Tu não te moves de ti

Tu não te moves de ti Hilda Hilst

Resenhas - Tu não te moves de ti

Barbs 30/01/2024

Não é pra mim
Realmente é uma leitura rápida, consegui ler nas pausas do café e horário de almoço, porém, não é o meu tipo de leitura. Achei desinteressante, cansativo e maçante. Valeu a pena pra conhecer a autora e ter a certeza de que não me agrada.

Melissa 12/12/2023

Não sei se entendi. Não sei bem o que devia ter entendido. Não sei se era para entender da forma como eu entendo que deveria entender. Adorei.

Vini 05/09/2023

Difícil de resenhar
Ler Hilda é um exercício de raciocínio, muito complexo e simbólico. Algumas partes me incomodaram, outras sequer eu entendi, mas esteticamente é muito interessante. Difícil demais de avaliar, eu de fato entendi pouquíssima coisa e não tenho vergonha de assumir isso.

Larissa.@estantedalari22 04/08/2023

Me siga no Instagram @estantedalari22
??TU NÃO TE MOVES DE TI...

? ?Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.?

Hilda Hilts foi uma das maiores escritoras do Brasil do século XX, e é conhecida por abordar em suas obras temas como misticismo, erotismo e insanidade.

"Tu nao te Moves de Ti" é mais uma de suas obras que trás a história de três personagens bem diferentes um do outro, mas que acabam se conectando de alguma maneira.

E desta maneira a autora trás uma mensagem onde nos diz que nós não podemos fugir de nós mesmos, e muito menos de nossos de defeitos e erros. Independente do que vemos em frente ao espelho sempre será aquilo e ponto. Tal tema é muito interessante pois nos leva a refletir sobre nós nos aceitarmos da maneira que somos e também sobre nós nos amarmos sem ter vergonha disso.

É uma obra delicada e com uma mensagem profunda que nos rende muitos ensinamentos, foi meu primeiro contato com a escrita da autora e posso dizer que foi uma excelente experiência mesmo eu tendo me perdido um pouco durante a narrativa as vezes

Se você ficou curiosx a obra está disponível na @tocalivros com duração de 3h58min, narrado por Kátia Daher, Alexandre Mercki e Thiago Ubaldo. Corra a assine já, vale muito a pena ter essa experiência.

?Eai gostou? Vocês já conheciam a autora ? Gostam de obras profundas?

Biblioteca Álvaro Guerra 03/08/2023

A autora constrói três novelas distintas entre si, mas conectadas em linha de pensamento - em 'Tadeu (da razão)', o personagem homônimo é um empresário bem-sucedido, mas que ao chegar na crise de meia-idade passa a se questionar sobre a própria existência e a vida de aparências que leva em companhia da mulher, Rute; já no segundo conto, 'Matamoros (da fantasia)', relata a trajetória de Maria Matamoros, uma menina habituada desde muito cedo ao contato com os homens; e no conto que encerra o volume, 'Axelrod (da proporção)', retrata as especulações do professor Axelrod Silva, sobrinho de Haiága, sobre a roda axial da história. 'Tu não te moves de ti' versa sobre as inquietações mais profundas do homem, revelando suas falhas, maravilhas e obscuridades.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559211302

alaskadinha 20/07/2023

?[?] Guardados. Tu não os guardava, Rute, proibia-os de mim porque eu os amava, porque se a poesia se fizesse o meu sangue, a alma de Tadeu solar rejeitaria teus algarismos santos, porque se o poeta em mim amanhecesse no traço ou no verso, Tadeu veria Rute esvaziada, e vazia igualmente a Empresa, a Causa. Tadeu salvo das águas, das águas de Rute móvil, sempre escorrendo, atos aparentemente diminutos, frases pequenas de duvidosa transparência, Rute rápida, a golfadas, se é preciso lembrar palavras não me lembro, dispenso o motorista perguntavas de repente porque talvez adivinhasses a tensão que me provocava a frase, era preciso optar a cada manhã, eu repetiria o trajeto até a Empresa ou enfim diria adeus? e à noite era preciso escolher entre o jazigo ao teu lado, tuas tolas caretas, tuas professorais advertências ou enfim o berro da alma de Tadeu, gritando por solidão ou por um outro mundo onde não estivesses ao meu lado, onde eu pudesse calar como neste instante, que sim, que estou calado, e tão vivo, tão possuído de mim verdadeiro, sim, fiz a cara de todas as manhãs, mas por um instante ainda tentei visualizar o impossível, magia compaixão descanso no teu rosto, ou que visses em mim esse outro, os olhos afundados noutras águas, escapando, Rute, escapando de uma ferrosa draga, uma que construíste nesses anos tantos.?

Maíra Marques | @literamai 15/07/2023

? ?Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.?
?? Hilda Hilst foi uma das maiores escritoras do século XX do Brasil. A autora é conhecida por abordar em suas obras temas como misticismo, insanidade e erotismo. "Tu não te moves de ti" é uma novela fictícia, a qual Hilda conta em cada conto a história de três personagens bem distintos, mas que acabam se conectando em suas narrativas.
Eis os personagens e donos das narrativas: Tadeu (da razão), Maria Matamoros (da fantasia), e Axelrod (da proporção). Nota-se que a autora, de fato, também domina o fluxo de consciência tão utilizado por Clarice Lispector em seus textos. Numa espécie de "união metafísica", os personagens deste livro dialogam entre si, como se atravessassem o "metaverso" (risos), numa infinita crise existencial.
A essência desta obra é a mensagem: Você não pode fugir de si mesmo, dos seus defeitos, dos seus erros. Você é VOCÊ, independente de gostar do que vê no espelho ou não. É um livro que mostra a necessidade de aceitar não apenas seu lado bom, mas também aqueles que pesam, que causam vergonha, que gostamos de esconder e fingir que não está ali.
Este foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e não poderia ter escolhido jeito melhorar para vivenciar essa experiência! A narrativa de Kátia Daher, Alexandre Mercki e Thiago Ubaldo foram fundamentais na interpretação de uma obra tão rica.

Italo 06/07/2023

Ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti
Esta é, se não me engano, a obra mais conhecida de Hilda Hilst e, obviamente, é muito boa. O livro é dividido em três partes, ou em três contos ou em três novelas, conectadas entre si e escritas em um fluxo de consciência no qual, muitas vezes, não se pode distinguir entre a voz da escritora, do narrador e dos personagens. Particularmente, o segundo conto, de Matamoros, é o mais instigante. O erotismo do terceiro conto é muito bem elaborado e se faz associando-se aos elementos abstratos do que é discutido na narração.

@eu_rafaprado 23/06/2023

Tu não te moves de ti ? Hilda Hilst
- ?Pra onde vão os trens meu pai? Para Mahal, Tamí, para Camirí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também pra lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti?.

E é aqui nessa frase que Hilda me pegou:
Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.
Meu amigo, TU NÃO TE MOVES DE TI.

Terminei de ler o primeiro volume de toda prosa da Hilda, na cia do meu amigo literário, esse último livro foi o mais difícil.
São três novelas que vão se conectando apenas pela estrutura do pensamento, e mais uma vez Hilda traz o erotismo, o sacro e a loucura como tema central de sua narrativa.

É interessante observar a evolução da escrita da autora, que em 1966 se mudou para a Casa do Sol, em Campinas afim de se dedicar a escrita, quatro anos depois publicou a primeira prosa.

Eu sou apaixonado por Hilda e qualquer elogio que eu faça se torna um pouco imparcial, ler Hilda é ir transitando entre a loucura literária de um fluxo de consciência confuso e se deparar com textos perfeitos, no Tu não te moves de Ti, Hilda desenvolve um pensamento sobre os atos de Deus que me deixou fascinado:

?Me vem um outro pensar quando em ti penso, que nós os daqui imaginamos tua vontade se intrometendo no decorrer dos nossos dias mas que pensar assim é pensar longe da verdade, que passeias entre nós por acaso como nós mesmos passeamos num atalho e sem querer machucamos as formigas e muito distraídos muitas vezes arrancamos uma pequena planta ou plantamos outra, um fruto mastigamos e outro esquecido apodrece lá mesmo onde cresceu, junto ao seu ramo, destinos muito distanciados de nós mesmos no entanto tão ligados porque movemos braços e pernas, porque nos deu vontade de andar por ali e tocar e mexer e meter um fruto à boca, o mais próximo da nossa mão que está colada ao braço e que coitada não sabe do pensamento de frutos e de plantas, me vem esse pensar, que tu andas por aqui nuns enormes passeios, e o que tu pensas andando, num instante se corporifica e fica por ali no lugar onde a coisa pensaste, deves ter um punhado muito agitado de ideias na cabeça?,
Da prosa, volume 1 contém os seguintes livros:

Fluxo-floema (1970),
Kadosh (1973),
Pequenos discursos. E um grande (1977), e
Tu não te moves de ti (1980).

- ?Tu não te moves de ti é uma das obras mais densas de Hilda Hilst. Com seu modo peculiar de narrativa fragmentada e convulsiva, a autora constrói três novelas distintas entre si, mas conectadas em linha de pensamento?.

Vi 05/05/2023

Todas as vezes em que eu cruzo com as palavras da hilda por aí, eu lembro o porquê eu gosto tanto de ler;
que presença mais do que ilustre foi a dessa mulher no mundo.

Beth 05/03/2023

No fim, tu não te moves de ti.
Uma das frases mais lindas que já li...ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.
Difícil explicar o sentimento que tive ao ler esse livro. Não foi um daqueles que não quer largar ou que se emociona a todo momento, mas sempre me pegava pensando sobre essa frase: Ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.
Você não pode fugir do que você é, sente ou pensa. Por mais que tente mudar, no fim, sua essência sempre será a mesma.

Cristiane 31/01/2023

Desafiador
Essa, sem sombra de dúvidas, foi uma das leituras mais desafiadoras da minha vida, até o momento.
Hilda Hilst nos desperta para questões em que o olhar para si e reconhecer a insatisfação se torna uma crise pessoal insistente, até que se faça algo para mudar.
O livro é composto por três histórias que se interligam, revelando um todo complexo.
A escrita de Hilda nos pede atenção e concentração, até porque o modo como seu texto é estruturado é diferente da maioria das leituras costumeiras.
Um homem cansado de sua vida e do que dele ela exige, uma moça que tudo muda... realidade ou invenção de uma mente perturbada? Um professor em busca de respostas... "Tu não te moves de ti" deve ser apreciado com cautela, pois registra os traços mais incríveis de uma autora nacional de prestígio!
Recomendo!

HonorLu 28/12/2021

Ainda que tu se movas
Tu não te moves de ti foi até então a leitura em Hilst que mais me prendeu (em temos de totalidade). Nas outras obras, um outro conto/texto caía numa densidade que me demorava dias para concluir o texto, para atravessá-lo. Tu Não Te Moves de Ti me transpassou muito naturalmente, excitante. A prosa de Hilda aqui parece ter alcançado uma maturidade única. Pretendo voltar a esses textos, sempre.

Antônio 28/10/2021

Nos 3 contos que compõem a obra, personagens de um conto aparecem em outro e vamos entendendo a intenção da Hilda em colocá-los no mesmo livro, pois todas as histórias tratam da busca pela convivência com si mesmo a partir de 3 existências totalmente diferentes: um homem que vive pela razão, uma mulher que vive pela emoção e um homem que, apesar de racional, teve contato com a emoção a partir de relatos de pessoas que sofreram com a ditadura militar.

Hilda aponta os problemas nas três vivências (em viver só pela razão, só pela emoção e até mesmo em um equilíbrio), mas uma coisa é fato para os 3 personagens centrais: ?ainda que se mova o trem tu não te moves de ti?. Ainda que aconteça o que tiver que te acontecer, você não pode escapar do inevitável destino que é ser você mesmo.