Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Nicolle.Iwazaki 08/07/2020

Recomendo para quem pensa em fazer psicologia e aqueles que estão no primeiro ano de graduação.

Emillyn5 01/04/2022

Por ter sido uma leitura obrigatória para a faculdade eu não consegui aproveitar tanto quanto aqueles que eu escolho ler por conta própria, mas ainda assim foi interessante.

@pedro.h1709 05/01/2021

Cartas a um Jovem Terapeuta
Calligaris traz nessa obra um conjunto de textos por meio dos quais expõe sua posição, de maneira bastante humorada, sobre diversas áreas de possível interesse desde os curiosos aos profissionais da psicoterapia, em sentido mais amplo, ou da psicanálise, em sentido mais restrito. Os assuntos abordados são aqueles tais quais: as características pessoais importantes para um psicoterapeuta, o tempo e o dinheiro investidos no estudo, a questão da leitura, a perspectiva da sexualidade para a psicanálise, dentre outros.

Luto, no entanto, para esquecer a descrição de um caso de "coprofagia", um nome bonito para o infame ato de "comer coco", e quiçá tenha de fazer também terapia para superar este evento; ou talvez me sirva para encarar a situação com mais normalidade em um futuro atendimento a um paciente.

O autor revela ainda que a jornada da psicoterapia é dura, mas que seus frutos devem ser proveitosos e, que a vida é composta por seus altos e baixos, portanto deve ser experimentada como tal da melhor maneira possível, conforme os trechos transcritos a seguir:

"Qualquer cura tem duas faces: uma, digamos assim, demolidora, que desfaz as certezas cristalizadas da história que nos acua em sintomas que, à vista de nosso passado, parecem inelutáveis, e outra, construtiva, que nos permite reinventar ou modificar um pouco a história da qual seríamos o fruto".

"Com seus altos e baixos, imagine nossa vida como uma breve passagem por um circuito de montanhas-russas. Quem atravessasse a experiência anestesiado, sem gritos, pavor e risos, teria jogado fora o dinheiro do bilhete. Tenho a ambição, ao contrário, de ajudar meus pacientes a viver de tal forma que, chegando o fim, eles possam dizer-se que a corrida foi boa".

Não se engane, pois apesar do conteúdo abrangente, o texto é de uma fluidez ímpar e levado com uma leveza também singular. Não fossem as minhas demais ocupações, teria sido possível ler todo o livro em apenas um dia, mesmo fazendo minhas anotações de costume.

Por fim, ressalto que a psicanálise é uma área muito interessante realmente, que fez grande diferença na filosofia ocidental a partir de sua exposição, devido às questões inéditas sobre o inconsciente. Portanto, a obra de Calligaris será uma leitura muito agradável para qualquer um que se sinta cativado pela abordagem psicanalítica.

Rodrigo Leão 24/08/2023

Respeitado pelos seus pares, admirado pelos intelectuais e querido pelos pacientes e leitores, Contardo Calligaris é uma unanimidade no país.

Bruna 13/08/2021

Gosto muito da linguagem de Calligaris. Li este livro a primeira vez quando entrei na faculdade, e mesmo após 10 anos, as suas palavras trazem acalento.
°°° 17/08/2021minha estante
Nunca li nada do autor, mas nesses últimos meses tô com a maior vontade de conhecer sua obra, pela sua avaliação esse deve ser uma boa opção pra começar.

Jules 03/09/2020

Indispensável
Faltam poucas semanas para que eu possa começar a estagiar na clínica e esta obra me passou uma serenidade diante do que me espera. Muitas dúvidas foram atenuadas e, com certeza, o tom de conversa entre amigos deixou a leitura muito gostosa. Por diversas vezes me peguei rindo das observações do Calligaris. Eu particularmente não escolherei a psicanálise como abordagem e quero deixar claro que isso não faz diferença na leitura, mesmo ela sendo a base do autor. Ele, inclusive, cita as frequentes contribuições da psicologia comportamental e cognitiva e da gestalt em seus apontamentos.

É super!

Monique355 12/10/2020

Livro maravilhoso para quem está se aventurando pela clínica! Vale muito a pena e apesar do autor ser psicanalista, serve para todas as abordagens!!

almeidalewis 27/08/2022

Aspirantes / profissional ( psicoterapêutico)
Nessas cartas encontramos questionamentos e reflexões que cogitamos internamente tipo : É possível ser um religioso e ser um psicoterapeuta ? Será que uma dose de sofrimento psíquico interfere para que a pessoa não consiga ser um bom terapeuta ? ( VER Dr FISH, YOUTUBE ) . Será que nessa profissão encontraremos admiração ( semelhante a que existe entre um médico e um paciente) ?

CALLIGARIS desaconselha a profissão a quem está muito bem obrigado...

Ele também trás um pouco do seu percurso de experiência, aprendizagem, trabalho pessoal e inúmeras reflexões a cerca do psicoterapeuta sua profissão e um pouco dos desafios.

Victor Hugo 16/09/2021

Mais acessível que outros livros sobre psicanálise, mas ainda senti falta de uns temas menos da bolha social que um homem branco europeu tá habituado

Bruna 03/01/2011

Ótimo
Mais um livro que adorei e que pretendo ter em minha estante!

Procurando por um livro introdutório à Psicologia, tive esse como recomendação e decidi lê-lo, mesmo não tendo a psicoterapia como minha carreira de desejo.

Tive uma ótima surpresa! Contardo Calligaris me conquistou em cada página: o livro é muito interessante, esclarecedor, norteador - sem contar a linguagem, que é super fácil e envolvente! É um livro delicioso de se ler!

Calligaris não apenas orienta futuros profissionais, mas também traz informações sobre a Psicologia, seu contexto etc. Uma das partes de que mais gostei foi a em que ele nos mostra a origem da "rivalidade" entre psicanalistas e psicoterapia.

Gostei muito, mesmo. Recomendo esse livro a todos que se interessam pela Psicologia em geral, e principalmente (mas não só) a quem tem ganas de se tornar um terapeuta.

Marcelo 26/03/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Relendo esse livro do Calligaris, que ganhei da minha amiga

De forma simples o autor aponta, num texto como em resposta em cartas às perguntas que ele recebeu ao longo da vida, muitos dos dilemas dos novos psicanalistas.

Em certo ponto o autor inclusive debate o dilema da psicanálise x psicoterapia, uma vez que o título do livro é sobre ?jovens terapeutas? e esclarece que, mesmo uma vertente da psicanalise não admitir que sim a psicanálise é também uma forma de psicoterapia.

Temas como vocação profissional, necessidade ou não de primeira formação em ciências médicas ou humanas, condições prévias para ser um psicanalista, investimento para a formação de um profissional, primeiro paciente, formação, leituras necessárias, questões práticas como sentar ou não no divã, o que perguntar numa entrevista preliminar, duração das sessões, pagamentos, sessões de supervisão, identificação x modelo de psicanalista para o paciente, etc... são temas abordados por Calligaris, que não adota nenhum tom professoral mas sim alguém mais experiente, que se despe dos conceitos duros da teoria psicanalítica e apresenta, de forma humana, o que ele aprendeu em todos esses anos de carreira.

Um livro fantástico para todo aquele que quer entender um pouco mais sobre a psicanálise clínica e também para todo psicanalista e terapeuta que queira aperfeiçoar sua prática de forma mais humana.

Nati 02/08/2021

Bom de ler
Comecei a leitura já cheia de saudosismo pela recente partida de Contardo. O livro que muito falado que eu nunca tinha me atrevido. Pensava ?devia ter lido no começo da faculdade?. Besteira, parece que eu comecei o ofício agorinha, tipo anteontem. E ao invés de me banhar em angústia, Contardo alenta. Sem excessos de termos técnicos ou jargões analíticos, o texto flui. Minha única crítica é sobre a parte do custo de formação de um analista, mas isso é em relação a psicanálise como um todo. Precisamos urgentemente discutir a elitização da formação e pensar formas de democratizar o ensino sem abrir mão da qualidade e rigor.

Gleison Marques 05/09/2022

Tanto para psicólogos, quanto para pacientes
Esse livro é uma ótima introdução ao universo da psicoterapia e em especial da psicanálise. O autor troca cartas com supostos terapeutas iniciantes que lhe dirigem as mais diversas perguntas sobre o fazer clínico da psicologia.

Digo que ele se faz útil, tanto para o terapeuta quanto para o paciente, pois nele se trata muito acerca da relação terapêutica, a qual acredito ser de responsabilidade de ambas as partes para que se possa tirar o máximo de proveito da psicoterapia.

Calligaris tem aquilo que ele pede que tenhamos enquanto terapeutas, sensibilidade e respeito pela diversidade da experiência humana. Me senti muito contemplado com essa afirmação pois sei que para seres humanos a variabilidade de experiências é infinita e linda pela sua singularidade.

Esse livro me mudou quanto ser humano que tem uma experiência única em um mar de experiências únicas, que devem ser igualmente valorizadas e respeitadas.
cris 05/09/2022minha estante
Orgulhoso de sua trajetória com suas repletas experiências, a sensibilidade que meu amor tem é única e deve ser sempre carregada junto a ti, de forma genuína!

Gleison Marques 05/09/2022minha estante
Obrigado meu amor, sua trajetória é tão linda quanto a minha e ainda mais agora que estamos os dois caminhando juntos. Obrigado por tornar minha experiência de vida ainda mais única! ?

cris 05/09/2022minha estante
De nada meu amor! Que sorte a nossa ??

Gabriela 15/03/2021

Conte comigo para tudo!
Contardo ganhou minha admiração. Diferente de muitos autores, ele não tem problema algum em expor seus verdadeiros pensamentos em relação à psicanálise. Diferente de muitos, que apenas aceitam o que lêem e saem agindo como pregadores de uma ideologia, ele critica e nos mostra verdadeiras posturas para com o sujeito (e não com uma teoria).

Essa leitura foi de um carinho enorme, me senti abraçada por suas palavras e me fez sorrir em vários momentos. Sem dúvida, é uma ótima leitura para quem está iniciando o curso de psicologia ou para quem pensa em inciar ou para quem, como eu, está iniciando seus primeiros atendimentos.
isabellebessaa 16/03/2021minha estante
Pretendo ler ainda esse ano! Fiquei mais interessada ainda com os seus comentários

Gabriela 16/03/2021minha estante
É ótimo! Um livro bem leve pra ler e acalmar o coração durante um período na universidade.