A Herança de Ana Bolena

A Herança de Ana Bolena Philippa Gregory

Resenhas - A Herança de Ana Bolena

Beatriz3345 17/04/2024

Triste
Um livro muito triste. Pela perspectiva de Ana de Cleves, Catarina Howard e Jane Bolena, vemos o terror da corte de Henrique VIII.

Esse foi o livro que li mais rápido da série. Acredito que isso se deva ao fato de muito ter sido escrito pela visão de uma adolescente, mas acredito que escrita da autoria e sua escolha de partida narrativa tenham influenciado no tempo de leitura.

Uma premissa mais interessante seria - se possível - a questão religiosa que moldava a Inglaterra da época. Apesar de ser citado, senti falta de uma abordagem mais primorosa em relação ao perigo de seguir tanto o protestantismo quanto o catolicismo durante o período de Henrique VIII.

Contudo, por serem as rainhas menos conhecidas que tiveram o desprazer de cair nas garras de Henrique, muito da narrativa pode ser contestada.

Em relação a série The Tudors, a morte da pequena Kitty Howard é extremamente mais dolorosa e o amor nutrido pelos amantes mais bem construído.

Por fim, Henrique foi um dos maiores feminicidas do mundo e, caso queiram conhecer, de fato, o que é "a man's world", leiam sobre a corte de Henrique VIII.

Regina 31/12/2023

Espetacular!
Há muito tempo tenho livros dessa autora mas este foi o primeiro que peguei para ler, e que experiência maravilhosa!!!! Amei a forma como a autora desenvolveu a história, suas nuances e detalhes que fizeram toda a diferença. Super recomendo!!!!

Renata.Mieko 30/08/2023

Adorei que esse livro levou em conta as rainhas Ana de Cleves e Katherine Howard.
E cada vez mais podemos ver como as mulheres estavam a mercê de todos os homens da Corte.
Simplesmente amo os livros da série Plantageneta e Tudors.

Eduardo1304 11/01/2023

A herança de Ana Bolena.
Esse livro é maravilhoso !
Um disputa para quem será a rainha e dará ao rei o tão esperado filho.
Ana viu o marido e a cunhada serem executados por traição. Agora, ela tem um único objetivo na vida: manipular o destino da nova rainha e ser, dos bastidores, a mulher mais poderosa da Inglaterra.

Babi 23/12/2022

Impactante!
Acabei de terminar o livro e ainda estou em choque, foi uma leitura bastante emotiva com os pensamentos e emoções das personagens no final, quando estavam caminhando para aquele fim.

A Philippa, como sempre, arrasou muito e conseguiu me tirar muitas lágrimas. O livro poderia ter sido mais curto? Poderia! Mas se fosse, certamente não teria conseguido passar toda essa emoção que foi.

Esse já é um dos meus preferidos e mal posso esperar para ler o restante!

Eugenia 08/12/2022

Passei o livro inteiro a desejar que Ana de Cleves não morresse, ela foi uma das duas esposas do rei, entre seis, que conseguiu sair do casamento com vida.
Obviamente desde o início sabia que o casamento do rei com a Catarina Howard ia acabar mal, pensei que no fim ela se unisse a Joana Bolena contra o tio das duas, que era um manipular nojento, e conseguissem o perdão mas enfim...

Luisa 06/12/2022

De fato à herança da Ana
Já estou ficando cansada de ler sobre o Henrique. Depois de 4 livros onde ele é rei, a estrutura da história se torna meio repetitiva. Sabemos que esse nojento sempre vai vencer. É óbvio que não teria como a autora mudar os acontecimentos mas poderia explorar os mecanismos de escrita ainda mais, três pontos de vista, apesar de excelente, não basta.

Não é meu livro favorito da saga, porém as personagens continuam super interessantes, cada uma com sua personalidade bem trabalhada, sustentando a história . Sempre amo a escrita da Philippa, meu lugar seguro.

Jessica852 20/06/2022

Adoro a forma como a autora ambienta a história e como une fatos com ficção. Sutil e eficaz. A edição da Record está perfeita. Se você se deixar levar termina o livro de uma vez só. Recomendado para todos que gostamde romances históricos.

Nathy 29/04/2022

Um trono, Duas Rainhas
Fiquei relutante em ler mas depois que li, chorei horrores por ter acabado tão rápido. Simplesmente impossível não gostar das duas rainhas (Ana de Cleves e Catarina Howard). Ambas envolvidas em jogo de poder que iria além de uma coroa, mas sim de um país e um conflito religioso. O reino de Henrique VIII está ao caos. Quem irá fazer o rei feliz? Quem irá comandar a corte mais rica e mais perigosa da cristandade? Quem irá profetizar a fé católica ou protestante? Qual o preço da herança de Ana Bolena?
O livro simplesmente te prende e te coloca num trem bala direto para o século XV. Leiam porque vale muito a pena! (tem umas cenas cômicas que chegam a ser engraçadas)

babisenberg 03/03/2022

Nesse livro acompanhamos a vida de mais duas (Ana de Cleves e Catarina Howard) das rainhas de Henrique VIII e o que tiverem que enfrentear na corte desse rei maluco. A terceira narradora é Jane Bolena cunhada de Ana Bolena. Muito louco e triste pensar como era ser mulher naquela época.

carolmureb 01/03/2022

Díficil simpatizar com Ana de Cleves, Catarina Howard ou Jane Bolena! Que trio! Claro que, das três, Ana de Cleves viveu a situação de rejeição da família e do rei e ainda por cima se viu sem pátria e sem possibilidade de constituir família, mas sobreviveu. Já Catarina Howard foi mais vítima do mau-caráter do Duque de Norfolk, tio dela e de Ana e Maria Bolena. Que homem sem escrúpulos e perverso. Enfim, mais um volume para a leitura em ordem cronólogica!!

Duda 31/01/2022

A herança de Anna Bolena
Neste volume Philippa Gregory nos apresenta duas das esposas de Henrique VIII, Catarina Howard e Anna de Cleves e como foi para elas tentarem sobreviver na corte de um rei cruel.

Maciel 24/01/2022

Em 1539, toda a corte dos Tudor encontra-se apreensiva. Henrique VIII está doente e envelhecido, com apenas um herdeiro, o pequeno Eduardo, de 3 anos de idade. O soberano inglês precisa de uma nova consorte. No entanto, as três mulheres que freqüentaram o leito real sofreram ao lado do poderoso monarca. Interessado em estreitar as relações com a Alemanha ? e, por extensão, alijar França e Espanha do tabuleiro político ? Henrique VIII negocia um novo casamento, com Ana de Cleves, a qual conhece apenas por uma tela do pintor Hans Holbein. Escolhida para ostentar a coroa inglesa, a jovem consorte pressente que a corte mais se parece com uma armadilha prestes a se fechar a seu redor. Enquanto isso, Catarina Howard, dama de companhia de Ana de Cleves, tem a consciência de que sua beleza é notada por todos os homens da corte ? e está disposta a seguir os passos da prima Ana Bolena e tomar o assento ao lado de Henrique VIII. Porém, se há mulher que deseje o poder a qualquer custo, ela é Jane Bolena. Seu passado tem o gosto amargo da traição e morte. Viúva do irmão de Ana Bolena, viu o marido e a cunhada serem executados por traição. Agora, ela tem um único objetivo na vida: manipular o destino da nova rainha e ser, dos bastidores, a mulher mais poderosa da Inglaterra

Aline 12/06/2021

Romance histórico ?
Sempre, SEMPRE, instigador! Ainda que saibamos o final das coisas, os romances históricos da Phillippa Gregory são insuperáveis.

Lembro, inicialmente, que este livro faz parte da Série Tudor da Phillippa Gregory (que, baseado em fatos reais, entrelaça o leitor nas intrigas da corte inglesa do Sec. XVI, quando Henrique VIII casou-se 6 vezes e foi de alguma forma responsável pelas mortes de 4 de suas esposas).

Em A Herança de Ana Bolena, livro posterior a A Irmã de Ana Bolena, vemos como ficou a corte inglesa após a morte desta, que foi uma das rainhas mais icônicas da Inglaterra por diferentes razões.

Aqui a história nos é contada com 3 narradores diferentes:

- Jane Bolena, antiga Jane Parker, que foi casada com George Bolena e, portanto, cunhada de Ana Bolena. Ela foi uma das principais testemunhas que levaram seu marido e sua cunhada à condenação por traição e ao cadafalso. Durante o livro ela ~ tenta ~ justificar suas ações e, como dama mais velha e conhecedora da corte inglesa e seus costumes, serve às duas próximas rainhas de forma próxima. Após tudo o que passou, o livro ainda mostra que sua antiga ambição não desapareceu.

- Ana de Cleves, a quarta rainha. Antes dela o rei casou-se com Jane Seymour, que morreu no parto de seu único filho homem (não há livro na série sobre ela). Ana foi enviada de uma região na Alemanha para que se firmasse um acordo político. Mas, após casar-se, o Rei não gostou muito dela (dizia que ela era feia e gorda e que ela não conseguia excitar-se com ela para consumar o casamento). Ela aceitou o divórcio e o acordo que o rei propôs. Assim, foi a única rainha que o rei deixou que vivesse.

Por causa da Ana de Cleves, o tema religioso - especificamente sobre a Reforma Luterana e o abandono dos costumes católicos pela Inglaterra - é bastante abordado neste livro. Vê-se como o rei, ao romper com o Papa e criar a Igreja da Inglaterra, tornou-se extremamente tirano, nada poderia limitar seu poder. Além disso, tomou toda a riqueza da Igreja Católica na Inglaterra.

- Catarina Howard, a quinta esposa, uma linda garota de 14 anos bem "pra frente". O livro se inicia com a Catarina narrando como seu amante entrava no quarto das meninas e se deitava com ela. Foi retratada no romance como uma garota extremamente fútil, tola e 'vadia', que não compreendia a realidade; até mesmo quando foi condenada a morte ela achou que tudo não passaria de um jogo.

No final de cada livro, a autora indica os fatos narrados que foram inventados por ela no romance ou mesmo fatos que não passam de breve especulação. Ela escolheu, portanto, a personalidade destas três mulheres, mas alerta que Jane Bolena foi realmente a principal testemunha na acusação de seu marido e cunhada; Ana de Cleves realmente foi a única que o rei deixou que vivesse; e Catarina Howard teria realmente traído o rei.

@lendocomaline

@uaitolendo 15/02/2021

Jane Bolena, Ana de Cleves e Catarina Howard. Sao as narradoras desse livro. As tres sofrem pela heranca que Ana Bolena deixou. Nao uma heranca material. Uma heranca de desconfianca, de traicoes,de conveniencia, a loucura de um Rei, que se achava o proprio Estado e a propria Igreja. Ana e Catarina as esposas de Henrique, as duas descartadas pelo rei louco e fedido. Jane Bolena, cunhada da ex-rainha Ana, a degolada. Jane é chata, se acha demais. Ana de Cleves era sensata, cara a mulher mais sensata que o rei teve. Pra mim o livro poderia ter tido menos paginas, livro muito detalhista. Em algumas parte ir direto ao ponto, teria sido muito melhor. Mas Philippa segue sendo minha diva literaria, minha autora favorita. Proooximoooooo..