O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Nicoly Mafra 07/05/2020

Sobre "O Segredo da Livraria de Paris"!
"A senhora no trem não parecia ser o tipo de pessoa que carregava um segredo sombrio ardendo no fundo do seu peito. (...) Um segredo que, caso ousasse dizê-lo em voz alta, faria que muitos dos desconhecidos à sua volta ficassem sem fôlego, mesmo agora, depois de todos esses anos."

Tudo começa quando uma solitária senhora se senta ao lado de Annie no trem. A viagem para Paris será longa, e a senhora, por mais inocente e delicada que pareça, possui uma intensa história para contar.

A senhora se chama Valerie, e aos três anos de idade ela foi levada de Paris para Londres para que pudesse sobreviver aos tormentos da 2º Guerra Mundial. Porém, aos 20 anos, Valerie descobre que seu único familiar próximo ainda vive em Paris, seu avô, Vicent Dupont.

Ansiosa para conhecer o seu avô e descobrir o que aconteceu com seus pais, ou o que seu passado esconde, Valerie se candidata para trabalhar na livraria do avô sob um nome falso. O senhor é ranzinza e reclamão,porém, aos poucos, Valerie vai conseguindo as informações necessárias e descobre que algo terrível ocorreu, algo triste e perturbador. Será que é o segredo sobre a morte de seus pais? Qual o motivo de Valerie nunca ter sido procurada por seus familiares? Qual seria esse segredo tão devastador?

_

Uma leitura rápida e leve, mas que não deixa de retratar os dramas e dificuldades enfrentadas pelos parisienses durante a invasão nazista em Paris. Abusos, ameaças, agressões... esses foram alguns dos problemas; contudo, no meio de tanto caos e tristeza o amor também pode florescer.

Já li alguns livros que apresentam os sofrimentos enfrentados durante a Segunda Guerra Mundial, porém, nunca sobre a temática deste livro em específico - que não vou comentar, spoiler, né! -, entretanto, acompanhar a jornada de Valerie, suas angústias, dúvidas e necessidade de conhecer sua história, foi bem interessante.

A leitura é gostosa, porém, nada muito impactante. Um drama leve, perfeito para quem quer conhecer um pouquinho sobre a 2ª Guerra Mundial sem sofrer muito.

site: www.instagram.com/nickmafra
Marta 27/07/2020minha estante
Adorei sua resenha, vou ler.

Osman.Siqueira 19/10/2020minha estante
Desde que vi a capa desse luvro senti vontade de ler, as pessoas que leram só falam bem. Gosto de leitura leve e que dão prazer.

Lis 08/03/2021minha estante
Maravilhoso, leiam sim!!!

Mariana com a 21/05/2021minha estante
Qual a facha etária de idade recomendada ?

Barbara 14/05/2022minha estante
É um livro muito bom e leve pra lê ??

Camila 21/03/2023minha estante
Adorei o ?sem sofrer muito? haha

Jefferson.AlcAntar 17/10/2022

Romance histórico leve
Não é pra quem busca um novo enredo de Segunda Guerra Mundial!
É pra quem procura um romance histórico leve! Só leiam
Amei conhecer a história de Meirelles, Clotilde, o senhor dupont é um fofo ?. Mattaus nos mostrando que uma guerra pode lhe despertar muitas coisas inclusive a bondade.
mah :) 17/10/2022minha estante
Quero muito ler esse livrooo

Jefferson.AlcAntar 17/10/2022minha estante
Nossa, recomendo muito! Comprei ele essa semana em Portugal e li sem parar, história muito linda e emocionante. Apesar de todos os fatos da guerra mundial ?que não é tão aprofundado no livro? mas aqui ela trouxe de uma forma leve, leitura fluiu demais, muito leve! Se ler, me diz o que achou!!

mah :) 17/10/2022minha estante
Agora tô com mais vontade de ler kkkkkkkk

Jefferson.AlcAntar 17/10/2022minha estante
Obaaaaa!

Dan Lazarini 17/03/2020

Emocionante
Amei de mais esse livro. Mostrou um lado da guerra pouco explorado.
Valerie tinha apenas 3 anos quando foi elevada da Inglaterra para Paris durante a segunda guerra mundial.
E o livro mostra sua busca pelas suas origens e os motivos que levaram sua família a afastá-la para que crescesse longe das consequências da ocupação Nazista.
Uma comovente história de amor, medo e coragem em tempos de guerra.
Emocionante amei de mais a leitura e recomendo muito
Mika 18/03/2020minha estante
Estou começando a ler!

Dan Lazarini 18/03/2020minha estante
Depois me conta o que achou Mika

Mika 18/03/2020minha estante
Ok, pode deixar!

Bhya 01/03/2020

Surpreendente, doce e arrebatador
Recebi esse livro do Turista Literário e, apesar de não gostar muito de romance de época, me atraiu pelo tema ser a segunda guerra mundial.
O livro conta a história de uma família, dona de uma livraria naquela época. A personagem principal se passa por outra pessoa pra descobrir sobre seu passado.
Leitura leve, intensa e, apesar do final não ser surpreendente, já ser esperado, foi uma leitura rápida e maravilhosa.
Recomendo.
Tamara.Lavareda 06/03/2020minha estante
Também recebi o livro pelo Turista Literário. Só estou terminando o livro do clube Skoob para começar ele.

@porcelanaliteraria 17/03/2020minha estante
Livro maravilhoso!

Jhosi 26/04/2021

Lindo!
Se você é fã de ficção histórica, você precisa ler este livro!

Valerie tinha apenas três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial.
E essa é uma das poucas coisas que ela se lembra sobre seu passado em Paris.

Ela cresce acreditando que toda a sua família está morta e se sente muito só. Até que, ao completar 20 anos, ela descobre que seu avô materno - Vicent Dupont - ainda está vivo e tem uma livraria em Paris.
Ele é seu último parente vivo e o único que pode lhe contar sobre o que aconteceu com seus pais biológicos.

Então, quando ela vê um anúncio em um jornal, onde ele oferece uma vaga de emprego na livraria, Valerie decide se candidatar à vaga com uma identidade falsa.

Ao conseguir a vaga, ela precisará aprender a lidar com ranzinza Dupont e aos poucos puxar os fios de sua própria história.

_________________________

A minha expectativa era enorme com esse livro e ela foi totalmente superada.
Desde que vi a capa e li a sinopse, senti que essa era uma história que eu queria ler.
É um livro curto - pouco mais de 200 páginas - mas com uma história linda e personagens marcantes e bem construídos.
A medida em que Valerie vai descobrindo sobre seu passado, podemos ler também sobre a ocupação nazista em Paris e ler sobre a dura realidade que a cidade viveu nesse período.
O final do livro é emocionante e muito belo porque mostra que as vezes a vida ainda pode surpreender!
Favoritei e dei 5 merecidas estrelas!
Robby 27/04/2021minha estante
Suas resenhas são fantásticas! Mais um livro que fiquei com vontade de ler ?

Jhosi 28/04/2021minha estante
Muito obrigada! É um livro incrível!

Mari 21/06/2021

"O segredo da livraria de Paris" é como um bom filme de Sessão da Tarde; se existe o termo, pode ser considerado um confort reading (leitura de conforto, numa tradução rasa). Tem uma atmosfera nostálgica, por se passar tanto no entre guerras (na parte de flashbacks) quanto ali pelos anos 60. A personagem principal é um tanto ingênua, mas daquelas cuja simpatia nos faz relevar a quase parvoíce, e cujas aventuras em busca de suas origens é gostoso acompanhar, torcendo para que tenha suas resoluções, seus reencontros e seu final feliz.
É bom ter um quentinho assim vez em quando. Mesmo tendo em vista que a premissa do livro é, na verdade, bem dramática - a II Guerra Mundial e as tragédias que se abateram sobre os povos inicialmente conquistados por Hitler - a autora consegue criar uma estória familiar comovente, divertida, que dá gosto saborear durante uma boa tarde de leitura.
Bella B. 02/10/2021minha estante
O que é parvoíce?

Gostaria de entender a resenha, mas essa palavra pare importar no contexto e não é autoexplicativa

Mari 04/10/2021minha estante
Direto do Google: Parvoíce: 1.qualidade, condição ou estado de quem é parvo; idiotice, imbecilidade.

Jil 20/03/2022

De tudo um pouco
Leitura pra se espantar, chorar, ficar com raiva e se apaixonar.
Já li alguns romances durante a segunda guerra. Mas ainda não tinha lido é né tudo a percepção que dos romances surgiram os filhos da guerra. Esse livro nos trás a refletir sobre o pós guerra dentro da guerra.
Fiquei muito espantada com o número de crianças nascidas entre as francesas e os alemães.
Quantas histórias, quantos buracos na história de muitas pessoas, quanto sofrimento pelo seu próprio povo por ser filho de Nazista.
Mais um livro que me trás um conhecimento massa e que me faz querer saber mais.
Shadai.Vieira 20/03/2022minha estante
Tenho mas ainda não li

lais 20/03/2022minha estante
to lendooo :(

Joice 13/12/2021

Segredo desvendado
Nunca li nada assim antes. Que o nazismo foi/é horrível e rende sequelas até hoje, não é novidade mas nesse livro, Graham trouxe como a ocupação nazista foi cruel especialmente para as mulheres francesas, que sofriam diariamente todo tipo de assédio e também mostra a força dessas mulheres, que não se entregaram sem lutar e foram essenciais dentro da Resistência francesa. Uma trama histórica tão rica "O segredo da livraria de Paris", também conquista com uma gostosa narrativa, rápida e leve. As descrições são na medida, diálogos curtos e direto ao ponto, mas não se engane, nem por isso deixa a desejar. Leitura cativante do início ao fim, nem só de guerra é a história do livro, temos amizade, zelo pela família e duas histórias emocionantes de amor. Simplesmente apaixonada, pela história, e escrita da autora.
Juju 13/12/2021minha estante
Eu gostei pois mostra um lado da história, e é bem fácil de ler

Joice 14/12/2021minha estante
Sim. Leitura tranquila, boa de se ler, apesar da abordagem. E não se vê muitos livros sobre esse prisma.

Francieli 18/07/2023

Fácil dar 5 estrelas para esse livro .

A leitura me levou aos anos de 1940 e 1960 , vi o amor nascer no cenário de guerra, entre uma jovem parisiense e um médico alemão, um amor improvável é tão frágil .
Vi o amor de um avô é uma neta que tiveram a honra de uma segunda chance em um mundo que ainda tem sombras de um período de guerra e um amor ferido e interrompido.

Indico !
Carolina 20/07/2023minha estante
Eu amei

Francieli 20/07/2023minha estante
Eu também amei!

Tamara.Locatelli 08/03/2021

Adorável
O livro conta uma estória triste mas adorável, com reencontro e muitas emoções. Não é um final inesperado, mas é bem escrito.
Daiany 09/03/2021minha estante
Já leu??? Hahah amei ??

Tamara.Locatelli 09/03/2021minha estante
Sim. Acabei ontem. ??

Maria Luise | @bookhead_ 19/09/2021

Primeiro audiobook que escuto e já me apaixonei pela experiência. Não sei se foi a história e sua ambientação em Paris (que amo!), a narrativa da dubladora ou os dois, mas me prendi muito ao livro.
Seu objetivo principal é mostrar as consequências e desafios que as crianças que nasceram na Segunda Guerra Mundial -principalmente aquelas que tinham um dos pais alemães- enfrentaram após esse período. Muitas delas eram vistas como um erro, e foram renegadas e maltratadas pela população, deixadas a margem da sociedade.
Apesar do tema ser pesado, a autora conseguiu mescla-lo com a ambientação leve de uma livraria, e trazer comentários engraçados de grandes clássicos da literatura.
Achei um livro leve, envolvente, com uma bagagem histórica importante e mensagens lindas e fofas!
lolaugs 19/09/2021minha estante
oiê, tudo bem?? como se faz pra ouvir audiobooks? por onde?

Maria Luise | @bookhead_ 19/09/2021minha estante
ooi, eu escutei pelo aplicativo Scribd (é um aplicativo de assinatura mensal pra audiobook e ebook, mas tem como testar gratuitamente por um mês), mas também sei que tem alguns outros aplicativos e livros no YouTube (nesse tem que prestar atenção se é o livro completo ou a versão resumida/adaptada).

Diogo Matos 11/08/2021

Uma boa ficção histórica
História fluída e bem contada, ambientada no período da segunda Guerra mundial.

O livro vale a pena principalmente pelo personagem do avô, o velho Dupont.

Vale a leitura.
Paula 11/08/2021minha estante
Já quero ler?

Diogo Matos 11/08/2021minha estante
Gostei bastante da história. Recentemente li outro livro que se passa no mesmo período. As espiãs do dia D do Ken Follet, recomendo também.

Gabi 01/05/2021

Agradável
Bom, eu gostei. Talvez tenha criado certa expectativa então esperava algo a mais, porém não é um livro ruim, mas também não é uma grande obra cheia de nuances e profundidades.

Na realidade é bem simples, tanto o desenvolvimento da história como a escrita da autora, o que faz ser um livro rápido e leve de ler (apesar da temática abordada da 2° Guerra Mundial e a ocupação em Paris).

Gostei muito da ambientação da 2° Guerra, por sinal! E as descrições da vida e dos sentimentos dos franceses quando da ocupação alemã e suas repercussões, principalmente às crianças nascidas na época, também trouxeram uma ótima sensibilidade e veracidade ao livro.

?O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra?.

Mas ao terminar a leitura acaba ficando uma impressão de ?era só isso??. Não sei explicar direito, mas sinto que a autora tinha uma grande premissa e uma temática extremamente boa, cativante e interessante, mas acabou ficando algo simples, sem grande desenvolvimento, exploração e profundidade.

Uma boa leitura e ótimo enredo, de modo que recomendo sim a leitura. Apenas acredito que poderia ter sido desenvolvido/executado de forma melhor.

Por fim, algumas passagens do livro que gostei:

?Os jovens não pensam nos velhos desse jeito. Não veem as cicatrizes deixadas pelo tempo, os sofrimentos, as alegrias. Veem apenas o rosto inexpressivo da velhice.?

?Para alguns, a verdade é um fardo, algo que nunca pode ser restaurado depois de solto ? uma caixa de Pandora ?, mas para mim foi o oposto. Foi uma âncora no passado que me deu uma sensação de pertencimento, mesmo que fosse um pertencimento doloroso de suportar.?

?Para eles, é uma insígnia; a única coisa que lhes resta, sua integridade. Eles a lustram, como se fosse uma pedra, e a jogam em outras pessoas à vontade.?

?Além disso, as pessoas que não liam pensavam que todas as histórias eram contos de fadas. Não eram. As corretas ensinavam quem você poderia ser se tentasse, se pelo menos saísse da sua zona de conforto, da segurança e do conhecido.?

?Valerie tinha fugido para os livros da mesma maneira que algumas mulheres fogem para os braços de homens: mergulhando de cabeça e sem colete salva-vidas.?

Giovanna1242 01/05/2021minha estante
Ou seja, nem fedeu nem cheirou? Dei uma desanimada agora

Gabi 01/05/2021minha estante
exatamente! uma grande: nada demais, porém não exatamente ruim?????

Luciana 01/05/2023minha estante
Concordo com você, a relação da Valerie com o namorado foi forçada, eles se declararam e logo trancaram loucamente pra ter o timing de ela saber da gravidez bem no momento do desfecho da história com o avô

Myka 06/05/2023minha estante
É muito corrido e ele não faz tanta diferença assim, serve apenas pra ela ter uma pessoa fora daquele núcleo pra contar as coisas.

Gabi 14/09/2021

O livro é uma leitura cativante do início ao fim. Além de retratar a guerra de uma forma um pouco mais leve, o livro fala de amizade e família e nos mostra duas histórias de amor muito bonitas. Amei a leitura!
Suellen.Hosoi 15/09/2021minha estante
Coloquei na lista

Gabi 15/09/2021minha estante
Eba! Gostei muito do livro.