Vitorianas macabras

Vitorianas macabras Charlotte Brontë...

Resenhas - Vitorianas Macabras

promiseygh0 10/04/2024

VITORIANAS MACABRAS
Vitorianas Macabras um livro onde reune treze autoras clássicas da era vitorianas, sendo elas: Charlotte Riddell, Louisa Baldwin, Edith Nesbit, Violet Hunt, Amelia B. Edwards, Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell, Mary Elizabeth Braddon, Margaret Oliphant, Rhoda Broughton, H.D. Everett, Vernon Lee e May Sinclair.

A era vitoriana foi marcada pelo reinado da Rainha Vitória, sendo um período repleto de coisas macabras e chamativas.

Esse livro me prometeu tudo e não me entregou tudo o que prometeu, pelo simples fato de que muito dos contos escritos pelas autoras eram contos muito extenso, sem contexto e sem graças onde apenas comprovava que ninguém da era vitoriana batia bem da cabeça. Muitas autoras clássicas me decepcionaram em seus contos, como por exemplo a Charlotte Brontë.

Recomendo esse livro para quem gosta de história, pois esse livro relata bastante coisas sobre a Rainha Vitória e o seu reinado conturbado e também recomendo para quem gosta de contos clássicos.

iammoremylrds 09/04/2024

Uma obra interessante, sendo uma coletânea de clássicos vitorianos escritos por mulheres que se destacaram naquela época e com toda a certeza marcaram a literatura clássica, contos bem organizados, expondo inúmeras desigualdades

pattymulder 17/02/2024

A descoberta de novas autoras
Me surpreendeu mais no sentido de reunir 13 autoras da época. E saber mais sobre o período, a rainha e a vida em Londres.
Alguns contos foram mãos difíceis de ler. Muito descritivos.
Mas a essência do livro é maravilhosa

Ivana M. 13/02/2024

Medo Clássico
Uma excelente leitura para aqueles que, como eu, adoram a era vitoriana.
O livro compila contos escritos por mulheres que transgrediram toda uma época e marcaram seu nome na literatura clássica.
Em cada conto são perceptíveis as caracteristics da pitoresca era vitoriana. As narrativas tem caracteristicas e desenvolvimentos distintos, mas são envolventes e imersivas.
Uma ótima leitura para os amantes do terror.

Nívea 29/01/2024

Até que enfim terminei, não aguentava mais. Quase UM ANO p terminar esse livro. Consegui meus amigos!!!!!

NathAlia.Leandro 28/01/2024

Sao varios contos de escritoras da época Vitoriana, tem todo tipo de historia macabra, ou ate mais levez, com espiritos... e comta um pouco da historia da Rainha Victoria

Lucas1429 12/01/2024

É um bom livro, porém nem todos os contos me agradou.
Quando comprei esse livro eu já tinha na cabeça a ideia que falaria sobre assassinatos da era vitoriana na qual me interesso muito, mas no fim é apenas um livro de contos que para mim, um ou outro valeu a pena, pois com o tema de horror, nem todos conseguiram alcançar esse mérito, teve contos curtos que gostei e outros mais longos que só Deus pra me dar paciência.

Após a página 300 onde os contos acabam, foi apresentado um guia sobre a Londres vitoriana onde que se o livro fosse só isso eu já comprava, foram 84 páginas de puro entretenimento e histórias da época onde fiquei entusiasmado pra K7, muito bom de verdade, mas não sei se pretendo reler alguns outros contos que não entendi bem. ??????????

Carolina Santana 10/01/2024

Um amor chamado Era Vitoriana
Eu sempre tive uma certa dificuldade com contos, porém esses me deixaram muito interessada por conta do período em que foram escritos e também por serem de autoras. Adorei a leitura, mas é claro que temos alguns melhores que outros. Um ponto muito interessante que quero destacar é toda a contextualização que o livro tem quanto a Rainha Victoria, esse período em que ela governou e também quanto a todas as curiosidades sobre a Londres da época. Na realidade, eu já sabia que esse livro seria sucesso. Terror, mulheres e Inglaterra não poderiam me decepcionar. Além de tudo isso, esse livro é lindo, muito bom para ter na coleção.

Julia 30/12/2023

Vitorianas macabras
De modo geral, foi uma leitura que levei um tempo considerável pra finalizar. Tenho bastante interesse pelo período vitoriano e todas as contextualizações apresentadas são bem bacanas, gostei muito de alguns contos também. Creio que por não ser o tipo de narrativa única, que eu usualmente leio, acabei demorando bastante pra me engajar mais no processo.

Iza 27/11/2023

Marcia Heloisa desvenda treze histórias que vão te prender numa teia de medo e sobrenatural. É como uma montanha-russa literária: tem suspense, horror psicológico e fantasmas que vão fazer sua espinha gelar!
A diversidade dessas histórias é incrível, e a paixão dessas mulheres pela escrita é palpável a cada página. Charlotte Brontë, Edith Nesbit, Mary Braddon e outras grandes da literatura deixaram seu legado. Então, se você curte uma boa dose de arrepios, uma pitada de mistério e um mergulho profundo nos recantos mais obscuros da literatura, "Vitorianas Macabras" é o livro certo! Prepare-se para ser conquistado pelo terror autêntico e pelas vozes extraordinárias que ecoam ao longo dos séculos. É um convite para um encontro arrepiante com as mentes brilhantes que moldaram o terror literário!

Gabi! 16/11/2023

Muito bom! Leiam! Contos vitorianos, escritos por mulheres, impregnados de história e do espírito da época.
Me diverti muito nessa leitura. E também fui surpreendida.
Amei o conteúdo extra que contextualiza o período vitoriano.

Ari Phanie 13/11/2023

Transgressoras

Não posso dizer que sou uma grande fã da Darkside; a editora capricha na beleza das edições, mas alguns são apenas isso: beleza. Felizmente não é o caso de Vitorianas Macabras que traz um compilado de contos e pequenas histórias sombrias nascidas por mãos de talentosas e transgressoras mulheres que viveram na Era Vitoriana, período histórico de grande impacto e mudanças para a Inglaterra. Algumas das escritoras cujas histórias encontramos nesse livro são apenas algumas das maiores escritoras da história, como Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell, dentre outras. E para além dos contos, a editora fez uma contextualização da época que muito complementou o livro. Agora a minha opinião sobre cada conto.

Primeiro conto: A Porta Sinistra. Escrita bonita demais, boa narrativa, mas não me apeguei ao personagem e não me senti envolvida com a história.

Segundo conto: O Mistério do Elevador. Tem um protagonista mais cativante, mas é muito curto e não envolve.

Terceiro conto: Mortos em mármore. Bem escrita também, me afeiçoei aos protagonistas bem rápido e o final me surpreendeu.

Quarto conto: A Prece. Boa narrativa, mas não posso dizer que tenha sido uma boa história, talvez porque eu esperava algo muito interessante dado o começo, mas acabou sendo entediante.

Quinto conto: O Coche Fantasma. Ótimo, um dos meus preferidos. Esse realmente tem o teor “assustador” que eu estava esperando.

Sexto conto: Napoleão e o Espectro. Uma decepção. Apesar de muito bem escrito, claro, eu esperava muito mais de um conto da maravilhosa Charlotte Brontë. Muito fraco e curtíssimo.

Sétimo conto: O Conto da Velha Ama. O conto de outra grande escritora (Elizabeth Gaskell), mas esse, em contrapartida, é excelente. Me surpreendeu e é muito bem narrado, com personagens interessantes que tem consistência.

Oitavo conto: A Sombra da Morte. Um dos meus preferidos. Adorei os personagens, leria mais sobre eles e sobre suas tragédias.

Nono conto: A Janela da Biblioteca. Me surpreendeu no final, mas achei a protagonista super irritante.

Décimo conto: A Verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade. Outro que eu gostei muito, especialmente porque é em estilo epistolar. Muito bem escrito.

Décimo Primeiro conto: A Maldição da Morta. Achei que seria interessante, mas na realidade, não é.

Décimo Segundo conto: Amor Dure. Meu Deus, que coisa chata! Li sem nenhuma motivação.

Décimo terceiro conto: Onde o fogo não se apaga. Entendi foi nada.

Em suma, os contos não são lá tão macabros quanto se pode esperar, mas contém os elementos sombrios e sobrenaturais que os vitorianos gostavam tanto. Foi ótimo conhecer algumas mulheres sobre as quais eu nunca tinha ouvido falar, e ler sobre a luta delas para serem ouvidas. O livro foi muito bem editado e vale à pena ser lido e ter ele na estante. Recomendo.

Giulia345 13/11/2023

Resenha #24
Uma memória a grandes autoras da Era Vitoriana.
Vários contos muito bons, uns mais longos outros mais curtos.
Nunca estudei nem li muito sobre essa era, então ter o livro trazendo uma introdução, fatos sobre a era, sobre a rainha e uma breve história das autoras foi bem interessante e ajudou a contextualizar os contos

Janaina 30/10/2023

Um sustinho de leve
Para quem, como eu, curte um terrorzão, esse livro pode cair como "fraco". Por serem obras de mais de 150 anos, elas são mesmo mais suaves.
Valeu a pena pelo registro histórico.

Bruno.Rodrigues 25/10/2023

Assustadoramente lindo
Ate o momento na minha opinião, o melhor livro da Darkside em termos de densidade histórica, organização e arte.
Sobre os contos? É simplesmente encantador. Pude perceber elementos de terror psicológico pautando a obsessão melancólica em quase todos os contos. A densidade introspectiva das narrativas sob o véu fúnebre da rainha, desperta uma natureza mórbida e bela ao mesmo tempo na medida que mergulhamos em cada conto, em cada resumo de vida dessas autoras quase desconhecidas mundialmente.
Destaco também uma introdução cirúrgica trazendo o passado com o propósito único de nos conectar com uma Europa enlutada e macabra
Uma curiosidade... de acordo com o resumo que precede cada conto, no mínimo 286 obras foram criadas a partir da genialidade dessas mulheres. E onde estão todos esses romances, poemas e contos?
Marcos5813 25/10/2023minha estante
Deve ser bem interessante o livro.

Bruno.Rodrigues 25/10/2023minha estante
E muito...