Vitorianas macabras

Vitorianas macabras Charlotte Brontë...

Resenhas - Vitorianas Macabras

Ana Cecília 31/03/2023

Legal, mas podia ser melhor né gata
Vitorianas Macabras chama a atenção pela capa bonita, pelo nome legal e pela ideia de ler contos de horror escritos por mulheres oitocentistas, além das 80 coisas extras que a editora Darkside sempre bota um valor exorbitante pra cobrir.

Meu problema com os livros da Darkside, especialmente esses que chamam a atenção ao tentarem uniformizar um tempo histórico (a Era Vitoriana é a favorita deles), é esse tédio com as histórias "repetitivas" e os conteúdos extras para demonstrar a suposta esquisitisse de grandes figuras históricas, nesse livro podem ser todas as autoras mencionadas e posteriormente Oscar Wilde. Chega a ser cansativo o tanto de depressão que se sente quando resumem a vida de Charlotte Brontë em suas perdas e morte precoce ou Oscar Wilde como um homossexual fanfarrão (que ele era mesmo, mas podia ser menos bidimensional né). O que eu tô tentando dizer é que Vitorianas Macabras pode ser gostoso de ler para quem não conhece muito da Inglaterra oitocentista e não quer saber além, é um resumo fraco de um fenômeno literário como o horror e as ghost stories vitorianas, com biografias ainda mais rasas (é entendivel o motivo mas um pouco triste de se ler) e com conteúdos extras chatinhos.
Gabs 18/05/2023minha estante
confesso que achei mais interessante os extras que de fato os contos. O conto da janela é terrível de ruim...

Bellesbooks 07/07/2023minha estante
Aí Deus ele chegou hj na minha casa e pra mim dois livros da dark side (lady killers e btk ) foram bem ruins mesmo problema só blz e bem raso se eu achar esse ruim tbm acho que desisto

Ana Cecília 07/07/2023minha estante
lady killers é realmente essa fórmula de bolo igual vitorianas macabras, já btk eu achei melhor por ser uma história coesa e real, menos de forçar esquisitisse antiga e mais sobre um crime real

Bellesbooks 07/07/2023minha estante
Eu não terminei de ler o btk mas até onde eu cheguei oq me incomodou foi o fato de ter muito a visão dos reportes e policiais sobre achismo aqui e lá, gostaria de ter mais coisas sobre a família das vítimas e de fato detalhes dos crimes, pelo menos até onde eu li n relatou muito isso.

Gabs 13/07/2023minha estante
lady killers eu me apaixonei pela diagramação então curti muito o livro haha esse vitoriana deixou a desejar..

Vania.Cristina 18/06/2023

Treze vozes femininas de tempos sombrios
Contos de terror escritos por treze mulheres que viveram no Reino Unido nos tempos da rainha Vitória. Antologia organizada, traduzida e com fortuna crítica de Marcia Heloisa. Gostei de todos os contos, uns mais do que outros, mas o que gostei mesmo foi de conhecer o trabalho dessas mulheres incríveis, todas à frente de seu tempo. Muitas foram sufragistas e progressistas, desafiando os valores da época. A edição da Darkside é muito bonita, com ilustrações, fotos e mini biografias, e os textos de apoio são simples mas curiosos e ajudam muito com a contextualização da época. E entender o contexto faz os contos crescerem de significado. Algumas histórias são previsíveis porque, do momento que foram escritas até agora, já influenciaram muitas vezes o imaginário da cultura pop. Mesmo assim, valem pela ambientação, pela construção de personagens ou pela escrita. Outras histórias chegaram a me surpreender, e uma em especial me deixou desconfortável. Ao final, são diferentes formas de trabalhar o terror, treze diferentes vozes femininas que vieram de uma época muito diferente da nossa e, ao mesmo tempo, nem tão diferente assim.
Ana Paula 18/06/2023minha estante
Já quero ler!

Silvia Cristina 19/06/2023minha estante
Me interessou

Bruno.Rodrigues 25/10/2023

Assustadoramente lindo
Ate o momento na minha opinião, o melhor livro da Darkside em termos de densidade histórica, organização e arte.
Sobre os contos? É simplesmente encantador. Pude perceber elementos de terror psicológico pautando a obsessão melancólica em quase todos os contos. A densidade introspectiva das narrativas sob o véu fúnebre da rainha, desperta uma natureza mórbida e bela ao mesmo tempo na medida que mergulhamos em cada conto, em cada resumo de vida dessas autoras quase desconhecidas mundialmente.
Destaco também uma introdução cirúrgica trazendo o passado com o propósito único de nos conectar com uma Europa enlutada e macabra
Uma curiosidade... de acordo com o resumo que precede cada conto, no mínimo 286 obras foram criadas a partir da genialidade dessas mulheres. E onde estão todos esses romances, poemas e contos?
Marcos5813 25/10/2023minha estante
Deve ser bem interessante o livro.

Bruno.Rodrigues 25/10/2023minha estante
E muito...

Kalyne @oreinodaspaginas 16/09/2020

Dos 13 contos, alguns ainda não haviam sido traduzidos para o português, o que faz dessa antologia algo tão macabramente especial. As autoras Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell, Charlotte Riddell, Edith Nesbit, Violet Hunt, Vernon Lee, May Sinclair, Margaret Oliphant, Mary Elizabeth Braddon, H. D. Everett, Rhoda Broughton, Louisa Baldwin e Amelia B. Edwards criaram relatos sombrios sobre fantasmas, assombrações, infernos, com a temática gótica da Era Vitoriana.
O meu conto preferido foi A sombra da morte da Mary Elizabeth Braddo, fiquei chocada com a tenebrosidade da autora em criar uma história tão perturbadora quanto essa. O Conto de Charlotte Brontë embora seja o mais curto, trouxe a figura histórica do antigo Imperador da França Napoleão Bonaparte, em uma situação nem um pouco convencional rs.
A edição está belíssima, e além dos contos conta com uma galeria de filmes que abordam do horror aos romances históricos. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/oreinodaspaginas/?hl=pt-br
Babi 16/09/2020minha estante
Me deu vontade de ler depois da sua resenha kkkk

Kalyne @oreinodaspaginas 18/09/2020minha estante
Fico feliz em saber ??

Prystaj 30/03/2021

Ah, Medea da Carpi, mia dea, entrego-me a ti, permita-me ser amada e morta por ti.
O conto Amour Dure – Amor dure é, sem dúvidas, o meu favorito conto do livro.

Esse livro contém 13 contos de autoras da Era Vitoriana que abriram novos caminhos das mulheres no mundo da arte, algumas curiosidades/ocorridos da época virtoriana e a biografia resumida da rainha Vitória.

Eu esperava que os contos fossem causar medo e arrepios em mim, o que não aconteceu, mas ainda assim é um livro maravilhoso e alguns contos são melhores que os outros, tem uns que eu não consegui entender a história, outros com final aberto, outros que dão ansiedade para saber o desfecho e outros se tornaram os meus favoritos, que são: Amour Dure (Vemon Lee), A Maldição da Morta (H.D. Everett) A Verdade, Somente a Verdade, Nada Mais que a Verdade da (Rhoda Broughton).

Lendo o livro, me fez refletir sobre como a sociedade despreza as escritoras, ignorando-as pelo fato de serem mulheres, porque, olha... quantas escritoras maravilhosas existem por aí e não são reconhecidas?
Giiiii 31/03/2021minha estante
???

William 05/09/2020

Contos de terror na medida
Primeiramente quero dizer que fiquei apaixonado pela Rainha Vitória, por causa desse livro. Segundo que o livro é muito bem desenhado pela Darkside, aquela qualidade de quem já tem livros da editora sabe como é. Das ilustrações até o acabamento é incrível. Já sobre o livro adorei os contos, tem os terrores que são mais leves e chegam a ser engraçado, mas tem uns que vai fazer você refletir sobre histórias de fantasmas. Acredito que dois contos me fizeram emperrar no livro, contos pouco estimulantes de ler, e no final nem tinha um desfecho tão interessante, e acho que esse é o problema de um livro de contos, alguns você vai gostar muito, outros nem tanto. Mas esse livro em especifico, digamos que 85% dos contos são excelentes histórias. Vale a pena a leitura principalmente quem gosta muito de contos de terror.
Recomendo que analisem com cuidado a foto de cada uma das escritoras, todas tem elementos sobrepostos muito legal.
biancaldj 11/02/2021minha estante
olá! tem interesse em trocar o livro pelo plus?

Simone de Cássia 24/03/2020

Ai gente, que livro mais lindo! Amei tudo: a edição, as fotos, as breves biografias, os contos, os cenários descritos. É simplesmente lindo!! Maravilhoso trabalho! Uma verdadeira homenagem às mulheres. Amei!

@jessicabatista94 26/03/2020

Maravilhoso! Amei

Samara Diniz 04/04/2020

Damas do terror
Me surpreendeu o quanto mulheres escritoras conseguiram fazer carreira com histórias de terror. Vemos que não se trata apenas de Mary Shelley, autora de Frankstein. Me pergunto se foi pela época, propícia para temas mórbidos, ou pela qualidade dos textos? Um bônus maravilhoso foi o posfácio com informações pitorescas da época vitoriana.

Nathalia184 10/04/2020

Autoras transgressoras e livres
Primeiro de tudo, Darkside Books mais uma vez me surpreendeu com essa edição. Todo o trabalho desde a capa à arte dentro dos livros e as fotos das autoras, é um deleite aos olhos ?

Os contos foram bem separados, as mini biografias das autoras da época Vitoriana e as páginas finais reservadas para detalhes daquela época - workhouses, rio Tâmisa, farm baby, freak show.

Sou meio suspeita para falar, amo tudo o que veio daquela época macabra.
Essa antologia de contos é simplesmente maravilhosa!

Lores 16/04/2020

Vitoriosas
Como é bom poder ler contos feitos por mulheres incríveis. Tantas histórias e tanta luta, o sentimento de poder fazer algo que gosta sem que ninguém julgue impróprio, pelo simples fato de ser mulher.
Gostei muito dos contos, mas o que mais me agradou foi conhecer a história destas mulheres e de seu tempo.
Recomendo muito a leitura!

promiseygh0 10/04/2024

VITORIANAS MACABRAS
Vitorianas Macabras um livro onde reune treze autoras clássicas da era vitorianas, sendo elas: Charlotte Riddell, Louisa Baldwin, Edith Nesbit, Violet Hunt, Amelia B. Edwards, Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell, Mary Elizabeth Braddon, Margaret Oliphant, Rhoda Broughton, H.D. Everett, Vernon Lee e May Sinclair.

A era vitoriana foi marcada pelo reinado da Rainha Vitória, sendo um período repleto de coisas macabras e chamativas.

Esse livro me prometeu tudo e não me entregou tudo o que prometeu, pelo simples fato de que muito dos contos escritos pelas autoras eram contos muito extenso, sem contexto e sem graças onde apenas comprovava que ninguém da era vitoriana batia bem da cabeça. Muitas autoras clássicas me decepcionaram em seus contos, como por exemplo a Charlotte Brontë.

Recomendo esse livro para quem gosta de história, pois esse livro relata bastante coisas sobre a Rainha Vitória e o seu reinado conturbado e também recomendo para quem gosta de contos clássicos.

Michelly 30/04/2020

Recomendo
Livro com contos de terror e suspense feitos por mulheres da época vitoriana.
Amei saber um pouquinho sobre cada uma delas, além de seus contos claro.
No final do livro tem algumas curiosidades sobre a época vitoriana e sobre a rainha vitória.
Amei!

Ley 07/05/2020

Um livro mais completo do que você imagina
Olhando superficialmente Vitorianas Macabras, temos a impressão de que é um livro bonito e com um conteúdo bom. Esse pensamento é totalmente aceitável, porém devo alertar que este livro é bem mais completo do que uma breve olhada denuncia.

No início temos uma apresentação maravilhosa da tradutora. Eu simplesmente adoro essas apresentações dos livros da editora, são sempre cheios de conteúdo que enriquecem ainda mais a leitura. Nesta apresentação, vemos que o conteúdo do livro não será somente de contos, e sim com um conteúdo ainda mais abrangente.

O motivo do livro ter o título dedicado à era vitoriana, assim como o motivo de serem mulheres vitorianas nele, é apresentado logo nas primeiras páginas. Para compreender melhor, o livro é um tributo à era vitoriana, época em que a rainha Vitória estava no reinado. Essa é uma das épocas mais marcantes da Inglaterra por ser melancólica e sombria.

O motivo de ter essas características? Confesso que eu não tinha conhecimento desta resposta até começar a ler este livro. Há uma breve biografia sobre a rainha Vitória e nesta biografia, conhecemos as razões para o período ser chamado de melancólico. A rainha Vitória era uma pessoa tão marcante que por conta de suas tristezas, afundou seu país nisso também.

As mulheres reunidas aqui, são escritoras da era vitoriana e trazem um traço impressionante sobre a época. Seus contos contém características e traços que podemos associar imediatamente aos tempos macabros da Inglaterra. Infelizmente, o trabalho de escritora para elas não era tão valorizado, mas podemos ver quanto talento havia.

Os contos não são exatamente aterrorizantes. Eles contém algo de sobrenatural e em alguns podemos interpretá-los como terror ou melancólicos, e até os dois. É fácil imaginar um Londres cinza como um fundo para as histórias, sempre imaginando como seria viver na época. O livro nos faz, inevitavelmente, querer ser transportado para essa Londres e conhecê-la.

Além dos contos, e do conteúdo extra da rainha Vitória, a obra também é completa por outro motivo. No início de cada conto, há uma foto de sua respectiva autora, assim como uma breve biografia a seu respeito. Essa apresentação é curta, mas achei essencial para visualizar melhor cada autora.
Alguns contos me surpreenderam bastante, e outros nem tanto. Como são histórias curtas, podemos gostar de alguns e outros não serem tão bons. O legal é também conhecer várias histórias e autoras da época. A maioria dos autores clássicos que conhecemos são homens, e dar prestígio às mulheres por seu mérito é o mais justo.

O livro tem 384 páginas, contudo termina bem antes do que isso. Há no final muito conteúdo ainda sobre a rainha Vitória. Desta vez, há também fotos sobre ela. Como disse, sua influência no livro é bastante presente e achei perfeitamente adequado o conteúdo extra sobre ela.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/04/resenha-vitorianas-macabras.html