Morte Matada

Morte Matada G.G. Diniz

Resenhas - Morte Matada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anne Laufeyhive 30/08/2023

Os contos dessa escritora são ótimos, a leitura é bem fluida e a ambientação é incrível. É uma leitura rápida que vale muito a pena

chuwanning 26/02/2023

Massa
Eu tinha lido há um tempão e reli ontem. muito bom, constrói um universo enorme super rápido e tudo compreensível e relativo, sabe? é favorito.

Lethycia Dias 28/12/2022

Que história F*DA!
Pelo que eu conhecia da escrita de G. G. Diniz antes desse conto, eu já tinha expectativas altas. E elas foram superadas!
Nessa história, somos apresentadas a um futuro em que o controle político e econômico de uma região se estende também ao domínio sobre as pessoas por meio de coleiras eletrônicas e trabalho forçado. É nesse tempo e lugar que a protagonista do conto - única na cidade que escapou do domínio das coleiras, em troca de se manter na linha - tem sua segurança ameaçada após acolher duas forasteiras, fugitivas do trabalho em outra região.
É uma história muito bem construída, que trabalha a tensão nos momentos certos e nos faz desconfiar e temer junto com as personagens até o último momento. Recomendo demais!

site: https://amzn.to/3Q5A0C8

Bruna 02/04/2022

Conto incrível e intenso. Em poucas páginas nos faz empatizar pela situação das personagens e causa aquela curiosidade de ver o que vai acontecer. Apenas queria um romance nesse universo, uma história completa mostrando as consequências a partir do final do conto.

Thainá - @osonharliterario 08/02/2022

Sertãopunk + distopia com evolução das tecnologias
Em Morte Matada, temos um pouco da visão da cidade de Cedrinho através dos olhos de Heloisa, a médica do local. A sua vida começa a ficar um pouco mais agitada quando duas garotas aparecem feridas no seu quintal, clamando por ajuda. Elas estão fugindo, e com isso procurando uma maneira de causar uma revolução contra as coleiras.

O conto é classificado como sertãopunk, mesclando uma pegada de distopia com a evolução das tecnologias. O mundo em si não é muito explorado e isso pode causar certa estranheza e infelicidade, já que a curiosidade sempre fala mais alto. Porém a adrenalina que cerca a história faz com que o leitor fique conectado a ela até a última página, ansioso para os possíveis desfechos e surpresas.

Não sabia muito o que iria descobrir na história, mas gostei de ter sido surpreendida por um tipo de distopia diferente e crível. Acho que o único ponto negativo é que ficamos sedentos por respostas. Queremos saber o que aconteceu para resultar em atos tão drásticos, o que irá acontecer com as personagens depois do desfecho do conto. Mas as inúmeras perguntas ficam sem resposta, já que o foco principal do conto é aquele momento de luta e resistência e nada mais.

Acredito que isso ao mesmo tempo que é um ponto negativo, pois atiça a nossa curiosidade sem nos dar nada em troca, também é um ponto positivo, já que faz com que esse mundo não saia da nossa cabeça e que criemos diversas teorias para responder nossos questionamentos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2022/02/07/4-contos-para-conhecer-a-autora-g-g-diniz/

stella87 29/01/2022

recomendo!
uma leitura fluída e envolvente! muito bom acompanhar as obras da autora, sempre trazendo inovações para a ficção-científica nacional (e nordestina)!

Ivan 18/01/2022

Muito bom!
O livro faz parte do Projeto Carcarás, que tem como objetivo publicar contos que trazem a verdadeira essência do nordeste, escrito pelos próprios nordestinos. G.G. Diniz é uma escritora cearense, moradora de Fortaleza.

A pequena cidade de Cedrinho, no interior do Ceará, era tranquila e já havia sido um local seguro, mas algumas coisas fizeram com que tudo isso mudasse. Mas. após perceber que as terras eram prósperas, o Coronel Gomes enviou seu filho Luís Felipe para controlar a população dali, sob ameaça e coleiras. Essas coleiras ajudavam os capangas a manter a população sob controle e evitar revoltas. Mas, no meio deles havia uma pessoa que não possuía essa coleira: Heloísa, a única médica na cidade. Após a chegada de duas fugitivas de outra região, as coisas começam a mudar.

Morte matada é uma história rápida, sem muitos rodeios. Bem ambientada e com um trama muito bem construída, explora temas como exploração da mão-de-obra humana, liberdade e devastação do meio ambiente. Em um futuro distópico as pessoas são controladas pelo coronelismo e acorrentadas por coleiras controladas digitalmente.

Sem dúvida, vale a pena dar uma chance a esse estilo diferente, e assim conhecer mais sobre o sertãopunk. E é sempre bom incentivar os escritores nacionais!
Leticia.Machado 18/01/2022minha estante
Esse livro me parece ótimo, e acabou me levando a uma série de outro título que parecem igualmente interessantes. Valeu pela resenha :)

Ivan 18/01/2022minha estante
Tem vários contos interessantes neste Projeto Carcará! Vale a pena conhecer.

Roberta 19/01/2022minha estante
Sou fã do nordeste!

LiterAgonia 04/01/2022

O sertão é punk
A noveleta escrita pela escritora e co-criadora do movimento sertãopunk G.G Diniz tem como cenário a cidade de Cedrinho, interior do Ceará, e se passa num futuro distópico, ou não tão distópico assim, em que o coronelismo é o poder vigente.

Heloisa é nossa heroína, ou apenas uma mulher cansada demais para se importar, presa, mesmo que sem coleira, ao Coronel Gomes. Ela é a única pessoa com conhecimento médico da cidade, e que ao ajudar duas mulheres forasteiras, uma muito ferida,  se vê entre o dilema de não fazer nada além do básico ou se importar de verdade.

A história é curta, dá para ler ?numa sentada? e mesmo assim muito rica. Com uma escrita  sem muitos pensamentos contemplativos e fluida conseguimos sentir toda a urgência da trama.

Dei 5 estrelas sem pestanejar.

Talitasda 28/12/2021

massa demais
continuação lá do sertão e do mar, esse aqui tem mais substância, gostei demais, recomendo

todo dia acordo feliz pq sertãopunk existe

Ariella 28/12/2021

Que gênero de livro maravilhoso. Eu me apaixonei pelo Sertãopunk e li todos os contos disponíveis na amazon com esse tema. Eu já quero um filme ou no mínimo um livro maior contando a história desse casal maravilhoso (que conta o início dele em um outro conto da mesma autora), dessa médica foda e da consequencia do que ela faz no final desse conto. A ambientação é maravilhosa, ai. Tudo dessa autora que eu li até agora é perfeito. Sério, leiam.

BrUnO 05/10/2021

SOKORRO EU AMEI
Quem for olhar minha meta de leitura esse ano vai perceber que tem a maior parte dos livros ca coleção carcará (a que esse livro pertence) pois ME APAIXONEI. Não meus amores, sério, recomendo demais essa leitura, é super rápida, interessante, envolvente, a personagem principal é muito boa, nossa..... tenho nem palavras pra expressar o quanto gostei dessa história mesmo sendo tão curta.

Phanto 20/09/2021

Fluidez e intensidade
Tive uma boa surpresa na leitura da noveleta ?Morte Matada? de G. G. Diniz. Foi minha primeira empreitada numa obra relacionada ao movimento Sertãopunk e fiquei bastante motivado a procurar outras leituras.
Por ser curta, poderia parecer rasa, mas a escrita de Diniz traz uma fluidez e intensidade que te carregam na leitura.
Simples e de matar.
Recomendo!

thaaa 18/08/2021

Primeiro conto de sertãopunk que eu li pq queria conhecer um pouco mais do movimento e nossa nao poderia ter começado melhor. A escrita da G. G. Diniz é maravilhosa. O conto é curtinho da pra ler em menos de uma horinha e é surpreendente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5