Sombras da Noite

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Sombras da Noite

Letícia 14/01/2024

Stephen King, como sempre, não decepciona. Gostei dos contos, mas ainda tenho uma preferência maior pelos livros do autor. Alguns dos contos fiquei com a sensação de que se tivessem sido mais desenvolvidos, poderiam tem sido muito melhores. De todo modo, gostei da leitura, valeu a pena, principalmente, pela ligação de alguns dos contos com "A dança da morte" e " Salem".

Bru 31/12/2023

Sombras da Noite
JERUSALEM'S LOT: que conto bom, mas acho que teria tido mais impacto em mim se eu tivesse lido "Salem", mas fora isso, foi um conto muito gostoso de ler, a pegada das cartas deixou a narrativa ainda mais pessoal, gostei muito!!

O ÚLTIMO TURNO: amo como o king sempre traz ratos para as histórias dele, e aqui temos os roedores como a peça principal, não vou negar que torci para os ratos acabarem com aquele chefe insuportável, mas olha, que agonizante vc ser perseguido e rodeado por raros assim, um trabalho mto suave para ganhar um dinheiro extra ?

ONDAS NOTURNAS: esse conto não me pegou muito, ele tem ligação com outra obra do rei, "a dança da morte" que eu ainda não li, talvez se eu tivesse, teria prendido mais minha atenção, mas não me apaguei nessa história.

EU SOU O PORTAL: nesse conto aqui o king entrou na ficção científica, foi uma brisa atrás da outra, fiquei paranóica com minhas próprias mãos!!! Stephen sabe como mexer com sua cabeça!

A MÁQUINA DE PASSAR ROUPA: achei um conto típico do rei, um objeto qualquer sempre pode ter potencial para ser assombrado, e as mortes dessa máquina de lavar são muito boas, gostei demais!!!

O BICHO PAPÃO: MUITO BOM!!!!! o final me deixou doida das ideias!! amei como o king pegou uma história conhecida e contada para crianças e transformou em algo que assusta um adulto, assisti o filme inspirado nessa obra depois e achei terrível, não chegou nem perto do que o rei me fez passar com essa leitura!

MASSA CINZENTA: oh nojeira viu, sei nem explicar, prestar atenção em dobro mas datas de validade, mas amei muito esse tbm!!

CAMPO DE BATALHA: toy story do terror, muitas cenas de ação nesse conto, achei muito legal, mas não ficou entre os melhores pra mim.

CAMINHÕES: amei esse!!!!! essa história te causa ansiedade, aflição, desespero e tudo mais com os personagens que estão só querendo sobreviver de frente a caminhões possuídos, e caminhões muito inteligentes assim, muito uma vingança das máquinas! amei!

ÀS VEZES ELES VOLTAM: sensacional, essas histórias de assuntos inacabados sempre me prendem, achei bom dms, e estava torcendo pelo Jim, o rei trabalha muito os sentimentos dele aqui gerando a empatia do leitor, sensacional

PRIMAVERA VERMELHA: amo histórias de serial killer, e o king entregou uma aqui, dava pra sacar quem era o assassino, mas amei muito a história, mudanças climáticas atacam minha rinite, mas em outras pessoas atacam o lado homicida delas ?

O RESSALTO: SENSACIONAL!!!!!!!! nossa que aflição que eu senti lendo esse, não conseguia parar de ler pq ficava com medo do que ia acontecer na próxima curva, E QUE VINGANÇA HEIN, bom demais esse terror mais psicológico!

O HOMEM DO CORTADOR DE GRAMA: esse outro conto lele das ideias, misturado com pã e adoração, achei legal, mas tb não foi um dos favoritos.

EX FUMANTE LTDA: AMEI!!!! muito bom, eles te dão a cura com uma leve pressão psicológica, coisa básica, o rei foi grandão demais nesse conto, muito um contrato feito com o diabo, sensacional!

EU SEI O QUE VOCÊ PRECISA: me prendi demais nesse conto, mas o final queria que tivesse tido mais, gosto desses psicopatas apaixonados, queria que tivesse seguido a obsessão, mas amei muito, nada como um namorado que sabe exatamente o que te dar!

AS CRIANÇAS DO MILHARAL: crianças numa seita, o que poderia dar errado? muito bom, e vou dizer que torci pelas ceia casa pq que casal chato viu, nada teria acontecido se o desquerido desse ouvidos a sua mulher.

O ÚLTIMO DEGRAU DA ESCADA: esse me fez chorar, história de irmãos sempre mexem comigo, a transição entre o passado e o presente muito triste, amei muito e partiu meu coração tbm!

O HOMEM QUE ADORAVA FLORES: curtinho e entregando muito, nada como um homem que teve o coração partido, bom demais a quebra do que ele aparentava ser para os outros e como tava a cabeça do querido.

A SAIDERA: outro conto com relação a Salém, e por isso não me pegou muito também, mas achei boa e triste também.

A MULHER DO QUARTO: esse conto aqui mexendo com o medo da morte, mexeu comigo tbm, o king sabe como assustar qualquer um.

Resumindo, amei muito esse livro, a coletânea mexendo com o sobrenatural, ficção científica, medos rotineiros, vícios, vingança e amor, e não importa a temática o rei sempre sabe como alcançar o seu leitor, amei muito!!!! 4,5/5 ?

Greice21 30/12/2023

Você tem medo de que?
Em Sombras da noite, Stephen King reúne algumas de suas mais inquietantes narrativas curtas, inclusive as célebres Jerusalem's lot, As crianças do milharal, Às vezes eles voltam e O bicho-papão, adaptado para o cinema em 2023. São contos sobre acontecimentos bizarros e atos impensáveis que surgem daquele momento de crepúsculo, onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível.

Um livro reunindo vários contos do mestre do terror...difícil escolher um só pra chamar de seu.

Allan 30/12/2023

Meu último livro de 2023...
... é, ainda bem, um King em melhor forma. Dos vinte contos, somente um, em minha experiência, foi excelente. 85% muito bons e o restante pouco inspirados. Gratidão por ter presenciado "O Último Degrau da Escada" e algo me diz que este inspirou Mike Flanagan em sua jornada de escritor.

Paloma.Rocha 29/12/2023

Inquietante como tem que ser
Stephen King reúne aqui vinte de suas mais inquietantes obras curtas, alguns relatos de acontecimentos bizarros, onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível que ronda à solta.

Eu sei do que você precisa

As vezes eles voltam

Último turno

Gostei muito também dos que tem a cidade de Jerusalem?s Lot, pois amo o universo de Salem?s e seu King verso também.

Priscila.Damiani 26/12/2023

@ler.terapia
(Esta resenha não contém spoiler)

?...o amor é a droga mais perniciosa de todas.?

Essa coletânea com 20 contos do mestre do horror me conquistou tanto que passei essas 400 páginas sem nem perceber. Alguns dos contos me trouxeram uma nostalgia gostosa de quando criança, que eu assistia a filmes de terror escondida dos meus pais, rs.

Eu selecionei alguns dos meus contos favoritos pra citar aqui.

?Jerusalem's lot, conta a história de Charles, um viúvo solitário, que se muda para uma cidade chamada Chapelwaite, em uma casa mal assombrada. Charles tem um único amigo, um funcionário com quem divide seus momentos inquietantes. De alguma forma eles são atraídos para um lugar, Jerusalem's Lot, um vilarejo cheio de mistérios e coisas macabras.
A narrativa me fez lembrar do livro Drácula, pela forma como Charles se comunicava com seu primo por cartas.

O conto ganhou uma série chamada Chapelwaite, e dizem que é muito boa. Eu ainda não assisti, mas estou doida pra ver.

?O bicho-papão, me fez realmente ter medo, rs. Eu lendo as 2:00 da manhã e sem coragem de levantar pra fazer xixi, rs.
O conto começa com Lester Billings em uma consulta com um psiquiatra para lhe contar sua história.
Uma história macabra, cheia de perdas, traumas e de deixar os cabelos de pé. Levei alguns sustos, confesso. E pra finalizar o plot do final foi horripilante, rs. Você já olhou dentro do seu guarda-roupa hoje?
Cuidado com gatilhos, pois envolve crianças.
Este conto também ganhou uma adaptação, Boogeyman: seu medo é real.

?E por fim, As crianças do milharal, que conta a história de uma cidade em Nebraska que foi tomada em um ritual macabro comandado por crianças, isso mesmo, CRIANÇAS. Não é permitido nenhum adulto na cidade, e a idade limite para viver ali é 18 anos. O conto começa com o bom clichê, um casal em viagem tentando uma reconciliação para um casamento falido. Mas eles se iriam se arrepender amargamente de cruzar aquela rodovia.
Esse conto me vez lembrar as tardes que eu passava assistindo A colheita maldita para a noite não conseguir dormir, rs.
Um clássico de arrancar sustos e muita oração, rsrs.

?Eu falaria de vários outros contos que amei dessa coletânea, como por exemplo: Ex-fumantes LTDA, A máquina de passar roupa, Primavera vermelha, Eu sei do que você precisa e O último degrau da escada (que me fez derramar uma lagriminha, inclusive, rs)

?E claro, além dos que citei, varios desses contos foram adaptados para as telas. Minha lista de filmes está recheada de filmes de terror?

?Eu super indico pra quem gosta do gênero. Eu simplesmente, amei!!!!

??Alerta de gatilhos com o tema: suicídio, drogas, álcool, violência, bullying,

?"Um pedaço de nós está em cada pessoa que venhamos a encontrar."

Rafittha 18/12/2023

Sombras da noite
Primeiro livro de contos que leio do mestre e posso afirmar que amo a escrita do King.

O livro nos traz vinte contos curtos do mestre do horror. Com uma introdução e um prefácio que dispensam elogios e já merecem 5 estrelas, os contos nos mostram quão versátil o autor é na escrita. Sempre muito detalhista, cheio de referências as obrigas lançadas anteriormente e com cenas e plots de tira do fôlego.

King, possui a capacidade de transformar coisas do codidiano em possíveis medos e fobias (por isso amo sua escrita kk)

Claro, nem tudo é perfeito. Pensando nisso durante a leitura atribui nota para cada um dos contos.

Prefácio e introdução: 5/5
Uma reflexão sobre a escrita e a ideia que construímos do medo e como autores e diretores adaptam essas emoções nas telas e páginas.

Jerusalem?s Lot: 5/5
O último degrau da escada: 4/5
O homem que adorava flores: 5/5
A saideira: 5/5
A mulher no quarto: 3,5

Apesar de ter muito assunto, optei por não falar sobre cada um individualmente, pois acredito que, por se tratarem de contos curtos isso poderia prejudicar a experiência de novos leitores.

Como sempre, recomendo a escrita do King, para aqueles que tem estômago forte e sabem lidar com assuntos sensíveis e assustadores.

Mayara.Torroglosa 18/12/2023

Eu nunca tinha lido livros de horror. Começar pelos contos de King foi uma boa escolha... A linguagem é fácil, as histórias rápidas, mas bem feitas.
É incrível como ele consegue pegar coisas do dia a dia, situações corriqueiras e colocar uma dose de nojo, medo, suspense e aflição.
Gostei da maioria dos contos. Não desgostei de nenhum.

18/12/2023

Excelente!
A maioria dos contos dessa coletânea são muito bons. Apenas um ou outro fica meio aquém do que poderia ser. É uma boa introdução para quem pretende se ambientar à escrita de King.

Dainara.Coelho 15/12/2023

Terceira tentativa de leitura desse livro. Não sei como não gostei nas outras. Acho que não era o momento. Achei incrível. Tem contos excelentes, e uns que não me agradaram tanto. Meus preferidos foram: Jerusalém's Lot (antes de Salém), O Bicho-Papão, Às Vezes Eles Voltam, Primavera Vermelha, As Crianças do Milharal, O Homem que Adorava Flores e Saideira (depois de Salém). Esses são meus contos 5 estrelas.

alberto.jorge.9 04/12/2023

Bons contos
É um bom livro de contos, existem mais contos bons do que ruins. Recomendo aos fãs do mestre king. Inclusive existem contos que inspiraram filmes. Vá fundo na leituta.

Henggo 26/11/2023

O Prefácio já é maravilhoso. Ele sozinho é uma aula de escrita criativa. Só por isso já valeu a pena.

*"Jerusalem's Lot": a ambientação é incrível. De fato, se há algo que o Stephen King sabe fazer é ir puxando, fisgando o leitor para entrar nos mundos dele. Agora, apesar de assustadora, a história em si não é nenhuma explosão, sabe? Eu meio que já fui esperando o que ia acontecer.

*"Último Turno": imersivo, intrigante, instigante. A forma como descemos para um porão ganha outro significado com o Stephen King.

*"Ondas Noturnas": impossível não associar aos anos de Covid-19, porém, o encanto acabou aí para mim. Achei um porre, confuso. Pareceu mais um experimento narrativo, um teste de criatividade, do que exatamente um conto finalizado.

*"Eu Sou o Portal": gostei da trama, mas não dá execução. Assim como o anterior, "Ondas Noturnas", este me soou confuso demais, como a falta de definição entre o que é tempo presente e o que é flashback. Por mais que possa ter sido intencional, acho mal construído. O plot é legal, mas o percurso até ele foi estranho.

*"A Máquina de Passar Roupa": um favorito, sem dúvida. É de uma imersão, lançando as iscas certas, que eu fisgado de modo a devorar (!) este conto. Acredito que aqui é uma daqueles textos que provam a capacidade do King de te fazer gelar de medo - e desconfiar do mundo.

*"O Bicho-Papão": muito massa o conto, mas meio que deduzi o final logo nas primeiras linhas, o que me tirou da imersão. Apesar disso, inegável a qualidade e a riqueza narrativa na construção desse horror.

*"Massa Cinzenta": aquele tipo de conto simples que você já sabe o final, mas mesmo assim te prende. Adorei a ambientação.

*"Campo de Batalha": comecei empolgado com as possibilidades oferecidas aqui, mas essa empolgação arrefeceu ao longo da leitura. Gostei mais da crítica social do que da narrativa em si.

*"Caminhões": uau. Acho incrível quando um autor se apossa de um problema social e faz dele o combustível para o especulativo. Conto maravilhoso. E deixa aquela sensação de melancolia que rege o pensamento quando paramos para refletir sobre a verdade da vida.

*"Às Vezes Eles Voltam": o que dizer? Imersivo até não poder mais, é o poder do Stephen King de te fazer esquecer do mundo durante uma hora, ficar curioso e, ao término, querer mais.

*"Primavera Vermelha": só uma palavra: curioso. É um bom conto. Fica aquele gostinho de "será?".

*"O Ressalto": uma aula de terror psicológico. Só digo que meus pés suaram e uma hora eu prendi o fôlego. Não foi uma leitura, apenas, foi uma experiência sensorial.

*"O Homem do Cortador de Grama": intrigante e envolvente. Massa a união de culturas.

*"Ex-Fumantes Ltda.": GE-NI-AL. Eu fiquei... encantado, assustado, inspirado, risonho e horrorizado. Mais uma vez, eis aqui a capacidade do Stephen King de criar magia através das próprias dores. Esse é o princípio da escrita criativa.

*"Eu Sei do que Você Precisa": um terror dramático que te conduz a uma obviedade, porém, pelo menos no meu caso, fiquei com uma sensação meio culpada de não julgar os motivos. E não me senti mal por isso.

*"Às Crianças do Milharal": muito, muito, muito mais assustador que o filme. Acho bem mais interessante quando algumas coisas ficam sem resposta e fazem o frisson aumentar ainda mais.

*"O Último Degrau da Escada": um dos meus livros preferidos é "À Espera de um Milagre" pela forma assustadora, mas tocante, como o Stephen King fala sobre esperança. E aqui reencontro os mesmos sentimentos. Sabe aquele gostinho de melancolia? Um silêncio reflexivo após a leitura? Este conto é sobre cansaço, família e um sorriso enquanto se pranteia dores fortes demais para serem evitadas. Lindo texto.

*"O Homem Que Adorava Flores": não me fisgou como outros, mas serviu como ensaio de crítica social (principalmente diante da onda de feminicidios que assola o Brasil).

*"A Saideira": talvez por ser no final, após tantas tramas impactantes para mim, eu não me encantei tanto por este conto. Porém, excluindo essa opinião pessoal, não nego quão incrível foi a ambientação.

*"A Mulher no Quarto": uau. Creio que quem já passou pela (terrível) experiência de ter alguém moribundo ao lado entende o motivo de este conto ser tão tocante, profundo e verdadeiro. Belo texto para finalizar a antologia. Aqui, não é sobre o especulativo ou o fantasioso, mas sobre o horror palpável que está a todo momento, desde que nascemos, dependurado em nossos ombros. E, diferente dos outros horrores, esse não pode vencido, apenas vivenciado.

Malu 25/11/2023

Primeiro livro de contos do King e eu gostei de uma forma geral, contos com temáticas sombrias e interessantes.

LipeGates 15/11/2023

Um dos mais sombrios do King!
Por ser um livro de contos, imaginava que fosse ser uma obra que tivesse seus altos e baixos, e isso se confirmou.

Alguns contos de Sombras da Noite são absolutamente incríveis, não vou detalhar nenhum deles, apenas dar uma nota simbólica pra ficar uma resenha mais objetiva.

Jerusalem's Lot 5/5
O Último Degrau da Escada 5/5
O Homem que Adorava Flores 2/5
A Saideira 5/5
A Mulher no Quarto 2/5

Obviamente, os melhores são os 5/5, todos eles, sem exceção são contos excelentes e marcantes, daqueles que quando eu estiver no escuro do meu quarto acordado sem sono, irei me lembrar.