O Violino de Ébano

O Violino de Ébano N. A. Rondán

Resenhas - O Violino de Ébano

WilliamAssis 13/02/2021

O Violino de Ébano e seus mistérios
Berenice é uma estudante de música, e em um dia de nuvens ominosas, subindo a ladeira de pedras, escuta uma canção e vai ao encontro de um desconhecido tocando um violino de ébano que lhe oferece o instrumento para tocar, enquanto deslumbra com o ressoar do violino o homem desaparece, deixando para ela o violino de ébano, que traz cravado na madeira inscrições um tanto estranhas, com o aparecimento do violino coisas estranhas também começam a acontecer e vão mudar a vida de todos ao redor de Berenice, morte e fatos inusitados, a autora prende a atenção do leitor para descobrir se isso é tudo sobrenatural ou não.

A história se passa em Ouro Preto – MG, traz pontos turísticos reais como a Igreja de São Francisco de Assis construída em estilo barroco, com o rico detalhamento de informações é possível sentir o clima e toda a ambientação da história.

Assim, Berenice quer descobrir o porque e como tudo aconteceu, se de fato é uma obra do sobrenatural ou uma coincidência do destino.

Vem ler esse conto e se surpreender com um final de tirar o fôlego.

Douglas Martins 19/02/2020

Terror Mineiro
Nada pode dar errado quando se aceita algo dado à você por um estranho sinistrão. Pode confiar, amiguinha.

Berenice é uma estudante de música na cidade de Ouro Preto. Do nada, ela escuta alguém tocando sua canção preferida no violino (ela é violinista) (a música é O Fantasma da Ópera). Todo gente boa, o desconhecido oferece o violino, antigo e preto como ébano, para ela experimentar e, quando ela menos espera, vaza, deixando o instrumento com ela. Poderia até ser algo legal, afinal é um violino de graça, só que os mais velhos não dizem para não aceitar coisas de estranhos à toa. Há algo de muito obscuro em volta de toda essa situação.

A história do conto circula entre o macabro e o obscuro e, quanto mais progride, melhor fica. Tem todo um medo do desconhecido e um incrível balanço entre loucura e realidade, sem falar na escrita impecável. Para tornar tudo ainda melhor, a autora fez questão de inserir o regionalismo mineiro nas falas dos personagens. Me senti em casa, só faltou o café e o pão de queijo.

Anna caldieri 03/02/2020

@metiradaestante
Título: O violino de ébano
Autor: @n.a.rondan
Editora: independente
Ano: 2020
Páginas: 37

O conto se baseia na vida de Berenice, uma estudante de música que vive em Outro Preto. Em determinado dia caminhando pelas ruas, ela se depara com um homem de terno e chapéu tocando um violino de ébano do ano de 1842. Ele a convida a tocar e vai embora, deixando o violino para trás. Berenice não poderia imaginar o quanto este ato iria virar sua vida (e de suas amigas) de cabeça para baixo.

Eu adorei o conto, a autora realmente sabe prender os leitores com o clima misterioso que ela cria. Eu fiquei tipo “¿QUE?” com o final totalmente inesperado.

O mais legal é que os diálogos são com sotaque mineiro! Achei que traz um aspecto super regional e diferente, ainda mais pela própria autora ser mineira.

site: https://www.instagram.com/metiradaestante/?hl=pt-br

AnaReb 18/03/2020

📍 O Violino de Ébano 📍
📍 O Violino de Ébano 📍

Autor: N. A. Rondan
“Uma estudante de música encontra um violino de ébano do século XIX, desde então sua vida passa a ser permeada por acontecimentos estranhos: mortes e eventos ilógicos passam a circundar sua rotina. Cada nota emitida pelo violino de ébano vem acompanhada de um novo temor. Talvez o preço de tê-lo encontrado acabe sendo alto demais.
“Cê também toca, sá? - disse ele reparando que ela levava um case de violino nas costas.”
💭 Nessa história, vamos conhecer a estudante de música Berenice que um dia ao caminhar pela rua, atraída pela melodia do O Fantasma da Ópera, encontra um homem tocando brilhantemente com um violino de ébano que ele acaba por dar Berenice para ela tocar, fugindo em seguida. Berenice corre para alcançar o homem mistério mas será eu o encontra? E o violino, irá abrilhantar as músicas tocadas por Berenice?
💭Esta leitura foi muito agradável, com um um pouco de suspense e terror mas com umas pitadas de humor nos diálogos.

Cy | @apenasleitores 24/05/2020

Acho que é meu preferido da Nat
Berenice, uma estudante universitária de música e tbm é o segundo violino na Orquestra.
Um dia, voltando para casa,.Berenice escuta o som de um violino ficando e se depara com um homem misterioso e um belo violino.
Ao se aproximar o homem lhe oferece o violino para que ela toque, e ao pegar o homem vai embora.
Estranhando a situação, Berenice resolve levar o violino para casa, o que ela não esperava era tudo e ruim que aconteceria depois.
??
O conto é maravilhoso, a autora conseguiu juntar mistério, assassinato e claro terror.
Tudo isso em poucas páginas e o final não poderia ser melhor ?

Jefferson Matheus 15/01/2020

Adorei ❤
Como sendo um dos meus gêneros favoritos eu não poderia amar menos né?

Achei o conto incrível 😍 me envolveu até a última página da forma mais intrínseca possível!

Borboleta Metafórica 18/03/2020

Genial!!!
Plot: Berenice, estudante de música na Federal de MG, era o 2° violino na orquestra da faculdade. Ela queria ser o 1°, mas não era tão concentrada qto Gabriel.

Um dia, caminhando pela rua, ela ouve uma melodia muito famosa sendo tocada num violino. Ela se aproxima do homem que está tocando, e ele pergunta se ela sabe tocar. Com a afirmativa ele dá o violino pra ela tocar. Ela se empolga e dá um verdadeiro show, mas qdo se dá conta, o homem não está mais lá.

Então ela sai correndo pra lhe devolver o violino. Ela alcança ele, diz que quer devolver o violino, e ele a ignora. Qdo finalmente ele pára e se vira, ela consegue ver seu rosto: uma caveira. Ela fica com as pernas trêmulas e ele vai embora.

Ela acaba levando o violino pra casa. É um belo violino de ébano, e ela decide levar pra faculdade. Então coisas sinistras começam a acontecer, pois depois que ela vira 1° violino na orquestra, Gabriel, que até então era o 1° violino, é misteriosamente assassinado no banheiro da faculdade.

Quem é o assassino de Gabriel? Qual a relação do homem misterioso e do violino de ébano com tudo isso? Só lendo o conto pra saber...

Minha opinião: definitivamente esse conto é o meu favorito! As falas das personagens tem sotaque mineiro! Geralmente só é usado no humor, não é? Pelo menos eu só me lembro de ter visto na comédia... Então achei genial o sotaque num conto de terror, parece que me fez ficar mais imersa na história... Enfim, achei o máximo!

Yas (@vestigiosdesolitude) 23/05/2021

Recomendo!
Já tá no meu top 3 da autora junto com o Lobotomia e borboleta noturna, gente que conto incrível!!! Todo o desenrolar da história é simplesmente fantástico, as personagens são muito bem construídas e a ambientação que ocorre em ouro preto coube perfeitamente aqui e foi bem importante pra toda atmosfera criada!!! E por fim um Plot Twist espetacular!!!! Recomendo muito!!!

Flavia757 04/04/2020

Apavorante e sinistro
Nessa história vamos conhecer a Berenice como ela é amante de música, aceita um violino de ébano de um homem um tanto estranho e misterioso que encontra na rua. E logo que ela tocou nesse violino, começaram acontecer muitas coisas em sua vida, peculiares talvez, e mortes de pessoas próximas. Realmente o mundo dela desmoronou depois de ter encontrado essa pessoa misteriosa com esse instrumento um tanto diferente.
Em poucas palavras o conto nos mostra cada momento, o que aconteceu com a Berenice, e o que aquele violino tinha de tão especial?
Foi a minha primeira experiencia com as obras da escritora, e olha se eu falar, que eu até estou começando a gostar desse gênero.
Tem cenas fortes, que realmente dá náusea, e como típico de histórias de terror, o final é aberto, como se aquele pesadelo não tivesse acabado e sim se escondeu e que logo mais terá uma continuação e novos casos. Eu indico muito para as pessoas que amam um bom terror, e até aquelas que não são tão acostumada, mas se você for medrosa, assim como eu, não leia a noite.
E se vocês acharem um violino por ai, fuja pois se você pegar ele, a tua vida vai ser amaldiçoada.

Henrique Sanches 08/06/2023

Resenha #010

Este foi meu 1º terror do ano e foi lido durante o dia!!! rsrsrs

Já ouviram aquele provérbio "O diabo mora nos detalhes"?

É um provérbio famoso que quer dizer que, a maioria das coisas que a princípio parecem ser simples e insignificantes, nos revelam diferente a um segundo olhar.

Posso provar, sem contar nada do livro, quer ver?

O subtítulo do livro "Algumas melodias são viscerais demais para palavras", parece uma simples frase, fazendo referência ao título...

Mas, pergunto: do que são feitas as cordas de um violino?

"Os violinos comuns contam com quatro cordas. Em afinação padrão, elas são: Sol, Ré, Lá e Mi. Antigamente as cordas do instrumento eram feitas com tripa de carneiro."

Bem antigamente... agora que sua imaginação foi ativada com sucesso, olha a resenha:

"Uma estudante de música encontra um violino de ébano do século XIX, desde então sua vida passa a ser permeada por acontecimentos estranhos: mortes e eventos ilógicos passam a circundar sua rotina."

Recomendo, se você encontrar o livro! 🤭

É isso, boas leituras!!!

#terror #suspense

AnaLuVL / @anarilhando 09/06/2020

Que história!
Uma das coisas que mais amo nos contos da Nat é o início! Todos começam com uma introdução geral do conto que acho incrível, e mutko marca registrada da autora. Geralmente é construído de forma mais poética, com bastante jogo de linguagem.

Esse conto foi o primeiro em que comecei a pegar as características na escrita da Nat (adoro quando chega esse momento hehehe), e foi o que mais me conectei! Senti a escrita muito mais fluida que os demais que havia lido, com uma narrativa esplêndida.

A história deste conto é muuuito macabra e assustadora. A cada susto que as meninas da República passavam, eu sentia também. Toda a tensão de Berenice com o violino, eu conseguia imaginar. Foi o conto que mais construí na minha cabeça, e passei alguns dias relembrando alguns trechos (na verdade, até hoje, mesmo 15 dias mais tarde, ainda me pego lembrando diversas coisas da história).

Bom, eu AMEI esse conto, e mega indico a leitura, principalmente pra quem gosta de entrar de cabeça nas histórias. Excelente ??.

leiturainterativa 31/03/2020

#resenhainterativa desse conto maravigold
[ #resenhainterativa ~ 𝕍𝕚𝕠𝕝𝕚𝕟𝕠 𝕕𝕖 𝔼𝕓𝕒𝕟𝕠 ]
🎻
Olá interativos! Tudo bem por aí?
Recentemente terminei o 𝕍𝕚𝕠𝕝𝕚𝕟𝕠 𝕕𝕖 𝔼𝕓𝕒𝕟𝕠 da @ . Esse foi o primeiro conto lido em parceria com a autora, então vamos de resenha!
🎻
E se você encontrasse um estranho na rua e ele lhe oferecesse um violino de ébano? Você aceitaria? Berenice aceitou e depois desse dia tudo desmoronou ladeira abaixo. Mas seria por culpa desse pobre violino? Ela também começou a se questionar.
🎻
Rondan trás em poucas páginas um conto de terror, com acontecimentos rápidos e logo explicados. Algumas coisas meio bizarras, mas é de terror que estamos falando, não é mesmo?! O final deixa as coisas meio em aberto, com uma incógnita de possível continuação, baseada no seguinte questionamento: O que aconteceu com o violino? A curiosidade grita, pois precisamos saber o porquê de tudo isso.
Gostei bastante de conhecer a escrita da autora, e indico com certeza, para você amante de terror, ou iniciante assim como eu.
🎻
✔️Todos os contos da autora estão disponíveis na Amazon!
Já conhecia a autora? Leu esse ou outros contos dela? Me conta nos comentários e não esquece aquela curtida marota e de salvar o post.

Serfelizlendo 29/05/2020

Delicadeza que nos faz sentir
Amei esse conto e a delicadeza como a história é contada.

Berenice, ama música, por isso seu sonho é se tornar o primeiro violino na orquestra da faculdade em que estuda.
Sua vida muda quando um estranho misterioso a permite tocar um lindíssimo violino de ébano. Desse momento em diante, começam a acontecer coisas macabras e injustificáveis a todos a sua volta.
Um crime é cometido, sangue é derramado, suspeitos são investigados e um inocente irá sofrer as consequências.

Indico este conto a todos que amam um bom terror com um toque de suspense policial.

site: https://www.instagram.com/p/CAgfA7ED8ex/

c a r o l 03/02/2020

O Violino de Ébano
Imagine que você é uma estudante de musica, andando pelas ruas da cidade de Ouro Preto num dia nublado. De repente, começa a escutar uma melodia conhecida e, curiosa, segue o som para ver quem é o talentoso músico. Chega a um homem, de chapéu e terno preto, tocando um violino de Ébano. Ele lhe pergunta se você gostaria de tocar e você aceita. Ao se distrair com o som do instrumento, vê que o homem está se afastando, indo embora, virando a esquina. Você o chama, mas ele parece não escutá-la, até que pára abruptamente e se vira, levantando o chapéu, a sombra não mais esconde o seu rosto e você o enxerga como realmente ele é. Você grita ao ver que o rosto do homem é de uma caveira e seus olhos quase caem da cavidade ocular. Então, ele simplesmente vai embora e você também, depois que sai do estado de choque. Na correria, você nem percebe que levou o violino consigo. Com o tempo, perceberá também, que o instrumento NÃO mais irá se separar de você.
_
Gente, é isso que acontece com Berenice, a protagonista do conto: O Violino de Ébano, da minha parceira @n.a.rondan
_
As coisas que foram acontecendo me deixaram bem aflita, mas a Berenice parecia tão de boa, mesmo com as coisas estranhas que começaram a acontecer, que eu só pensava: Garota joga essa coisa fora! Para de rir na cara do perigo!
_
Mas Berenice não parou. E agora, já era tarde demais pra fazer as coisas voltarem ao normal.
_
E aí, ficaram curiosos? Esse conto está disponível no kindleunlimited!
_
Para mais resenhas visitem @leitoralunar ??