O que Einstein disse a seu cozinheiro

O que Einstein disse a seu cozinheiro Robert L. Wolke
Robert L. Wolke

Resenhas - O que Einstein disse ao seu cozinheiro

Dafne 27/08/2015

Ciência na cozinha
Se trata de uma coletânea de perguntas e respostas que surgiu da coluna "Food 101" (The Whashington Post), escrita por Robert L. Wolke. Ele é um químico que decidiu explicar de um jeito acessível alguns princípios científicos que regem a arte de cozinhar.

Os temas são variados: sal, açúcar, gordura, equipamentos, etc. Algumas perguntas que me interessaram foram:
-"Por que uma receita recomenda manteiga sem sal e depois manda acrescentar sal?"
-"Algumas receitas pedem bicarbonato de sódio, algumas pedem fermento em pó e outras pedem os dois. Qual a diferença?"

É uma leitura leve, divertida e muito empolgante para quem se interessa por culinária. Em alguns momentos o texto fica um pouco denso, falando de átomos e coisas assim, mas com um pouquinho de esforço e atenção você consegue passar por essas partes e absorver muito conhecimento.
Já o tal do Einstein.... não aparece muito no livro. Ele é citado uma vez, mas não posso dizer que seja uma passagem importante (como o título sugere). Mas é bem possível que ele diria essas coisas a seu cozinheiro...

Como se trata de tradução de livro técnico, há alguns pontos em que o leitor tem que estar atento para não se confundir. O autor cita instituições como a FDA (Food and Drug Administration), que é semelhante à nossa ANVISA (aqui no Brasil). Regras da legislação americana são citadas livremente sem notas do tradutor, o que não quer dizer que aqui elas sejam exatamente iguais.
Parece haver alguns probleminhas de tradução também. Na parte em que aparecem diferentes tipos de açúcar, por exemplo, ele diz que o açúcar de confeiteiro tem cerca de 3% de amido de milho... Mas essa é a composição do nosso querido açúcar impalpável, tão usado na confeitaria artística.
Fica a dica para a editora Zahar: contratem uma revisão técnica culinária para lapdar a tradução e trazer notas que adaptem o conteúdo ao contexto brasileiro. Fico na torcida, pois uma obra agradável e interessante assim merece esse plus! ;)

site: http://www.docearte.blog.br/2015/08/resenha-o-que-einstein-disse-seu.html

Anelize; 11/10/2010

Este livro superou minhas expectativas.

O autor responde de forma clara as perguntas, ajudando a desfazer diversos mitos e tudo cientificamente comprovado - para céticos de todos os gostos.

É um bom livro para se ter á mão quando é preciso comprovar por a+b por que certas coisas acontecem e apartar discussões também.

DRICA 27/05/2010

Comprei este livro quando ainda cursava nutrição, mas acho que ele é interessante para o dia a dia de qualquer pessoa.
Sabe aquelas curiosidades como qual a diferença entre o sal marinho e o sal normal? Ou o açúcar refinado e o mascavo? Este livro responde a estas e outras perguntas de forma que qualquer pessoa possa entender!
Já esta disponível o volume 2, e pretendo comprar, pois acho este livro muuuito bom!
Recomendo sempre para os curiosos!
Thays 14/03/2012minha estante
Um livro indispensável para quem gosta de cozinhar ou tem curiosidade sobre o assunto. Nos dois volumes são encontradas informações úteis e charmosas sobre a química dos alimentos. Leitura divertida, agradável e saborosa.