Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Edrei.Alves 20/04/2024

Medicina Macabra
Para ler esse livro é necessário ter o estômago forte e o psicológico mais forte ainda. Alguns dos relatos deixam a gente arrepiados de imaginar a situação, outros fazem a gente pensar e ficar feliz de como a medicina avançou.

Orlando Castor 19/04/2024

Instigante, histórico, sociológico e... fantástico
Adquiri esse livro por meio de uma publicidade que vi na internet, mas estava receoso de que fosse um verdadeiro amontoado de termos técnicos e até mesmo casos fantasiosos e mentirosos. Entretanto, me surpreendi com a leitura fácil, gostosa, divertida e didática. O volume traz inúmeros casos (50 no total) que servem como termômetro para vermos a história da medicina, história do pensamento científico e da sociologia ao longo desse tempo que o livro se propõe a trazer os casos.

Beatriz.Radomille 07/04/2024

Impressionante
Incrível a forma que o livro conta os casos.

Confesso que fiquei receosa de seria apenas termos técnicos mas a forma didática e muitas vezes hilárias que os casos são contados é incrível

Adorei ??

fertileitora 28/03/2024

Sou suspeita pra falar, porque sou apaixonada por medicina, mas o livro é muito bom. A leitura é bem fácil, o escritor fez questão de explicar os termos médicos complicados e o livro é bem organizado e com capítulos curtos, o que te incentiva muito a ler. Apesar de não ser exatamente um livro de comédia, muitos dos casos são cômicos, o que torna a leitura muito leve, especialmente com a narração do escritor.

mila.t 12/03/2024

Gosto da forma cômica que o autor traz casos que, hoje em dia, seriam um absurdo. Muito bom pra dar risada e ficar mais tranquilizado em questão ao avanço da medicina ao longo do tempo.

Morgan 07/03/2024

Livro pra mim foi muito maçante, não por ser um tema da área de saúde, que é a minha, mas achei chato em muitas partes.
São relatos do que aconteciam e como a humanidade era com os caos, são bizarros e estranhos em todas as situações, mas tem umas que se superam.

Juh 05/03/2024

É macabro mesmo
Se você curte medicina e história, vai amar esse livro. Eu mesmo, fiquei indignada com tamanha destreza, mas no final é maravilhoso!

Natalia 23/02/2024

Esse é aquele livro bizarro que carrega em suas páginas histórias insólitas da medicina ao longo de sua evolução. Porem, ao mesmo tempo em que descreve casos grotescos ?reais ou não? da medicina ao longo de séculos, ele busca trabalhar nosso imaginário com uma forma descontraída de apresentação do tema. Tornando uma linguagem pó vezes técnica passível de entendimento até para os mais leigos sobre o tema.

Medicina macabra é o primeiro livro de Thomas Morris, escritor e historiador da medicina, resultado de extensas leituras de teses e revistas médicas antigas. Com 432 páginas esse livro trás relatos de 300 anos de medicina. Que aponta uma medicina pautada na crença popular, religiosa e até mesmo cientifica. Lembrando, é claro, que a ciência por traz desses tratamentos era muito menos evoluída que a que temos hoje.

Morris encontrou em suas pesquisas verdadeiras pérolas da medicina, e uma incrível variedade de tratamentos médicos que hoje consideramos bizarros, más que se tentarmos pensar como antigamente podem até parecer plausível, Será?

Dentre as inúmeras histórias é possível encontrar de tudo, casos muitas vezes angustiantes, comoventes, engraçados ou apenas macabros. Como o caso do jovem que morreu após anos de ingestão de canivetes, ou o caso do homem que quase teve seu pênis amputado após uma prova de amor. Um dos melhores, em minha opinião, é o método de ressuscitação após um afogamento com a incrível técnica de soprar fumaça no ânus.

Pois é, essas e muitas outras histórias contadas neste livro fazem dele uma ótima opção para os leitores de estômago forte, e humor ácido. ADOREI!

#resenha N°3

Ivana M. 14/02/2024

Divertido e Medonho
O livro é composto por recorte de dissertações e anotações médicas sobre casos e profilaxias peculiares da medicina.
Os casos alternam áreas diferentes da medicina e regiões diferentes do mundo e variam entre soluções bizarras para suprir a falta de tecnologia e conhecimento específico daquela época.
Mesmo sendo uma área específica, é uma leitura divertida e levemente assustadora.
Para fãs da medicina e do terror é uma ótima sugestão.

Babi 07/02/2024

O livro traz relatos da época vitoriana, onde os médicos acreditam em coisas desde "fazer sanguias cura qualquer problema!" até "cigarro de arsênico é um ótimo remédio!".

O autor apresenta casos publicados em periódicos da época, dos quais temos casos trágicos, cômicos, curas milagrosas, cirurgias perigosas e doenças mentirosas. Tudo com bastante sarcasmo e recheado de humor ácido.

É um livro muito bom pra quem tem curiosidade a cerca de como era a medicina, pra mórbidos e pra curiosos. Incrível!

Ju Rocha 04/02/2024

Acho que é uma leitura incrível para entender a evolução da medicina. Mesmo assim acho que é um livro que tem q ser lido aos poucos. Ler tudo de uma vez é cansativo.

Diego 30/01/2024

Um livro que é interessante apenas no começo. Após a metade (um pouco antes disso) os casos parecem se repetir infinitamente. Olha... Dessa vez a Darkside errou feio nessa publicação. É linda da edição, mas não vale o preço que paguei não

Viviane675 25/01/2024

Ótimo livro para passar o tempo
Embora minha área de atuação seja outra, tenho bastante curiosidade sobre casos da medicina. Esse livro é uma junção de casos de medicina, com história, pois são casos entre os séculos 16 e 18. Para mim, essa junção foi perfeita, me gerou muita curiosidade, e foi também um grande aprendizado, me fez perceber o quão sortudos somos de ter nascido em uma época em que existe tanta tecnologia e a higiene é tão valorizada!
Apesar do nome, alguns casos beiram o cômico, enquanto outros, já deixo sob aviso, precisa ter um pouco de estômago para ler!

Tori 25/01/2024

Medicina macabra
Livro bom para passar o tempo. Gostei bastante do início, possui casos realmente curiosos, trágicos e engraçados, graças às pitadas de comentários um tanto quanto apimentadas.
Contudo, quando passei da metade do livro ele realmente ficou cansativo, pois era mais do mesmo. Folheei um capítulo que se tratava de situações mirabolantes aparentemente criadas, mas a leitura se tornou tão exaustiva que li um ou dois contos e o resto do livro não li, pois as situações se tornaram muito semelhantes e nem mesmo o humor conseguiu torná-las menos maçantes.

Viviane669 24/01/2024

Excelente para quem gosta de fatos curiosos
Por mais que eu não tenha nada a ver com medicina, foi uma leitura muito interessante, tanto para aprendermos um pouco de história, como para percebermos quão sortudos somos por nascermos em uma época que já exista tanta tecnologia.
Me surpreendi positivamente por constar que, apesar do nome, muitos dos casos relatados são um tanto engraçados, porém já aviso que para outros, precisa ter um pouco de estomago.
No mais, amei o livro. Para mim, foi ideal porque tenho dificuldade de ler livros de não ficção, e esse desceu bem suavemente.