Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

livinglegend 12/06/2024

Carousel - Melanie Martinez
?But you've already bought a ticket and there's no turning back now.?

Jogos Vorazes vai ser ambientado em Panem, que é dividida em 12 Distritos e A Capital. Cada Distrito é responsável pela produção de uma parte da economia do país. O que todos têm em comum é a precariedade de comida, lar, e sustentos básicos. Todo ano, a Capital desenvolve uma edição dos chamados Jogos Vorazes, onde dois tributos de cada Distrito são selecionados para participar. No Distrito 12, Katniss Everdeen vai com sua irmãzinha, Prim, assistir ao sorteio dos tributos. O que Katniss não espera é que sua irmã é selecionada. Desesperada, ela se candidata a ir em seu lugar e é aceita. O outro tributo é Peeta Mellark. Juntos, eles se ajudam e tentar sobreviver, mas sem muitas esperanças, afinal, de 24 pessoas, 23 morrerão, e o Distrito 12 nunca foi campeão.

É uma distopia maravilhosa (de longe a melhor que eu já li) que envolve muita ação, um pouco de mistério e romance (tem até fake dating!!). Eu sou completamente rendida e perdidamente apaixonada por Peeta Mellark, QUE HOMEM MARAVILHOSO. Loirinho, engraçado, educado, simpático com todos, atencioso, prestativo, sempre ajuda quando pode. E o que falar de Katniss? Uma garota extremamente forte, inteligente, esperta e ágil. Esses dois estão "living in my head rent-free". O universo é tão bem desenvolvido que durante toda a leitura do livro você esquece totalmente que você está na verdade lendo, parece que você está lá. E esse livro abre TANTO a sua mente em relação ao governo e à politica, porque o que o governo desse livro faz não dá para descrever, é desumano, cruel. Imagina, eles literalmente fizeram um jogo ANUAL onde mais de vinte pessoas morrem só para ter "entretenimento", além de, é claro, eles sempre terem uma quantidade exagerada de comida (eles chegam a beber um "remédio" pra vomitar para que você possa comer mais). E não doam nada para os Distritos, que trabalham dia e noite, bem ou mal, doente ou não, pra tentar comprar uma mísera comida e dividir para que todos na casa consigam passar a semana.

Simplesmente incrível, leiam! Ah, e a adaptação (filme) também é MUITO bom e muito leal ao livro.

?E que a sorte esteja sempre a seu favor!?

Catarina 11/06/2024

Se tem uma coisa que eu me arrependo, é de não ter lido esse livro antes! Vi os filmes e amei, agora posso dizer que virei fã da escrita da Suzanne. Me emocionei já pelo terceiro capítulo do livro e sinceramente só não o engoli e acabei extremamente rápido por causa das obrigações da vida adulta e de certa vida social que precisei ter esses últimos dias, mas a vontade era deitar e ler tudo até terminar.
A escrita é envolvente, a gente se apega aos personagens e sente as angústias e dúvidas da Katniss. E que personagem feminina forte! Amei amei amei ??

Bellycampos 11/06/2024

Jogos Vorazes
Não sei nem oque dizer sobre esse livro, simplesmente maravilhoso já quero logo ler os outros, ele é mto bom a escrita a história e tudo mais, já logo favoritei

olivversion 11/06/2024

Esse livro é pura política e crítica social, e por isso amei tanto. A escrita da Suzanne é maravilhosa e os personagens são muito bem desenvolvidos, sem falar, é claro, da construção do universo distópico, que super me deixou curioso para saber mais sobre.

A história me lembra Battle Royale do Koushun Takami, apesar de Jogos Vorazes ser menos sanguinário e ter uma crítica mais interessante e realista; Battle Royale se centra muito em uma crítica ao socialismo, enquanto Jogos Vorazes explora a desigualdade e alienação (muito evidente durante a leitura), e usa de pontos mais coerentes para a construção política e social de Panem.

Essa é minha opinião pessoal, então é interessante ler os dois livros e tirar suas próprias conclusões.

Enfim, gostei mais desse.
xzsatur.no 11/06/2024minha estante
Esse é bom demais!!! Amo.

olivversion 11/06/2024minha estante
@xzsatur.no Gostei muito, já quero ler o segundo.

Lari ... 11/06/2024minha estante
Maravilhoso!! ???

estevsamm 11/06/2024minha estante
tava esperando sua resenha pra decidir se vou ler, e decidi que vou!!!

@estevsamm Valeu, você vai gostar

Jenni 11/06/2024minha estante
Uma das minhas trilogias favoritas, fora o livro sobre o Snow e o novo que vai lançar ano que vem

olivversion 11/06/2024minha estante
@Jenni Estou louco pra ler o do Snow.

Edson480 10/06/2024

O livro que me fez gostar de ler
Amei ler esse livro. Terminei em menos de 3 dias. Li na minha adolescência e até hoje é um dos meus favoritos. Tô sempre relendo.

Laura4068 10/06/2024

Jogos Vorazes
Amoo essa trilogia de livros!
A história de Jogos Vorazes é bem construída e sólida. Para quem ama os filmes vai gostar muito, os livros são bem mais detalhados, principalmente o segundo livro da trilogia.
Recomendo muito!

Thcylla 10/06/2024

Espetacular
Eu não queria ter assistido o filme primeiro....

Mais achei importante conhecer a perspectiva da katniss sobre tudo,amei conhecer a história dela o tanto que ela foi forte,em cuidar da família.Da pra entendermos que não foi só o gesto dela ter se oferecido como tributo, mais que todo o distrito 12 conhecia ela e sabia que ela uma sobrevivente.Eles viram ela crescer,caçar,fazer trocas,tudo muito bem calculado.E dar pra perceber bem isso quando ela recebe as visitas na salinha.

O sinal que eles fazem com mão,levantando os 3 dedos é emocionante.E a katniss não chorar,pq ela quis passar uma imagem de forte diante das câmeras,manteve isso até no final...

Peeta merece toda a minha devoção,foi inteligente se arriscou por ela.Sempre sincero,forte.A perspectiva da katniss totalmente errado sobre ele,mais justa pq eles estavam jogando,não tinha como ela saber,aonde começava e termina a atuação.Tudo que ela fazia era pensando em como publicar iria reagir.

Queria muito ler a perspectiva do Peeta..

De resto eu amo o livro,bem desenvolvidos os personagens,a leitura é rápida,fluida.

Indico muitoooooooo..

melzinha 09/06/2024

Katniss Everdeen, A Garota em Chamas
Muito bem escrito, muito bom e com certeza muito envolvente.
gostei demais e quero logo ver o filme e depois começar a próximo livro
tisdamnath 10/06/2024minha estante
os filmes são perfeitos melzinha

melzinha 10/06/2024minha estante
@tisdamnath ai lili to ansiosa pra ver

Ellen 09/06/2024

"É a Capital que odeio. Por fazer isso com todos nós ".
Eu adiei muito essa leitura, porque sabia que iria sofrer pelas injustiças presentes no livro e associá-las a nossa realidade.

Jogos vorazes é um livro que conheci através do filme, quando eu ainda era bem novinha. Eu ficava com medo das violências e me perguntava se eu iria sobreviver a elas. Também gostava de ver o romance entre a Katniss e o Peeta. Naquela época, eu sofria pelos acontecimentos sem perceber a crítica que abordava.

Após essa leitura, consegui ver detalhes que fazem diferença. Além do controle de massas que me lembra muito a época do Pão e Circo, eu vi que no final todos são seres humanos.
A responsabilidade e fragilidade de ser uma pessoa é o que torna esse livro tão impactante. Ao mesmo tempo que tem q lutar pra sobreviver, você tem que perceber entre as entrelinhas da vida. Há pessoas inclinadas ao mal (fato), ao quererem apenas seu próprio bem. Devemos, portanto, resistir a elas e SIM, ter o zelo para com os outros!
Enfim. Quantas Rues devem existir, quantos Cinnas e Catos devem tmb.

Não quero ser mais uma telespectadora!

"Tudo se referem a eles, não aos jovens que estavam morrendo na arena".

JAlia 09/06/2024

Sem palavras!
Queria começar falando que vi todos os filmes primeiro para depois ler o livro, e com isso afirmo: é incrível o quão bem adaptado ele é! Mesmo sabendo praticamente toda a história, isso nem de perto tirou o brilho e a emoção desse livro. Estou apaixonada pela escrita da Suzan, acho que ela consegue transmitir perfeitamente oque os personagens estão sentindo sem realmente precisar nomear a emoção de fato, e esse talento, por mais que seja simples, me fascina! Agora os personagens: completamente apaixonada pelo Haymich, e agora com a notícia que vai ter o livro dele? Estou louca. Katniss sempre teve meu coração nos filmes e continuou assim no livro. E correndo o risco de ser apedrejada, confesso que o Peeta não me despertou muitos amores não, claro que ele é um fofo e espero que ele me conquiste nos livros como fez nos filmes, mas infelizmente até agora eu estou gostando do Gale (eu sei, até eu tô com vergonha). Mas enfim amei o livro e estou louca pra ler o próximo.

Frostzxy 09/06/2024

Jogos vorazes...
Jogos vorazes é uma trilogia muito boa e uma distopia incrível uma das melhores que já li além de que se a gente analisar bem a distopia dos jogos vorazes já está presente no nosso mundo

megalalotai 09/06/2024

Acho que esse foi o primeiro livro que eu li, que o filme é genuinamente bom mesmo não sendo 100% fiel aos livros. Achei a Katniss muito chata no começo mas a história se desenvolveu de uma forma muito boa que me fez devorar o livro. Que dó do Peeta meu deus, o último romântico. Tô muito ansiosa pra terminar a saga toda logo!!!!! (Gale, sempre te odiei)
Ao mesmo tempo que achei a Katniss chata e rancorosa, eu entendo perfeitamente as motivações dela. Com 11 anos, ter que cuidar da irmã e da mãe, prover alimentação e todos os cuidados necessários, deve enlouquecer. Eu acredito que o Peeta realmente foi apaixonado por ela desde o começo pela aquela história de quando eles tinham 5 anos, pelo dia do pão. Eu não acho que ele ia correr o risco de apanhar da mãe e ser chamado atenção atoa. Mas a Katniss levar isso pro fundo do coração e sentir que tinha uma divida gigantesca com ele e ter raiva disso, foi de foder.
A Rue foi um neném tanto no filme quanto no livro. Que dó gigantesca dela precisar morrer. Mas o que mais quebra o coração nesse livro é como a Katniss tava fingindo todo o rolê de "amantes desafortunados" e o Peeta tava simplesmente se apaixonando mais. Ainda mais depois dos jogos que ela fala que o que motivou ela a comer as amoras-cadeado foi o fato de que ela não conseguiria viver sem ele aí depois no trem, ele descobre que foi tudo atuação, deve ter sido um baita tapa na cara. Fiquei chocada que no livro, não tem o famoso "juntos? Juntos." Isso é uma coisa do filme.
Ela também o tempo todo pensando no Gale e no que o Gale acharia dela beijando o Peeta, me irritou. Primeiramente porque eu detesto um triângulo amoroso. Mas segundo porque tipo, minha filha, acorda, você tá lutando pela sua vida e isso depende de entreter a Capital.
Haymitch é um bocózão mas que é super útil no final. Cinna é o melhor personagem, nunca errou. Peeta é meu protegido. Gale eu sempre te odiei. Katniss por favor melhore

Lav 08/06/2024

Jogos Vorazes
Jogos Vorazes foi uma leitura que considerei simples e fácil de entender, então não me perdi na história mesmo tendo demorado pra finalizar.
Acredito que tenha sido um bom livro para me iniciar nesse mundo de leitora, talvez o fato de já ter assistido o filme não tenha me deixado tão imersa na história como gostaria, mas pra quem assim como eu gostou da adaptação cinematográfica e quer conhecer a história mais a fundo, pode ler sem medo que não vai se arrepender.

"Que os Jogos Vorazes comecem... e que a sorte esteja sempre a seu favor"

Dafny2 08/06/2024

Saga voraz
Adoro o jeito que a história é muito bem escrita, a personalidade bem desenvolvida de cada personagem também. Fiquei entretida com a história, e vou ficar ainda mais envolvida com o que vem pela frente.

NatAlia351 08/06/2024

Uma leitura voraz - Jogos Vorazes 1
Que livro maravilhoso de se ler! Ele é tão bem escrito que você não quer parar de ler, porque a narrativa é eletrizante, a história é cativante e os personagens são muito bons.

Peeta Melark, Katniss Everdeen, Gale, Cinna, Haymitch são apenas alguns nomes, e cada um apresenta uma personalidade completamente diferente e interessante que você quer ler mais pra conhecê-los.

O livro está recheado de ação, um romance complicado, o extinto de sobrevivência e de luta, pureza em meio ao caos e uma rebelião contra uma injustiça do Estado. Os Jogos Vorazes são uma carnificina que se tornou entretenimento e isso mostra a insensibilidade humana perante a dor dos outros.

Se engana quem acha que é apenas mais uma história distópica, ela vai além disso, é uma crítica social velada e uma análise da demonstração de poder estatal.

Francamente, eu amei o livro e estou ansiosa para ler o próximo da trilogia. Vale cada segundo de leitura, leia quando puder!