Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Nati 02/08/2021

Bom de ler
Comecei a leitura já cheia de saudosismo pela recente partida de Contardo. O livro que muito falado que eu nunca tinha me atrevido. Pensava ?devia ter lido no começo da faculdade?. Besteira, parece que eu comecei o ofício agorinha, tipo anteontem. E ao invés de me banhar em angústia, Contardo alenta. Sem excessos de termos técnicos ou jargões analíticos, o texto flui. Minha única crítica é sobre a parte do custo de formação de um analista, mas isso é em relação a psicanálise como um todo. Precisamos urgentemente discutir a elitização da formação e pensar formas de democratizar o ensino sem abrir mão da qualidade e rigor.

Maria 06/09/2023

Faltam poucos meses pra eu me formar como psicóloga, então alguém poderia dizer que eu "cheguei tarde" nesse livro. pelo contrário. encontrei aprendizados e reflexões e o acolhimento que eu precisava nesse momento. grande Contardo. saudades.

Gleison Marques 05/09/2022

Tanto para psicólogos, quanto para pacientes
Esse livro é uma ótima introdução ao universo da psicoterapia e em especial da psicanálise. O autor troca cartas com supostos terapeutas iniciantes que lhe dirigem as mais diversas perguntas sobre o fazer clínico da psicologia.

Digo que ele se faz útil, tanto para o terapeuta quanto para o paciente, pois nele se trata muito acerca da relação terapêutica, a qual acredito ser de responsabilidade de ambas as partes para que se possa tirar o máximo de proveito da psicoterapia.

Calligaris tem aquilo que ele pede que tenhamos enquanto terapeutas, sensibilidade e respeito pela diversidade da experiência humana. Me senti muito contemplado com essa afirmação pois sei que para seres humanos a variabilidade de experiências é infinita e linda pela sua singularidade.

Esse livro me mudou quanto ser humano que tem uma experiência única em um mar de experiências únicas, que devem ser igualmente valorizadas e respeitadas.
cris 05/09/2022minha estante
Orgulhoso de sua trajetória com suas repletas experiências, a sensibilidade que meu amor tem é única e deve ser sempre carregada junto a ti, de forma genuína!

Gleison Marques 05/09/2022minha estante
Obrigado meu amor, sua trajetória é tão linda quanto a minha e ainda mais agora que estamos os dois caminhando juntos. Obrigado por tornar minha experiência de vida ainda mais única! ?

cris 05/09/2022minha estante
De nada meu amor! Que sorte a nossa ??

psicorolezeira 17/01/2021

Didático e leve
Confesso que tinha uma certa resistência com esse livro, tenho isso com praticamente todos os livros que são indicados de mais kkkkk. Mas esse livro é realmente muito bom, ler ele ao final da graduação foi a melhor coisa a se fazer, tirei algumas dúvidas que tinha a um tempo.
O livro é muito leve, quase não consigo parar de ler, tanto é que li em 5 dias, coisa que para mim é bem difícil já que leio devagar. Além de dar dicas aos jovens terapeutas, abordando temas como a cura, preço de sessão, formação, sobre amores terapêuticos, achei tudo fantástico.
Mas o que mais me chamou atenção foi a questão da psicanálise. O autor é psicanalista e nem por isso usa seu livro para defender sua profissão a qualquer custo, não tenta tornar a psicanálise o centro do livro, e por muitas vezes trouxe críticas a psicanálise ortodoxa, achei isso sensacional, me mostrou que para praticar a psicanálise não preciso estar dentro daquele padrão que aprendemos na faculdade. Saio dessa leitura com muito mais certeza dos caminhos que decidi seguir.

Erika 09/05/2021

Muito bom!
"Das várias formas possíveis de infelicidade, a que me parece mais aflitiva não é necessariamente a que mais dói. Muito mais trágico me parece o destino de quem atravessa a vida sem se molhar."

Uma leitura rápida e essencial para quem se interessa em ingressar na área ou já pertence a ela. Adorei a dinâmica de cartas e realmente solucionou muitas dúvidas que tenho sobre a área.

diennifercb 09/05/2022

cirúrgico
não tenho muito o que falar, calligaris é um grande nome da clínica. ele aborda muitas questões importantes de serem discutidas, principalmente se você está no início da faculdade de psicologia (ou cogitando cursa-la), e mais ainda se você pretende estar implicado na prática clínica. é bacana poder entender os pormenores da clínica, os ?perregues? que nos aguardam enquanto psicoterapeutas, mas é ainda mais legal poder refletir sobre o quanto e o que a gente não reflete se tratando da psicologia clínica, muito pela estigmatização e romantização dessa prática. esperava algo mais ?poético?, de fato, achei o livro um pouco burocrático demais, construído em caixinhas, mas é uma ótima leitura.

babi 29/08/2021

sanou minhas dúvidas
queria ter lido esse livro há mais tempo, deu uma boa relaxada na minha cabeça em alguns pontos. é uma boa conversa entre um especialista e quem está começando. apesar de estar no quarto período de psicologia eu ainda tinha umas dúvidas e esse livro tirou todas! acho bem legal para quem está começando a faculdade de psicologia. logo depois de acabar o livro descobri que o autor morreu esse ano, uma grande perda

Carolina 03/05/2022

Engraçadinho!
Apenas gostei da leitura, não achei nada de mais! Curti saber mais sobre o percurso profissional do autor e também aproveitei vários de seus conselhos e recomendações. Acho que esperava um texto mais poético, menos "burocrático", sei lá.

Julia5048 24/06/2022

interessante
eu gostei bastante! lembrando que eu não curto mto psicanálise, acho quem é mto baba ovo de freud meio errado na vida, mas ele trás boas reflexões pra quem tá no início do curso.
eu recomendo pros estudantes de psico que querem saber um pouco mais sobre a área CLÍNICA da psicologia. mas lembra, é psicanálise, então vários pontos pra quem não gosta, são dignos de revirar os olhos. mas isso é questão de opinião, claro! meus coleguinhas amantes de lacan ou freud vão concordar com tudo e aplaudir, mas a abordagem não é pra mim kkkk

Murilo 11/04/2021

Um livro essencial para qualquer pessoa que está cursando ou pensa em cursar psicologia.

Clara 18/03/2024

Comecei a ler o livro por uma indicação de uma professora da Universidade, por confiar nela, nem ao menos prestei em ver sobre o autor ou do que se tratava de fato o livro.

Fui surpreendida, um livro de um psicanalista. Sou uma amante da psicanálise, por mais que eu não pense em me aventurar nessa abordagem... entretanto, fiquei encantada com o livro.

Claro que nas partes muito psicanálise eu só queria que parasse, mas até nisso pude apreciar e entender um pouco mais sobre a psicanálise. É um livro muito interessante para os novos terapeutas, foi como um abraço, um: é difícil, mas seja você.

"Precismaos de um outro que nos escute e que nos ajude a enxergar o que não conseguimos perceber em nós mesmos- ou ouvir o que não conseguimos ouvir nas nossas próprias palavras"

Byycampos 30/12/2023

Bom mas contém detalhes desnecessários
O livro é muito bom,deixa claro as respostas sobre várias questões q temos antes de entrar para o mundo da psicologia porém contém muitas histórias sobre o autor com detalhes desnecessários e q não fazem ligação com a pergunta feita;porém se vc gosta de ver sobre as histórias esse livro é perfeito.

Jonas Willian 28/06/2022

Cartas a um jovem terapeuta
Adorei ler e entender o que o autor tem a dizer sobre alguns pontos importantes para piscoterpeutas, aspirantes e curiosos.

Mari 07/02/2022

Esclarecedor
Não tenho melhor palavra pra descrever esse livro. Termino e descrevo ele com lágrimas nos olhos e emoção no coração (ou no hipotálamo hahaha). Não posso pôr em palavras o quanto esse livro esclareceu e me confortou sobre a profissional que eu queria/quero ser mas que tinha muito medo. Na mesma medida que a psicologia é libertadora também aprisiona e eu sinto isso a cada disciplina estudada, a cada livro lido. Obrigada, Contardo, por responder às perguntas que você nem sabia que eu tinha. A forma que o autor consegue dialogar com você, como se você realmente estivesse fazendo essa troca com ele é incrível. Me senti parte do livro a cada carta e bilhete e acredito que sou, sou a jovem terapeuta a quem o livro é endereçado. Por fim, digo para os colegas de profissão: leiam esse livro, por favor. E aos que não são colegas de profissão o pedindo se estende: leiam esse livro e compreendam como os terapeutas e os pacientes são tão parecidos. Que esse livro possa libertar vcs assim como me libertou, pode parecer bobagem mas é verdade: esse livro foi um divisor de águas na minha trajetória como psicóloga.

Jaqueline 20/04/2021

Um livro altamente recomendado para aqueles que têm dúvidas sobre seguir ou não uma carreira clínica. Calligaris é extremamente didático ao abordar temas importantes e muito pertinentes à Psicanálise, além de contar um pouco sobre a sua trajetória em vários países. Mesmo sendo um livro curto, as respostas do autor são certeiras e abordam as questões levantadas de forma esclarecedora.

Dentre os tópicos abordados, um dos que achei mais interessante foi o que falava acerca das características que o Contardo gostaria de encontrar em um psicoterapeuta. Para o autor, "(...) se você sofre, se seus desejos são um pouco (ou mesmo muito) estranhos, se (graças à sua estranheza) você contempla com carinho e sem julgar (ou quase) a variedade das condutas humanas, se gosta de palavra e se não é animado pelo projeto de se tornar um notável de sua comunidade, amado e respeitado pela vida afora, então, bem-vindo ao clube: talvez a psicoterapia seja uma profissão para você."

Em resumo, um livro pra aprender e refletir sobre possíveis caminhos a trilhar no início da carreira.