Os Crimes da Rua Morgue

Os Crimes da Rua Morgue Clarice Lispector

Resenhas - Os Crimes da Rua Morgue

1 | 2 | 3 | 4

Ricardo.Dahmer 19/04/2021

Resenha Do Livro: Os Assassinatos Da Rua Morgue.
Os Assassinatos Na Rua Morgue, um conto histórico escrito por Edgar Allan Poe é inicialmente confuso, depois misterioso e no fim tanto quanto curioso.
A primeira história de detetive moderna, inicia-se com uma escrita enrolada e lenta, posteriormente pelo desenrolar da história, o enredo passa a ficar mais enigmático, mais interessante a ponto de “prender” o leitor para que juntamente ao personagem possam desvendar um caso de assassinatos, o grande clímax do conto. E para finalizar, o desfecho é uma mistura de sentimentos entre frustação e surpresa pois, é frustrante terminar um caso tão real e engajado da forma que terminou, por outro lado, é surpreso pois o autor dribla completamente aquilo que se imaginava ou esperava para o final.
De modo, o livro entrega o que se espera desde quando optamos por seu título; mortes, investigação, policia, assassinos e violência além das características especificas do seu gênero literário como exibição de habilidades e realismo.
Marina.Gabriela 18/06/2021minha estante
Alguém sabe como faz para ler o livro kkk

Mp28Rangel 23/10/2023

Uma história de mistério
Esta é a minha primeira leitura do autor, Edgar Allan Poe.
Os Crimes da Rua Morgue de forma breve, relatam os assassinatos de duas mulheres na cidade de Paris durante o século 19. Dois personagens se destacam na busca pela solução do caso incrivelmente brutal e misterioso ocorrido na Rua Morgue. O desenrolar da história faz lembrar um pouco de Sherlock Holmes. E confesso que o final da história era o que eu menos podia esperar para o desfecho do caso dos crimes da Rua Morgue.

Larissa3225 17/11/2022

Nos primeiros três contos desta edição (Os Crimes da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada), acompanhamos Dupin e seu amigo narrador enquanto solucionam crimes misteriosos. Os Crimes da Rua Morgue é a primeira estória de detetive já escrita e Dupin é uma grande influência para personagens detetives que surgiram posteriormente, como Sherlock Holmes. Por sua vez, O Mistério de Marie Rogêt também faz algo inédito: constrói o seu mistério em torno de um crime real e busca, através da ficção, uma resposta para o que poderia ter acontecido.

Os Crimes da Rua Morgue é muito bom! Ele entrega simplesmente tudo. A estória é envolvente e o final surpreende. É impressionante ver como, mesmo sendo uma estória antiga e a primeira do seu tipo, ela ainda é relevante e atual. Além disso, foi muito curioso ler esse conto e ver como ele serviu de inspiração para outras estórias.

Já O Mistério de Marie Rogêt não funcionou para mim. Achei chato demais. É um grande discurso chato. E o final é meio... anti-climático.

A Carta Roubada é um meio termo entre os dois contos anteriores. Infinitamente melhor que Marie Rogêt, porém não tão bom quanto Rua Morgue. A ideia é legal e eu fiquei curiosa com a resolução, porém me desanimava ler algumas das reflexões que o Dupin fazia.

Além dos três contos sobre Dupin, temos também outros dois contos: Tu És O Homem e O Escaravelho de Ouro. E posso dizer com segurança que esses dois fizeram a leitura valer a pena.

Tu És O Homem é maravilhoso. Conseguiu ser, ao mesmo tempo, previsível e surpreendente. Gostei muito da forma como o narrador participa do evento narrado.

O Escaravelho de Ouro também é incrível. Uma espécie de caça ao tesouro com enigmas no estilo Código Da Vinci. AMEI!

Sam Regis 07/06/2020

Não Tão Surpreendente
Uma rua, dois crimes, um mistério quase indissolúvel. Nesse conto, Poe nos leva a desvendar, junto com ele, o mistério da morte de duas mulheres (mãe e filha), em circunstâncias brutais e sem nenhum suspeito de sua execução.

Essa foi minha primeira experiência lendo uma obra do autor, e sinto não ter ficado impressionada. Não que o ar de mistério e perigo não sejam de arrepiar, ou a solução do crime tenha sido quase inacreditável; para mim, pareceu mais do mesmo, aquele típico detetive com QI acima do normal, que é todo esquisitão (excêntrico 😒😌), cheio de manias e soluções com métodos de descobertas tirados da 🎩. Isso, sem esquecer o fiel amigo que serve como os olhos do leitor que acompanha o processo esquisito de investigação da mente brilhante. •

Não quero ser a chata, mas senti como se estivesse lendo uma mistura de Sherlock Holmes com Poirot (ou talvez eu tenha lido demais desses dois personagens 🤭 e talvez isso tenha destruído a experiência de leitura); ou porque seja que os livros e contos policias sem parecem. Todavia, fiquei entediada, e ao terminar, não senti absolutamente nada, o que é péssimo. Se você não lê muito desse gênero, vai fundo. Mas se é do tipo que adora Agatha Christie, leia outra coisa, sério... O Poe deve ter outras coisas mais interessantes do que esse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CBGF0keDzAo/
Maxsuel.Aquino 07/06/2020minha estante
Tive esse mesmo sentimento que você, quase que não terminava a leitura.
Só uma observação, Sherlock e Poirot foram inspirados nesse detetive.

Sam Regis 07/06/2020minha estante
Sim, agora entendo porque tive essa sensação de semelhança. Mas ler tantos romances policiais acaba fazendo essas coisas com a gente. rsrs

Beca Sasso 01/07/2020minha estante
Este foi o primeiro conto do gênero de todos os tempos! :D Poe foi um fundador e tanto, deixou um super legado.

Vinagrete 20/08/2023

Os Crimes da Rua Morgue
É uma coletânea de contos bastante macabros mas é bom. Claro que nem todos os contos são espetaculares mas alguns fazem a leitura valer a pena

Carol Aw 11/01/2022

Otima leitura
Um pena ser um livro curto, pois foi uma leitura muito agradável.
A escrita do Poe é incrível e esse não seria diferente

Laura.Zanatta 18/04/2021

Um pouco decepcionada
O livro tem uma história muito envolvente, o inicio é meio chato, mas, se você for persistente e tiver curiosidade de entender,vale a pena. Ao desenrolar da história, ela fica interessante e nos desperta vontade de descobrir o misterio junto com o personagem, porém, o final foi algo que eu não esperava e que frustrou muito as minhas expectativas, pois foi inesperado e mal elaborado. A história é um pouco confusa, em que se percebe que algumas informações foram deixadas de lado, isso faz com que o leitor fique um pouco pensativo em tentar entender o que tal fato tenha sido ignorado ao final.

Isabel.Hygino 31/08/2020

Os Crimes da rua Morgue é um conto surpreendente!
Poe merece todo o crédito por ter escrito a primeira historia de detetive (moderna) que inspirou tantos outros escritores do gênero, contudo, eu senti falta da apresentação de todos os detalhes antes da conclusão de Dupin, eu gostaria de ter tido uma chance de desvendar o mistério junto com o detetive.
Os outros contos não valem a pena, achei a leitura arrastada.

Beca Sasso 01/07/2020

Curtinhos para gostar de ler!
Publicado em uma magazine em 1841, Allan Edgar Poe nos apresenta o detetive Dupin, abrindo o caminho no mato do gênero de enigma policial.

Narrado pelo amigo e companheiro de Dupin, o llivro trás a descrição de dois brutais assassinatos na rua Morgue em Paris. É uma narrativa maravilhosa para aprender como construir um personagem dando ênfase nos aspectos psicológicos. Não me surpreende que tenha inspirado Sherlock Holmes e Poirot, visto ser um personagem tão cativante e bem descrito.

É um conto rápido, delicioso e cheio de mistério. E uma dica! Tente resolver o caso antes de ler a resolução!

maria 08/10/2021

O melhor conto de Poe
Eu estou começando a me apaixonar pela obra de Poe, ele é um verdadeiro gênio da literatura. Queria ler os crimes da rua Morgue faz um tempo, foi uma das melhores leitura que fiz no ano. Eu adorei os personagens e esse plot foi excelente. Recomendo para todos.

Portugal 13/12/2022

Um livro com três contos bem desenvolvidos e, de certo, um pouco assustadores. Mas acho que essa é a natureza do escritor e para ser sincera eu amo-a.

Bottonlina 25/01/2022

O primeiro caso de investigação
Trata-se de uma história rápida, intrigante, porém não misteriosa.
O início é perfeito. Você começa a pensar como uma morte pode ser tão cruel, como a cena do crime ocorreu, porém ao se deparar com o final, fiquei extremamente desapontada. Achei que "o culpado" foi qualquer um, menos o real.

Beatriz3345 27/08/2023

MARAVILHOSO
Para quem gosta de contos góticos, sombrios e misteriosos, esse livro é perfeito... Pelo menos para mim foi??

Ivan.Fedato 16/04/2020

Valeu a compra.
Sou mais um que lê Poe pela primeira vez através deste livro, devo contar que gostei demais, contos rápidos que dá vontade de ler como histórias de terror em acampamentos.

1 | 2 | 3 | 4