Tu não te moves de ti

Tu não te moves de ti Hilda Hilst

Resenhas - Tu não te moves de ti

Bete.Aragao 28/04/2020

Eu me movo para dentro de mim
Este é meu primeiro contato com a escrita corrida de Hilda e posso dizer que muito me alegrou e me intrigou. De começo o livro é meio estranho, incômodo, mas depois você vai entendendo que isso faz parte do propósito. É um livro feito para se ler mais de uma vez com toda certeza, pois sua complexidade deve ser (r)entendida a cada (r)eleitura.
-Aquirtetado por três contos: Tadeu (da razão), Matamoros (da fantasia) e Axelrod (da proporção) que não deveriam, mas se encaixam e se encontram no desenrolar do fluxo de pensamento de cada personagem.
-O tema principal é sem dúvidas a existência de cada personagem e de seus incômodos mais íntimo. Fala sobre a inconsistência do ser de uma forma linda, poética e até mesmo escrachada.
-Hilda tem seu jeito bem próprio de escrita e que me lembra muito o de Clarice é quem já tem contato se familiarizará mais facilmente. No entanto, não indico este livro para primeiro contato, pois se faz muito denso e quem sabe estranho. Porém me sinto feliz porque a leitura me tocou muitissimo e a Hilda me ganhou.
#literaturabrasileira
MatheusA 10/02/2021minha estante
Agora a pouco estava pensando na importância de se reler Hilda Hilst. Fundamental. Uma só leitura não permite o mergulho necessário, o texto exige mais do leitor.

Bete.Aragao 11/02/2021minha estante
Com certeza. Hist e seus livros são leituras que não se esgotam, pois sempre podem ser (re) visitadas!!

MatheusA 11/02/2021minha estante
??

Anderson 09/01/2014

Minhas impressões sobre Tu Não Te Moves de Ti
O livro é formado por três novelas que parecem independentes, mas se ligam por alguns fatores perceptíveis ao longo da narrativa.

A primeira novela é Tadeu (da Razão), conta sobre um empresário que se encontra em crise de questionamentos, pois não se vê satisfeito com o que tem, ele não quer ser parte da empresa, não quer ser a Causa. Sua existência não é o suficiente e ele divaga em busca do sentido.

Em seguida, na novela Matamoros (da Fantasia), conhecemos Maria Matamoros, a menina que teve uma sede de tocar, como se precisasse sentir o mundo e que agora, mulher, tem esse homem que não é tao seu. No fundo, Matamoros somos todos nós, o seu apelo pelo infinito nos toma. E nos torna semelhantes.

A terceira novela é Axelrod (da Proporção), que cresceu ouvindo "Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti". Nessa novela os mundos se encontram e é com epifania que conhecemos nossa movência.

Sem dúvida um dos melhores livros da Hildinha. Lindo, lindo.

(Livro que eu incluí no VIAGEM PELO BRASIL EM 50 LIVROS https://www.facebook.com/groups/viagempelobrasilem54livros/?fref=ts
Autor de São Paulo, contemporâneo)

EURAC 11/06/2015

Em Um Relacionamento Aberto Com: TU NÃO TE MOVES DE TI
(...) Hilda me ensina a tocar as coisas sem banalizá-las? Cava em mim a profundidade de poço vivo, fosso nu de água, com a poesia a correr e borbulhar o mais secreto do segredo vazio, visões de um fim de tarde na janela com os cães a roçarem as faíscas de azul ao laranja do parapeito sem fim. Hilda Hilst me ensina a falar com a voz do mundo? Como seria? (...)

site: www.eurac.com.br

Adriana Scarpin 06/03/2016

O brilhantismo de Hilst definitivamente não tem limites, numa união metafísica as três novelas dialogam entre si transmutando tempo e espaço numa infinda crise existencial tripartida e catártica.

Shay Burti 11/08/2016

"Há pouco pensava que não mais te veria, e muitas vezes te verei em outras."

Gabs 18/02/2018

Uma grande obra de uma grande escritora
Esse foi meu primeiro contato com a escritora, da qual acredito que os trabalhos mais marcantes sejam os poemas. Tu não te moves de ti é um livro em prosa, mas a linguagem é tão bem explorada, que eu diria que é mais difícil de ler e interpretar do que um poema. Em fluxo de consciência eu já havia lido Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar (que citei no post das 7 melhores leituras de 2017), mas Tu não te moves de ti é o famigerado discurso indireto livre, totalmente mais difícil de ler e que exigia de mim que eu lesse a mesma página algumas vezes, para tentar extrair o máximo do texto. Hilda Hilst não é alguém que você consegue ler meio que distraída, é uma autora que vai exigir toda a sua atenção e nem assim você vai conseguir extrair tudo (e acho que isso é impossível mesmo). Certamente foi a leitura mais desafiadora que eu já fiz, mas posso dizer que valeu a pena e que foi um bom primeiro contato com Hilda Hilst.

O livro é dividido em três partes: Tadeu (da razão), Matamoros (da fantasia) e Axelrod (da proporção). Na primeira parte, Tadeu é um executivo bem-sucedido de meia idade, que está infeliz com o casamento e com a vida que leva, de um modo geral. Ele na verdade gosta de literatura e se arrisca a escrever um pouco, mas é constantemente podado pela sua esposa, que quer que ele continue sendo um executivo de sucesso, para que ela mantenha sua boa vida. Tadeu passa boa parte do livro em um devaneio, em que ele entra em um universo que me pareceu um asilo, mas acho que isso vai da interpretação de cada um. Nesse universo, ele entra em contato com algumas pessoas, dentre elas Maria Matamoros, que é a narradora da segunda parte do livro.

Em Matamoros (da fantasia), a protagonista, desde criança, sente um imenso prazer em tocar e ser tocada (sim, Hilda Hilst escreve muitos textos obscenos). Em um dado momento, ela conhece um rapaz, que passa a chamar de Meu, e o leva para a casa dela. Tudo caminha bem, até que ela passa a desconfiar de que ela está sendo traída pela própria mãe.

Em Axelrod (da proporção), o protagonista é um professor de história, que, durante uma viagem de trem para a casa de seus pais – o mesmo local onde viviam Maria Matamoros e sua mãe –, lembra constantemente da infância e de suas viagens de trem com o pai. É dessa parte do livro que surge o título do livro “Tu não te moves de ti”, querendo dizer que, não importa quão longe de casa estejamos, nossa essência sempre estará conosco.

site: https://alemdaquartacapa.wordpress.com/2018/02/14/tu-nao-te-moves-de-ti-hilda-hilst/

Victor.Riker 24/07/2018

eu não me movo de mim e foi isso que escrevi
decidi hoje escrever sobre a obra ''tu não te moves de ti'' de hilda hilst. esse texto é o primeiro que escrevo aqui no skoob. antes de começar o texto devidamente quero dar um aviso: eu não pretendo escrever do jeito que acho que se escrevem resenhas, mas do jeito que for necessário pra expressar a minha relação com a obra e dito isso:
“Para onde vão os trens, meu pai? Para Mahal, Tamí, para Camirí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também para lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.”- Hilda Hilst
o livro lançado em 1980 é o quarto livro escrito em prosa pela autora e é dividido em 3 contos (túlio, da razão/metamoros, da fantasia/axelrod, da proporção) que num primeiro olhar parecem não ter muita relação, mas que depois se conectam e fazem da obra uma grande teia de aranha de histórias que a cada leitura vai se mostrando mais profunda e cativante. o que mais me chamou atenção na obra é o conceito de ciclo e de repetição. o nome tu não te moves de ti entrega a linha de pensamento que conduz todos os 3 contos: você não pode fugir de si mesmo, dos seus defeitos, dos seus erros. TUDO continua sendo você. ainda que você fuja, ainda que você se esconda. TU NÃO TE MOVES DE TI. ainda que você tente. TU NÃO TE MOVES DE TI. dentro dessa confusão toda de imobilidade móvel uma ideia que adoto como filosofia pessoal, mas sinto que as pessoas de um modo geral têm medo até de considerar como uma possibilidade, me veio a tona: a aceitação da sua sombra. do seu lado negativo. daquilo que quer te destruir. ainda que você se mude pro outro lado do país, você NÃO vai fugir de si mesmo. o máximo que você pode fazer é lidar com o problema, resolver ele. você nunca vai fugir. a realidade é uma ilusão criada por nós mesmos.
eu recomendo imensamente esse livro graças ao meu fascínio pela genialidade da autora de sempre retratar temas tão complexos e interessantes de uma forma tão descontraída, perturbadora e cômica as vezes. leiam. leiam. leiam.
avaliação? : 5 notícias falsas de 5 notícias falsas.
texto por: não sei e nem quero saber.

Julia Toscano 26/06/2019

É de uma linguagem sensível e, ao mesmo tempo, brusca. Esse fluxo de consciência na narrativa é como um presente ao(a) leitor(a), um chamado para que ele(a) se atreva a corporificar a própria vida. Hilda é quase divina!

Nat 31/03/2020

Tu não te moves de ti
O livro é composto por 3 novelas que inicialmente aparentam não ter conexão, mas ao decorrer da leitura percebemos que Tadeu? da razão, Matamoros?da fantasia e Axelrod?da proporção, contam com algumas influências sob as outras.
Na primeira novela temos Tadeu, homem de meia idade que já não suporta mais a rotina que leva, não se identifica com a esposa, com o trabalho, nem com tudo que conquistou na vida, então, temos o primeiro enredo baseado nessas crises existenciais.
Na novela seguinte nos deparamos com Matamoros, que desde criança tem a necessidade de tocar em tudo?seja nos morangos ou nos meninos da vila, e ser tocada?por si mesma ou pelos garotos, sendo assim, o desenvolvimento se dá envolvendo sua mãe e um homem, já que desde a infância está habituada com esse ?meio social?.
Para encerrar, a terceira novela nos apresenta Axelrod, um professor de História que se depara com várias questões profundas sobre a vida e os fatos ocorridos ao longo da existência humana. Além disso, um dos preceitos abordados nesse capítulo é responsável por dar nome ao livro, que para mim é de longe um dos títulos mais lindos!

Paulinha 21/09/2020

Poemas
Quando estava no colégio adorava poemas mas os poemas da Hilda são bem complexos.

Antônio 28/10/2021

Nos 3 contos que compõem a obra, personagens de um conto aparecem em outro e vamos entendendo a intenção da Hilda em colocá-los no mesmo livro, pois todas as histórias tratam da busca pela convivência com si mesmo a partir de 3 existências totalmente diferentes: um homem que vive pela razão, uma mulher que vive pela emoção e um homem que, apesar de racional, teve contato com a emoção a partir de relatos de pessoas que sofreram com a ditadura militar.

Hilda aponta os problemas nas três vivências (em viver só pela razão, só pela emoção e até mesmo em um equilíbrio), mas uma coisa é fato para os 3 personagens centrais: ?ainda que se mova o trem tu não te moves de ti?. Ainda que aconteça o que tiver que te acontecer, você não pode escapar do inevitável destino que é ser você mesmo.

HonorLu 28/12/2021

Ainda que tu se movas
Tu não te moves de ti foi até então a leitura em Hilst que mais me prendeu (em temos de totalidade). Nas outras obras, um outro conto/texto caía numa densidade que me demorava dias para concluir o texto, para atravessá-lo. Tu Não Te Moves de Ti me transpassou muito naturalmente, excitante. A prosa de Hilda aqui parece ter alcançado uma maturidade única. Pretendo voltar a esses textos, sempre.

Cristiane 31/01/2023

Desafiador
Essa, sem sombra de dúvidas, foi uma das leituras mais desafiadoras da minha vida, até o momento.
Hilda Hilst nos desperta para questões em que o olhar para si e reconhecer a insatisfação se torna uma crise pessoal insistente, até que se faça algo para mudar.
O livro é composto por três histórias que se interligam, revelando um todo complexo.
A escrita de Hilda nos pede atenção e concentração, até porque o modo como seu texto é estruturado é diferente da maioria das leituras costumeiras.
Um homem cansado de sua vida e do que dele ela exige, uma moça que tudo muda... realidade ou invenção de uma mente perturbada? Um professor em busca de respostas... "Tu não te moves de ti" deve ser apreciado com cautela, pois registra os traços mais incríveis de uma autora nacional de prestígio!
Recomendo!

Beth 05/03/2023

No fim, tu não te moves de ti.
Uma das frases mais lindas que já li...ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.
Difícil explicar o sentimento que tive ao ler esse livro. Não foi um daqueles que não quer largar ou que se emociona a todo momento, mas sempre me pegava pensando sobre essa frase: Ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.
Você não pode fugir do que você é, sente ou pensa. Por mais que tente mudar, no fim, sua essência sempre será a mesma.