Adeus, Gana

Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

Arisa.RC 08/02/2020

Só melhora
O livro começa devagar, um pouco confuso, não instiga muito a continuar. Mas, não o abandone! Aos poucos as coisas vão fazendo sentido, se encaixando, a redação se torna mais fluída. A segunda metade do livro (terceira parte, pela divisão da obra) é fantástica! Envolvente, chocante e emocionante. Um prato cheio para quem gosta de psicanálise!
Não desanimem! Leiam até o fim. Vale a pena!

jessyhehe 09/02/2020

Comecei lendo a sinopse do livro e achei bem interessante, no entanto, ao ler o livro, infelizmente, não gostei da escrita, achei muito confusa, entediante, cansativa , arrastada e cujos personagens não muito interessantes. O que salva no livro é a breve tentativa de trabalhar essa questão complexa sobre família. Enfim, não recomendo a leitura.

luizguilherme.puga 10/02/2020

Uma leitura interessante
Livro bem construído, mas de conteúdo denso. Conta a história de uma família marcada pela separação que volta a se reunir com a morte de seu patriarca. Os sentimentos se afloram, as lembranças de momentos difíceis voltam a tona, fantasmas do passado ressurgem e o amor entre os familiares é colocado em questão.

Lucy 20/02/2020

Identidade Racial
Livro bastante interessante e revelador sobre identidade racial, racismo, relações familiares e a construção de seres humanos a partir dos acontecimentos vividos em família

Renata 12/02/2020

Levei um tempo para me adaptar ao estilo da escrita fragmentada e às vezes confusa, e a tradução mal feita não ajuda nada.
Mas a história é comovente, mostra a vida de uma família sob o ponto de vista de seus vários integrantes: pai, mãe, filhos, irmãos.

Pê Reck 13/02/2020

Família ê, família á, família
Sabe quando vc quer presentear todos seus amigos com um livro?! Pois é, esse é o "Adeus, Gana". Quero dar de presente para quem não leu autores africanos, para quem já leu escritores africanos, para quem tem família doriana, para quem não tem família doriana, para quem tem e ama seus irmãos e para os que não têm ou não amam os seus irmãos .
O texto apresenta uma família que perdeu seu patriarca. E temos a visão de todos os envolvidos em um texto que pula do presente para o passado muito rápido, mas muito orgânico.
Valeu demais a leitura!

isa 14/02/2020

Maravilhosamente bem escrito e diferente de tudo que eu já li

Thimsilva 15/02/2020

Leitura mediana
No começo o ritmo de leitura é um pouco devagar, mas aos poucos os personagens se tornam mais interessantes. A leitura não é inesquecível, a obra tem alguns erros de revisão que prejudicam o andamento da leitura, mas ainda assim uma história interessante

Tehil 16/02/2020

História linda. Leiam. Sem mais.

inasantos 16/02/2020

Leitura difícil, porém muito envolvente. Terminei o livro me sentindo parte da família, parte de Gana. A autora retrata traumas comuns, do dia dia, que podem acontecer a qualquer ser humano e talvez, por essa razão, o livro te instiga a continuar lendo.

Neliane 16/02/2020

Em Adeus, Gana temos a história de uma família despedaçada. E então a morte de um deles os leva a reaproximação. Fui simplista na minha exposição da história por que apenas lendo poderemos perceber as dores, as lutas e os traumas dessa família. A história é bem emocionante. Mas necessita de uma leitura atenta, pois a narrativa não segue uma linha cronológica. Recomendo a leitura.

Sabrina 19/02/2020

Começo muito arrastado e de difícil entendimento. A tradução dessa edição não ajuda também. A terceira parte é diferente e boa. Nem parece que foi escrita pelo mesmo autor