A Herança de Ana Bolena

A Herança de Ana Bolena Philippa Gregory




Resenhas - A Herança de Ana Bolena


40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Carol Amaro 07/01/2010

Este livro conta a história das duas rainhas seguintes à Ana Bolena, por isso cronologicamente o ideal é lê-lo após A irmã de Ana Bolena.

Muito interessante também, esse romance é contado em primeira pessoa pelas três principais personagens. E abrange o período que Henrique VIII já estava "fora de controle". Vale à pena!

Atualização(1):
A ordem do lançamento dos livros foi: A Irmã de Ana Bolena > O Amante da Virgem > A Princesa Leal > A Herança de Ana Bolena. Contudo, recomendo ler na seguinte ordem: A Princesa Leal > A Irmã de Ana Bolena > A Herança de Ana Bolena > O Amante da Virgem. Nessa ordem, é possível acompanhar os acontecimentos de forma cronológica.

Atualização (2):
Ainda não li "O bobo da rainha" (o livro é de 2003 mas aqui no Brasil só saiu em 2009) mas pela sinopse acredito que se encaixe entre "A Herança de Ana Bolena" e "O Amante da Virgem".

Claro, que um livro independe do outro, tanto que a autora os escreveu sem observar a cronologia. Eu li "fora de ordem", pois acompanho os lançamentos e não acho que tenha atrapalhado. Se tivesse começado a ler depois de todos lançados, aí sim teria optado pela ordem que sugeri, apenas por gosto.
Cláudia 06/01/2010minha estante
Aaia! A Princesa Leal esta bem carinho... E estou sem tempo para frequentar a biblioteca... Comprei os outros três, vou começar pela Irmã de Ana Bolena, mesmo. E O Bobo da Rainha? Sabe dizer onde se encaixa?


Titi 07/01/2010minha estante
Carol,

Estou querendo ler os livros da Phillipa e sua sugestão de ordem cronológica me ajudou muito. Vou começar pela Princesa Leal.

Obrigada,

Christiane


Daniela742 31/08/2010minha estante
Carol, acabei de ler O Bobo da Rainha, e é apaixonante! Com certeza você vai gostar. Beijos.


Cristine 30/03/2011minha estante
acho que antes de tudo vem A Rainha Vermelha que é a história da avó do Henrique e como ela conseguiu usurpar o trono para eles




uyara 20/10/2009

faltou um pouquinho...
O livro é ótimo e nos deixa bem esclarecidos a respeito dos acontecimentos histórios do período decadente da corte dos Tudor. É interessante que, quando o contexto fica nebuloso ou incerto, a escritora narra através dos olhos de outra protagonista (são três), o que nos faz subentender o ponto de vista da autora sem que ela diga com certeza o que aconteceu, já que a ocorrencia não é comprovada.
Minha única crítica é o finalzinhozinhozinho. Ela nos narra a história, desde o primeiro livro (a princesa leal), de uma maneira muito próxima do grande Henrique VIII. Nos mostra sua ascenção e declínio, transformando-o de Sir Coração Leal para um tirano louco no passar dos anos. MAS, seu último casamento não é explicado, apenas citado (após a decapitação de Catarina) e sua morte é rápida, sem informar o leitor do processo do óbito. Acredito que a autora tenha se prendido nas esposas Bolena (além de Ana de Cleves).

Apesar do deslize - que só acontece na última página - o livro é uma obra prima, realmente muito bom!
Erika 03/11/2012minha estante
Concordo contigo. A narrativa é ótima, mas o final ficou a dever. Poderia realmente terem sido abordados, mesmo que rapidamente, o último casamento e morte de Henrique VIII.


Erika 03/11/2012minha estante
Concordo contigo. A narrativa é ótima, mas o final ficou a dever. Poderia realmente terem sido abordados, mesmo que rapidamente, o último casamento e morte de Henrique VIII.




Elis 23/08/2010

Nossa que leitura!
No começo pensei uma história tipica como qualquer outra, porém me surpreendi querendo que a Ana de Cleves lutasse pelo que era dela de direito, pensando será que ela nao vai fazer nada, vai deixar tudo acontecer na frente dela. Vai acabar no pior caminho por medo e receio de não estar sendo correta, mas conforme vou lendo descubro o quão inteligente ela foi, apesar do medo e de estar só em um país estranho ela soube se adptar e ser ela mesmo depois de tudo que lhe fizeram.

Fiquei a imaginar que não suportaria viver naquela época, afinal ter de contas acatar a qualquer ordem de um homem me deixaria louca, creio que morreria por não poder agir por minha vontade própria.

Catarina é uma deslumbrada com a riqueza,por isso nos parece muito futil e sem personalidade, além de ser uma simples garota.

Jane é alguém que acredita piamente em tudo que faz, pensando que sempre esteve certa, por isso a realidade será muito dura com ela.

Um livro com muita personalidade onde essas três mulheres nos contam pelo que passaram e o que as afligiam. Muito bem escrito, capitulos curtos que te levam a ler,mais e mais, para saber o que vai acontecer, afinal naquela época tudo era possível.

Recomendadíssimo....Nota 10!!!

Beijokas elis!!!!!!
Fe Sartori 23/08/2010minha estante
Elis,
Como você gostou desse livro recomendo a leitura do livro Princesa Leal e A irmã de Ana bolena. Ambos são acontecimentos antes desse livro A Herança de Ana Bolena é muito bom ambos. Vale a pena!!
Um beijo




sissiaguiar 17/09/2011

[Esta é a minha primeira resenha, não sei fazer, nunca fiz. Mas, só vou comentar sobre o livro que li. ok?]

Confesso que comprei esse livro por causa da capa! (risos)
Não conhecia a autora, nem sabia que ele fazia parte de uma serie.
Comecei a ler, e gostei muito do estilo em primeira pessoa dos personagens.

Nesse livro vemos a Jane Bolena (cunhada da Ana Bolena), Ana de Cleves (esposa numero 4 do Henrique VIII) e a Catherine Howard (dama de companhia da Ana de Cleves, amante e quinta esposa).

Aqui vemos uma Jane com remorço, mas que continua obedecendo ao Duque de Norfolk. Vemos uma menina futil....que é a Catherine, mas muito engraçada.

E vemos uma moça bondadosa, como a Ana de Cleves. Não tem como não gostar dela.

Terminei o livro querendo saber mais sobre os tudors e afins, e já fui comprar mais livros da serie. Gostei muito!
Flávia HBS 28/08/2020minha estante
Que lindinho!! Após nove anos lendo sua primeira resenha!! Amei!! Comprei o livro e será minha próxima leitura!! Já li vários dela! Amo Philippa Gregory




Jéssica Amorim 11/04/2009

As rainhas do rei Henrique VIII
A Herança de Ana Bolena é uma ótima continuação de A irmã de Ana Bolena. Adorei os dois livros, primeiro que o texto da autora é muito bom, limpo, claro, leve, e discorre rapidamente uma narrativa detalhada que poderia ser pedante, se não fosse seu talento. Segundo porque esta história é uma das mais importantes da história mundial, e sempre me fascinou. Mas antes eu tinha a visão apenas do rei Henrique VIII, que era um tirano que havia destruído suas mulheres, mas a partir destes livros nós temos a visão das mulheres que passaram por sua vida, e o que levou a decapitação de Ana Bolena e Catarina Howard, e a separação prematura de Ana de Cleves.
Romance história de primeira, ambos os livros, e a história de Ana Bolena pode ser vista resumidamente no filme A Outra.
comentários(0)comente



Adrya_Daewen 04/08/2009

Ana Bolena sempre foi a preferida nas histórias sobre Henrique VIII e a autora busca ilustrar na obra o que aconteceu depois da morte desta. O que se passou, como estava Henrique e com quem ele chegou a se casar. É uma ótima maneira de vislumbrar essa parte da vida desse monarca tão pouco explorada pelos autores. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Daniela742 17/09/2010

Adoreiii!!!
Mais uma vez na corte dos Tudor e mais uma vez brindada com uma história extremamente envolvente que nos leva a corte de um dos reis mais importantes da história da Inglaterra. Nesse romance nos deparamos com um rei velho, doente, porém cruel e tirano. Os complôs e as traições que envolveram o reinado de Henrique VIII estão de volta contados através dos olhos das três mulheres que tiveram suas vidas entrelaçadas pelo desejo de pertencer a glória de participar dessa corte e seus respectivos declínios. A autora sabe tecer como ninguém as tramas desse romance. Recomendo!!!
comentários(0)comente



Beca 02/07/2010

O retrato de um tirano!
Muito inteligente, lógico que as três personagens eram cativantes, mas Jane Bolena na minha opinião foi a mais bem elaborada, Phillipa descreveu um monstro e creio eu que ela foi isso mesmo, ninguem seria capaz de mandar tantas pessoas p/ morte simplesmente por ganancia, sua loucura para mim foi muito bem descrita!
Acho que a autora arrasou na descrição das duas mulheres do rei, uma posta de lado, Ana de Cleves, e a outra com idade de ser sua filha... Catarina! Mas o legal do livro foi observar o fim de um reinado tão importante, um rei louco, cego por sua vaidade! Recomendo!
comentários(0)comente



Olgashion 03/04/2010

Como sempre, uma história fascinante. Nos ajuda a conhecer melhor as esposas do rei Henrique, louco (que ele não nos escute), e, como elas se portavam. Muito bem escrito e cheio de história para quem gosta.
comentários(0)comente



Rossana 16/08/2010

Terceiro livro desta serie que leio, e que mantem igualmente a qualidade e interesse dos livros anteriores.
"A Herança de Ana Bolena" possui 3 narradoras que se alternam contando a história a cada capítulo. Catarina Howard e Ana de Cleves, duas das seis esposas do rei e Jane Bolena, a ex-esposa de George Bolena, personagem com participação determinante nos acontecimentos desde a época de Ana Bolena.
Vemos neste livro o Rei Henrique em sua tirania e prepotencia perversa. Um Rei que aprendeu que pode fazer o que quer em suas terras, que decide o que é certo e o que é errado. Ele é Rei, Chefe da Igreja, Juiz e possui o poder da vida e da morte, afinal Deus fala atraves dele!
Veremos por fim os herdeiros da herança Bolena: o cadafalso!!
Livro excelente, continuação de “A irmã de Ana Bolena”.
Recomendo toda a serie!
comentários(0)comente



Karol 30/09/2011

A Herança de Ana Bolena- Resenha Livros em Série
‘Vamos ver, o que eu tenho?’ é uma das frases que você mais lê nesse livro. No meu caso, o que eu tenho são três mulheres completamente diferentes, com passados diferentes, vivendo numa mesma corte, e com uma coisa em comum: um rei tirano e maluco. E é exatamente isso que é abordado no livro.

Antes de ler o livro, achava que aprenderia um pouco mais da história dessas três mulheres, pouco lembradas pela história, mas que foram de extrema importância. Depois de ler o livro percebi que aprendi mais sobre Henrique VIII do que sobre elas.

A narrativa do livro é feita pelas mesmas, então você pode ter um ponto de vista diferente da história a cada momento mas que todos acabam na mesma conclusão: Henrique VIII não batia bem da cabeça e quem deveria ter ido para o cadafalso era ele!

Mas vamos ao resumo básico dessas três figuras interessantes, e pouco conhecidas, e que sim, são um tipo de herança de Ana Bolena, assim como eu acho que a loucura de Henrique VIII pode ser.

Ana de Cleves, a quarta esposa de Henrique VIII, era feia (um fato histórico que não consta no livro é que ela tinha cicatrizes de varíola no rosto), protestante, usava roupas estranhas, e o fato de seu nome ser o mesmo da ex-esposa do rei o incomodava. Mesmo assim, ela foi levada para Inglaterra para se casar com quem ela achava ser o ‘rei mais bonito da cristandade’ só que no final das contas, assim que ela o viu, percebeu que era quase um cinqüentão, gordo, com um humor estranho e um ferimento na perna que vivia aberto que exalava um cheio horrível. Para não precisar voltar para casa e viver sob a tirania de seu irmão, Ana quis ficar na corte e continuar casada com Henrique. O problema é que ela não sabia que ele não a achava atraente e por causa disso, e por motivos óbvios de idade, peso e doença, Henrique não consumiu o casamento, tramou para ‘se livrar’ dela e no final das contas de esposa, Ana passa a ser sua irmã. Mesmo assim, ela amou muito e cuidou como mãe dos filhos de Henrique, tanto que os três a visitavam com freqüência, principalmente depois da morte de Henrique. Uma das suas damas de honra era Jane Bolena, Lady Rochford. Ela estava fora da corte desde a morte da Rainha Jane Seymour e queria muito voltar para servir a nova rainha, mesmo que isso a remetesse ao seu passado que a condenava. Jane depôs contra a sua cunhada, Ana Bolena, e seu marido George Bolena, e por causa disso os dois foram decapitados. Jane, no final das contas, ficou sem marido e uma cunhada rainha da Inglaterra, mas herdou toda herança da família Bolena. Com a vinda de Ana de Cleves, Jane consegue voltar à corte e trama com seu ‘tio’ para tirar a nova rainha do trono, mesmo gostando dela . A única importância de Jane era crescer cada vez mais dentro da corte e não se importava de passar por cima dos outros, e até mesmo da sua consciência, para conseguir isso.

Catarina Howard era uma garota quando foi à corte, apenas 15 anos. Era prima de Ana Bolena, viveu no campo com a sua avó durante a sua vida toda e nunca foi muito bem educada. Ela e as outras garotas que viviam na mesma casa, só queriam saber de ‘sexo, jóias e mascaradas’. O sonho de Catarina, até então, era trabalhar na corte, e quando isso aconteceu, ela se viu cercada de gente mais velha e com muito mais dinheiro. Era a oportunidade perfeita para arranjar um bom casamento que lhe rendesse muitas jóias e vestidos. Mal sabia ela que tinha conseguido muito mais. Ela chamou a atenção do rei, que, infeliz com a sua mulher alemã feia, fez de tudo para consegui-la. Não foi muito difícil, seu tio e Jane Bolena, trataram logo de colocá-la no trono e fazer todas as suas vontades, contanto que ela os obedecesse. O problema surgiu quando Catarina se apaixonou de verdade e percebeu que por baixo daquelas jóias todas do rei, havia um velho com idade para ser seu avô e que ele era seu maior impedimento para ficar com seu amor verdadeiro.

É uma história muito interessante, muito bem escrita, que mostra três mulheres muito diferentes, com idéias diferentes da vida, e do que querem para ela, que estão debaixo do poder de um homem completamente fora da realidade e que se achava capaz de tudo. Um monstro! Apesar delas terem milhões de defeitos você não consegue as detestar e querer seu mal, pois elas são vítimas de alguém muito pior: o rei mais poderoso que a Inglaterra já teve, e o mais maluco também.

http://livrosemserie.com.br/2011/04/07/resenha-a-heranca-de-ana-bolena-de-philippa-gregory/
comentários(0)comente



Camila 23/12/2010

o livro num todo é realmente bom embora de todos da philippa gregory que eu li ele é o "menos bom" como a historia ta dividida entre tres mulheres eu acho melhor avaliar separadamente

Catarina Howard - eu me divertia com as estupidezes desse ser. por ser tão idiota merecia o fim que teve

Ana de Cleves - eu me apaixonei por ela assim que ela chegou na inglaterra, toda doce, sensata e inteligente ela conseguiu ser a unica mulher viva de henrique oitavo e isso emrece um bom reconhecimento asuidashuiashi

Jane Bolena - falsa, venenosa e pirada das idéia. tambem mereceu o fim

tem horas que o livro fica vagamente cansativo, mas depois volta a ficar bom, é interessante o papel de cada mulher an vida da outra
comentários(0)comente



Karla 02/02/2011

Outro livro muito bom
Eu amei a capa, a história toda é muito emocionante.
comentários(0)comente



Vivi 30/10/2011

Fantástico!!! Só essa palavra para definir os livros da Philippa!!!
Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR