sua característica específica nos mostra um retrato da velhice. #amáquinadefazerespanhóis #valterhugomãe #bibliotecaazul

Suelen 07/07/2021

A Máquina de Fazer Espanhóis
O livro é denso e demorei para engatar a leitura.

Fala sobre a velhice, enfrentamento da morte de entes queridos. O livro traz alucinações e fiquei no impasse se são devido à idade ou a medicamentos que os idosos tomam.

Ao final não entendi o verdadeiro significado do título, infelizmente.

romulorocha 07/07/2021

A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo mãe - 7,5/10
Valter Hugo Mãe é um escritor português e vencedor de importantes prêmios internacionais, como o Prêmio Literário José Saramago (2007) e Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2012).

Em A máquina de fazer espanhóis, Sr. Silva é um senhor que acaba de perder sua esposa e se vê em um lar de idosos tendo que lidar com as emoções do luto de sua mulher e do luto de sua vida livre e independente também. Neste lar, local de muito sofrimento e desamparo no início , Sr. Silva irá redescobrir sentimentos e memórias que há muito não eram vividas. O que deveria ser a proximidade do fim, pode ser um novo começo.

O livro possui uma narrativa complexa, eu diria. Embora seja narrada em primeira pessoa, em muitos momentos nos confundimos quem está contando a história, de fato. O enredo vai se tornando cansativo ao longo da trama, o que dificultou bastante minha conexão e vontade de prosseguir.

Essa foi minha primeira experiência com o autor, e não foi das melhores. Por esta razão, não indico este livro para quem irá ler Valter Hugo Mãe pela primeira vez.

#resenhasdoromulo
@freitas.fff 05/09/2022minha estante
Romulo, leia dele O Filho de Mil Homens. Esse seria na minha opinião o melhor "primeiro" contato o autor. Mas eu tou achando esse incrível também.

Fernanda.Martins 06/07/2021

Envelhecer
Uma história que fala sobre o luto e aborda temas do envelhecimento de forma lúdica e pensativa.
Me fez ver muitas coisas em comum entre o Brasil e os nossos ?descobridores ?.

AndressaPaz 04/07/2021

A vida ao fim da vida
A narrativa inicia envolvente, me remeteu muito ao enredo do filme "The father" com o brilhante e premiado ator Anthony Hopkins. Porém, mais ou menos ali pela metade do livro fui me cansando de ficar tão submersa aos pensamentos do personagem principal. Acabou que me desconcentrei muito e acho que não aproveitei a obra de maneira satisfatória. Enfim, quis terminar pra não abandonar justamente porque já estava na metade...

Marcos 24/06/2021minha estante
Nossa, fiquei emocionado só de ler sua resenha

Lerinha80 24/06/2021minha estante
Oi, Rocha. Esse livro é muito tocante! Valter Hugo Mãe tem uma escrita poética que eu gosto bastante. ??

Claudio 09/06/2021

Lirismo na velhice
Um livro sublime, com cuidado na forma e no conteúdo.
O uso de minúsculas, pontos exclusivamente finais e a não utilização do acordo ortográfico, todos escolhidos com cuidado, tornam a leitura mais especial e desafiadora.
A história tem um lirismo lindo.