Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Jow 30/06/2010

Sensacional!
Os Filhos de Húrin é sem sombra dúvida o conto mais obscuro de Tolkien. Marcado por maldições e guerras que beiram a carnificina, o livro chega a ser melancólico em algumas partes, e deixa a pergunta: Até que ponto vai à maldade de Morgoth??

É um livro que necessita que o leitor já conheça a obra de Tolkien (principalmente O Silmarillion), e que esteja habituado a sua linguagem, seu modo de escrever em duas ou mais línguas e acima de tudo se deixar envolver pela história, mesmo quando ela lhe parecer chata e sem nexo.

Mesmo assim, o livro é fantástico e após muito tempo é impressionante a força que Tolkien ainda manifesta. Com sua linguagem requintada de sempre, com suas definições surreais, e com ilustrações magníficas de Alan Lee, Os filhos de Húrin me transportaram novamente para a Terra-Média e me fizeram bater no peito com orgulho e exclamar: "Tolkien sem duvida, é o meu escritor favorito!!!"

Pode ter certeza, que esse eu recomendo! =D
Luh Costa 11/09/2010minha estante
Esse está na lista!Me deu uma baita curiosidade pra ler esse livro.

Fran Kotipelto 17/12/2010minha estante
Cara,amei tua resenha,estou louca pra ler esse livro,ele já estava na minha lista de desejos,mas depois de ler sua resenha ele foi para o topo da lista.Parabéns.

Raquel Holmes 13/12/2011minha estante
Jow, quero fazer uma pergunta que, muito provavelmente, vc responderá com spoiller, então, se desejar, responda lá nos meus recados.

Eu li a sinopse do livro e gostaria de saber a que tipo de "paixão dos irmãos" a sinopse se refere...

Beijos!

Syndrome Arcana 15/03/2012minha estante
Foi o melhor presente que ganhei de aniversário este mês... Terminei ontem o livro... É muito triste ver toda a perspectiva da maldição de Morgoth lançada sobre Húrin... Mas é um livro essencial para que se entenda pontos cruciais, como as extensões e domínios de Morgoth no mundo, e as casas que sobreviveram...

Raul 20/03/2012minha estante
Só ler fragmentos dessa história em Silmarillion e Contos Inacabados já se percebe o quão gloriosa ela é.

Eduarda 23/03/2012minha estante
Tolkien é o cara mesmo! Adoro a maneira dele de escrever, e Os Filhos de Húrin me deixou realmente envolvida com a história! As maldições e o desenrolar da história me lembrou uma tragédia grega [oi?]. Muito muito bom!

anabnas 21/12/2012minha estante
Sua resenha exprime tudo o que senti pelo livro. Sem sombra de dúvidas, uma das melhores histórias do universo de Tolkien.

£uiz 05/01/2013minha estante
Sombrio e triste, quero acrescentar. Mesmo assim, um dos melhores livros que já li.

Franklin 07/09/2014minha estante
GALERA COM CERTEZA TERIA QUE SER FEITO UM FILME DESTE LIVRO TAMBEM, COM A MESMA GRANDIOSIDADE DE O SENHOR DOS ANEIS, IMAGINA O QUAL MARAVILHOSO SERIA, VAMOS TODOS EM UMA SÓ VOZ PEDIR ISSO EM TODA INTERNET QUEM SABE O PRODUTOR E DIRETOR FIQUE SABENDO E RESOLVA PRODUZIR O FILME, FOIASSIM COM O HOBBIT, FOI A PEDIDO DOS FÃS

Eclipsenamadrugada 02/07/2016minha estante
Comecei a leitura desse livro hoje. Realmente estou só no comecinho, mas já foi mencionado O Silmarillion, O Senhor dos Anéis. É um mundo imaginário fantástico.

Fernanda1156 25/11/2020minha estante
Cara ele sem dúvida é o meu escritor favorito também, nossa comecei o livro ontem e já cheguei a 38% hoje... Que história... Já é a dasinhaa preferidas dentre as histórias antigas da Terra Média, mas quanto mais eu leio, menos é possível escolher uma preferida. Tolkien foi mesmo SENSACIONAL e é impossível falar o contrário.

Lysandro.Luiz 04/01/2021minha estante
Foi sua resenha que me fez comprar hoje essa obra prima, valeu irmão ??

Guilherme965 09/04/2023minha estante
O melhor e pior livro de Tolkien. Melhor pela bela abordagem de um tema de tão difícil compreensão: O Livre Arbítrio e o Destino. Pior por fazer meu olho soar só de lembrar de tais acontecimentos tristes (e bota triste nisto) na Primeira Era da Terra Média... Isso na verdade faz o livro ser melhor ainda kkkk

Natalie Lagedo 24/08/2016

Este conto não estava nos meus planos iniciais de conhecer um pouco mais a obra de Tolkien. Estava lendo O Silmarillion e fiquei muito encantada com a poesia de toda aquela história da Música dos Ainur e dos acontecimentos de Valinor e da Terra Média. Uma infinidade de personagens me deu um pouco de dor de cabeça no começo, mas depois (com a ajuda providencial do glossário constante na edição) me habituei ao estilo e ansiei por penetrar ainda mais nesse universo fantástico.

Procurei na internet alguma forma de ler as histórias de Tolkien de maneira que acompanhasse os fatos cronologicamente, pois percebi que o autor faz referência a outros pontos quase sempre. Achei o que buscava no site Tolkien Brasil, o qual oferece várias formas de leitura para os livros que falam sobre a Terra Média, a depender da intenção daquele que está lendo. Percebi que a sugestão de leitura intermediária é a que mais ajudaria a alcançar meu propósito. Por isso li Os Filhos de Húrin. Não poderia ter sido melhor.

Com a degradação dos elfos e homens, a narrativa abandona a poesia presente em O Silmarillion e ganha um aspecto de descrição bélica recheada de dor, perda, traição, arrependimento e incesto, tudo escrito de forma direta, sem os artifícios de linguagem que eu estava acostumada. No entanto, isso não diminui em nada a grandiosidade do texto, que mostra a batalha de Nirnaeth Arnoediad (Lágrimas Incontáveis) sob a perspectiva dos homens, diferente de O Silmarillion, que traz a ótica dos elfos para o mesmo acontecimento.

Como o próprio nome diz, o enredo se desenvolve tendo como palco principal Túrin e Nienor, filhos de Húrin, que foram vítimas da maldição lançada por Morgoth a seu pai depois que ele foi aprisionado em Angband. Vemos que os hábitos dos homens vão se distanciando daqueles praticados pelos elfos, considerados de beleza e sabedoria superior.

Uma das coisas mais legais do texto é que os personagens trocam de nome várias vezes, de acordo com algum fato marcante que tenham vivido. Por exemplo, Túrin, ao conviver com os lenhadores em Brethil, adotou o nome de Turambar, que significa Mestre do Destino. Ironia, uma vez que a maldição impediu toda a linhagem de Húrin de exercer o livre arbítrio.

Para quem não gosta de spoilers aconselho não ler os títulos dos capítulos, pois desvendam tudo o que vai ocorrer.

Longe de dar um ponto final à curiosidade dos amantes da bibliografia de Tolkien, Os Filhos de Húrin surge como um tempero para melhorar o sabor da leitura.
Ricardo Rocha 24/08/2016minha estante

Natalie Lagedo 24/08/2016minha estante
Concordo. Eu, pelo menos, acho que saber como as coisas acontecem é mais interessante (muitas vezes) do que o próprio acontecimento.

Ricardo Rocha 24/08/2016minha estante
Natalie!!! sim!!!

Marta Skoober 24/08/2016minha estante
Ricardo Rocha: concordo perfeitamente "eu não ligo para spoiler. acho que um bom livro/filme sobrevive na boa a qualquer spoiler, alguns até se beneficiam"

Isso mesmo, Natalie.
E lembra daquele tempo que a gente lia ou ouvia a mesma história, de novo, de novo.

Natalie Lagedo 24/08/2016minha estante
As histórias que minha avó conta e eu não canso de ouvir...

Exatamente...

Marta Skoober 24/08/2016minha estante
Isso dos títulos com spoilers lembra O cândido.
A mim não incomodou.

Jéssi 12/06/2020

Esse é meu primeiro contato com o autor depois de O Hobbit e fiquei com mais vontade de ler O Senhor dos Anéis.
Leitura fácil e interessante, trama q surpreende
Ewerthon.Gomes 12/06/2020minha estante
Sobre o que fala o livro?

Jéssi 12/06/2020minha estante
É um conto antes de O Senhor dos Anéis (embora o Tolkien tenha escrito a maior parte antes). É centro do Túrin, filho mais velho de Húrin, q é mandado para uma cidade élfica quando o pai é capturado por um inimigo poderoso. Esse inimigo (terminei o livro hj e já esqueci o nome dele uhuuu) amaldiçoa a família do Húrin, então acontece muitas coisas com o Túrin e posteriormente com a irmã dele.
Foi organizado pelo filho do Tolkien e é conhecido como o maior conto da Terra Média

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Nunca li os livros da história do senhor dos anéis. Qual a sequência que tu me indica? Tenho o Hobbit e o senhor dos anéis. Esse aí tenho não.

Jéssi 13/06/2020minha estante
Leia O Hobbit primeiro. Depois os três livros de O Senhor dos Anéis, depois esse livro e o ?contos inacabados?.

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Valeu. Brigadão.

Jéssi 13/06/2020minha estante
Por nada!!

Ogaiht 09/04/2021

Um Tolkien Mais Sombrio
De todas as estórias de Tolkien sobre os Dias Antigos, esta é, sem dúvida, a mais triste e trágica de todas. A narrativa já deve ser familiar àqueles que já leram o Silmarillion, pois lá existe uma versão reduzida (talvez até seja a estória mais longa daquele livro). Os Filhos de Húrin é um dos três contos mais importantes da Primeira Era da mitologia de Tolkien, junto com A Queda de Gondolin e Beren & Lúthien, e narra a história de uma família nobre dos Homens que é amaldiçoada por Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão e mestre de Sauron. Ao longo da narrativa acompanhamos a história do personagem principal Túrin e sua família e como eles trazem desgraça a todos cujo destino é entrelaçado ao deles, causando um impacto nos grandes eventos da Terra-média. Quem sempre achou Tolkien mais ?leve? essa estória não deve nada às Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, pois é bem mais pesada, trágica e triste, com um final bem melancólico.
ANDER CELES 03/10/2021minha estante
Uma dúvida: esse conto é o mesmo que está no Silmarillion ou tem alguma diferença? Porque já li o Silmarillion, então pensar se compensa ler esse ou não.

Ogaiht 03/10/2021minha estante
O conto publicado em O Silmarillion é bem mais resumido. Aqui a estória é mais desenvolvida.

ANDER CELES 03/10/2021minha estante
Valeu

Oreki Houtarou 19/11/2021minha estante
Realmente, um final muito triste :(

João Vitor Gallo 12/09/2014

Eu já a tinha achado uma das melhores histórias quando li O Silmarillion, embora no referido livro esteja resumida e em Os Filhos de Húrin, obviamente, a história está completa. Desejaria que houvesse também uma versão maior da história de Beren e Lúthien que é tão boa quanto ou talvez até melhor.

Quanto ao livro em si, a história é fantástica, mas com contornos de tragédia, e daquelas tragédias gregas, lembra até de leve a famosa história de Édipo, talvez por Tolkien gostar de vários mitos, e não apenas nórdicos e cristãos, já que há algo de até Rapunzel na história de Beren e Lúthien. É fluída a escrita, não é tão cansativa como O senhor dos anéis, que é arrastada em certos pontos e leve em outros. O livro é excelente, a história é envolvente apesar de trágica, e certamente é uma das melhores histórias sobre a Terra-Média. Vale muito a pena ler esse livro, especialmente pra quem é fã de Tolkien ou de fantasia em geral.
fah 12/02/2015minha estante
Compartilho da mesma opinião, e concordo que deveria ter uma versão maior da história de Beren e Lúthien que é belíssima. No túmulo de Tolkien e Edith está escrito sob os seus nomes Lúthien e Beren *-*

João Vitor Gallo 15/02/2015minha estante
Provavelmente há ou houve algo do tipo, essas histórias todas foram reescritas com o tempo pelo próprio Tolkien, ele deve ter cortado e modificado muita coisa, mas se esse material sobreviveu já são outros 500. Mas é fato de que apesar da história ser curta, há tanto dentro dela que realmente fica a impressão que poderia se estender muito mais, e por ser muito boa, vc tb quer que ela continue pra aproveitar mais. O melhor personagem que Tolkien criou é a própria Arda, o mundo e a sua história são coisas que que são quase vivas de tão críveis dentro dessa proposta de fantasia (ou mitologia).

Alexandre.Almeida 18/09/2015minha estante
Gostaria de ver uma versão completa, assim como vocês, de Beren e Luthien e, também, da Queda de Gondolin! Seria muito bacana!

João Vitor Gallo 23/10/2015minha estante
A Queda de Gondolin foi uma das primeiras que Tolkien escreveu, poderia ter algo mais aprofundado, o problema é que ele reescrevia e reescrevia as suas histórias, tanto para adicionar algo, até detalhes geográficos, como para mudar nomes de personagens. Li recentemente Contos Inacabados e fiquei menos esperançoso de uma versão maior, acho que mesmo que existisse, haveria muitas mudanças e seria difícil ajustar todas as versões em algo único maior de o já visto no Silmarillion. Mas a esperança é a última que morre e torço para um dia acharem algum manuscrito perdido do Tolkien com alguma dessas histórias em um formato mais detalhado.

Gustavorf 23/01/2012

Interessante e sombrio
Para mim, não importa o que as pessoas digam, Tolkien é um gênio fantástico e, por mais que muitos digam que não, melhor que George R. R. Martin.
Afinal, o Tolkien não escreveu apenas uma série de sucesso. Ele escreveu um mundo, um universo inteiro.
A saga de O Senhor dos Anéis se passa na Terceira Era da Terra-Média, milhares de anos depois de o mundo ter sido criado pelos Valar (para saber mais sobre os Valar e a criação da Terra-Média, leia O Silmarillion, de Tolkien), e é apenas o fim da história que ele escreveu. Antes disso há um mundo inteiro de histórias.
Os Filhos de Húrin, conta exatamente a história de seu título, a dos filhos de Húrin. Húrin foi um descendente de Beren, o maior e mais poderoso homem que passou pela Terra-Média. Beren se casou com uma elfa, Lúthien, e desafiou Morgoth, por isso ficou tão conhecido. Sua história é contada em O Silmarillion.
Húrin, sendo descendente de Beren, nada menos poderia ser do que um grande homem, que também desafiou Morgoth, que, na verdade, é Melkor, o primeiro e mais poderoso dos Valar, os seres que criaram o mundo.
Húrin acaba sendo aprisionado por Morgoth, que lança uma maldição sobre a sua família, dizendo que a sua sombra pairará sempre em cima deles, levando-os a tristeza e a maus caminhos.
A casa de Húrin então se desfaz sob o ataque de Morgoth sobre a Terra-Média, o que força Túrin, seu filho mais velho, a abandonar sua mãe e irmã, que, com o tempo, acabam tendo que sair de suas terras também.
Túrin se torna um grande homem, digno de sua descendência, um grande senhor e guerreiro, mas a má sorte está sempre acompanhando-o em suas decisões, que, por mais que sejam bem intencionadas, acabam trazendo o mal para aqueles que o cercam, inclusive para sua irmã, Nienor, a qual acaba reencontrando após muitos anos.
Neste livro o estilo clássico de Tolkien está, é óbvio, presente em cada linha, com sua forma detalhista de descrever tudo, mas apenas aquilo que é mais necessário, ainda que isso já seja muita coisa.
Confesso que quando fui começar, tive medo de que fosse como Contos Inacabados, uma leitura cansativa e sem ritmo, mas me surpreendi com o conto, como dizem, mais sombrio de Tolkien. No fundo, não há felicidade na história dos filhos de Húrin. É uma história triste, mas que nos apresenta novos fatos sobre a fantástica história da Terra-Média.
Para os que apenas assistiram aos filmes ou simplesmente “gostaram” dos livros d’O Senhor dos Anéis, acredito que esta história não seja muito relevante.
Àqueles que são fãs dos livros de Tolkien, historiadores fascinados pela Terra-Média, não apenas por O Senhor dos Anéis, recomendo este livro como uma ótima e construtiva leitura.
Gustavorf 23/01/2012minha estante
Resenha originalmente postada em http://www.gustavorfragazi.com.br

Flavinha 28/01/2012minha estante
Adorei a resenha, parabéns!

Gustavorf 28/01/2012minha estante
Obrigado!! ^^

Denilson Diniz 28/03/2020

Uma releitura é sempre melhor que a primeira.
Costumo dizer que "uma releitura de um bom livro é sempre melhor que a primeira". Não foi diferente com essa obra maravilhosa que é "Os filhos de Hurin" do renomado escrito J.R.R Tolkien.
Em relação a tradução atual, nossa... que tradução gostosa de se ler, se tem aqui uma leitura agradável e muito tensa de se acompanhar devido o enredo, enfim é um baita de um livraço, vale muitooo a pena a leitura desta obra.
Samseipsp 29/03/2020minha estante
melhor que tragédia grega

Denilson Diniz 29/03/2020minha estante
Top

Gabriel.Chiquito 21/07/2022

O maior dos grandes contos dos dias antigos é realmente grandioso. Eu já sabia, em linhas gerais, o que acontecia nesse livro por já ter lido O Silmarillion, e já gostava muito da história, mas essa versão expandida tem o grande bônus de poder conhecer melhor os personagens e entender melhor o que se passa na cabeça deles. Definitivamente valeu a pena a aquisição.
RafaelM 01/08/2022minha estante
Aaaaaaaaah Tolkien, né!!?
Os filhos de Húrin é uma das minhas histórias favoritas da primeira era...

Gabriel.Chiquito 01/08/2022minha estante
Sim! Eu gosto muito também, é o meu preferido dos 3 grandes contos

brenda1 21/04/2024

?A mais longa de todas as baladas de Beleriand?
?Os Filhos de Húrin? é, indiscutivelmente, minha história predileta de todo o universo de Tolkien. A narrativa trágica e os infortúnios enfrentados pelos personagens me cativaram profundamente. Túrin é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais fascinantes que já encontrei na literatura.

Um ponto que gostei bastante foi a forma como Morgoth foi retratado neste conto. Apesar de ser o principal responsável por tudo que aconteceu com Húrin e sua família, ele age com indiferença o tempo todo, ciente de que, não importa o que Túrin faça para escapar de seu destino, ele se cumprirá.

A transição de atmosfera ao passar do conto de Beren e Lúthien para a história dos Filhos de Húrin é também algo interessante e bem marcante. Enquanto o primeiro apresenta uma narrativa de amor e aventura, o segundo conduz a uma jornada mais sombria, onde a tragédia se desenrola a cada página. (a cada página MESMO KKKKK)

Gostei demais demais
Altamente recomendado!

?Aqui termina o Conto dos Filhos de Húrin, a mais longa de todas as baladas de Beleriand.?
rafamassagardi 22/04/2024minha estante
Tô morrendo de vontade de ler esse!!

brenda1 23/04/2024minha estante
leia leia leia que é bom demaiss
bem mais aprofundado que em silmarillion

Mayara 10/01/2015

Sombrio e trágico, mas surpreendente
Eu adoro ler fantasia, e não é nenhuma novidade que Tolkien é um dos melhores escritores deste segmento. Eu pretendo ler todas as obras dele, pois em geral são livros incríveis. Os filhos de Húrin não é exceção, e talvez seja a história mais trágica de Tolkien. (Dá pra imaginar pela sinopse que só acontece coisa ruim né não?)

Mesmo assim eu me deliciei com a leitura, que é rica em detalhes e apresenta várias tramas, já que Túrin viaja por diversos lugares fazendo paradas por onde anda e conhecendo personagens intrigantes. Apesar de o livro ser sensacional, eu o recomendaria somente pra quem já conhece a Terra Média e o universo criado por Tolkien. Então se você nunca leu nenhum livro do escritor, comece com O senhor dos anéis ou O hobbit pra poder compreender a história apresentada em Os Filhos de Húrin, já que há vários lugares e passagens que falam sobre a história da Terra Média, mas que não são aprofundadas, então acredito que seja difícil se localizar caso o leitor (a leitora) não tenha lido nada do escritor.

Eu gostaria fazer uma observação sobre esse livro. Eu utilizo bastante o SKOOB- Rede social para leitores, e gosto de pesquisar sobre os livros após lê-los (não pesquiso muito antes por medo de pegar algum spoiler eheheh), e achei curioso que Os Filhos de Húrin foi o único livro até hoje que li e que foi mais lidos por homens do que por mulheres no skoob. 58% das pessoas que leram essa obra são homens. Só não me pergunte o porquê. .-.

Enfim, caso você esteja em busca de um conto sombrio, ou de uma boa fantasia e já leu alguma obra do ilustre senhor Tolkien, deliciem-se com a história magnífica de Os Filhos de Húrin.

Leia mais em:

site: http://www.maypacheco.com/2015/01/os-filhos-de-hurin.html
Rafahh 28/03/2015minha estante
Vou começar a ler já, pra mudar essas estatísticas rs

Alexandre.Almeida 18/09/2015minha estante
Concordo que, pra quem conhece nada a respeito das obras de Tolkien, começar por este livro é difícil. Entretanto, a leitura do Senhor dos Anéis e O Hobbit, que se passam na Terceira Era da Terra Média, não possuem muito efeito na história de Húrin e seus filhos. Veja, o livro em questão se passa na Primeira Era, quando Beleriand ainda existia. O evento que oferece a trama é a guerra travada com o primeiro senhor do escuro (Morgoth), chamada de Nirnaeth Arnoediad. Sobre essa guerra, e outros fatores que são citados, como por exemplo Beren e Luthien, é possível encontrar maiores detalhes no livro O Silmarillion, que conta a história da criação de Eä (Terra) e o passar do tempo, desde antes da Primeira Era até os eventos imediatamente anteriores ao Hobbit e o Senhor dos anéis.

Gostei da resenha! É um dos meus livros favoritos!

AleixoItalo 08/01/2021

É normal que nossos interesses mudem com o tempo, afinal nossa identidade como leitor está sempre amadurecendo. Porém alguns livros nos marcam e nunca perdem seu lugar nos nossos corações. Lá se vão uns 10 anos desde a primeira vez que li esse livro, e agora revisitando-o o impacto foi o mesmo de antes!

'Os filhos de Húrin' conta a história de Túrin Turambar, que amaldiçoado por Morgoth leva tristeza e destruição por onde passa durante suas aventuras e perambulações pela Terra Média, na eterna luta contra o Inimigo.

Em vida Tolkien lançou poucos livros ambientados na Terra Média. Porém, postumamente um vasto material literário foi compilado por seu filho e lançado na forma de livros e fragmentos de textos. A pergunta que todos fazem é: 'Os Filhos de Húrin' é um romance como O Silmarilion ou são "contos inacabados"? Apesar de integrar as histórias narradas em 'O Silmarillion', 'Os Filhos de Húrin' é um romance completo, com início, meio e fim, mostrando desde o nascimento até a morte de Túrin, tão bem como todos os desdobramentos da jornada empreendida por ele.

É uma narrativa tão bem amarrada, que não carece nem mesmo de conhecimento prévio das histórias da Terra Média. Espelhando lendas e épicos universais, 'Os Filhos de Húrin' é uma balada épica que ecoa as tragédias de Siegfried, Aquiles e dos malfadados Cavaleiros de Arthur, carregada de sentimento, euforia e muita dor e tristeza.

É uma pena que ele não tenha a mesma fama que um 'O Senhor dos Anéis', todos os elementos tão famosos de Tolkien estão presentes: descrições do ambiente, arquitetura e moda, batalhas, magia, aventuras e um rol de personagens carismáticos. Porém é um dos mais objetivos livros do autor, uma homenagem direta aos Poemas Épicos Nórdicos. Se tivesse sido lançado em vida, seria tão magnânimo quanto suas obras canônicas, com potencial de sobra pra agradar desde os fãs de Tolkien sem saco para os inúmeros textos inacabados e comentados, até fãs de literatura clássica como os poemas épicos e mitologias!
I Danielle I 08/01/2021minha estante
Adorei saber sobre esse livro, não conhecia nada a respeito. Agora tenho interesse em lê-lo futuramente. Obrigada!

AleixoItalo 09/01/2021minha estante
Ahh q baum :)

Erasmo.Souza 17/06/2021

Quanta desgraça
Não é bem uma resenha, mas apenas uma opinião. Se torcer esse livro, nem precisa faze-lo com força, prepare os panos para limpar o sangue que escorrerá de suas páginas .

Se sua vida está uma desgraça lembre-se sempre, a de Turin Turambar sempre estará pior.
Daniel.Almeida 17/06/2021minha estante
poético.

Kévia @letrasdakevia 13/07/2020

Incrivelmente rápido de ler
A Terra média teve um valoroso guerreiro chamado Húrin, homem líder entre os seus e de extrema importância para os exércitos elficos cuja lealdade estava depositada.

Casado com Morwen, tiveram 2 filhos: Turin, o mais velho. E Urwen, a pequena humana cuja beleza se comparava as mais belas damas elficas. Porém a sorte não sorriu a família e cedo demais perderam a mais nova, logo após a perda Húrin enfrentaria uma dura batalha: A batalha das lágrimas inumeráveis, onde fora capturado e levado ao covil de Morgoth, um Valar poderoso e dominado por inveja e grande maldade.

Porém Húrin, mesmo preso e sofrendo as piores torturas, nunca fraquejou perante o grande mal, traçando assim um terrível destino a ele e sua família: Morgoth o amaldiçoou a ver com os olhos dele a ruína de seus filhos e mulher.

Turin, ainda criança foi mandado por sua mãe, grávida na época, a Doriath, reino élfico de Thingol e Melian, após o não retorno de seu pai. Lá cresceu, aprendeu tudo com os elfos, tornando-se inteligente e um exímio guerreiro, mas sua arrogância e cólera não o permitiu permanecer, decidindo trilhar novos rumos.

Em seu caminho a maldição de Morgoth sempre se fazia presente, causando desgraça e morte por onde ia. Tentava trocar de nome pra que seu destino não o encontrasse, mas de nada funcionava. Perdeu amigos, causou a morte de aliados, deixou-se domar pela ira resultando na destruição de reinos e vidas.

Tenho um top 3 de personagens que mais sofreram e Turin pulou pra 1a posição. Um amigo tolkienista me falou que a arrogância de Hurin fomentou a maldição rogada contra ele (e eu super concordo), mas acredito que arrogante ou não, cedo ou tarde a desgraça o alcançaria de alguma forma. Essa é uma fantasia rica em detalhes e que te prende do início ao fim apesar do enredo triste (tem um ponto importante que é de embrulhar o estômago, me incomoda desde que li O Silmarillion).

Com capítulos curtos e enredo cativante, Tolkien presenteia o leitor com uma fantasia incrível. Só posso ser grata e indicar a leitura pra quem gostaria de conhecer mais sobre o legendário além de O hobbit e O senhor dos anéis.
nathalia.assis 13/07/2020minha estante
Gostei muito da resenha, Kévia. As obras de Tolkien são minhas metas para o ano que vem :)

Julls 18/04/2022

Eu te amo tolkien eu te amo , vc é perfeito que livro que dádiva aos intelectual, demorei um pouco para ler tudo mas deu certo??
Cleber 20/04/2022minha estante
Tolkien é muito bom mesmo :)