Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Emanuel.Silva 03/02/2020

Segundo Livro do Ano
Meu Segundo livro lido do ano de 2020 foi o primeiro livro do clube curadoria da TAG Experiências Literárias. Nesta obra de Taiye Selasi vijamos para Gana junto de uma família dispersada pelo mundo.
Taiye estreia como escritora de um romance nos proporcionando uma obra psicologicamente complexa, com narrações e perspectivas temporais e subjetivas se alternando constantemente.
Livraço desafiador para quem gosta de experiencias diferentes que potencializam o habito de leitura, em nenhum momento este livro se entrega ao leitor.
recomendo!

Vanessa.Coimbra 03/02/2020

Desafio
Ê um livro desafiador, que busca nos transmitir as marcas causadas pelo abandono dos pais com os filhos. Pessoas tentando se encontrar com elas mesmas.

Paisagens Literárias 04/02/2020

Um livro para ser sentido e não pensado
Esse livro aborda um retrato de uma família marcada pela separação dos caminhos de seus membros. É um romance que trabalha com trauma e memória; e, nele os traumas são os mais diversos: diáspora, racismo, amor, abandono, abuso, entre outros.  Além disso, possuí narrativa que como um todo aborda o deslocamento atrelado a imigração na formação da personalidade dos personagens. É uma história que transita entre a África, principalmente Gana, e os Estados Unidos.  Os personagens Kweku e Folasadé nasceram respectivamente em Gana e na Nigéria, ambos se mudam para os Estados Unidos, onde se conheceram, casaram e formaram uma família com seus quatro filhos. Em certo momento, Kweku acaba voltando a Gana e se auto exilando em Acra onde acaba falecendo. Nesse contexto, após muito anos a notícia de sua morte reaproxima os laços da família que ele abandonara anos atrás. A autora, a partir dos danos emocionais sofridos pelos indivíduos dessa família com essa autuação aborda muitas questões psicológicas dos personagens em sua narrativa.  Esta permeia tanto o presente quanto o passado, através de um estilo poético e denso, utilizando-se de lembranças vagas e metáforas. Esse estilo acaba por deixar o texto um pouco confuso para o leitor. Isso porque, o narrador, apesar de ser em terceira pessoa, através do discurso indireto constrói uma obra subjetiva. A sua narrativa como um todo possuí uma linguagem bastante sugestiva e não objetiva mesmo não se tratando de poesia e sim de um romance; assim, antes de entender de forma racional a obra a autora nos faz primeiro senti-la, o que para mim foi uma experiência bastante diferente.  Dessa forma, tendo como fundo uma série de questões políticas e sociais, que fornecem um contexto ainda mais elaborado para a trama, a autora nos envolve no efeito psicológico destas em seus personagens. E no fim, nos mostra superação no amor incondicional.

site: https://www.instagram.com/p/B8G22xNjIRU/

paraondealeiturameleva 05/02/2020

Adeus, Gana
Uma história envolvente contada com relatos de uma familia que vive a perda do patriarca

Andrea 06/02/2020

Difícil, dolorido e MAGNÍFICO!
Sabe aquele livro que não engata? Esse livro começou assim para mim.
Depois de 1/3 do livro lido eu fui mergulhando cada vez mais na trama e terminei apaixonada pela escrita da autora, pelos personagens, sentindo e vivendo profundamente a vida da família toda. Recomendo muito! Aposto que vai ficar no meu top 5 do ano :)

Laura.Ferreira 06/02/2020

Falhas na tradução!
Um livro interessante, cada um dos personagens com suas peculiaridades que, ao mesmo tempo que os une, os afasta um dos outros. Retrato de uma família desamparada, cuja ancestralidade foi-se perdida com o tempo e os vários lugares pelo qual passaram. Porém, a edição deixa a desejar na tradução, motivo pelo qual não aumento a nota.

Tehil 16/02/2020

História linda. Leiam. Sem mais.

Arisa.RC 08/02/2020

Só melhora
O livro começa devagar, um pouco confuso, não instiga muito a continuar. Mas, não o abandone! Aos poucos as coisas vão fazendo sentido, se encaixando, a redação se torna mais fluída. A segunda metade do livro (terceira parte, pela divisão da obra) é fantástica! Envolvente, chocante e emocionante. Um prato cheio para quem gosta de psicanálise!
Não desanimem! Leiam até o fim. Vale a pena!

jessyhehe 09/02/2020

Comecei lendo a sinopse do livro e achei bem interessante, no entanto, ao ler o livro, infelizmente, não gostei da escrita, achei muito confusa, entediante, cansativa , arrastada e cujos personagens não muito interessantes. O que salva no livro é a breve tentativa de trabalhar essa questão complexa sobre família. Enfim, não recomendo a leitura.

luizguilherme.puga 10/02/2020

Uma leitura interessante
Livro bem construído, mas de conteúdo denso. Conta a história de uma família marcada pela separação que volta a se reunir com a morte de seu patriarca. Os sentimentos se afloram, as lembranças de momentos difíceis voltam a tona, fantasmas do passado ressurgem e o amor entre os familiares é colocado em questão.

Fernando 11/02/2020

Literatura africana
Primeiro livro da TAG Curadoria de 2020, essa desafiadora leitura é um romance da literatura africana (acredito que foi o meu primeiro), que retrata dramas familiares com a narrativa viajando no tempo (fiquem atentos).

Renata 12/02/2020

Levei um tempo para me adaptar ao estilo da escrita fragmentada e às vezes confusa, e a tradução mal feita não ajuda nada.
Mas a história é comovente, mostra a vida de uma família sob o ponto de vista de seus vários integrantes: pai, mãe, filhos, irmãos.

Pê Reck 13/02/2020

Família ê, família á, família
Sabe quando vc quer presentear todos seus amigos com um livro?! Pois é, esse é o "Adeus, Gana". Quero dar de presente para quem não leu autores africanos, para quem já leu escritores africanos, para quem tem família doriana, para quem não tem família doriana, para quem tem e ama seus irmãos e para os que não têm ou não amam os seus irmãos .
O texto apresenta uma família que perdeu seu patriarca. E temos a visão de todos os envolvidos em um texto que pula do presente para o passado muito rápido, mas muito orgânico.
Valeu demais a leitura!