O que Einstein disse a seu cozinheiro

O que Einstein disse a seu cozinheiro Robert L. Wolke
Robert L. Wolke




Resenhas - O que Einstein disse ao seu cozinheiro


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2020

Você sabia que nem todo o álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho? Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? O que faz as gorduras ficarem rançosas?
Em mais de 100 pares de perguntas e respostas que podem ser consultados independentemente, esse livro explica, com muito bom humor, a ciência da cozinha.
Acessível e inteligente, descarta informações e mitos que passaram do prazo de validade e ajuda você a interpretar rótulos e propagandas. Deliciosas receitas criadas especialmente para demonstrar princípios científicos, dicas, um glossário e sugestões de leitura complementam o banquete.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571106925
comentários(0)comente



Dafne 27/08/2015

Ciência na cozinha
Se trata de uma coletânea de perguntas e respostas que surgiu da coluna "Food 101" (The Whashington Post), escrita por Robert L. Wolke. Ele é um químico que decidiu explicar de um jeito acessível alguns princípios científicos que regem a arte de cozinhar.

Os temas são variados: sal, açúcar, gordura, equipamentos, etc. Algumas perguntas que me interessaram foram:
-"Por que uma receita recomenda manteiga sem sal e depois manda acrescentar sal?"
-"Algumas receitas pedem bicarbonato de sódio, algumas pedem fermento em pó e outras pedem os dois. Qual a diferença?"

É uma leitura leve, divertida e muito empolgante para quem se interessa por culinária. Em alguns momentos o texto fica um pouco denso, falando de átomos e coisas assim, mas com um pouquinho de esforço e atenção você consegue passar por essas partes e absorver muito conhecimento.
Já o tal do Einstein.... não aparece muito no livro. Ele é citado uma vez, mas não posso dizer que seja uma passagem importante (como o título sugere). Mas é bem possível que ele diria essas coisas a seu cozinheiro...

Como se trata de tradução de livro técnico, há alguns pontos em que o leitor tem que estar atento para não se confundir. O autor cita instituições como a FDA (Food and Drug Administration), que é semelhante à nossa ANVISA (aqui no Brasil). Regras da legislação americana são citadas livremente sem notas do tradutor, o que não quer dizer que aqui elas sejam exatamente iguais.
Parece haver alguns probleminhas de tradução também. Na parte em que aparecem diferentes tipos de açúcar, por exemplo, ele diz que o açúcar de confeiteiro tem cerca de 3% de amido de milho... Mas essa é a composição do nosso querido açúcar impalpável, tão usado na confeitaria artística.
Fica a dica para a editora Zahar: contratem uma revisão técnica culinária para lapdar a tradução e trazer notas que adaptem o conteúdo ao contexto brasileiro. Fico na torcida, pois uma obra agradável e interessante assim merece esse plus! ;)

site: http://www.docearte.blog.br/2015/08/resenha-o-que-einstein-disse-seu.html
comentários(0)comente



Anelize; 11/10/2010

Este livro superou minhas expectativas.

O autor responde de forma clara as perguntas, ajudando a desfazer diversos mitos e tudo cientificamente comprovado - para céticos de todos os gostos.

É um bom livro para se ter á mão quando é preciso comprovar por a+b por que certas coisas acontecem e apartar discussões também.
comentários(0)comente



Lucas.Wijk 06/10/2022

Apesar de ser um livro que aborda diversas noções de química e física, o autor é extremamente didático, além de escrever bem e com muito bom humor. O livro acaba sendo leve e fascinante para pessoas curiosas como eu. Terminei e vou começar imediatamente o volume 2.
comentários(0)comente



Arthur803 18/12/2022

Didático e ainda aborda minha área.
O livro de Robert L. Wolke é muito interessante, as dúvidas, questionamentos e afirmações que nunca tinha nem parado para pensar, sobre fenômenos muito corriqueiros na cozinha, nada super teórico, longe e com poucas aplicações práticas, o livro aborda literalmente coisas que fazemos todos os dias sem nem nos questionarmos como funciona.

Tudo, praticamente, é abordado, reações químicas, bioquímicas, físicas e até psicológicas, levando em conta que também "comemos com os olhos". Isso é muito legal, mas para o meu caso, em especial, que atualmente curso bioquímica, o livro ficou um pouco "em cima do muro", em alguns momentos eu queria saber mais, o autor apresentava o problema, apresentava possíveis soluções, e quando ia explicar, ele resumia muito rápido. Não, Isso eu tenho consciência de que não estava no propósito principal do livro, mas me incomodou um pouco.
Talvez, pra quem não seja da área, as explicações dadas serão suficientes para contemplar a vontade de saber sobre aquele assunto.

As receitas ao longo do livro são dinâmicas e conversam com o assunto abordado do capítulo, bem montado, fiquei um pouco triste por ter uma atenção 0 em receitas veganas, (ou quase 0, caso tenha perdido alguma) sei que não é obrigação do livro, já que é óbvio que o público vegano é menor, mas levando em conta que são mais de 20 receitas, eu pulei todas, só passava o olho nos ingredientes e já pulava, tudo tinha ovo, leite ou carne... Tinha até um capítulo de carnes. Pulei.

Um livro muito bacana no final das contas, mas que pro meu momento de faculdade, as vezes parecia que estava lendo o capítulo inicial de uma matéria em vez de relaxar no tempo livre, por conta dos assuntos de reações químicas/bioquímicas; Além do foco 0 em veganismo ou melhor, foco total em carnes e produtos animais, não consegui ser completamente encantado pelo livro, uma pena, mas acredito que seja uma leitura engrandecedora para várias pessoas que tenham o gosto pela cozinha e ciências.
comentários(0)comente



Claudiapnm 25/09/2022

Esperava mais. Um pouco técnico demais, falando de química. Mas como não desisto nunca?fui até o fim. E aliás, nunca me arrependo porque sempre acrescenta.
comentários(0)comente



DRICA 27/05/2010

Comprei este livro quando ainda cursava nutrição, mas acho que ele é interessante para o dia a dia de qualquer pessoa.
Sabe aquelas curiosidades como qual a diferença entre o sal marinho e o sal normal? Ou o açúcar refinado e o mascavo? Este livro responde a estas e outras perguntas de forma que qualquer pessoa possa entender!
Já esta disponível o volume 2, e pretendo comprar, pois acho este livro muuuito bom!
Recomendo sempre para os curiosos!
Thays 14/03/2012minha estante
Um livro indispensável para quem gosta de cozinhar ou tem curiosidade sobre o assunto. Nos dois volumes são encontradas informações úteis e charmosas sobre a química dos alimentos. Leitura divertida, agradável e saborosa.




Livia Barini 22/10/2018

Super bacana
Um químico explicando como funciona a cozinha. Parece chato ? Creia-me, não é.
O autor tem o dom de explicar coisas complicadas de forma fácil e interessante.
Aprendi muita coisa!
Recomendo a gourmet's e curiosos de plantão.
comentários(0)comente



Marcelon 15/04/2020

As dicas que você nunca esquece
Pra quem curte bastante cozinha e a maravilha química dos sabores e ingredientes. Recomendo demais pelas dicas valiosas e pelo texto cheio de deliciosa ironia.
comentários(0)comente



Moon 20/01/2022

Esse livro merece um abraço
Eu queria que esse livro fosse uma pessoa para poder receber meus agradecimentos de forma consciente. Ele me fez voltar a ler e a me reconectar com algo que eu amo: a ciência e a gastronomia.
É divertido, o autor desenvolve desde questões básicas sobre processos de fabricação, preparos e composição de alimentos, quanto o funcionamento complexo de alguns utensílios e equipamentos que utilizamos todos os dias em casa. Tudo com um senso de humor equilibrado e absolutamente necessário em livros de caráter científico.
Se você gosta de gastronomia e é uma pulguinha curiosa, essa leitura vai ser incrível.
comentários(0)comente



wylansmelody 29/03/2023

Comida e química eita
Esse livro foi recomendação do professor de Bioquímica e realmente é bem interessante pra quem quer seguir na área de alimentos e essas coisas, aprendi várias coisas mas também é bom ter aquela sensação de "ei, já vi isso daqui" que tive lendo algumas partes que foram comentadas em sala de aula. Bom, pulei as receitas, mas da parte química - e física, não sei também - absorvi bastante.
comentários(0)comente



anaaclp 16/10/2023

A didática do livro é muito boa
A leitura fluiu bem porque o modo do autor de explicar sobre a química dos alimentos é muito boa. No começo eu estava super animada pra ler esse mas do meio pro final eu fui deixando de lado por preguiça :|
comentários(0)comente



Renata Bueno 19/09/2021

Livro necessário para os amantes de cozinha e ciência! Muito bom entender os eventos físicos e as reações químicas que acontecem quando você está cozinhando! Aquelas dicas da ?vovó? tem um porquê? Vale muito a leitura!
comentários(0)comente



Suellen 20/09/2021

.
Até que é bom? algumas informações úteis e curiosas. Possui vários erros de tradução, mas nada que impeça a leitura
comentários(0)comente



Wilza.Mary 24/05/2022

Um livro que foi indicado por um professor de gastronomia. Comecei a ler sem pretenções mas a cada capítulo lido mais interessada eu ficava. Vários experimentos e receitas incluídas. Adorei
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR