Il fu Mattia Pascal

Resenhas - O Falecido Mattia Pascal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafaela1243 30/08/2023

Clássicos Surpreendem no Final
Segundo clássico lido e tenho a mesma sensação do último: leitura arrastada, no meio tediosa e o final surpreendente. Talvez seja minha geração imediatista, mas vale a pena ficar até o final.

?O Finado Mattia Pascal? me trouxe a reflexão de que a liberdade não vem do isolamento ou do desprendimento social. Seres humanos são seres sociais e - querendo ou não - nossa existência e significado de estar vivo é ?codependente? da vivência com outros, que nos trazem significado. Até que ponto a liberdade do ser é válida se é necessária tal convivência ?em paz? para garantir a liberdade? Tento retomar os conceitos da filosofia zen budista - viver de acordo com o que há dentro para manifestar para fora.

Vale ressaltar também o texto final da edição. Lindo, desconcertante, honesto, escrachado. Recado: ler vira e mexe - a veracidade das
coisas?

Thiago662 13/08/2023

Não há liberdade! Não há como escapar...
"De novo o pensamento da minha total impotência, da minha nulidade, acometeu-me, esmagou-me".

"Pelo meu lado, sou do aviso que nós, enquanto por graça de Deus estivermos vivos, não poderemos saber nada sobre a morte; e, portanto, não lhe parece inútil pensar nela? Industriemo-nos para viver da melhor maneira, isto sim, santo Deus!".

O livro narra às escolhas, aventuras e desventuras de Mattia Pascal, um jovem rico e que perde tudo. Foi impossível criar algum tipo de empatia por Mattia e talvez isso tenha atrapalhado a minha leitura. Tudo é muito cansativo. As escolhas feitas pelo personagem título são as piores possíveis. Sabendo que a família é roubada por um administrador inescrupuloso, nada faz e continua vivendo sua vida como se nada tivesse acontecendo. Acaba num casamento sem amor e com uma sogra peste a lhe atormentar a vida...

Em meio a várias desgraças e perdas, acaba fugindo de sua terra natal em busca da tal liberdade... Num lance de sorte ganha uma fortuna, toma o rumo de casa, mas é dado como morto! Esposa e sogra reconhecem o primeiro corpo para se livrar do fracassado Mattia. A oportunidade perfeita para a construção de uma nova vida... Mas são várias paginas sobre os tormentos de Mattia! São reflexões filosóficas sobre liberdade, sobre morte/vida, natureza humana... No fim, liberdade não existe e não há como escapar!

Cansativo, embora o final seja engraçado! Talvez não tenha lido direito. Um Nobel de literatura!

Giordano.Sereno 02/08/2023

Boa leitura, mas com final apressado
Matias Pascal nasce em uma família rica. Mas, por algumas infelicidades da vida, vê-se falido, cheio de dívidas, preso em um casamento infeliz e morando com a sogra que inferniza sua vida. As mortes da mãe e da filha foram a gota d'água. Matias foge sem rumo e acaba em Monte Carlo onde ganha um bom dinheiro no cassino. Enquanto estava no trem voltando para casa, descobre por um jornal que havia sido dado como morto.
A morte acabou sendo a grande oportunidade da sua vida. Com a liberdade conquistada, e financiado com o dinheiro ganho no jogo, passa a viajar por toda a Itália e outras cidades européias. Logo Matias percebe que se fingir de morto não é tão fácil e bom como imaginava. Não pude deixar de lembrar do livro "O Homem Invisível" do grande mestre H. G. Wells. Muitas crianças sonham em conquistar o poder da invisibilidade, mas sem lembrar das dificuldades que um homem invisível é obrigado a enfrentar. Por exemplo, andar nu no inverno
Apesar de antigo, o livro surpreende com uma história moderna e divertida. Achei o final um pouco apressado. Se o livro tivesse umas 200 páginas a mais, o autor poderia ter trabalhado melhor algumas questões.

Marília 06/07/2023

Esse livro nos mostra como a mentira tem pernas curtas mesmo que seja uma mentira involuntária e até aquela vida que parece mais feliz quando é baseada na mentira acaba sendo ruim.

@prazerliterariooficial 02/07/2023

A história em si, até que, cativa, mas têm muitas vírgulas, fazendo com que fique cansativo e torna a leitura demorada.

Marcelo 24/06/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
O livro conta a história de Mattia Pascal, um homem comum que leva uma vida monótona e infeliz em uma pequena cidade italiana. Ele é infeliz em seu casamento e sente-se aprisionado em uma existência sem sentido.
No entanto, sua vida dá uma reviravolta inesperada quando uma notícia falsa de sua morte é divulgada. Mattia aproveita essa oportunidade para escapar de sua vida anterior e assume uma nova identidade. Ele foge para uma cidade vizinha e começa uma nova vida como Adriano Meis.

Adriano desfruta de uma sensação de liberdade e começa a viver plenamente. Ele se envolve em jogos de azar e tem alguns sucessos, mas também enfrenta derrotas e adversidades. No entanto, ele está feliz por ter escapado de sua antiga vida e encontrou uma nova identidade.

No desenrolar da história Adriano começa a se questionar se a esperada liberdade com a morte de Mattia realmente vale a pena e resolve então reassumir sua verdadeira personalidade, voltando para a cidade e para os seus.

Mattia retorna à sua antiga vida, mas agora ele está transformado pela experiência de ter vivido como Adriano Meis. Ele enfrenta desafios para se reintegrar à sociedade e reconstruir seus relacionamentos. Além disso, ele questiona sua própria identidade e a natureza da existência.

Ao longo do romance, Pirandello explora temas como identidade, liberdade, responsabilidade e a busca pela autenticidade. Ele examina as máscaras que as pessoas usam para se encaixar na sociedade e as pressões e limitações que elas enfrentam. Mattia Pascal representa a luta universal para encontrar a verdadeira identidade em um mundo cheio de expectativas e convenções.
No final, Mattia Pascal chega a uma compreensão profunda de si mesmo e das complexidades da vida. Ele aprende a aceitar as contradições e os desafios que a existência apresenta e a encontrar um equilíbrio entre liberdade e responsabilidade.

Apesar de ser um clássico da literatura italiana e de Pirandello ser Prêmio Nobel, em alguns momentos senti tédio com a leitura.
Rafaela1243 30/08/2023minha estante
Ótima resenha!

Millena50 16/03/2023

É uma obra sobre a vida, sobre a morte e sobre a liberdade em ambas as situações. O início da história me surpreendeu bastante e prendeu toda minha atenção, mas no decorrer as situações se perderam e os detalhes foram deixados de lado. Se eu pudesse reescrever a história , teria mudado os fatos e me dedicado mais a essência prometida no início.

Max 28/01/2023

Indolência...
O livro traz reflexões sobre a morte e sobre a liberdade. Mostra também uma sociedade de época burguesa em que a frivolidade e uma total falta de interesse em produzir qualquer coisa pelas próprias mãos. Gente indolente...

Marconi Moura 08/12/2022

8,5 /10
Uma obra prima de um autor fascista. Como o próprio refere no apêndice: "os absurdos da vida não precisam ser verossímeis porque são verdadeiros". A boa literatura não é simples, a vida muito menos.

O eixo desse romance é o protagonista que, tendo a oportunidade de recomeçar a vida com novo nome e tudo o mais à sua escolha, acaba por descobrir que não pode se libertar de sua humanidade, com todas as suas angústias. E que essa luta cotidiana contra a dor de ser depende em muito do lastro das convensões sociais que (felizmente?) limita quem podemos ser.

Escrita de fluidez e humor quase machadianos. Grande leitura!

gusmx0 06/10/2022

Não sei o que falar...
O livro em si é bom. Mas o desenvolver da história e as conexões dos acontecimentos não são bons( penso que o motivo é o fato do autor ser um escritor de peças).
Os personagens não são colocados de formas boas igual o principal, eles são completamente soltos, aparecem e vao embora do nada...
Tem capítulos desnecessários e senti a leitura como uma obrigação para terminar e não um passatempo.
Mas quem gosta de histórias com muitos detalhes e reflexões, recomendo bastante esse.

klebio 05/08/2022

Mattia Pascal "falece" duas vezes (uma por engano).
É meu primeiro livro da literatura italiana, e consequentemente do autor Luigi. Admito que gostei demais, mesmo não esperando muito. É inevitável a comparação com Brás Cubas de Machadinho, e confesso que narradores que batem as botas, mesmo que de "mentirinha" como nesse caso, são os meus preferidos.

Livro muito bom

Edna 08/06/2022

"Já sabia o quanto a minha liberdade que, no inicio me parecera ilimitada, tinha seus limites."

"A luz de uma idéia comum é alimentada pelo coletivo."

Esses dois trechos resumem a história que com seus inúmeros problemas acreditou que seria possível viver sem suas raízes.

Um livro estupendo.

Ronelson 08/05/2022

Uma grata surpresa, a leitura desse livro. Essa é a primeira obra que leio desse autor, e confesso que foi instigante. O enredo é surpreendente e os personagens são muito bem construídos. O ar filosófico é presente, mas na medida certa. Questões como a identidade e o sentimento de pertencimento, são temáticas apresentadas nas entrelinhas de cada capítulo.

Lara 04/05/2022

Torturante
Gosto de ler clássicos pq são livros antigos que apresentam situações que se encaixam hoje em dia, mas nossa esse livro foi horrível pra terminar, capítulos desnecessários, uma história em que vc não vê muito bem o porquê.
O autor escrevia peças e isso fica bem claro na narrativa do livro pq tem passagens que a ambientação e os acontecimentos parecem uma peça meio do nada

Isa 25/02/2022

Uma mistura de Machado de Assis com roteirista de comédia
Meu terceiro livro do Pirandello (não contando os contos lidos). É sempre muito bom voltar ao autor que tanto me faz rir e ao mesmo tempo coloca a gente pra pensar (por isso a comparação no título da resenha). Recomendo para todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5