A História Secreta dos Papas

A História Secreta dos Papas Brenda Ralph Lewis

Resenhas - A História Secreta dos Papas

Joel Premiani 11/10/2023

Período complicado desta instituição
Leitura finalizada de "A História Secreta dos Papas: Vício, Assassinato e Corrupção no Vaticano" de Brenda Ralph Lewis, publicado pela Editora Europa em 2010. O livro cobre um extenso período da história do papado, aproximadamente dos séculos VIII/IX até os anos 1960, em suas 256 páginas. A autora conseguiu manter uma narrativa fluida ao longo de uma história tão vasta, mantendo o leitor cativado. Apesar de sua relativa concisão e da ampla gama de tempo que abrange, a autora evita se perder em detalhes excessivos. Foi notável a capacidade de focar nos eventos mais significativos sem ser prolixa ou repetitiva. A proposta da obra, embora não explicitamente declarada, claramente se concentra nos acontecimentos mais marcantes. O resultado é uma leitura informativa e envolvente. Após concluir a leitura, duas observações se destacam. Primeiramente, para os entusiastas desse gênero de história, este livro serve como uma excelente introdução, despertando o interesse por obras mais extensas e detalhadas. No entanto, a ausência de uma bibliografia é notável. A obra carece de referências adicionais, o que pode frustrar alguns leitores, em contrapartida, o livro é enriquecido com muitas ilustrações de qualidade. Em resumo, "A História Secreta dos Papas" oferece uma jornada envolvente através da história do Vaticano. Seu estilo de escrita cativante e a cobertura abrangente fazem dele um ponto de partida sólido para quem deseja aprender mais sobre o tema, e muito embora, repito, a falta de apoio bibliográfico possa deixar os leitores desejando mais referências para pesquisas futuras, os fatos muito bem narrados aqui, poderão servir de norteador para se localizar obras com abordagens mais minuciosas sobre os atores e períodos desta história. Recomendo a leitura.

Moises Celestino 21/06/2023

Leitura impactante!
"A História Secreta dos Papas" oferece uma leitura intensa, aterradora e um tanto controversa, com o intuito de desvelar o outro lado obscuro do catolicismo. As mazelas do poder, os abusos de autoridade, a imoralidade, a corrupção, são fatores que colocaram em xeque a credibilidade das instituições religiosas, subordinadas à classe clerical.

Marília 29/01/2023

Esse livro nos mostra como ninguém é perfeito e que quem quiser seguir uma igreja deve seguir porque acredita e não por causa de quem a comanda.

otniel.depaula 30/03/2016

O livro é bom, porém poderia aprofundar-se mais no tema proposto, que no caso seria a ênfase em historias pouco conhecidas dos pontífices romanos. O primeiro e ultimo considero como os dois melhores capítulos, o primeiro traz a tona uma época bem pouco conhecida que entrou para a historia como o período da pornocracia, já o ultimo retrata a postura do papado diante do nazismo na segunda guerra mundial. Todavia se considerarmos o livro como um todo, acho que o mesmo deixa a desejar, exatamente por não ir tão a fundo em temas que historicamente são bem amplos, como a família Borgia por exemplo. O livro contem bastante ilustrações, que ao meu ver é algo muito positivo para o conteúdo em questão e compensam de certa forma os pontos negativos da obra.

Fabio Martins 07/08/2015

A história secreta dos papas
Cada pessoa possui sua própria fé, convicção religiosa, seita, ou seja lá o que for. Não cabe a mim – e a ninguém – julgar o que as pessoas acreditam. Mas há instituições ou pessoas que não têm um passado tão honesto e glorioso quanto se prega no presente. O livro A história secreta dos papas trata do passado não tão, digamos, honroso da Igreja Católica, a mais atuante no Brasil.

De forma alguma essa resenha é um ataque à religião católica em si ou à religiosidade, mas é uma espécie de “teu passado te condena” sobre essa instituição. Claro que se deve levar em conta a época e o ambiente muito diferente ao atual. São atenuantes, sem dúvidas, mas não isentam os fatos.

O livro remonta a história dos papas mais controversos que já existiram, desde o Século 1 ao 20. Alguns eram grandes tiranos e ditadores, outros pareciam completamente loucos. Na antiguidade, a Igreja Católica tinha um poder muito maior ao de hoje. Era quase uma instituição suprema, que governava grande parte do mundo.

O primeiro escândalo, e na minha opinião o mais insano, foi cometido pelo papa Estevão VII. Após a morte de seu desafeto, o papa Formoso, ele desenterrou o corpo e o julgou por supostos crimes cometidos em vida. O corpo de Formoso, já em decomposição, foi considerado culpado e jogado ao rio.

Com a difícil vida de antigamente e a cobiça pelo cargo, os papas não duravam muito tempo em seu reinado. Porém, a maioria seguia uma risca de governo sólida. Muitos deles fizeram uma verdadeira perseguição aos cátaros, que ameaçavam o domínio dos católicos na Europa. O resultado foi praticamente a extinção total dessa religião. Essa perseguição deu início ao período mais sombrio e questionador da Igreja Católica: a Inquisição.

Ela começou como perseguição aos cátaros e depois passou a ser contra as supostas bruxas que viviam na Europa. Esse período durou séculos. Alguns papas, além de darem prosseguimento às torturas cruéis da Inquisição, tinham tempo para outras bizarrices, como é o caso de João XXII, que, em momentos de embriaguez, brindava ao demônio em seu bordel no Vaticano.

Talvez o papa mais notório no sentido negativo tenha sido Rodrigo Bórgia, também conhecido como o papa Alexandre VI. Por meio de compras de votos e muita politicagem, virou pontífice. Aos poucos, acumulou sua fortuna e nomeou seus filhos – sim, o papa teve oito filhos – para cargos importantes do governo. Os mesmos filhos que foram acusados de incesto. Alexandre VI aniquilou seus adversários e construiu seu império.

O livro A história secreta dos papas segue nesta linha crítica, porém imparcial, que conta apenas as partes ruins da Igreja Católica. Não que não tenha partes boas, muito pelo contrário. Mas trata apenas das histórias que “saíram do eixo” quanto aos padrões morais rígidos da instituição. É uma leitura válida, muito informativa e que desperta bastante curiosidade.

site: lisobreisso.wordpress.com
Jake.Reis 09/10/2017minha estante